Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Isac 27/05/2023

Surpreendente Stephen King!
Como descrever um livro que mistura, drama, empoderamento, suspense e o sobrenatural, tudo sem perder o sentido? É sobre isso...e essa história o faz magnificamente bem! O relato de superação de Rosie, diante da violência doméstica é inspiradora e você consegue sentir nojo e aversão ao marido, o vilão da história, um homem misógino, machista, preconceituoso, extremamente violento e perturbado, além do fato irônico dele ser um policial, o clássico "as aparências enganam", realmente os personagens são vividos e fazem o leitor se apegar.

O terror é quase inexistente, haja visto que Stephen King é o mestre do terror e conhecido por este motivo, nesse livro é bem leve, mas o suspense é envolvente e os detalhes sórdidos de algumas cenas, dão um pouquinho de "medo" podemos dizer assim. Recomendo muito esse livro, primeiro livro de Stephen King que leio e não será o último!

ArthurmalariA 26/05/2023

Fantasioso e real.
Rose Madder é o trigésimo quinto livro lançado por Stephen King, publicado em junho de 1995, acompanha a história de Rosie Daniels, uma mulher que decide escapar de um casamento abusivo e encontrar sua independência. Ao fugir, ela descobre um misterioso quadro intitulado "Rose Madder", que parece exercer uma estranha influência sobre sua vida. Conforme Rosie mergulha no mundo do quadro, ela se depara com um universo surreal e aterrorizante, onde pesadelos ganham vida e a força interior se torna sua única esperança de sobrevivência.
Stephen King mais uma vez prova sua habilidade incomparável em criar personagens complexos e realistas. Rosie Daniels é uma protagonista cativante, uma mulher determinada e corajosa que luta para se libertar de um passado sombrio. A narrativa habilidosa de King retrata suas lutas internas, sua jornada de autodescoberta e sua resiliência diante de situações terríveis. O livro é um verdadeiro exemplo do talento de King em misturar elementos de suspense, horror e fantasia em uma trama coesa e emocionante, me manteve envolvido desde as primeiras páginas, com uma escrita fluída e cheia de reviravoltas surpreendentes. A tensão crescente e a atmosfera sombria permeiam cada capítulo, mantendo a expectativa elevada e querendo ler mais.
Sei que repito minhas notas para os livros do mestre, mas como não dar uma nota 10/10 para um livro de Stephen King? Seria como dizer que um palhaço assustador não causa arrepios ou que um carro vermelho não chama a atenção! É quase uma regra não escrita, pois King sempre entrega narrativas poderosas e imersivas que nos levam a um universo cheio de pesadelos e maravilhas. Esse livro é mais uma obra-prima de Stephen King, merecedora de uma nota 10/10. Se você é fã do autor ou apenas aprecia um bom thriller psicológico, este livro certamente irá surpreendê-lo. Prepare-se para mergulhar em um mundo de suspense e emoções intensas, onde o poder da coragem e a luta pela liberdade se entrelaçam em uma narrativa inesquecível. 10/10

Marcos.Alexandre 25/05/2023

Uma estória contando uma violência doméstica com um toque de sobrenatural. Não é dos melhores do King, de quem sempre esperamos muito. Mas vale a pena.

oramauricio 24/05/2023

INCRÍVEL E AMEAÇADOR ??
Dos cinco livros que já li do autor, este é um dos meus favoritos. A história se inicia te arrancando da zona de conforto e te jogando numa realidade dura e cruel onde vive nossa protagonista. Eu me apeguei a Rosie num piscar de olhos e só queria cuidar e abraçar essa mulher.
Mas vamos lá; o livro começa bem pé no chão, numa realidade palpável e então, perto do meio, entra de forma brusca num tom meio fantasioso e fictício que me fez desacreditar um pouco do que estava acontecendo (tipo o Mandarim de Homem de Ferro 3). Na primeira vez isso me causou um certo desconforto, mas depois fui me acostumando e tudo funcionou melhor.
É um livro violento. Contem gatilhos de violência doméstica, violência física e psicológica, mas tudo faz muito sentido na história. O vilão; você vai odiar esse cara, de tão bom (mau) que ele é.
Eu recomendo muito essa leitura!

