The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

beckkkj 23/02/2024

Magnum Opus
Citando o próprio Oscar Wilde: "Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos." e o Retrato de Dorian Gray é o exemplo de uma bela obra, sobretudo, bem escrita.

Existe todo um pano de fundo sobre essa obra, sobre a vida do autor e como ambos se misturam em certa medida. Essa edição comentada é fundamental para entender melhor sobre isso. Comecei lendo e pensando que talvez fosse um livro que se tornasse muito maior por conta da vida de Oscar Wilde, mas conclui achando que o livro é gigante. Ponto. Por ele em si. Ao meu ver, Oscar Wilde foi um artista além do seu tempo.

O livro é muito profundo em tudo que se propõe a apresentar e tem a dose ideal entre algo parecido com um tecnicismo, contendo algumas teorias e filosofias de pensamento e aquilo que é comum a todos nós: sentimentos, pensamentos e desejos.

O romance se dá, basicamente, a partir de três personagens e suas idolatrias, seja a si mesmo ou ao próximo. Confesso que tive uma certa dificuldade com a leitura no começo, mas a partir de certo momento, o livro tem um "quê" de encantamento. É uma obra prima e não à toa, compõe um dos clássicos literários mundiais.

Por tudo que foi e pela sua vida em si, Oscar Wilde sempre permanecerá vivo. Sua obra é uma - gloriosa - extensão disso.

flora 16/02/2024

O primeiro twink do mundo
Dorian Gray é o twink mais icônico que eu já vi. A escrita do Oscar Wilde é maravilhosa e a história tem uma pegada filosófica que acaba te fazendo continuar pensando no livro mesmo depois de muito tempo após terminar de lê-lo. Dei muitas risadas e me diverti analisando cada personagem, é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa.

Livia176 09/02/2024

Ah a vaidade
Dorian é um menino puro, que não tem noção de sua beleza.
Um pintor o vê numa festa, e encantado pela sua beleza, insiste para fazer um retrato dele. Dorian, não sabe se aceita. Mas no final acaba cedendo. Afinal, o livro se chama o retrato de Dorian Gray, né?

O pintor comenta com um amigo dele que não lá boas coisas, que está pintando um retrato de um moço muito bonito e muito inocente. O, Harry, amigo do pintor pede para conhecer ele. E Basil, diz que não vai apresentar nada que o Harry é má companhia vai levar o menino pro mau caminho.
Só que o guri aparece na casa do Basil para finalizar o retrato. Então ele conhece o Harry, que fala que ele é maravilhoso. Que a beleza dele está sendo desperdiçada. Que tem que aproveitar os prazeres da vida quando ainda é jovem. E o Dorian acha aquilo tudo uma grande besteira. No entanto, o que ele achava besteira sobre vaidade muda quando vê seu retrato finalizado.
E o resto você lê para descobrir!

O autor desse livro foi condenado ao crime de homossexualidade na época do seu lançamento, eu li a versão censurada. Quem sabe no futuro eu leia a versão sem censura.

Um ótimo livro para quem gosta de clássicos.

lacklusterstarchild 29/01/2024

The Picture of the Pettiest Hypocrite
Dorian Gray so enviably beautiful, an innocent child whom shouldn't neither come nor do any harm - or, at least that's what Lord Henry thinks when he whispers to the lad's ear the wish which shall come true: dorian shall keep his beautiful youth while his portrait grows old and wrinkled. For this main charcter it is not the devil for whom he's selling his soul to but rather to his own vanity.

A gothic tale concerning sociopaths, gays, bad decisions through enchanting writing. Such a good classic!

Maria. 15/01/2024

Esse livro me deixou atordoada
"Na dura luta pela existência, queremos ter algo que perdure, por isso enchemos nossas cabeças com lixo e com fatos, na tola esperança de garantirmos um lugar ao sol."

Esse livro foi um misto de emoções e pensamentos, muitos desse último. A narrativa sobre a vida de Dorian Gray foi a melho leitura que fiz esse ano (e falo isso sem medo, mesmo que seja apenas 15 de janeiro.) Como o autor conseguiu colocar tanto de nós mesmos em um livro, eu não sei explicar direito, ainda estou um pouco que atordoada. A influência, "a meninice", o gênio com quem nascemos. "O homem nasce bom, a sociedade que o corrompe." É um exemplo disso para com toda sociedade inglesa e o coração vil de Gray que os encontrou. Não posso dizer que o que aconteceu com ele, sua ascenção e decadência em decisões precárias de moralidade, tenha seguido esse pensamento. Ele por si só tinha o "pecado", como o autor profere, dentro de si, ele apenas comprou sua passagem quando viu a change de explorar isso. Esse livro realmente não foi o mais rápido que ja li, tive que ler bastante durante um dia para poder finalizar em um prazo acessível para ter tempo com os outros que tenho que ler, mas não me decepcionou em nada, foi melhor que todas as minhas expectativas. O deixa mastingando e pensando como algumas ações e reações podem ser tão explosivas para sua volta. Como podemos ser as vezes, tão fáceis para coisas tão banais. Como coisas passageiras se tornam o oceano, e a parte mais importante da vida, sua compaixão e vivência com seus sentimentos, viram nada mais que uma poça de água na estrada quando escutamos a voz da consciência errada.
Adri/Diana 15/01/2024minha estante

Vitória 08/01/2024

Um clássico que vale a pena
"When your youth goes, your beauty will go with it, and then you will suddenly discover that there are no triumphs left for you, or have to content yourself with those mean triumphs that the memory of your past will make more bitter than defeats."

