A Aventura do Pudim de Natal

A Aventura do Pudim de Natal Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Aventura do Pudim de Natal

Gleydson @juristageek 23/03/2020

Agatha Christie jamais decepciona!
Bem, não há como falar sobre Agatha Christie sem destacar sua genialidade. Até mesmo quando as coisas se mostram previsíveis, ela nos prova que não. Até mesmo quando você consegue adivinhar o assassino, ela revela uma motivação que você jamais teria imaginado.

Os personagens são típicos de uma obra da rainha do crime: alguns cativantes, outros dignos da nossa desconfiança e outros totalmente odiosos. Apesar de serem contos, os personagens são muito bem construídos, cada um com suas peculiaridades e com a personalidade bem definida.

Ao meu ver, o único ponto em que a obra deixa a desejar é no tamanho de alguns contos. Há uma certa discrepância: alguns são extremamente curtos, enquanto outros são bem maiores. Um deles, inclusive, quando eu menos esperava, acabou. Mas vale ressaltar que estamos tratando de uma obra de contos, não uma história só que se desenvolve durante todas as páginas, então, não vejo motivo para dizer que isso é um ponto negativo, pois a essência da autora permanece.

É uma leitura muito gostosa, afinal, e não requer nenhum conhecimento prévio, então, você pode muito bem adentrar no universo da rainha do crime pela obra em questão, sem ter prejuízo algum no entendimento dos personagens e das histórias. Claro, não é o primeiro livro em que Hercule Poirot e Miss Marple aparecem, mas isso não é nenhum problema: ambos estão brilhantes, como em todas as obras que aparecem.

Por fim, se eu tivesse que escolher os contos que mais me encantaram, eu não conseguiria. Eu adorei a obra como um todo e cada um dos contos teve pontos que mais me encantaram. Agatha Christie jamais decepciona!

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Erick 01/01/2020

2020.
Primeira leitura do ano, não poderia ser com outra autora, Agatha Christie, nesse livro temos 3 contos, que na minha opinião não são os melhores , mas que são bons, eu particularmente gostei do primeiro que leva o título do livro.

Letícia B. 25/12/2018

Ótimo pra quem gosta de livros de investigaçqo criminal. É um livro com contos rápidos, muito bem escrito e arquitetado. Recomendo!

Fimbrethil Call 18/10/2018

Gostei!
Gostei desse livro, com contos tanto de Poirot quanto de Miss Marple.

Rosy Sales 24/07/2018

Triste!
Me perdoem os fãs de Aghata mas que livrinho ruim, misericórdia!

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

?Não Coma O Pudim de Ameixas?
Para o Natal de 1960, Agatha Christie lançou uma seleção de seis novelas policiais que já tinham sido anteriormente publicadas com sucesso em jornais ou revistas. Na introdução do livro, ela afirma que escolheu um cardápio completo para a ocasião, portanto, vamos a ele:

Entradas:
1. "O Sonho"
O magnata Benedict Farley anda perturbado: sonha com frequência com seu suicídio. Quando seu pesadelo vira realidade, Poirot passa a suspeitar que, contrariando as evidências, ele pode ter sido assassinado.

2. "A Extravagância de Greenshaw"
A proprietária de uma extravagante mansão é morta com uma flechada no pescoço. Com inúmeros suspeitos, ninguém sabe quem vai ficar com sua herança. Miss Marple elucida impecavelmente o crime, pondo um ponto final no assunto.

3. "Poirot Sempre Espera"
Ruben Astwell aparece assassinado em seu escritório. Ele havia discutido com o irmão, a mulher e o secretário, mas é seu sobrinho quem acaba acusado pelo crime. Por sorte, Poirot acredita na inocência do rapaz e não irá sossegar até descobrir o verdadeiro criminoso.

Pratos Principais:
1. "A Aventura do Pudim de Natal"
Graças ao sumiço de um valioso rubi, o detetive belga é convidado para uma ceia de Natal tipicamente inglesa. De olho no suspeito, um estranho bilhete vem parar nas suas mãos: "Não coma o pudim de ameixas". O que pode haver por trás dessa advertência?

2. "O Mistério da Arca Espanhola"
Após uma festa, um convidado é encontrado morto dentro de uma arca na sala de estar. Mr. Clayton, o anfitrião, é acusado do assassinato e depende exclusivamente da argúcia de Poirot para provar que não foi ele quem esfaqueou o sujeito, curiosamente, o marido de sua amante.

