Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Junior Rodrigues 20/05/2024

Um potente drama/suspense do King
Não é uma história fácil de ser lida, ainda mais que King não poupa em detalhes e constrói a narrativa como se realmente tivesse presenciado tais atos e isso torna impactante e real, tudo o que Rose vivencia entre quatro paredes. E isso nem é spoiler, já que a sinopse já prepara a quem for ler essa história que a leitura terá muitos gatilhos, ainda mais potentes para quem vivenciou algo semelhante em sua vida. Aqui é sobre Rose, mas podemos colocar qualquer outro nome de mulheres que passaram, passam ou nem estão mais aqui por conta da violência contra a mulher que o impacto seria o mesmo, ainda mais que o que é contado aqui, infelizmente, mas provavelmente acontece em algum lugar com alguma mulher.

Como fã de King, já tinha reparado que ele cadencia bem suas histórias e dependendo de quem estiver lendo, isso pode soar maçante, não foi isso que aconteceu no meu caso, já que entendo os motivos de tal maneira singular dele cadenciar algumas passagens, seja pelos detalhes ou para mostrar mais sobre algum personagem.

Algumas pessoas vão achar que King pesou a mão em algumas situações, mas lendo fiquei me perguntando: será?. Isso porque já vi vários casos reais em programas do gênero e também tem séries e filmes que mostram mulheres que passaram por situações semelhantes ou até piores, então acredito que King fez um trabalho bem elaborado de pesquisa para retratar vários casos em uma única pessoa, tanto no caso de Rose, quanto no de Norman. "Existem monstros entre nós" essa frase nunca foi tão verdadeira quanto nessa história.

O interessante é que King também consegue trafegar bem e deixar menos pesada a história, o que fez me lembrar alguns outros livros dele em que faz essa mesma jogada e torna a experiência menos pesada para quem está acompanhando a jornada da protagonista. Isso é algo a se ter em mente ao iniciar esse livro, a trajetória de Rosie é bem peculiar e uma verdadeira montanha-russa em termos de emoções. Mas tem uma parte que me lembrou muito Brady Hartsfield em Mr. Mercedes...altera os personagens, porém a situação é igual, como esse veio antes, acredito que utilizou como referência posteriormente.

Não conhecia quase nada dessa história e tive um receio ao iniciar, mas posso dizer que é um trabalho intrigante do King que sai um pouco do terror sobrenatural e entra no terror mais próximo do real com personagens que vão se intensificando conforme os capítulos passam e tornam a trama mais interessante.

Recomendo!

Dani Ferreira SS 20/05/2024

Mais um King concluído com sucesso ??
King estava calibrado quando escreveu esse livro, mas eu adorei!!!!! Queria q a Rose real tivesse dado fim no fulano lá, mas mesmo assim foi bom o final. Rose mereceu o final q teve ??

Titio dos Livros 16/05/2024

Um livro intenso, a violência que a Rosie sofre é brutal. Não é um dos melhores livros dele mas está ok.

Wania Cris 05/05/2024

Que crescente bem feito nesse livro!
Em Sobre a Escrita King explica sobre sua forma de escrever, sobre como deixa a estória tomar o rumo que ela quer tomar. Dá pra sentir isso em Rose Madder.

As personagens são caricatas, mas, de forma alguma, enfadonhas. Rosie é a típica mulher muito agredida, humilhada e subjugada, movida sobre tudo pelo medo e isso a torna absurdamente crível. Norman é horrível, mau, cruel. Os abusos sofridos o explicam, mas não o justificam, o que também é bem comum na vida real.

Aquela parte que só existe na cabeça do King torna o livro único e, por mais louco que seja, me agradou o suficiente a ponto de me fazer ignorar as pontas soltas. Na vida real também tem.

Traduzido por Myriam Campello, o livro deveria ser muito mais conhecido e comentado do que é. Uma pintura, literalmente.

Hamises 25/04/2024

O livro é bom, mas é um dos livros mais prolixos do King, certas narrativas poderiam ser encurtadas não atrapalhando em nada a história, na verdade ajudaria na narrativa pois seria mais objetiva, mas mesmo assim é um bom livro

Tai 11/04/2024

Rose Madder
Com certeza uma das minhas obras favoritas do King e da vida! O elemento de terror deste livro é a violência doméstica (fica de aviso de gatilho, as cenas são bem fortes).

Geraldo 08/04/2024

Bom livro
Um livro de suspense que prende muito o leitor e gostei bastante. Pra mim, só não vale 5 estrelas porque a parte do quadro é meio viajada mesmo, e por vezes desnecessária, mas é um livrão

Rafael 17/03/2024

Mais um livro do King pra conta. Comecei a ler Rose madder sem saber praticamente do que se tratava, e foi melhor assim. A história é boa, King criativo, como sempre. Duas coisas que eu não gostei: a sequência de alguns acontecimentos, ora muito rápido, ora muito lento; tive uma certa dificuldade pra visualizar o que tava acontecendo no final, acho que ficou meio confuso. Apesar disso, de forma geral, vale a pena a leitura.

Ltw.xp 25/02/2024

Durante a leitura, você pode acompanhar a história por duas versões: a de Rose e de Norman, é muito interessante ver o desenrolar da narrativa pelo pensamento dos dois. Norman com seus pensamentos violentos e sangrentos faz com que a história tenha o tom assustador característico de King
"Às vezes, sentada diante da pequena árvore, ela canta: Sou realmente Rosie, e Rosie muito real..."

Jess 20/02/2024

Ver bem de perto...
Que livro sensacional!
Foi emocionante acompanhar toda a trajetória de vida de Rosie e o desfecho não poderia ter sido melhor.

Marcio Izidoro 20/02/2024

Leitura complicada
Sempre enrolei para ler esse livro, mas por nenhum motivo especial, só deixava para depois. Mas resolvi ler (até pq estão acabando os livros que ainda não li do mestre), e digo que foi complicado.
A estória é boa, mas a leitura é muito lenta, pesada, enrolada, com mais detalhes que o normal para o King, e nem um pouco fluida.
Todo o enredo pderia se resumir, facilmente, em umas 100 páginas, mas sabemos como o King funciona, mas dessa vez ele exagerou (minha opinião)... é uma enrolação enorme, e as página não passam (e são páginas enormes e demoradas).
O final, como muitos livros dele, é corrido, e sem muita explicação, o que deixa a leitura ainda mais difícil.
Se eu recomendo??? por ser um King, sempre vou recomendar, mas não como o primeiro dele, senão, nunca mais vai ler nenhum livro do mestre.

FabricioSC 20/02/2024

Como sempre, King arrasa
Muito boa a história e o enredo. Os personagens bem construídos e desenvolvidos, com aqueles que tem a parte boa e aqueles com a parte perturbada e má. Só dei mesmo 4,5 porque diferente de Misery: Louca obsessão, Rose Madder tem alguns capítulos excessivamente longos. Não fosse isso, certeza que seria 5.