Tropas estelares

Tropas estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Getúlio 26/10/2023

Péssima escolha
Comprei o livre com uma ideia de leitura, uma espécie de saudosismo do filme dos anos 90 no qual se baseou-se em partes do livro, o conteúdo em si é exageradamente um manual militar, extremamente chato, foi difícil arranjar tempo para ler até o final, mas mesmo assim fiz, resumindo a história é péssima, chata, não tem um final satisfatório, obra sem graça, não recomendo!

Renato.Augusto 13/10/2023

Um livro romantizando o militarismo e morrer na guerra
A história do livro se passa na Terra, no futuro, em uma sociedade pós 3ª Guerra Mundial, os governos todos enfraquecidos abriram espaço para os militares veteranos de guerra assumirem o poder.

A sociedade que foi construída por esses militares era uma ditadura em que você só poderia ser um cidadão completo (com direito a voto e a ocupar cargos políticos) se você fosse um militar reformado, e para os criminosos, dependendo do crime cometido você poderia ser açoitado ou até mesmo executado em praça pública. As escolas, assim como as escolas brasileiras durante a ditadura militar, tinham uma disciplina de "Educação Moral e Cívica", chamada no livro de "História e Filosofia da Moral, ministrada por um militar reformado e que indocrinava os estudantes com as ideias vigentes do governo. Após se formar, se você resolvesse se alistar, também receberia toda a indocrinação possível do serviço militar, para que, quando saísse e ganhasse o direito de votar, sempre votasse no programa do governo. Imagina se todas as pessoas do mundo que pudessem votar fossem iguais nosso querido ex-presidente Bolsonaro, que maravilha seria.

Durante a trajetória do protagonista, o planeta Terra entra em Guerra com uma raça alienígena de seres que parecem insetos ou aranhas, essa raça chegou a atacar o planeta Terra e destruir a cidade de Buenos Aires, mas antes disso já haviam ocorrido batalhas entre os aliens e o nosso planeta. Quem são esses aliens exatamente? O que eles querem? Como o conflito começou? QUEM começou o conflito? Nenhuma dessas perguntas é respondida no livro, ele segue estritamente o ponto de vista de um membro do exército, que no caso fica totalmente no escuro de por que e contra quem está lutando.

Ao longo do livro, vários dos soldados companheiros do protagonista morrem em batalha, às vezes ele lamenta a morte, às vezes só comenta do ocorrido ("fulano comprou a dele"). Tão logo isso acontece, alguém é promovido pra entrar no cargo que ficou vago.

Em livros assim, você espera que cedo ou tarde aconteça alguma coisa para subverter toda a narrativa e mostrar as falhas de uma sociedade militarizada desse tipo, e eu fiquei o livro inteiro esperando isso, mas não é o que acontece. O protagonista Johnny acaba gostando do que ele faz, todas as ações do exército são enaltecidas no livro inteiro e o exército é retratado como um lugar composto apenas por pessoas heróicas e altruístas. Ou seja, o conteúdo do livro é o que realmente o autor pensa, ou pelo menos chega perto. Lendo discussões na internet entre pessoas bem mais entendidas de Heinlein, ao que parece a visão política dele se aproximaria mais de anarcocapitalismo, o que explica muita coisa.

Em 1997 foi lançado o filme homônimo ao livro, a história desse filme diverge do livro em vários pontos, porém ainda assim as ideias gerais da história do livro são exploradas, com a diferença que o diretor do filme tem bom senso e satiriza tudo do começo ao fim, (além de ter cenas de ação bem legais). Por isso eu recomendo o filme bem mais que o livro.

Pedro P. R. 08/10/2023

Tropas Estelares de Robert A. Heinlein, traduzido pela Editora Aleph é um livro de ficção cientifica com 364, disponível tanto para quem gosta de edições impressas quanto para quem quer uma leitura digital, o livro está no Kindle Unlimited.

Deixei esse livro em minha lista de leitura por anos e finalmente o li. Em parte meu interesse se devia ao filme de 97 e suas continuações. Hoje eu lembro vagamente dos filmes, mas sei que quando assisti eu gostei muito em minha infância, e talvez devido a essa nostalgia eu quisesse tanto ler, e ao mesmo tempo me segurasse para fazê-lo.

Apesar de me lembrar pouco dos filmes, de cara deu para ver que o livro seria algo bastante diferente. O que é normal. Raramente adaptações são fieis a seu material original. Então, mergulhei de cabeça na leitura, aproveitando que me lembrava de pouca coisa dos filmes para não ficar comparando muito.

O livro tem uma vibe muito parecida com a que tive com um livro publicado mais novo, pela Aleph mesmo, o maravilhoso A Guerra do Velho. Boa parte da obra estamos focados no treinamento militar do personagem e acompanhamos o quanto a visão dele sobre a vida e a sociedade mudam durante essa época.

Quando ele já está catequizado pelo exército, partimos para a ação, para a viagem pelo espaço, as missões, a guerra contra outras raças, mais precisamente, os aracnídeos, aqueles insetos que estamos acostumados a ver nos filmes, mas que são bem diferentes nos livros.

Mesmo nesse momento, o livro foca mais em contar do que mostrar. Algo que em outras obras acaba sendo um ponto negativo, mas talvez pelo enredo abordado nesse, funcionou muito bem. As partes contadas são o protagonista contando sobre o treinamento, a sociedade e a organização militar do exército, enquanto as mostradas, aquelas que nos sentimos dentro do livro, são as interações-chave com outros personagens, ou momentos de tensão e ação.

Apesar de ser bem diferente do que eu esperava, foi uma leitura muito boa e fluida. Recomendo para quem curte livros de ficção cientifica e com conteúdo militar.