Sobremesa:
"Vinte e Quatro Melros"
Após dez anos, o freguês de um restaurante altera repentinamente seus hábitos. Além de aparecer em outros dia e horário, escolhe pratos que jamais foram de sua preferência. Poirot, intrigado, resolve investigar.

Alguns desses episódios apresentam personagens de outras obras da escritora, como Miss Lemon, a eficiente secretária de Poirot; George, seu dedicado mordomo, Raymond West, um romancista que é sobrinho de Miss Marple; e o Dr. Stillingfleet da "Terceira Moça".

De fato, com um estilo gostoso de ler, um pouco de romance e belas descrições das paisagens inglesas, eis uma opção divertida de leitura com ou sem Papai Noel.

Mr. Jonas 12/02/2018

A aventura do pudim de Natal

“Simples, empolgante e irresistível, como uma surpresa de Natal.” Times Literary Supplement

Um corpo apunhalado dentro de um baú. Uma briga familiar que termina em assassinato. Um homem que acredita estar prevendo sua morte em sonhos. Estes são apenas alguns dos mistérios que Agatha Christie apresenta nesta deliciosa seleção de contos, que reúne cinco casos do detetive Hercule Poirot e um de Miss Marple. Na história que dá título ao livro, “A aventura do pudim de Natal”, um príncipe herdeiro pede a Poirot que o ajude a encontrar um rubi que lhe foi roubado. Para investigar o caso, o detetive precisa participar – a contragosto – de uma tradicional celebração natalina inglesa em uma mansão do interior. Mas um bilhete anônimo acaba mudando tudo...

Publicado originalmente em 1960, este livro contém seis histórias escolhidas pela própria autora, que faz aqui uma homenagem às festas de Natal de sua infância.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Beatriz 30/01/2017

Comecei a leitura deste livro achando que encontraria apenas uma história e não é que fui surpreendida com vários contos?! hehe

Logo no início, a autora já explica tudo:

“Este livro de ceia de Natal pode ser descrito como “As Sugestões do Cozinheiro- Chefe”. Eu sou o cozinheiro-chefe!
Os pratos principais são dois: A Aventura do Pudim de Natal e o Mistério do Baú Espanhol; várias são as Entrées: A Extravagância de Greenshaw, O Sonho, e O Reprimido, e há, também, um sorvete de frutas: O Caso das Amoras Pretas.
O Mistério do Baú Espanhol pode ser classificado como um Especial de Hercule Poirot. E um caso em que ele considera ter estado em sua melhor forma! Miss Marple, por sua vez, sempre se orgulha de sua perspicácia em A Extravagância de Greenshaw.
A Aventura do Pudim de Natal é um deleite para mim mesma, uma vez que me faz lembrar, com prazer enorme, dos Natais de minha juventude.”

Como a mesma explica, é um livro composto por seis contos, confesso que inicialmente estranhei um pouco devido a rapidez com que os fatos ocorrem, normalmente a autora vai construindo os cenários e sentimentos que devemos sentir no decorrer e neste caso não há tanto suspense, é algo mais direto.

♥ A Aventura do Pudim de Natal

Hercule Poirot é convidado a passar o Natal na casa de campo de um príncipe. Inicialmente o detetive não aceita, por ser inglês prefere passar a comemoração em casa da maneira mais confortável e não em uma casa antiga. Porém, depois de muita conversa, enfim, ele aceita. O convite surgiu devido a necessidade do jovem príncipe estar de casamento marcado e ter “perdido” um rubi, joia rara de família, de maneira tola, o que poderia acarretar em um escândalo e posteriormente o fim de seu matrimônio. O mesmo viajou para Londres em busca de diversão e acabou por ficar sem a joia, emprestou a uma jovem e a mesma desapareceu sem dar explicações.

O detetive embarca neste caso pensando que apenas teria que recuperar a joia, porém, se depara com um bilhete misterioso, um pudim repleto de objetos e acaba presenciando até mesmo um crime.

Que conto mais rápido, nem senti o tempo passar. Cheguei a desconfiar do crime, mas me surpreendi quanto a recuperação da joia, hehe.

♥ O Mistério do Baú Espanhol

Neste conto, o detetive Hercule Poirot se interessa por um caso envolvendo um homem encontrado dentro de um baú espanhol com um corte na garganta que está sendo muito discutido no jornal e por conta própria começa a se informar. Posteriormente, o mesmo é convidado pela mulher da vítima, a investigar o crime.

