A Aventura do Pudim de Natal

Agatha Christie

Resenhas - A Aventura do Pudim de Natal

Fernanda631 31/07/2023

A Aventura do Pudim de Natal
A Aventura do Pudim de Natal foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 24 de outubro de 1960.
Único conto de Natal do livro, essa história de Hercule Poirot é uma verdadeira brincadeira de obviedades natalinas, como se a autora estivesse nos forçando a brincar de um amigo secreto misterioso. Está elencado o sempre bem-vindo humor e até cinismo do detetive belga, que é convidado, em extremo desespero, por representantes do governo e de uma “nação amiga” a passar o Natal em uma casa de campo e tentar descobrir o desaparecimento de uma rara joia, “perdida” (sim, entre aspas mesmo) por um príncipe prestes a se casar.
Todo o ambiente de preparação para a ceia de Natal (que na verdade é um almoço de Natal) e o constantemente citado “Natal tradicional britânico” dá ao leitor aquela sensação calorosa de estar acompanhando um mistério que bem poderia ter acontecido no quintal de sua casa, na mesma data, guardadas as devidas proporções. Os adolescentes, jovens, adultos e velhos; os donos da casa, os empregados; as brincadeiras, birras e outras tentativas de desviar o leitor não funcionam.
Se levarmos em conta a introdução que ela escreve, falando de seu Natal em família e das lembranças dessa data em um passado nostálgico, a trama ganha ainda mais significado.
Esse livro é uma coletânea de 6 contos escolhidos e organizados pela própria autora, sendo 5 onde o personagem principal é Hercule Poirot e 1 onde Miss Marple resolve o caso. Em todos eles, contudo, sobressai a maestria de Agatha Christie em criar cenários e personagens únicos, envolvidos em assassinatos e mistérios que prendem o leitor até o final. Além disso, como é também uma marca registrada de suas histórias, a solução do mistério nunca aparece do nada, as peças já estão dadas e os suspeitos já são conhecidos. O que os personagens fazem é juntar as peças da forma certa para solucionar o caso.
O primeiro conto é A aventura do pudim de natal, título do livro. Nessa história, Poirot é chamado para solucionar o sumiço de uma joia da Coroa dada em sinal de amor, mas que foi roubada. Ao ser levado à casa de um importante aristocrata inglês para os festejos de natal, Poirot consegue reaver o precioso rubi real mostrando uma grande inteligência em criar situações onde o verdadeiro ladrão se mostra facilmente. O mais surpreendente é que o leitor já sabe quem é o ladrão, mas acompanha com entusiasmo a forma como ele é desmascarado.
Em seguida, O mistério do baú espanhol. Outro excelente conto da autora. O que seria capaz de fazer um homem enciumado? Como lidar com o ciúme quando se é casado com uma linda mulher, sedutora e ao mesmo tempo recatada? O corpo do Sr. Clayton é encontrado dentro de um baú na casa do anfitrião Major Rich, menos de 24 horas após uma festa, na mesma casa, onde o Sr. e a Sra. Clayton deveriam estar. Citando Otelo e Desdêmona, personagens Shakespearianos, Poirot descobre que o ciúme contido durante anos criou no Sr. Clayton uma insegurança sem tamanho, o que ele não esperava é que um terceiro amante pudesse também estar envolvido.
Em O reprimido, Sir Reuben Astwell, um rico dono de minas de ouro, foi assinado em casa. No clássico mistério onde várias pessoas se apresentam com motivos e oportunidades para cometerem o crime. Poirot, como sempre, consegue esmiuçar não apenas o psicológico do homem assassinado para entender as motivações, como também refaz cada passo de cada um dos suspeitos, eliminando quase todos. No final, apesar de ser o menor dos suspeitos, o passível contador da família acabou reunindo todas as motivações necessárias para dar fim ao Sr. Astwell.
Em O caso das amoras pretas, outro conto onde a culinária tem papel importante, descobrimos que a mudança de hábitos de um velho homem podem mostrar muito mais do que aparenta. Henry Gascoigne comia sempre a mesma comida nos mesmos dias da semana no mesmo restaurante havia anos. Sem motivo aparente, mudou o cardápio nas duas últimas semanas, levantando uma suspeita em Hercule Poirot. O detetive belga descobriu, após algumas investigações, que o sobrinho de Henry o havia assassinado há duas semanas para ficar com a herança, e se passou pelo tio para não levantar suspeitas e criar um álibi perfeito. Não para Poirot que conseguiu descobrir tudo.
O último conto de Poirot é O sonho, onde um milionário chama Poirot para perguntar sobre um sonho recorrente que ele tem: exatamente às 3:28 ele levanta de sua mesa, pega um revólver e se mata. Sem conhecimento sobre sonhos, Poirot nada pode acrescentar. Contudo, quando da notícia da morte do milionário, o detetive junta as peças desse quebra cabeça e descobre que o namorado de sua filha, que era também secretário do milionário, forjou a morte deste para poder se casar com a herdeira.
O último conto tem Miss Marple como personagem principal, mas é o mais fraco em termo de mistério e conclusão. Uma mansão extravagante está em jogo em A extravagância de Greenshaw. A última herdeira da fortuna da família Greenshaw está sob a mira de herdeiros bastardos. Mais uma vez, há uma troca de papéis, ou seja, a governanta se passa pela Sra. Greenshaw, finge um assassinato para incriminar outra pessoa e ficar com a mansão. Só não contava com a sabedoria de Miss Marple para desvendar as motivações mais íntimas dos suspeitos e entregar a assassina à polícia.
São histórias curtas, mas repletas de suspense e de inteligência, ao melhor estilo Agatha Christie.

belligna 01/07/2023

Comecei o audiolivro (gosto de ouvir enquanto trabalho) mês passado e acabei agora e só posso dizer que: totalmente esquecível.
Talvez o melhor tenha sido o primeiro conto mesmo, mas no geral achei bem mediano.
Definitivamente não sou a maior fã dos contos da Agatha.
Recomendo apenas pra quem quer ler todos os livros da autora.

