Cipreste Triste

Agatha Christie

Resenhas - Cipreste Triste

Camila.Exner 21/06/2023

Um dos piores da Agatha Christie
Sou muito fã da Agatha Christie e já li alguns romances policiais de sua autoria.

Infelizmente, este não me cativou. A hisyória central não era tão legal e nem muito criativa... o pano de fundo era mais sem graça acho.

Mas , como sempre, não adivinhei quem era o assassino !

Renan 14/06/2023

Muito bom!
O livro tem duas partes, primeiro contando o que aconteceu e depois com a investigação do Poirot. Essa é uma daquelas histórias que dá pra criar teorias enquanto lê, os fatos vão sendo apresentados aos poucos e as interações do Poirot com os outros é ótima.

@vaisetratarleitora 04/05/2023

Muito bom, mas não é um favorito
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 38° livro, publicado em 1940.

Esse livro é interessante pois temos uma personagem acusada que já está em julgamento, então há uma corrida contra o tempo na tentativa de se descobrir a verdade dos fatos. Ela se considera culpada, mas será que é mesmo? É o que Poirot tenta descobrir.

Eu sempre tento desvendar a história durante a leitura, vendo as coisas nas entrelinhas e tals, mas quase nunca consigo acertar o culpado. Eu só fui descobrir quando já estava no processo de revelação, o que não vale de nada, porque aí as pistas já estão no nível óbvio pra te surpreender com a revelação.

Confesso que eu não esperava que o culpado fosse essa pessoa, me surpreendeu ao mesmo tempo em que é um belo clichê.

Mesmo assim, o desenvolvimento é muito bom, como sempre, e super vale a pena a leitura.

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forla oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 2° episódio da 9° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

Essa adaptação me agradou médio. Ao mesmo tempo em que manteve pontos importantes fiéis a história original, fugiu bastante em outros, acrescentando coisas desnecessárias e omitindo coisas que eram importantes.

Não foi um episódio ruim, mas ficou longe de ser ótimo.

Nota 3/5

Kah Silva 29/04/2023

Eu gostei!!
Gostei mais não é um dos melhores, não me surpreendi com final, diferente de outros da autora. Mesmo assim a leitura me prendeu.

isalvetti 13/04/2023

A escrita de milhões ne?
Ai eu amo a escrita da Agatha Christie

Alguém me explica como essa mulher fazia romances policiais serem livros tao GOSTOSINHOS?

É uma satisfação enorme quando você vai descobrindo as coisas e vendo que você tava certo (ou o quão errado você tava rs)

A única coisa é que eu tenho ansiedade e praticamente engulo o livro pq TENHO que saber o final

Por isso que eu amo essa autora hihi

Marina Mendes 05/04/2023

O detetive Hercule Poirot precisa desvendar a misteriosa morte da rica proprietária de uma mansão em Hunterbury. Ela parecia ter morrido durante o sono, mas a enfermeira que a atendia deu por falta de uma ampola de morfina em sua maleta de remédios. Pouco tempo depois, uma outra pessoa da casa morre - ao que parece, acidentalmente - da mesma maneira.

daleriku 05/04/2023

Talvez meu primeiro romance de tribunal. Não lembro se já li um ou não.

Vamos lá, Elinor, Elinor, uma pessoa desesperadamente apaixonada por alguém que eu não posso culpar por não retribuir ao seu sentimento. Ela foi pega em uma trama que já acontecia a tempos e incriminada pelo que não fez (ou será que fez?)
Acertei o desfecho, embora o final específico de Elinor eu não tenha previsto de forma alguma. Adorei Lord Peter, espero que ele espere por ela.

voandocomlivros 29/03/2023

🌹 "Ah, mas a vida é assim! Não permite que se arranje e organize como quisermos. Não permite que se fuja às emoções, que se viva pelo intelecto e pela razão!"