Margharita Clayton lhe explica que o marido recebeu uma carta e que precisava viajar para a Escócia e que por isso não poderia participar de uma festa. Na comemoração estavam vários convidados e como o corpo foi encontrado no recinto, todos se tornam suspeitos. Poirot conversa com todos as pessoas que estavam na festa a respeito do dia do crime e o que pensam a respeito. A partir de uma frase mencionada por um dos convidados do clássico “Otelo”, o detetive começa a fazer uma investigação minuciosa.

Devido a lista de suspeitos ser extensa é difícil chegar a uma conclusão a respeito do assassino logo no início. Me surpreendi muito com o desfecho e tenho certeza que muitos leitores também se surpreenderão e não vão nem acreditar na maneira como aconteceu o crime e o assassino, é uma pessoa tão óbvia. (Ok, paro por aqui, caso contrário, algum spoiler acabará saindo, hehe)

♥ O Reprimido

O detetive Poirot recebe a visita em seu escritório de Lilly Margrava, dama de companhia de Lady Astwell. A última lhe pede para chamar o detetive, pois um crime ocorre em sua casa e discorda da decisão da polícia quanto ao principal suspeito. Não consegue crer que o filho da vítima seria capaz de executar tal ato.

Dentre os suspeitos investigados por Poirot estão o secretário, o mordomo, a mulher e o irmão.

Final surpreendente, a autora comprova que até mesmo em poucas linhas pode impressionar o leitor.

♥ O Caso das Amoras Pretas

Poirot se encontra com Sr. Bonnington em um restaurante e eles discutem acerca dos pedidos feitos por homens e mulheres, normalmente os homens gostam de pedir sempre a mesma opção, enquanto as mulheres diversificam. A partir do assunto, o acompanhante do detetive faz uma observação a respeito de um cliente que sempre frequenta o restaurante em dois dias específicos da semana, além de se manter no cardápio e que por um motivo não conhecido aparece em um outro dia e pede justamente pratos os quais abomina.

Poirot ouve o relato do amigo e decide investigar este estranho fato, descobrindo posteriormente que o cliente desaparecido é Henry Gascoigne. O mesmo apareceu nas páginas de óbitos do jornal e o detetive não somente descobre isto como também desvenda o mistério acerca de sua morte.

Eu adorei este conto, é uma narrativa extremamente rápida e muito bem explicada, uma das melhores.

♥ O Sonho

Poirot recebe uma carta de um tal Sr. Benedict Farley, um empresário rico e excêntrico, o chamando urgente. O mesmo conta ao detetive que todo dia sonha que vai até a escrivaninha, pega o revólver e se mata. Completa ainda que nunca foi hipnotizado e que consultou três médicos que foram insignificantes. Poirot fica intrigado com o caso e ainda mais alarmado depois de receber a notícia da morte do cliente. Começa então a investigar e o que a princípio parecia ser apenas uma simples carta, se torna peça fundamental para a resolução do crime.

A trama é muito bem desenvolvida, adorei!

♥ A Extravagância de Greenshaw

Para finalizar, um conto simples e rápido com a presença de Miss Marple. A mesma investiga um crime um tanto quanto estranho, a vítima é assassinada com uma flecha.

Miss Marple para chegar até o autor do crime deve se atentar a pequenos detalhes.

De todos, este foi o mais fraco, esperava mais emoção.

Quando comecei a leitura, imaginei que fosse encontrar mais contos de natal, porém não me decepcionei, pelo contrário, adorei os contos e a maneira com que narram muito em pouco tempo, é fantástico!

site: https://bookandbirds.wordpress.com/2016/12/30/a-aventura-do-pudim-de-natal-agatha-christie/

Biahhy 09/01/2017

Algumas das historias gostei
Aqui neste livro aventura do pudim de natal, são um compilado de historias algumas se passando no natal e outras com nada a ver, e a principal é a com o mesmo titulo do livro, no geral apenas três das historias eu gostei as outras achei meio chatas e entediantes, a maioria dos casos quem resolve é o Poirot tirando a ultima que quem aparece é a Miss Marple pela primeira vez eu vi ela resolvendo um caso e achei bem mais o menos ainda prefiro o Poirot meu segundo livro lido da autora no qual ainda prefiro o primeiro que li, mas este é um livro legal,mas recomendo começar com outro livro da autora caso não tenha lido nenhum livro ainda.

Gladys 09/10/2016

Uma coletânea de contos, alguns bons outros nem tanto...
Mas Agatha é Agatha, até nos livros medianos agrada!

vanessamf 29/03/2016

Resenha
O título do livro refere-se apenas ao primeiro de 6 contos. Como pode ver nos meus diários de leitura, a história é simples, levemente divertida, sem grandes surpresas ou pretensões. Não é obviamente a melhor obra da autora, mas entretém.

