Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

fredfredfred 05/07/2021

perfeito
excepcional, como toda e qualquer escrito do king (exceto o primeiro da torre negra que é meio complicado né, mas a gente finge que não).
Mal posso esperar pra engolir algum outro romance dele.

DarthVaul 04/07/2021

Que livro foi esse?
A história do King que mais me tirou o fôlego!

Nunca odeie tanto um personagem como Norman, e nunca senti tanta empatia quanto senti pela Rosie.

Mas a história se perde muito no lado sobrenatural, da metade para o final aparenta ser uma história diferente...

Mas mesmo assim fiquei sem fôlego até a última página.

Lucas 03/07/2021

Rose madder
Olha, eu amo a escrita do King. A forma como ele desenvolve as histórias. Nesse livro eu senti medo, pena, terror, frio na barriga, aflição, tristeza e esperança.
Um livro que realmente lhe prende. Só não dou 5 estrelas porquê não curti como uma determinada pessoa morreu, pra mim ficou bem um pouco confuso. Fora isso, a história é impecável.

OBS: achei a escrita do King nesse livro bem parecida com a do George Martin.

Samanta 01/07/2021

Adorei o livro.. a história me prender bastante desde o início e o final é surpreendente!! Gostei muito!

Dani (@danimoura1) 28/06/2021

"Eu retribuo"
Esse com certeza é um dos livros mais pesados e densos que já li.

Depois de 14 anos casada com um policial violento, abusivo e sádico (esse cara é a personificação de tudo de ruim), Rosie, acorda certa manhã e vê uma gota de sangue no travesseiro (resquício da última agressão que sofreu) e essa gota torna-se o gatilho para que ela fuja.
Rosie encontra ajuda e apoio para que se curar psicologicamente e reconstruir a vida. Em paralelo, Norman, atravessa o país caçando Rosie e nada o detém.

É um livro de tirar o fôlego.

Ah, tem elementos sobrenaturais na história, o que pra mim deixou a desejar, mas encarei como sendo uma "metáfora" apesar de não ter gostado de um desfecho importante. Enfim, recomendo a leitura!

Quote favorito: "É melhor ser implacável com o passado. O que importa não são os golpes que a gente leva, e sim aqueles aos quais a gente sobrevive".

Heymands 27/06/2021

Rose Madder: "Eu Retribuo"
Em Rose Madder acompanhamos a trajetória de Rose Daniels, ou Rose McClendon, como prefiro mil vezes chamá-la.

Rose passou 14 anos de sua vida casada com Norman Daniels, um homem desprezível que a agredia desde sua lua de mel.

Norman, além de repulsivo e um agressor de merda, é policial, o que, obviamente, dificulta muito a antiga e nova vida de Rose.

Depois de 14 anos de puro medo, sofrimento e aturando Norman, ela decide fugir, pois, como ela mesma se dá conta, ele pode matá-la a qualquer momento, ou continuar a matando aos poucos.

A partir daí acompanhamos Rose em sua fuga e busca por liberdade, e Norman em uma caçada incessante por ela.

O início do livro é o mais intragável que já li na vida. Logo no começo temos um vislumbre de como Norman age e o quão sádico é, e no decorrer da leitura vamos conhecendo cada vez mais este vilão, o odiando cada vez mais, além de descobrir coisas ainda mais sombrias sobre ele.

A jornada de Rose e a luta que ela enfrenta é até bonita de acompanhar, vê-la começando a se amar, a entender que as agressões que sofria não aconteciam por sua culpa e que não deveria nunca aceitar aquele tipo de tratamento. É lindo vê-la desabrochar.

E ao oposto disso, somos empurrados para a narrativa de Norman, lendo trechos e trechos de seus pensamentos repugnantes, repletos de racismo, homofobia, misoginia, até um pouco de sociopatia e psicopatia.

Stephen King é rei em criar vilões humanos, e Norman é um deles. Podemos enxergá-lo nitidamente em várias notícias e acontecimentos reais, o que torna a leitura ainda mais assustadora.

O lado sobrenatural do livro é muito bem explorado através de um quadro que Rose adquire em uma loja de penhores, onde em seu verso está escrito Rose Madder, e em sua face se vê uma linda mulher no topo de uma colina. A ligação desta obra com a história foi tão bem amarrada que não sei nem como descrever sem lhes dar spoilers.

Conceitos como a raiva, seja a doença ou a emoção, são um prato cheio para entendermos o enredo e as consequências que a própria Rose enfrenta ao final do livro.

Inclusive me atrevo a dizer que o conceito da doença e a comparação que King faz com a raposa, o cachorro e seus filhotes (que você vai entender quando ler este livro) é o que mais define a trajetória de Rose e sua evolução.

É um livro incrível, com personagens profundos e grandes momentos, mas, se você tem gatilhos com cenas de abuso e agressão, simplesmente não leia este livro. As descrições dos fatos são o mais detalhadas possíveis, e talvez você não tenha estômago para isso.
Dai 28/06/2021minha estante
Realmente, King se superou na construção desse vilão

Bia 27/06/2021

Com toda a certeza de tirar o fôlego!!
Li l livro todo com segurando a respiração, cheio de reviravoltas, muita ação e acho que a palavra que mais define o sentimento é desespero, fiquei presa e imersa nesse livro, muito intrigante e com toda a certeza me despertou vários sentimentos durante a leitura, King como sempre escrevendo obras incríveis!!!

