Entre Quatro Paredes

Entre Quatro Paredes Jean-Paul Sartre

Resenhas - Entre Quatro Paredes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jaqueline.Saraiva 27/10/2022

Uma alegoria muito interessante sobre afinal a pergunta que talvez seja unânime entre todos os humanos que, independente da crença, tenham em comum: para onde vamos quando morremos? Neste caso, a pergunta é mais direcionada para quem especificamente acredita na dualidade de que nossas a ações de bem ou mal, estabeleça o céu ou o inferno.

elainegomes 17/10/2022

Entre quatro paredes, de Jean Paul Sartre, uma peça escrita em 1944, marcada pelo existencialismo.

Este foi o terceiro livro do mês do horror, e simmmm filosofia também pode ser tema de terror!!!

Por aqui vamos questionar o que é o inferno, seria um castigo eterno, um medo eterno, repetições de erros, mero esquecimento, se é que exista, seria ele realmente conforme a fé cristã? Como seria o seu inferno?

O inferno são os outros!!!!

Gabriel.Larrubia 12/08/2022

Entre quatro paredes... Como todos dizem quando falam desse livro, a peça de onde vem a frase "O inferno são os outros". Pelo jeito muitos se identificam e concordam, eu já me identifiquei muito com isso, mas espero ter mudado um pouco.
Tenho tido contato com psicanálise e por isso quando penso no Outro acabo lembrando do outro que costuma querer ser ouvido dentro de nós, nosso inconsciente.
Como os outros me veem é uma questão muito forte em mim tem bastante tempo, deixo de começar conversas na faculdade por medo de ser inconveniente e falar algo errado e ser conhecido como o cara estranho. Acabei fazendo alguns movimentos esses dias, que podiam ameaçar meu ego, me revelar através da percepção do outro que eu não sou tão bom assim ou coisa do tipo, que sou um covarde, né Garcin, mas acabei tendo surpresas muito boas.
Não to com minha edição aqui pra ver minhas anotações, acabei emprestando assim que terminei o livro, mas enfim. Sim, é impossível se definir sem o outro, mas quem precisa ser o outro? Por que Garcin precisa do amor especificamente da Inês? (isso é respondido na peça, mas apenas da perspectiva de como a Inês é enxergada, não das motivações do Garcin, um pouco até ok, mas como disse uma vez Dunker, "causas não são razões, e razões não são motivos". O outro dentro de mim vale menos que os outros fora? Enfim, a peça é muito boa, o argumento é bem sustentado, o inferno são os outros, mas lembro de uma música que diz que "se tem um paraíso no céu ou um inferno abaixo, isso não importa pra mim, porque eu vejo o rosto de satã quando olho no espelho (kkkkkk calma) e vejo Deus dentro de todas pessoas que conheço." Então sim, o inferno são os outros, mas o paraíso também tá lá, principalmente se depois de desnudados como minhocas, se aceitar o todo e não selecionar o que te interessa pra criticar. Ouvir.
Aliás vai ficar um pouco brega mas a relação da Estella com o espelho e com a própria imagem me lembrou bastante nossa relação com redes sociais etc... a imagem que criamos pra nós mesmos, somos o tempo todo os artistas no palco e o público, e também o público de nossa própria peça. Enfim!

Aninha 29/07/2022

?O inferno são os Outros?. Sartre sem consegue trazer reflexões incríveis. Mais um pra lista de clássicos do ano.

Agadelhacamila 18/07/2022

Reflexão
Sartre navegou por diversos gêneros e as peças de teatro foi um desses gêneros. Entre quatro paredes pra mim é a melhor peça do autor. Ela te envolve e você mata numa lida só. Ela vai falar especificamente de conceitos trabalhados na filosofia do autor como Olhar, O Outro e as Relações. É nela que encontramos a famosa frase "o inferno são os Outros"

Lia 25/06/2022

"Je suis d'un caractère taquin, voyez-vous, et je... j'ai l'habitude de me taquiner. Mas je... je ne peut pas me taquiner sans répit!
C'est déjà tard pour commenter ce livre, mais il faut dire que c'est une aventure mentale, un livre pour le coup, pour la tête détenue des gens anxieuses. La vie avec peur des yeux, de commentaires ce n'est pas une vie. C'est une existance dans un enfer.

