Entre Quatro Paredes

Entre Quatro Paredes Jean-Paul Sartre

Resenhas - Entre Quatro Paredes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafael549 30/04/2023

Talvez a peça mais louca que eu já li
Não irei falar sobre a história porque é de extrema importancia para a experiencia desta obra que você não saiba de nada. Só leia, vale muito apena, mesmo para qualquer tipo de leitor. Leia agora.

Mile linda 18/04/2023

Esperava muito mais. Senti um vazio ao terminar.

O fato de não ter espelho e cada um ser o espelho um do outro, enriquece a peça.

Lembra muito os gatilhos da quarentena em que éramos obrigados a nos isolar e nossa casa se tornava um inferno por coisas tão simples da convivência.

Freddy Bacus 16/04/2023

Enfim, continuemos
Primeiro de tudo, doido para encenar esse texto. Apesar de não achar genial, revolucionário ou do 🤬 #$%!& , acho que gera uma baita pesquisa cênica e psicológica de cada uma das personagens. A peça acompanha essas três personagens que vão viver a eternidade toda juntas, e por isso, na peça elas, e nós, vivemos todas as sensações possíveis. Elas se amam, se odeiam, sentem nojo umas das outras, cansam socialmente, ficam irritados e revoltados, enfim, todos os sentimentos humanos de uma vida num só quarto, num só grupo e numa não-vida. Falas muito bonitas ao longo da peça apesar de apresentar questões... O texto cansa, Sartre arrasta um pouco, mas indico para aqueles que gostem de teatro e procurem um repertório maior.

Dan 16/03/2023

Uma boa leitura!
Interessante leitura para ser feita antes entrar nos escritos mais densamente filosóficos de Sartre!

anna_lu123 01/03/2023

O inferno são os outros, com seus olhares e seus julgamentos sobre nós, porque no fim das contas, o inferno da humanidade é o próprio ego. Podemos viver na superfície ignorando as nossas sombras, mas uma vez que uma única pessoa tomar consciência daquilo, o controle da imagem que ela tem de você foi perdido para sempre. Eu menti, menti escancaradamente e assumi que menti. Todos os envolvidos sabem que sou uma mentirosa. Meu inferno é saber que não sou mais admirada por eles como já fui. Se é que fui. Pelo menos antes eu tinha o benefício da dúvida. Agora, já nem isso. O inferno é o olhar do outro sobre aquilo que julgamos em nós mesmos, quando na verdade estamos todos preocupados com nossos próprios erros e nossos próprios umbigos, sem sequer perceber que estão todos assim. E aqueles que não estão, os que optam por apontar o dedo para o outro, estão, na verdade, tentando de alguma forma tirar a própria atenção de si mesmo. Viver da própria imagem, na superfície, anestesia a dor da angústia que é encarar a nossa miudeza e a nossa insignificância frente a frente.
Além do mais, o outro é simplesmente um inferno pelo simples fato de ser um espelho, de escancarar, ainda que passiva e inconscientemente, nossos piores defeitos. Nos ofendemos com a nossa podridão, que passeia por ai de maneira ambulante diante dos nossos olhos estampada nas costas dos outros e nos dando a deliciosa ilusão de que estamos imunes porque vemos e condenamos. Ver os nossos defeitos nos outros é a válvula de escape que a inconsciência persegue.

Vitória Romeiro 26/02/2023

O inferno são os outros
Sartre consegue promover continuamente várias reflexões que te instigam. Resumidamente um clássico digno de se tirar o chapéu, sempre adorei o formato textual de peças teatrais tive muito prazer em ler essa.

Cavandri 28/01/2023

Entre quatro paredes, Jean Paul Sartre
O inferno são os outros? Validamos nossas inseguranças no discurso que o outro usa para nos atingir?

Esse livro me trouxe o inside de como é doce e ácido a convivência em sociedade? e é por isso que necessitamos tanto de pausa, ainda que pequenas, como o simples ato de piscar.

O quão importante e necessário são os dias, meses e anos para nos dar linearidade e definir um ?momento? para cada coisa.

Parece natural a existência do dia e da noite porque a vivenciamos todos os dias. É se o tempo fosse completamente linear e contínuo? E se não pudéssemos parar de conviver com outras pessoas?

A vida seria um inferno a céu aberto, como muitas vezes já tem sido.

Esse livro me trouxe muita reflexão, tenho feito muitas perguntas retóricas desde que finalizei a leitura.

Será que o inferno é mesmo uma tortura física ou seria um tormento mental?

Jessica 26/01/2023

" o inferno são os outros"
O teatro acontece no inferno, onde três pessoas ficam num mesmo quarto e cada um atua como carrasco do outro.

tati.milli 17/01/2023

Eu não sou muito acostumada a ler teatro, mas agora vou começar a ler mais. Acho que vou acabar lendo e relendo essa obra várias vezes pq ela diz muito pra mim e com certeza eu deixei passar muita coisa. Acho que sempre vou encontrar nela algo que vai me surpreender, algo novo.

Maria 16/01/2023

nossa eu adoro ler roteiros teatrais
sartre além de filósofo, feio e companheiro da beauvoir também escrevia uns trem bom. se algum dia eu fosse representar essa peça, ia querer ser o criado, porque é o único personagem que preza. odeio todos os outros, e acho que o ponto era justamente esse. parabéns sartre mandou bem estou me sentindo existencialista. ???
Maria 16/01/2023minha estante
*presta

Cristiane 09/01/2023

"O inferno... são os Outros."
Que leitura maravilhosa!!
É de tirar o chapéu, sério!
O ambiente, os personagens, a ideia como um todo... Tudo é incrível!
Muito bem escrito e de facíl compreensão. Esse livro retrata uma visão do inferno e de como cada ser humano seria torturado por toda a eternidade. Nos apresentando a ideia de que certos convívios podem ser uma tortura eterna e que somos nós e nossas ações que moldam o nosso inferno particular.
É um livro curtinho, porém completo. Uma escrita e um nível de pensamento que cativa e que nos faz pensar.
Você se prende na história e só para quando chega no final.
Recomendo muito!

suzy 15/12/2022

Interessante e claustrofóbico
Retrato interessante do que seria o inferno: não são chamas ardentes ou calor escaldante, mas sim outras pessoas. Foi uma leitura rápida e até me tirou algumas risadas, Jean-Paul Sartre soube bem como ilustrar o inferno pessoal de cada indivíduo, particularmente eu concordo demais com esse conceito.

13marcioricardo 06/11/2022

Um dócil inferno torturante.
Peça de teatro onde encontramos a famosa frase de Sartre, " O inferno são os outros ". É uma reflexão sobre identidade e de como o nosso eu depende dos outros. Gostei da nova noção de inferno que o filósofo francês introduziu na obra e do triângulo desenvolvido entre os personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5