A Aventura do Pudim de Natal

A Aventura do Pudim de Natal Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Aventura do Pudim de Natal

Emy 31/12/2023

Eu gostei bastante desse livro,Hercule Poirot é um detetive muito sagaz e perspicaz,a forma dele resolver os casos é fantástica,ele observa o comportamento humano,o sentimento e o que aconteceu.
O que não gostei foi o livro ser em contos pois assim acabou sendo tudo muito rápido,o que me deixou confusa em diversos momentos,e teve resoluções rápidas demais tbm,mau dava pra raciocinar quem era quem,e como chegou naquele resultado.
Mas pra conhecer a escrita da Agatha Christie valeu muito,amei a forma como ela escreve

Leticia1871 29/12/2023

Bem meia boca
O livro é instigante pelo fato de trazer contos relacionados ao Hercule Poirot e a Ms Marble porém achei os contos bem sem graça e corridos, só teve um conto que valeu a pena a leitura e mesmo assim não foi dos melhores em relação as outras obras da Agatha

Sinceramente esperava mais, não acho que vale a leitura.

Carol 28/12/2023

As vezes é bom a gente pesquisar sobre o livro porque eu só fui descobrir que eram contos bem depois e fiquei meio decepcionada porque apenas um doa contos se passa no natal e ele nem foi o que eu mais gostei
Como em todo livro de contos, alguns são bons e outros não
Só que sei lá se esse formato funciona pra suspense, achei tudo muito rápido e mal desenvolvido

Larissa Verena 25/12/2023

Releitura com a LC da Agatha Christie.
Li há um ano e continuei gostando muito nessa releitura.
O primeiro conto, que dá nome ao livro, é muito legal! Adorei o plano de Poirot e como foi executado.
O Caso das Amoras Pretas está em outro livro de contos dela, Três Ratos Cegos e outros contos, mas com outro nome (Vinte Quatro Melros).
O último conto, único com a Miss Marple, continua sendo meu favorito.
Seis contos muito bem escritos, provando que a qualidade da Agatha independente do tamanho do texto.

Thainá 24/12/2023

Coletânea de contos maravilhosos
Agatha Christie é a certeza de uma leitura maravilhosa. Não seria diferente nessa coletânea de contos. Confesso que prefiro os romances, maiores, mais bem desenvolvidos, mas a autora não deixa a desejar nem nas pequenas histórias em formato de contos.

O meu favorito foi o último, A extravagância de Greenshaw, com a adorável Miss Marple. Mas todos, sem exceção, são muito bem escritos e, apesar de um pouco previsíveis, cumprem com o papel de entreter e deixar o leitor imerso em um suspense delicioso.

Segue a nota de cada um dos contos, separadamente;
? A aventura do pudim de Natal - 4??
? O mistério do baú espanhol - 5??
? O caso das amoras pretas - 5??
? O reprimido - 5??
? O sonho - 5??
? A extravagância de Greenshaw - 5??

Obs.: somente o 1º conto se passa no Natal. ?

Nota geral: 5??

Jaque - Achei o Livro 24/12/2023

Feliz Natal com Agatha Christie!
O livro reúne seis contos deliciosos protagonizados por Poirot e o último por Miss Marple.

O primeiro conto que dá título ao livro, vai contar a estória de um príncipe herdeiro que pede ajuda à Poirot para recuperar um valioso rubi que foi roubado por uma jovem. À princípio Poirot reluta pois detesta passar o inverno no interior da Inglaterra, mas ele acaba aceitando após muita insistência.
Poirot vai então à Kings Lacey, uma mansão do século XIV para passar as festas de natal e durante uma brincadeira armada por alguns convidados, ele acaba recuperando o rubi.
Um conto gostoso e divertido!
Assim que terminei de ler, fui assistir.

O segundo é "O Mistério da arca espanhola"
Quando o corpo do Sr. Clayton é encontrado dentro de uma arca, o dono da casa é rapidamente preso, ainda mais quando surgem insinuações que a sra. Clayton possa estar tendo um caso com o suspeito, o major Rich.
Poirot é contratado pela esposa do morto para que prove a inocência do major.