Lilian Solieri 11/05/2023

*Contém gatilho de violência doméstica e sexual
Eu terminei esse livro essa semana e senti a necessidade de escrever sobre um livro escrito há quase 30 anos com temas atuais ignorando a parte sobrenatural, e esse é um breve resumo.
Por longos 14 anos Rose McClendon viveu em uma prisão, um marido violento, perverso e cruel. Mas um dia tudo muda! Rose em um impulso foge de casa, sozinha com medo ela busca se distanciar o máximo possível do ex-marido, mas sabe que um dia ele iria acha-la e ela teria que enfrentar toda sua fúria. O que Norman não esperava é Rose mudou se tornou forte e disposta a enfrentar todo o medo do passado.
Assim como em muitos livros de Stephen King o verdadeiro monstro não é sobrenatural e sim o ser humano. Rose passa por diversos tipos de violência e abuso.
A historia não é ficção e sim uma realidade vivida por muita mulheres mundo a fora, Norman é um dos piores vilões, é um agressor, machista, racista, homofônico, entre uma lista imensa de preconceitos e, mais uma vez, o pior defeito de Norman é justamente existir em tantos homens na vida real.
King nos mostra, através de Rose a complexidade que é viver assim, com esses sentimentos, como é difícil se desvencilhar de um relacionamento abusivo, e depois como é difícil se curar dos traumas.
Apesar de abordar um assunto tão serio o livro não deixa o sobrenatural de fora e como sempre nos dando emoção até a ultima pagina, sempre é assim quando você acha que tudo está acabado e você realmente sabe o final vem algo para te surpreender, claro dava pra tirar a parte da fantasia sombria e o livro ainda sim estaria excelente, mas é o toque do autor não da pra negar.
Foi extremamente doloroso e triste ver tudo o que Rose passou, espancada, violada, diminuída entre tantos outros abusos, mas foi lindo ver que ela também foi acolhida, e mais bonito ainda foi vê-la se libertar.

Luiz Amaro 23/04/2023

ALÉM DA VIOLÊNCIA: A BUSCA PELA LIBERDADE.
Um livro que aborda temas importantes, como violência doméstica, feminismo e empoderamento feminino. A personagem principal, Rose, é retratada como uma mulher forte e corajosa, capaz de superar as dificuldades e lutar por sua liberdade.

Mas, cuidado. Fica aqui o alerta de gatilhos voltados a relacionamento abusivo e violência doméstica, com cenas bem gráficas que não serão fáceis de ler. Ainda mais com essa narrativa cativante, cruel , psicopata, monstruosa e muito violenta com muitos momentos de tensão e suspense que vão manter o leitor preso até o fim.

Preciso pontuar que entendo o sobrenatural, mas, em minha opinião isso me tirou um pouco da trama, porque até então, eu estava na tensão dessa história poder estar acontecendo de fato, como infelizmente sempre somos noticiados. A partir do momento que entendi a proposta do King de levar essa trama mais para a ficção tive que reprogramar minha mente para não perder o interesse e poder comprar o que o Mestre estava propondo e deu certo, consegui finalizar a leitura com um sentimento positivo

Se você é fã de Stephen King ou está em busca de uma leitura emocionante e inspiradora, não perca a oportunidade de ler Rose Madder. Este livro irá levá-lo em uma jornada incrível, cheia de suspense e reviravoltas, enquanto aborda temas importantes e atuais.

Angel 09/04/2023

Não é ruim, mas podia ser melhor
Um mulher que sofre por 18 anos nas mãos do seu marido até que decide fugir.

Mas seu marido controlador não a deixa ir tão facilmente e começa a investigar seu paradeiro, o que a todo momento me deixou nervosa dele descobrir onde ela está.

Um toque sobrenatural faz a leitura ter mais emoção, mas senti que poderia ter sido melhor trabalhado.

Vitória Sommer 02/04/2023

Realismo mágico
O tema central é a violência doméstica - se trata de uma aventura da protagonista, acompanhamos a sua fuga e livramento das amarras de seu marido abusivo. No entanto, de forma alguma se trata de uma história comum: a criatividade e realismo mágico do autor torna a narrativa muito particular. O simbolismo também contribui em tornar a história interessante. Apesar de conter alguns personagens exagerados e caricaturizados (Norman), esse fato não torna a história menos imersiva.

vicvic. 22/03/2023minha estante
AMO SUAS RESENHAS DUDIA

Dooda 23/03/2023minha estante
Tbm amo as suas vicvic

Greice21 19/03/2023

Simplesmente Rosie Real
Um romance que te deixa atônita, e com o estômago revolto nas primeiras páginas. Uma mulher que por 14 anos vítima dos maltratos do marido, resolve em um rompante fugir de casa e mudar sua sina. Mal sabe ela as surpresas, e que contará com uma força além do natural, assim como se vera aberta a um novo amor. Um livro muito forte, onde o personagem Norman traz o pior do homem, um ser repugnante, odioso. Retrata o perfil o do que muitas mulheres perpassam dia a dia, indefesas, vítimas de seus cônjuges, caladas e sem esperança da liberdade.

Rubens 10/03/2023

Bom livro
São praticamente 2 histórias em 1. A meu ver, o enredo seria melhor contando apenas a história da Rose, como um suspense/Thriller, sem a parte mais fantasiosa.
De toda forma, mais um bom livro do mestre SK.

Nayana.Colquhoun 08/03/2023

Rose Madder
O livro é pesado e tem umas cenas extremamente violentas (tem violência doméstica, violência sexual, homofobia, racismo...), então, definitivamente, não é um livro que deva ser lido levianamente. Achei que o sobrenatural da história tal hora começa a desandar e no final fica confuso. Não gostei do fim, nem sei se entendi, mas, apesar dos pesares, a história me prendeu durante a maior parte do tempo.

