Cipreste Triste

Agatha Christie

Resenhas - Cipreste Triste

Naldo.Vieira 29/03/2022

Sensacional ???
O dizer de mais um romance perfeito de Agatha Christie? E como sempre nem passei perto da solução ?.

Polyane Campos 24/03/2022

SENSACIONAL!
Esse é um dos livros mais diferentes, envolvendo o detetive Belga, Poirot, que li. Em alguns momentos era possível até esquecer a presença dele.

Sem contar, claro, na habilidade incrível da Agatha Christie de SEMPRE me surpreender!

ravizete 14/03/2022

O que achei do livro "Cipreste Triste", de Agatha Christie?
Começando com uma simples frase já dita diversas vezes pela youtuber Bel Rodrigues: "você caiu no conto da gata triste"! Talvez minha capacidade de raciocinar não esteja no nível Poirot, porém, novamente acertando o assassino deste livro magnífico.
É um livro bem fácil de digerir e quando termina, se pensa: "já acabou?". É curiosa a forma que a Agatha ignora totalmente o fato de seus personagens serem inenarravelmente não-palpáveis com a realidade, com personalidades extremamente únicas, e até irritantes, de certa forma. Nesta obra, incrivelmente não tiveram personagens passíveis de meu desconforto. Na realidade, me mantive neutro em grande parte do tempo sobre eles (diferentemente de Morte no Nilo, por exemplo, que estive na minha plena vontade de adentrar ao livro para esbofetear cada um que aparecia), exceto pela Elinor (que, coincidentemente e por alguma razão, me lembrou a Eleanor de The Good Place).
Minhas considerações finais ao livro é que não apeguei-me à história, como outrora ocorrera com ouras obras. Me senti extremamente preso ao final e não consegui reunir as informações e pensar com cautela sobre cada migalha de desenvolvimento que havia. Além disso, uma ótima leitura.

belligna 22/02/2022minha estante
Amei que você imaginou o Peter um grande gostoso porque eu também imaginei! Hahahhaha

Cathe 23/02/2022minha estante
Kkkk ba ele pareceu mto crushzão na moral, até eu apaixonei

Maria Alice 20/02/2022

amo muito as obras de Agatha Christie, e cipreste triste não deixa de ter seu charme. no entanto, achei fraco em relação aos outros que já li. um formato interessante, com certeza, mas com um final nem tão surpreendente. mesmo assim, achei que valeu a pena!

Angelucia.Souza 06/02/2022

Eu amo a Agatha e sua escrita impecável, os livros dela são minha primeira escolha quando tenho vontade em ler um livro com suspense e mistério, pois além de conseguir inserir o leitor na história, ela também consegue fazer com que todos os personagens sejam suspeito, e eu particularmente amo isso.

aninhadelemos 03/02/2022

Esse livro me enganou bastante! Achei q ia descobrir q a falecida era uma má pessoa no final, mas bem no fim foram 2 falecidas inocentes.E como sempre uma assassina nada provável!

Vincento Hughes 20/01/2022

Culpada ou inocente?
?Elinor Katharine Carlisle. Está sendo formalmente acusada pelo assassinato de Mary Gerard no último dia 27 de julho. A senhora se declara culpada ou inocente??

O parágrafo de abertura de ?Cipreste triste? levanta a pergunta que percorre o primeiro romance de tribunal com participação de Hercule Poirot. O protagonismo da trama, contudo, cabe à insondável Elinor, seu interesse ambíguo em uma tia rica e moribunda, sua afinidade distante com um primo, e sua frieza em relação à Mary, filha do caseiro de Hunterbury.

Dividida em três partes, a história tem uma estrutura diferente da maior parte dos livros da Agatha Christie, começando com o julgamento de Elinor e retornando com uma narrativa em terceira pessoa dos fatos que culminaram na morte mencionada no prólogo. Isso atrasa o surgimento de Poirot na trama, mas é essencial não só para situar o leitor na vida de Elinor e os demais personagens envolvidos no drama, como também para deixar pistas que depois serão repassadas ao famoso detetive no momento apropriado.

?A natureza humana é a natureza humana, e ninguém gosta de se desfazer de dinheiro quando não é legalmente obrigado a fazer isso!?

Em meio a heranças, ciúmes e despeito, a autora nos conduz por mais um excelente livro, em que motivo e parte do método são mais desafiadores que a culpabilidade do crime. Alguns fatos no desfecho podem passar a impressão de que Agatha sacou uma outra coisa do nada, mas a explicação final de Poirot mostra que tudo se encaixa e era possível ter deduzido cada detalhe durante a história.

?Cipreste triste? foi minha releitura mais rápida de todas que já fiz da autora.

giglio 11/01/2022

gostei mto da trama do livro, foi bem desenvolvido e eu gosto bastante do jeito que a história foi escrita, bem fluída e a cada pista nova, surgia um suspeito diferente! apesar de eu já ter adivinhado quem seria não estragou minha experiência e poirot sempre um ícone, gosto mt desse personagemkkkk

Rodriguinho @literario.rojo 30/11/2021

“Vamos rápido, morte, se apresse !
Deito em tábuas tristes de cipreste.
Vai-te embora, sopro de vida meu!
Matou-me uma donzela linda e cruel.
Mortalha branca em muito teixo,
Já deixem tudo feito.
Não houve um outro mais fiel que eu:
Chegou aqui e morreu. (Shakespeare)
Em um vilarejo no interior da Inglaterra a dona de uma mansão morre enquanto dormia, depois de sobreviver a um derrame e padecer da doença. Posteriormente ao falecimento da senhora uma jovem aparece morta com suspeita de envenenamento e nesse entrelaço Elinor Carlisle é incriminada pela morte da jovem onde todas as provas apontam para Elinor e incriminando-a assim.
Mediante a esses fatos o detetive Hercule Poirot é contrato e pode ser a única pessoa que poderá solucionar esse crime e podendo salvar ou não Elinor da condenação. Nisso o detetive trava uma batalha contra o tribunal inglês e sendo o primeiro romance da autora nesse cenário de tribuna. O livro inicia com cenas do julgamento onde sentimos a enorme carga dramática e psicológica que envolve a narrativa e a personagem Elinor e depois somos apresentados aos motivos que culminaram nesse eventual desfecho.

Larissa 27/11/2021

Agatha Christie é Agatha Christie né. Sem comentários! Quando você pensa que o suspeito é um o outro totalmente diferente é surpreendente!!!

Alana 07/10/2021

agatha construiu a elinor perfeitamente, tive a mesma opinião sobre ela do início ao fim e fui certeira ?

dicas_books 29/07/2021

Primeiro Ágatha Christie
O primeiro livro da Ágatha que eu leio, simplesmente AMEI. O livro é curto, com uma história muito bem desenvolvida, e um mistério ??.

A história conta sobre dois(um) assassinato(s), e uma acusada que vai tentar provar sou inocência, no meio de mentiras, romances, brigas por herança e questões familiares, Hercule Poirot contratado pelo médico vão descobrir quem é porque matou Mary Gerrard.