Renan 15/02/2022

O Inferno é aqui
"O inferno são os outros", disse Gracin, um dos personagens da peça "Entre Quarto Paredes", de Jean-Paul Sartre. O inferno são os outros... O que é o "inferno"? O que são "os outros"?

Nesse excepcional texto teatral, Sartre se consagrou, definitivamente, como um dramaturgo exemplar, além de exímio intelectual, filósofo e pensador. Sua versão da teoria existencialista (numa tradição que vinha desde Kierkegaard) fica evidenciada aqui, com uma ilustração narrativa de mestre.

A peça: três pessoas distintas, Gracin, Inês e Estelle, que não se conhecem, são postas em uma sala para ficarem juntas por toda a eternidade, no "pós-vida". Todas comentaram graves erros em vida, então são condenadas nessa espécie de "inferno" à eternidade aprisionada, junto às outras pessoas. Aqui é o cerne da questão. As outras pessoas.

O tal "inferno" não é um lugar sombrio com diabretes, estacas, fogo, ou qualquer objeto causador de dor. Não, o inferno são os outros. O julgamento punitivo e castrador do outro, a opinião do outro, a presença do outro! E o pior, não é possível se livrar do outro, pois já estão mortos; a única maneira de lidar com isso é suportar.

Essa metonímia da nossa sociedade não passa despercebida. No final, nós estamos presos, sempre com algum "outro" nos atormentando de alguma maneira, em algum espaço social. Sartre escreveu, em sua segunda peça, uma obra prima, tão primorosa quanto sua filosofia. Leitura absolutamente recomendada.
lele 16/02/2022minha estante
uau arrasou demaiss!! maravilhosa resenhaa ?

Bianca.Arede 20/02/2022minha estante
que resenha maravilhosa!

*Gabi* 08/02/2022

Se ver pelos olhos do outro.
Recebi a indicação de leitura dessa peça em um momento de muito questionamento interior e dificuldade de aceitação. O início da leitura foi um pouco agoniante porque eu não estava entendendo; até que algumas páginas depois captei a mensagem sem que fosse dada a palavra ao local, à cena. Recomecei a leitura e, mais atenta, vi os sinais que a pessoa estava tentando me passar. Todo mundo se questiona em algum momento, então essa obra simples e de leitura rápida, porém muito rica; deveria estar na estante de todo leitor!

Jão 29/01/2022

Vale a pena ler
Uma obra que te coloca frente à uma situação de extrema inconformidade e incompreensão. Mostra o quão ameaçadora pode ser uma experiência de vida com aqueles que não reconhece nossas qualidades e somente menosprezam a forma que nos relacionamos.

Ísis 14/01/2022

Esse livro te faz teletransportar pra história de uma forma bem envolvente! Adorei a forma com que as características dos personagens vão surgindo, através das suas atitudes. Recomendo! Quero ler mais livros nesse estilo teatral.

Nyck 02/08/2021

O inferno são os outros
É uma peça curta com uma linguagem de fácil entendimento que em poucas páginas conseguem despertar grandes reflexões através de três personagens presos em uma sala no inferno.

mariaf.skumagai 05/05/2021

Impossível de encontrar
É uma peça de teatro em um ato, escrita por Sartre e que apresenta uma das suas falas mais famosas ? o inferno são os outros?.
É rápida, com linguagem fácil e profunda em sua discussão! O ruim é que não se acha facilmente para ler.

thai 20/03/2021

O inferno
Li com o intuito de saber de onde vinha a tão falada frase ?O inferno são os outros?, e me surpreendi positivamente. Imagine passar sua eternidade em um quarto com outras duas pessoas desconhecidas e irritadiças, ninguém se suporta e assim vai ser pra sempre. Tudo reina lá, menos a paz. Um bom livro.

Felipe.Camargo 26/02/2021

O inferno são os outros
Pois bem, é agora! O bronze aí está, eu o contemplo e compreendo que estou no inferno.
Digo a vocês que tudo estava previsto. Eles previram que eu haveria de parar em frente deste bronze, tocando-o com minhas mãos, com todos esses olhares sobre mim. Todos esses olhares que me comem! (Volta-se bruscamente). Ah, vocês são só duas? Pensei que fossem muitas, muitas mais! (Ri). Então, é isso que é o inferno! Nunca imaginei... Não se lembram? O enxofre, a fogueira, a grelha... Qu
e brincadeira! Nada de grelha. O inferno...
O inferno são os outros!

1 | 2 | 3 | 4 | 5