Esse livro precisa ser saboreado, não dá para ler na carreira, é um livro que fala essencialmente sobre beleza, arte, vida e pecado, de como o homem se corrompe na sociedade. O narcisismo do Dorian Gray e a obsessão que todos em volta tem com sua beleza juvenil são os responsáveis por sua ruína e da desgraça que ele trás.
Nunca tinha lido a versão original de como Wilde queria ter feito, pessoalmente prefiro versões posteriores, de qualquer forma, adoro a escrita do Wilde, e como ele flui a história que quer contar. Tem alguns momentos que não me importo tanto, mas que são seguidos de momentos muito bons. É o tipo de livro que lhe marca e que merece uma releitura, facilmente um dos meus favoritos.

"There is no such thing as a moral or an immoral book. Books are well written, or badly written. That is all. [...] All art is quite useless" - OSCAR WILDE

Gabriela3086 27/12/2023

Mais ou menos
A ideia do livro é genial, eu sempre amei o personagem Dorian Gray de outras obras que ele está presente. Uma das minhas ?decepções? com o livro foi não saber como o Dorian fez pra conseguir esse ?pacto? do retrato. Mas olhando para o quadro geral, isso foi o de menos.

A ideia de discutir os morais da época, a arte e falar sobre homossexualidade naquela época é muito interessante, e realmente, a história bruta é muito boa.
Mas acho que o livro se perde MUITO nas divagações filosóficas, e eu nunca gostei muito de filósofos homens que tentam falar o que é certo e o que não é. Por exemplo, a arte do Oscar Wilde pode ser mais estética, mas não tem nada de errado com o realismo ou outras artes que tentam dar sentido a vida.
Então, enfim, as 15 paginas divagando que ele escreveu podiam ter sido beeem reduzidas.

E o principal personagem desse livro que pra mim é o Henry, pois Dorian Gray não seria ninguém sem ele, é um puta de um machista e mau humorado de merda. Infelizmente, otimismo na época vitoriana era difícil, mas ainda odiei ele sendo machistinha.

Dito isso, tenho um puta respeito por quem Oscar Wilde foi e como a obra dele impactou tanto a arte e o mundo, mesmo não sendo exatamente o que ele queria fazer.

Bruna3810 06/12/2023

Vamo lá
Me lembro de ter sido obrigada a ler esse livro na faculdade de Letras. Mesmo por obrigação, realmente curti o livro. Hoje, mais velha, e ainda lendo em inglês, sinto que foi uma leitura enriquecedora, muito melhor que da primeira vez.
É um livro que sempre vou recomendar e é isso

Luis476 21/11/2023

???
Um livro pra quem gosta de saborear momentos de tensão. A história é boa porém o ritmo do livro é lento e perder a essência se lido rápido.

Giullia 13/11/2023

This one is gonna be in english
Hm. this one reminds me of all 50' songs, like the end of the world, emotions, i dont know why, it doesnt fits the aesthetic tough, but whatever, this was the sixth time i read this title, and its been on my favorites forever

Fernandes34 15/10/2023

A good history
Like the old histories, this is a good history with a well known plot twist in the final, the reading is good to people who want to improve their English

Geovani 10/10/2023

Dorian
Livro polêmico por todo contexto que envolveu sua publicação original.
Leitura muito fluida e nem um pouco cansativa.
Mostra como a índole humana pode se degenerar num ciclo inebriante e sem fim.

helnes 15/09/2023

"The only artists I have ever known who are personally delightful are bad artists."
esse livro não seria tão bom quanto é sem Henry Wotton nele. que personagem.
minha única crítica é que não tem um romance homoerótico na história
uepa 15/09/2023minha estante
Vou ler por sua causa idalaa

helnes 15/09/2023minha estante
espero que as traduçoes sejam tao boas quanto a versao inglesa !

helnes 15/09/2023minha estante
se vc for ler em pt ne nao sei mas recomendo ingles

Hmmmmmm

uepa 15/09/2023minha estante
Vou ver se existe alguma versão em pt boa o suficiente

rayning 16/09/2023minha estante
ME ENGANARAM SEMPRE ACHEI QUE TINHA O ROMANCE

helnes 16/09/2023minha estante
TEM UMAS TENSAO ESQUISITA mas nao eh nada pra quem le fanfic gay como hobby

Erika655 27/08/2023

A great book
This is my first book in English and I?m very happy for this. The story is simple and easy, so it?s good for practice.

IGuittis 23/08/2023

Dorian Gray, um jovem da aristocracia, rico, jovem e muito belo. Acompanhamos a história dele que logo de início nos apresenta também o pintor, Basil Hallward, responsável pela grande obra-prima do retrato de Dorian, e ao Lorde Henry, responsável talvez pela grande “maldição” conectada ao retrato.
A sinopse é até bem conhecida, Dorian tem um retrato que sofre todas as modificações do tempo ao invés dele, então os anos vão se passando e ele não envelhece, e sim a imagem no quadro. Caso você não tenha lida ou assistido o filme você pode pensar, assim como eu achava, que as mudanças no quadro era só quanto ao envelhecimento... mas não, a imagem se altera também diante das escolhas morais de Dorian, ou melhor, ela se altera principalmente de acordo com essas escolhas, porque na história em si o personagem nem chega a envelhecer muito.
Então o que acompanhamos é esse jovem sendo corrompido, influenciado e por fim se degradando e se tornando um ser humano horrível.
Eu gostei muito da narrativa, a escrita não é uma das mais fluídas que tem, mas ela não é nada difícil. Essa edição traz diversas notas de rodapé, mas são bastantes mesmo, chegou uma hora que eu já nem acompanhava todas.
Bruno236 23/08/2023minha estante
O Narciso moderno