Suhaila.Marconatto 30/03/2023

Agatha sendo Agatha. Livro de contos super curtinhos, mas cheios de mistério como a rainha do crime sabe fazer

Ratinha de Biblioteca 20/02/2023

Cinco Contos de Poirot e um de Miss Marple
São cinco contos com a personagem Hercules Poirot e um, o último, com Miss Marple.
1-A Aventura do Pudim de Natal
2-O Mistério da Arca Espanhola (há uma outra coletânea com este título)
Poirot Sempre Espera (há um outro livro de contos com este conto de título)
Vinte e Quatro Melros
O Sonho
A Extravagância de Greenshaw (esta história está presente em "Os Últimos Casos de Miss Marple")

Jorge.Kosciow 12/02/2023

Contos da agatha
Meu primeiro livro que leio da autora e creio que foi muito agradável, contos me prenderam bem apesar da ressaca literaria... recomendo!

Guilherme 12/02/2023

Muito hom
Resenha tardia. Pelo que me lembro de quando li esse livro gostei bastante, são três histórias curtas, salvo engano. Vale a leitura

Mayara Valença 30/01/2023

Clássico romance policial
Boa leitura de contos para quem gosta de romance policial. Não foge do padrão de escrita da autora e é possível encontrar histórias com mais de um detetive nesse compilado.

Dan Nilo 20/01/2023

Ho-Ho-Homícidio
Um compilado de histórias um pouco menores da Gatinha Triste. E até aqui temos uns assassinatos, bem as vezes, e as vezes não, mas sempre geniais e que nos fazem pensar em porque não pensamos com uma genialidade assim.

Emi 05/01/2023

Mais uma vez Agatha surpreende com a sua incrível imaginação. Os seis contos do livro prendem o leitor e mostram que em poucas páginas ela consegue manter a sua genialidade.

mari 01/01/2023

contos curtos de diversas situações e momentos, a maioria de hercule poirot, salvo o último sendo da minha favorita: senhora miss marple! tomei como linha que liga as histórias o fato que ninguém pode ser o que aparenta.. seja qual for eu adoro ler esse livro no final de ano. me lembra outros finais de ano!

Ecilali 01/01/2023

Mais uma aventura do Poirot e um conto da senhora Marple e Raymond. São vários contos com personagens incríveis e como sempre eu errei todos os culpados pelo crime e durante os contos a Agatha nos descreve as comidas, é um livro que dá fome se você for pesquisar a culinária apresentada, ótimo para ler em dezembro!

Carolfreitasnf 31/12/2022

Gostei bastante da experiência de ler os contos de Agatha Cristie. Honestamente prefiro as histórias mais longas, mas a qualidade da escrita da autora é excelente para contos ou romances.

Gosto da fuga da obviedade das histórias que conseguem sempre surpreender o leitor.

A autora nos conduz por um mar de mistérios, nos leva para uma direção, depois para outra e por fim a terceira e correta direção, a solução.

O que mais amo na escrita dela é que sempre nos surpreendemos, seja pelo motivo ou pelo criminoso.

IDK. 29/12/2022

Contos rápidos e fáceis de terminar.
Pelo o título esperava que todo o livro fosse com uma temática mais natalina, infelizmente só foi o primeiro conto mesmo.
Sinceramente não achei uma leitura nada especial e muito marcante, e tive que ignorar certos comentários duvidosos por parte da Agatha ?.

Elyene 27/12/2022

Um pudim gostoso e duvidoso
Minha companhia nesse mês de dezembro! Uma ótima pedida para esse período do ano porque, embora somente o primeiro conto traga um pano de fundo natalino, toda a vibe cozy mystery casa bem com esse fechamento de leituras do ano. Fáceis de ler e rápidos de chegar ao fim, entretem como uma série com episódios de 20 minutos. Meu único porém diante dessa leitura foi a quantidade de vezes que destaquei trechos que evidenciam o lado questionável de Agatha Christie (ainda que fazendo o devido balanceio quanto à época em que foi escrito). Não seria um entretenimento natalino se não viesse com um saborzinho duvidoso, não é mesmo?
Ana Usui 28/12/2022minha estante
Eu fiquei passada como no conto do pudim eles estavam mega acreditando na tragédia na neve lá e mesmo assim aceitando o conselho do poirot de entrar e ir tomar café da manhã. Eu fiquei :0 "gente, que insensível"
E tudo bem que o Poirot organizou tudo, mas o restante não neh.... Tenso

Elyene 28/12/2022minha estante
E só eu entendi errado que no fim desse a cena do visco natalino é com a menina de 15 anos?

Então!!!!!!!!

Ana Usui 28/12/2022minha estante
Mas enfim a passada de pano neh, outros tempos e tal..... (no fundo, por mais que eu adore e admire a Agatha, não consigo deixar de pensar que o Poirot é meio errado muitas vezes...)

Suzy 26/12/2022

6 contos muito legais.
Dos 6 contos eu diria que o 1 que é do título do livro o melhor, ambientado no natal e com uma "brincadeira" do Poirot pra descobrir quem roubou o rubi. Os outros são legais e bem contados. E num dos contos o Poirot lê um jornal e nele começa mexer na massa cinzenta dele pra descobrir o "assassino". Nos contos também por mim mostra um outro lado do Poirot que não mostra muito nos outros livros, tipo os métodos, mostra como ele faz e em alguns livros ele comenta como fez, e você só imagina como foi.