Thalita ð¹ 02/03/2023

Uma estória de superação e coragem
Rose Madder foi um livro do King que li sem ter a mínima idéia do que viria pela frente.E gostei do que encontrei. Uma coisa que me surpreendeu foi que me sentia mais presa a parte comum do livro do que na parte sobrenatural.Já de inicio conhecemos Rosie e como é sua vida. Ela está sofrendo um aborto porque apanhou do marido, já que estava lendo um livro que não o agradava.
Ela vive com Norman durante 14 anos, sempre com medo, sem ter a opção de ir a polícia, já que Norman é policial e todos os policiais são irmãos, de acordo com ele. Até que um dia Rosie finalmente acorda, pega sua bolsa e o cartão de banco do Norman e vai até a rodoviária e compra uma passagem para um lugar que considera longe o bastante. A maioria dos capítulos nos mostra o ponto de vista de Rosie, mas alguns nos mostram o lado de Norman e entendemos o quanto ele é doente. Como disse anteriormente, as cenas onde acontecem as perseguições de Norman a Rosie me prenderam mais do que as cenas com o quadro.

Pamella Letícia 28/02/2023

? É melhor ser implacável com o passado. O que importa não são os golpes que a gente leva, e sim aqueles aos quais a gente sobrevive.?

skuser02844 27/02/2023

Eu ouvi muita gente falando que este era um dos livros mais acelerados do autor, mas perdia um pouco o ritmo depois da metade... eu não concordo, foi meu trigésimo segundo livro do autor e posso dizer que passou longe de ser um dos mais acelerados e fluidos.

Mas enfim, aqui conhecemos Rose, ou Rosie, ela é casada com o policial Norman Daniels e começamos o livro vendo que ela acaba de perder o bebê depois de apanhar d marido, coisa que acontece com certa frequência, e vemos também, já nessas primeiras páginas, quão maluco, frio e psicopata Norman é... mas mesmo que isso fique bem claro, não nos prepara para o que vamos vê-lo fazer no decorrer da história.

Depois deste episódio vemos que Rose continuou aguentando a vida com o marido abusivo por mais nove anos, até que um dia ao acordar ela vê uma gota de sangue no lençol branco. Ela sabe que o sangue é dela, sabe que está aí por que, mas uma vez, apanhou do marido, sabe que terá que trocar o lençol, mas não só o lençol, terá que trocar toda a roupa de cama para que tudo fique combinando, caso contrário ele irá chamá-la dizendo que quer conversar com ela bem de perto, que é o que ele sempre fala antes de espancar a coitada... ela então resolve fugir dele.

O livro transborda agonia enquanto vemos Rose, uma mulher que passou 14 anos trancada em casa apanhando conhecendo o mundo, fugindo e tentando se reerguer do poço de medo onde se encontra, mais do que sopapos, Norman conseguiu minar a personalidade e a alegria de Rose, então ela não sabe seu lugar neste, pra ela, novo mundo.

Vi uma vez que este livro tinha alguma ligação com a série da Torre Negra, tem até um posto sobre isso aqui no blog, que não estou disposto a procurar agora pra linkar, mas se abrir a aba do autor acredito que encontra... quando fui ler o livro já nem lembrava disso, e lá pela metade do livro, quando a parte sobrenatural começa a ganhar força na história foi que me lembrei disso. Mas não é que tenha relação, exatamente... existe um outro mundo, que não é o Mundo Médio, mas, obviamente, é um andar da Torre. Mas acredito que se fala da relação com a série mais porque uma personagem vai falar para Rose sobre o conceito de Ka, além de citar a Rosa e a Cidade de Lud.

"Você é realmente Rosie, você é Rosie Real. Não se esqueça disso quando esquecer todo o resto. E não se esqueça de outra coisa: eu retribuo. O que fizer por mim eu vou fazer por você. E é por isso que fomos reunidas. É esse o nosso equilíbrio. O nosso ka."

"Vi corpos incendiando a centenas de cabeças enfiadas em lanças pelas ruas da Cidade de Lud."

Não encontrei a passagem que fala da Rosa, mas é algo como " a pintura de uma bela rosa que cresce em meio a escombros em um terreno abandonado" ou seja, são apenas menções, não exatamente ligações.
  O livro dá a impressão de que são duas histórias diferentes, tão discrepante é a parte fantástica da parte mais realista, e isso me desconectou bastante e prejudicou um pouco a minha experiência de leitura. Gostei muito mais da parte realista, foi onde fiquei mais apreensivo e me importei mais com a Rosie, além de ter odiado mais o Norman, que acho que é o vilão mais asqueroso e odiável que já li nas obras do King. A parte da Rosie se reerguendo e redescobrindo a felicidade, mesmo que fugidia e sempre com a sombra do seu passado foi a minha parte favorita e eu realmente torci por ela.
  Uma última reclamação: as partes onde acompanhamos o Norman são impressas em itálico... odiei isso.