Leia mais no blog

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/03/07/literatura-a-aventura-do-pudim-de-natal/

Dose Literária 01/10/2015

A aventura do Pudim de Natal, de Agatha Christie
"A aventura do Pudim de Natal" (original The Adventure of the Christmas Pudding, tradução de Camila Werner, Pedro Gonzaga e Márcia Knop, editora L&PM, 2014, págs. 272) se tornou a minha pior experiência com Agatha Christie. Quem acompanha o Dose Literária ou até mesmo quem está aqui de passagem e acaba topando de frente com algumas de minhas resenhas sobre as obras de Agatha, sabe o quanto sou leitora feliz e obstinada do trabalho dessa fenomenal escritora inglesa. Com seus contos policiais de enredo rocambolesco, a "Rainha do Crime" já me tirou do mais absoluto tédio e empolgou meus dias - em mais de uma ocasião.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/08/a-aventura-do-pudim-de-natal-de-agatha.html

Jadna 02/02/2015

A Aventura do Pudim de Natal - Agatha Christie

Acho que muitas pessoas cometeram o erro de achar que esse era um livro inteiramente de natal e acabaram se decepcionando,ainda mais porque o único conto realmente interessante é A Aventura do Pudim de Natal.

Acho que a Agatha não combina com contos porque justamente por serem pequenos,eles não tem aprofundamento e sempre deixam a impressão de que a resolução do caso surge do nada. Como eu disse,gostei do primeiro por ser de natal,e como li na época,acho que entrei no clima. O único outro conto que foi levemente interessante e que se justificou por ser pequeno foi O Sonho,que teve um final foi bem coerente e surpreendente.

Tomo Literário 13/01/2015

A Aventura do Pudim de Natal - Agatha Christie
O livro “A Aventura do Pudim de Natal”, da aclamada escritora policial Agatha Christie, lançado pela Editora L&PM em 2014, nos apresenta seis histórias em suas 272 páginas. Originalmente o livro foi escrito em 1960 e as narrativas foram selecionadas pela própria escritora, com o propósito de homenagear o Natal, data pela qual Agatha tinha grande saudosismo e afeição.

No prefácio do livro, a autora revela que tem profunda gratidão pelos anfitriões que muito tiveram trabalho e que tornaram os dias de Natal uma memória maravilhosa em sua velhice.

Na primeira história, que dá nome ao livro, Hercule Poirot investiga uma inusitada situação a partir do encontro de uma pedra preciosa que estava escondida num pudim preparado para o Natal. Uma simulação de crime para pregar uma peça no detetive belga toma outro rumo e acaba por surpreender os demais envolvidos.

Na história denominada “O mistério da arca espanhola”, Poirot volta à cena. Dessa vez para desvendar o mistério de um crime, cujo corpo do assassinado foi encontrado dentro de uma antiga arca. O detetive põe em funcionamento suas células cinzentas para desvendar o criminoso.

Poirot aparece ainda em outras três história do livro: “Poirot sempre espera”, “Vinte e quatro melros” e “O sonho”. Com sua perspicácia e inteligência o homenzinho elucida os casos com observação, pistas e seu vasto conhecimento sobre a natureza humana. Ainda que um ou outro personagem o subestime a partir de sua aparência.

“O aspecto cômico e quase ridículo que ele apresentava se opunha à concepção que havia feito dele. Poderia esse homenzinho engraçado, com a cabeça em forma de ovo e o enorme bigode, realmente fazer as maravilhas que lhe atribuíam?”

Em resposta à personagem de “Poirot sempre espera”, podemos afirmar que sim. O detetive é capaz de desvendar crimes que parecem sem solução.

Em “O sonho” um homem morre da maneira que ele acreditava que morreria, tendo inclusive, narrado o fato ao próprio detetive. O homem sonhava com sua morte, por meio de um suicídio que ele cometia com uma arma de fogo guardada em sua mesa. Poirot mais uma vez desvenda o mistério.
Para fechar o livro, a escritora não deixou de fora uma de suas grandes personagens, a simpática e idosa Miss Marple. Ela entra em ação em “A extravagância de Greenshaw”.

Boas histórias, simples, envolventes e com a dose certa de suspense e mistério que a “Rainha do Crime”consegue engendrar. E como diz Agatha Christie em seu prefácio: “(...) Feliz Natal para todos que lerem este livro.”

site: http://www.tomoliterario.blogspot.com.br/2014/12/a-aventura-do-pudim-de-natal-agatha.html