Ana Luiza Lanari 25/06/2021

Cinco estrelas e favoritado!
E quando a gente acha que já experimentou de tudo que o King pode apresentar, a gente descobre essa maravilha!!!!
Achei este livro bastante diferente dos demais livros do autor, principalmente pelo ritmo rápido que tem e a leitura bem mais fluída que os demais.
Aqui ele nos conta a história de Rosie, uma mulher que, cansada de sofrer nas mãos do marido Norman, abusivo e violento, resolve de uma hora para a outra, ir embora. Acompanhamos então o desenvolvimento pessoal dela, descobrindo o mundo e construindo uma nova vida para ela. Até que o marido consegue rastreá-la e encontrá-la de novo.
A sinopse menciona que ela conta com uma ajuda sobrenatural que, sem spoilers, é totalmente diferente de tudo que o King já criou! Eu AMEI o desenvolvimento da trama, o lado sobrenatural é uma criação muito inovadora e os personagens são muito fortes.
Falando em personagens, como sempre, King arrasou na construção deles: a gente termina o livro achando que conhece pessoalmente cada um deles. E os sentimentos que ele nos desperta então? Eu senti uma raiva tão grande do Norman, por exemplo, que queria entrar no livro pra bater nele! Foi uma sensação muito real. As coisas que sentimos pelos demais personagens e pelas coisas que acontece à eles, também não fica atrás. A gente vibra e sofre por cada coisa que cada um deles passa.
Um livro pouquíssimo falado do King mas que, na minha opinião, é um dos melhores.
Não deixem de ler!!!!

Bruna 21/06/2021

Meu primeiro livro do Stephen King
Esse é o primeiro livro que leio do Stephen King. Após ouvir falar muito bem de seus livros e principalmente pelo incentivo que o Clubinho do King, feito pela Ju, Duda e Barb no YouTube, colocando esse livro na leitura coletiva.
Me prendeu desde o início. A leitura te faz querer saber mais e mais. As partes sobrenaturais, que acredito não ser nenhum spoiler, já que é regra em seus livros, fez minha imaginação ir longe. Essa parte me tirou da minha zona de conforto, mas consegui compreender e gostar da proposta.
Não quero descrever a estória do livro aqui. Apenas quero relatar minha experiência. Que foi muito boa e vejo como um livro excelente para entrar nesse universo do King.

Oly 17/06/2021

Acho que foi o livro mais difícil que já li, apesar da escrita ser fluida, a temática é muito forte. Final surpreendente! 5 estrelas

Karina Paidosz 16/06/2021

Que doideira!
Muito suspense, horror, violência e muito amor.

Adorei a forma como Stephen king tem de narrar suas estórias, nos prendendo do início ao fim.

O livro todo é narrado com riqueza de detalhes. Mostrando as falas de todos os personagens nos mesmos momentos.

Saboreei cada página com muita emoção e admiração.
Já ansiosa para a próxima leitura de King.

??

luadepaginas 16/06/2021

Uma mistura de assuntos reais e importantes como violência doméstica, psicológica e dependência emocional, misturados com uma brisa muito louca de fantasia do estilo Alice Através do Espelho e a Batalha do Labirinto... sei lá, tô confusa.
Ana Luiza Lanari 25/06/2021minha estante
Adorei o "brisa muito louca". kkkkkkkk também achei super brisa a parte sobrenatural, mas menina... foi uma brisa que eu amei!!

Tuts 13/06/2021

Ideia ótima,execução que beira à loucura
Eu sinceramente não consigo definir se esse livro é bom ou ruim. Pra mim não funcionou e não me ganhou,mas se eu colocasse os pontos positivos e os negativos em uma bala nça ela ficaria em equilíbrio.

Gostei da temática,da protagonista,das críticas sociais e do aspecto social e racional do livro.

Mas a parte sobrenatural foi totalmente sem sentido,desconexa,loucura pura e na minha opinião foi extremamente desnecessária.

King já me provou que é capaz de escrever livros incríveis sem nada sobrenatural,como fez em Misery e em Novembro de 63.

Esse livro poderia ter facilmente 100 páginas a menos,as partes da mente dos personagens eram extremamente chatas.

O vilão Norman foi muito bem construído e um dos mais detestáveis do King,um ser humano asqueroso e que dá medo,realmente.

Nas palavras do próprio King :

?E eu já fiz livros ruins. Acho que Rose Madder entra nessa categoria,porque nunca pegou embalo. Minha sensação foi de que precisei forçar pra ele sair.?

Entrevista do The Paris Review,2006

Quem sou eu pra discordar do mestre né? Concordo com ele em relação a isso.

De forma geral,foi o único dos 10 livros do King que dei uma nota baixa.

Sandra.Pogalski 10/06/2021

O início deste livro aborda um tema muito delicado sobre a violência doméstica. Acompanhamos Rosie em busca da sua liberdade e nova vida. Este não é um livro de terror, mas sim sobre a capacidade cruel que muitos homens chegam em relacionamentos abusivos. King cria um ambiente ?fantástico? dentro de um quadro que para o meu gosto pessoal é demasiado arrastado de ler, não me prende. Gostaria que o final do Norman tivesse sido mais real e extremamente pesado de ler. No geral é um livro extremamente válido!