JoAo 24/09/2023

TROPAS ESTELARES
Gostei bastante sabe eu só tive problema por que eu fui ler com uma ideia do que seria o livro sendo que ele foi outra porém eu gostei muito mesmo e super recomendo

Igor 23/09/2023

"Sempre fico com os tremores antes de uma queda. Tomei as injeções, é claro, e a preparação hipnótica, e por isso é lógico que não posso estar com medo de verdade."

Lidson 17/09/2023

Tropas Estelares é um ótimo livro de Ficção Científica
Primeiro livro do Rober A. Heinlein, confesso que comecei por ele por conta do filme que já assisti tem muito tempo.
No geral o livro tem uma leitura fácil, bastante ação, e tem muito da tradicional dinâmica militar. Isso é algo que me causou um certo incômodo, em muitas partes do livro existem comparações políticas com o passado da Terra e o presente. Nesse caso é vendido que a situação política beira a perfeição por conta do controle militar e do voto somente por militares.
É só pular para o presente brasileiro e ver que isso é uma baboseira das grandes.
Sobre o personagem principal eu gostei bastante, o Rico é humanizado e você se identifica com todos os percalços que ele vai passando. Existe um crescimento militar e pessoal dele na corporação, e isso é o foco do livro mesmo com uma Guerra rolando.
Eu vou ler outros livros do autor, e achei um livro tranquilo para quem quer conhecer.

Gabriela 28/08/2023minha estante
Deu muita estrela ate

Tenan 29/08/2023minha estante
Valeu pela experiencia de ler algo neste tema.

Henrique Machado 27/08/2023

Robert A. Heinlein escreveu Tropas Estelares inspirado na sua experiência militar. No livro o autor está mais preocupado em contar como é a rotina de um soldado desde seu treinamento do que a guerra em si. Um ponto polêmico é o fato de que só os ex-militares votam, que faz a obra ser taxada de fascista. Outro ponto é que os insetos são usados como exemplo de uma sociedade comunista.

Meus Anos Em Livros 16/07/2023

Finalmente saindo essa resenha...
Então... depois de pensar bastante sobre essa leitura, meu veredito é que ela foi legal... Eu cheguei nesse livro pois, ao final de Guerra do Velho, do Scalzi, ele fala sobre ter se inspirado no Robert Heinlein. Quando li isso, por ter gostado muito da leitura, resolvi procurar um livro do Heinlein e vi que Tropas Estelares estava no Kindle Unlimited. Lembrei também que tinha um filme com esse nome que eu não tinha visto. Então, decidi ler o livro e depois ver o filme. Eu esperava que fosse um livro com ação, batalhas, mas esperava também inteligência e opinião por parte dos militares. Só que não encontrei isso. Tive a impressão de que os militares aqui são simplesmente massa de manobra, que fazem tudo o que é imposto a eles sem questionar... Aí achei bem esquisito... Quando fui ver o filme, achei bem diferente do livro, pois este parece uma sátira bem engraçada por sinal. Em fim, não vou dizer que desgostei, só achei "ok". Pretendo futuramente ler outros livros do autor, pois a escrita do mesmo me pareceu ser muito boa! Acho que é isso!! ??

Diego Miúdo 24/04/2023

"Tropas Estelares": uma obra-prima emocionante da ficção científica de Robert A. Heinlein.
"Tropas Estelares" de Robert A. Heinlein é um clássico da ficção científica que continua a encantar leitores há décadas. Este livro apresenta uma visão única e intrigante de um futuro distante, onde a humanidade é governada por uma hierarquia militar e a guerra é uma constante.

A história é contada a partir da perspectiva de Juan "Johnny" Rico, um jovem que se alista nas Forças de Infantaria Móvel para impressionar sua namorada. Ele é enviado para um treinamento brutal e rigoroso que o transforma de um adolescente mimado em um soldado habilidoso. Ao longo do caminho, Johnny faz amigos e inimigos, experimenta vitórias e derrotas, e testemunha a brutalidade da guerra em primeira mão.

O que faz "Tropas Estelares" tão impressionante é a profundidade do mundo que Heinlein criou. Ele desenvolveu uma cultura militar futurista fascinante, completa com uma estrutura hierárquica complexa, rituais de passagem e tecnologias avançadas. O livro também explora questões filosóficas e políticas, como o papel do governo, a natureza da guerra e a importância da disciplina.

Mas apesar de sua profundidade, "Tropas Estelares" é uma leitura fácil e envolvente. Heinlein tem uma habilidade incrível para criar personagens interessantes e bem desenvolvidos, e a história é repleta de ação e aventura emocionantes.

No geral, "Tropas Estelares" é um livro que vale a pena ser lido. É uma obra-prima da ficção científica, que cativa o leitor com sua visão ousada do futuro e suas reflexões sobre questões atemporais. Se você é um fã de ficção científica ou apenas procura uma leitura emocionante e envolvente, este livro certamente irá impressioná-lo.

Jóice 20/04/2023

Um livro que traz uma guerra interestelar de uma forma bem diferente. Achei interessante como os detlhes foram tratados e trazidos. Muitas partes achei muito militar, mas acredito que seja pela experiência profissional do autor. Gostaria que tivesse mais informações da raça alienígena, achei que explicou pouco, mas entendo que o foco era na tropa em si.

Livia1405 17/04/2023

Fora da caixa
Mais do que um livro de ficção científica sobre guerras com alienígenas, é um livro sobre treinamento militar e a importância dele para isso. O que não é uma surpresa ao saber que o próprio autor era militar. Achei um aspecto muito interessante de abordar.

Fellipe 17/04/2023

??
Um universo distópico onde os humanos lutam contra estranhos insetos de outro planeta. Eu gostei desse livro, foi bem interessante, mas não me empolgou tanto. O final também não me satisfez por completo.