O terceiro é "Poirot sempre espera"
Sir Reuben Astwell foi assassinado em sua casa e seu sobrinho foi ouvido numa discussão com o tio poucos minutos antes. Mas a esposa do morto não acredita que o sobrinho possa ter matado o tio, ela acredita que o jovem secretário é o assassino. Por isso ela manda chamar Poirot para provar a inocência de um e a culpa do outro.

O quarto é "Vinte e quatro melros"
Um homem de vida totalmente regrada muda seus hábitos. Pouco tempo depois, ele é encontrado morto. Poirot fica cismado com essa mudança e resolve desvendar o caso por conta própria.

O quinto é "O Sonho"
Poirot é chamado por um empresário em sua casa para que o ajude com um sonho constante que ele tem sobre ser assassinado. O detetive logo de cara estranha as situações desse encontro e não consegue fazer muitas perguntas. Pouco tempo depois o homem é mesmo assassinado como no sonho e Poirot vai investigar as circunstâncias de sua morte.

O Sexto é "A Extravagância de Greenshaw"
O título do conto é referência a mansão do Sr. Greenshaw, um projeto arquitetônico ousado que atrai atenção de todos.
Quando o sobrinho de Miss Marple, Raymond West está levando um amigo em um passeio, eles entram nos terrenos da mansão atraídos pela curiosidade.
No jardim eles conhecem a neta e atual proprietária do lugar e acabam sendo testemunhas do testamento da mulher.
Pouco tempo depois ocorre um assassinato e Miss Marple é que desvenda o crime.

Uma releitura quase obrigatória nessa época.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/

Elvis23 21/12/2023

Do neida
O livro reúne seis histórias, sendo cinco protagonizadas pelo detetive belga Hercule Poirot e uma pela detetive amadora Miss Marple.
Algumas histórias são um pouco previsíveis. Em alguns casos, é possível adivinhar o culpado antes do final da história.
O livro é um pouco repetitivo. Algumas das histórias apresentam elementos que já foram usados em outras obras de Agatha Christie.

Taciana42 20/12/2023

A forma como o investigador tem de conduzir os fatos que aconteceu em cada caso é muito interessante e a forma só de observar e de ficar atento a tudo a sua volta é maravilhoso...

Laâ¤ï¸ 19/12/2023

Mt tudo
Assim eu não sou uma leitora ávida de mistério, até por isso esse é o meu primeiro da Agatha, mas enfim umas partes vc tá ? e em outras vc tem que reler a página inteira pq não sacou nada, mas embora pareça masoquismo eu realmente gosto de livros assim.
Mas as histórias num geral são boas mesmo que em algumas partes pareça uma encheção de linguiça mas quando vc pega tudo no final vc fica literalmente o gatinho (?).
Eu dei 3 estrelas por preferência pessoal mesmo (como disse n gosto muito de mistério) mas se vc gosta vc vai se esbalda num livro desses, e alias acho que vou pegar outros da Agata pra ver se ela me conquista mais ainda.

Synthia 17/12/2023

Só um conto de Natal
Minha única decepção só foi por ter tido apenas um conto de Natal (o primeiro), fora isso todo os contos foram bons.

kellankyles 17/12/2023

Me surpreendi quando comecei a ler e vi que se tratava de vários contos. gosto muito dos livros da agatha, adoro os mistérios e as soluções fantásticas, de qualquer forma, ótimo pra passar o tempo.

luizamprates 16/12/2023

Bom para passar o tempo
É um livro bem gostoso, apesar de contos não serem meus favs, e sinto que não aproveitei tanto quanto deveria porque tava de ressaca literária.
As histórias são curtas e bem criativas, os finais são surpreendentes e parece um quebra-cabeça se encaixando.

Anderson. 08/12/2023

Não é uma história de natal
Sim, o livro é isso que está aí no título.
A primeira história é o título do livro e é a única história de natal do livro inteiro. E foi um conto muito bom! Os outros foram ótimos, porém não são de natal.
Então se você espera ler esse livro considerando uma leitura de natal, esquece. Essa foi a minha única decepção ?