Elinor Carlisle está sendo julgada pelo assassinato de Mary Gerard. O caso é simples - a tia de Elinor, Laura Welman, havia acabado de falecer após sofrer um segundo derrame sem ter a chance de fazer um testamento. Todo o seu dinheiro foi para sua parente mais próxima - Elinor Carlisle. Mary Gerard tinha sido a dedicada criada da Sra. Welman, e parecia que a mulher estava gostando da garota, possivelmente escrevendo-a em um testamento que nunca se concretizou. Gerard exibia aparência de estrela de cinema e foi encorajada a melhorar sua posição na vida a ponto de ficar entre Elinor Carlisle e seu noivo Roderick Welman (sobrinho do falecido marido da Sra. Welman). Ninguém ganharia com a morte de Mary Gerard, exceto Elinor Carlisle, mas a jovem exibia uma disposição carinhosa e não parecia prestes a matar ninguém. Como na maioria dos casos de Christie, os fatos não são tão diretos quanto parecem desde o início.

🌹 "O amor com certeza deveria ser uma emoção prazerosa - não algo que machuque por conta de sua intensidade..."

🌹 "Alguém que nunca amou de verdade nunca viveu de verdade..."

Ao visitar sua tia em seu leito de morte, Elinor conhece um jovem médico chamado Peter Lord, que fica instantaneamente apaixonado por ela. Com o amor nublando seu julgamento, pois acredita que Elinor é inocente, o Dr. Lord pede a Hercule Poirot que assuma o caso. Poirot está pelo menos dois passos à frente da polícia e ele sempre sabe quem é o culpado, porque suas celas cinzas estão um pouco acima do resto. Com Poirot a bordo para assumir o caso de Elinor Carlisle, tenha certeza de que ele não deixará pedra sobre pedra até que possa provar a verdade. As habilidades de Poirot estão em plena exibição, frustrando a polícia e os advogados ao longo do caminho.

🌹 "As mentirar, mademoiselle, revelam tanto quanto as verdades para quem escuta. Às vezes, revelam até mais."

Com certeza foi uma das obras mais melancólicas da Agatha Christie que li até agora. Aqui o mistério não é tão importante quanto a razão por trás dele. E o mais engenhoso é sua configuração. Eu gostei de como as coisas foram reveladas. E como alguns pequenos detalhes só se encaixam nas últimas páginas. A história progrediu bem, e as situações vieram uma após a outra, agradáveis ​​e fluidas. Adorei acompanhar, pela primeira vez, a presença de Hercule Poirot no julgamento. Ele, como sempre, permanece glorioso em sua astúcia do início ao fim.

🌹 "O amor é um assunto desesperador e retorcido. Pode transformar um verme em um bom sujeito ou arrastar um homem correto e decente para o fundo do poço!"

Esse é mais um livro da Agatha Christie que merece ser mais conhecido.

🌹 "Às vezes há um abismo profundo entre o passado e o futuro... quando alguém andou pelo vale da sombra da morte e dali emergiu para ver o sol... então, mon cher, é uma nova vida que começa... O passado não serve mais..."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/cipreste-triste-resenha

Canteli Marcio 25/03/2023

Desde o antigo império persa, o cipreste é a árvore da vida, símbolo da eternidade e da imortalidade, devido à qualidade da madeira, durável e indestrutível, e da folhagem perene, cujos óleos eram usados no combate à peste.

Esse é o primeiro romance de tribunal protagonizado por H.Poirot, o que dá a história um tom mais formal.
E mais uma vez Agatha Christie arrasa.

hiliandra.faggion 24/03/2023

Mais uma vez enganada pela rainha!
Nesta história, mesmo que vc desconfiasse do assassino, não teria como saber o como e nem o porquê. Mas é claro que Poirot usou suas células cinzentas!!!!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 22/03/2023

Não gostei
Achei que ia ser mais interessante acompanhar o Poirot em um julgamento, mas no fim não funcionou.

E dessa vez o assassino foi bem óbvio, o que normalmente não acontece comigo, a Agatha sempre me faz de trouxa !!

Claumdd 21/03/2023

Poirot brilha
Mais uma história onde o M. Hércule Poirot brilha com sua genialidade e capacidade de enxergar o q mais ninguém enxerga. Não é dos meus favoritos mas é engenhoso.