Wagner Fernandes 06/12/2023

Crimes de Natal e presentes de Tia Agatha
Dezembro e a proximidade do Natal despertam nas pessoas aquele desejo de mudança (especialmente nas esposas!).
Bate aquela ansiedade por uma limpeza completa na casa, mudar móveis de lugar, livrar-se de objetos e móveis velhos, caprichar numa pintura nova...
E revirar caixas antigas no sótão atrás das velhas decorações de Natal (que vão se somar às NOVAS decorações). E o marido, claro, tem que ajudar a montar tudo! Consertar pisca-pisca falhando, enfeitar portas e portão e, o mais importante, elaborar estratégias de proteger tudo isso "deles"... os GATOS!
Três criaturinhas terríveis... (e adoráveis! ♡).
Pois bem, nessa arrumação cansativa e num calor insuportável de 33°, encontrei em meio às caixas uma lacrada desde 2015. Naquele ano eu encaixotara tudo para me mudar para Sorocaba, interior de São Paulo. A casa ficou fechada por 2 anos e meio e muita coisa permaneceu encaixotada. Voltei para Guarulhos em setembro de 2018. Graças aos Céus a casa permaneceu intocável aqueles dois anos e meio. Só poeira e muitos folhetos de propaganda de mercado, santinhos de políticos e folhas de árvores na garagem. Foi um trabalho limpar tudo!
Bem, dentre as pilhas de caixas bem guardadas estava esta que encontrei hoje, lacrada com fita há 8 anos. O que havia nela? VINTE E CINCO livros de Agatha Christie! Dez deles capa dura da coleção Círculo do Livro. A maioria deles eu não li. E os outros mal lembro a história. Afinal, foram lidos entre 2006 e 2013.
Coincidência ou não, ontem (05/12/23) terminei "A maldição do espelho", e que grata surpresa encontrar títulos que eu sequer lembrava ainda ter!
Desses, "A aventura do pudim de Natal" e "O Natal de Poirot" (vou fazer a maratona "Crimes de Natal de Agatha Christie"! rs)

Os títulos incluem (capa dura):
Assassinato na casa do pastor
Depois do funeral
Um destino ignorado
Aventura em Bagdá (Victoria Jones ♡)
Poirot investiga
O inimigo secreto
Os crimes ABC
O homem do terno marrom
Mistério no Caribe

Capa normal:
O Natal de Poirot
Assassinato no Expresso do Oriente
Os três ratos cegos e outras histórias
A mansão Hollow
Cem gramas de centeio
Uma dose mortal
O mistério do trem azul
Cai o pano
O assassinato de Roger Ackroyd
O caso dos dez negrinhos
Noite das bruxas
Treze à mesa
Morte na Mesopotâmia
Morte Nilo

Além  desses, a autobiografia "Desenterrando o passado"

Deu vontade de ler e reler todos! Me lembrei dos anos em que era viciado em Agatha Christie. Por incrível que pareça, li o primeiro livro dela em janeiro de 2004. "Assassinato no Expresso do Oriente". Fiquei encantado com a maestria dela em narrar a história e me surpreender no final. A partir de então percorri sebos atrás de outros títulos. E assim surgiu essa maravilhosa caixa que reencontrei hoje.
É ou não é um belo presente de Natal?

emiliapsouza 27/09/2023

Mistérios intrigantes.
"A Aventura do pudim de Natal" é um livro de contos muito envolventes e de leitura rápida. Mesmo sendo histórias pequenas, os contos possuem diversas reviravoltas e pistas intrigantes, típicas do estilo de Agatha Christie. Temos 6 contos, sendo 5 protagonizados por Poirot e um com a Miss Marple.

Com seu brilhantismo e método analítico, Poirot trabalha para resolver casos aparentemente simples, mas muito bem construídos. No conto da Miss Marple, temos mais uma vez a sua sagacidade e profunda compreensão da natureza humana na resolução de um crime considerado "perfeito".

Adorei o livro e gostei bastante de todos os contos dele!