Memórias do subsolo

Memórias do subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias do Subsolo

eunbin 07/05/2024

Sou um homem doente
Prepare-se pois acredito que essa venha a ser a maior resenha que já fiz de um livro.
Antes de falar do conteúdo do livro gostaria de dizer que esse é mais um livro que eu AMEI, mas não recomendo para qualquer um (como todo livro de Dostoievski, mas diferente de "Noites Brancas", por exemplo, que eu não recomendo para ninguém apesar de amar, esse eu ainda recomendaria para algumas pessoas). É um livro denso (Dosto coded) e extremamente desconfortável. Em alguns momentos a vontade de genuina de se contorcer por inteiro é bem real.
Na primeira parte do livro, acabei me encontrando com algumas passagens sobre a vida e ainda não quero aceitar que isso é um mal sinal. Mas ora vamos lá
"Mas a vontade, muitas vezes, é até na maioria das vezes, diverge obstinadamente da razão."

Bom, agora vamos falar do livro. Narrador, saiba que você é um insuportável! É de tamanho egoísmo que não sou capaz de mensurar. Seu problema foi olhar demais para si próprio e sentir que era tão melhor do que eles ao mesmo tempo que é extr crítico consigo mesmo.
Seu egoísmo fez que criasse situações horríveis ao longo de sua vida e, após isso, ainda se sentisse no direito de apontar dedos para si mesmo.
Todos odiamos pessoas que reclamam de tudo, que não se contentam com nada, que sempre são melhores que todos e esse era seu problema. Você se concentrou demais em olhar a provável burrice dos outros e não viu a sua própria. Não é chocante que tenha acabado sozinho. Você mesmo sempre esteve ciente disso porque, ao mesmo tempo que dizia que repudia o sistema e as pessoas, você tentava ao máximo fazer parte daquilo tudo.

Por fim, não acho que o sistema esteja certo e nisso concordo com você, mas nunca se deve virar as costas para as pessoas.

xzsatur.no 07/05/2024

?Mesmo com desgosto, a vida é bela.?
?Mas nem disso eu fui digno. Juro aos senhores que ter consciência demais é uma doença, uma doença de verdade, perfeita.?

?Memórias do subsolo?, de Fiódor Dostoiévski, publicado pela primeira vez em 1864. O livro narra a vida de um ex-funcionário público. Fiódor Dostoiévski nos leva para a mente de um personagem perturbado e complexo, conhecido apenas como ?o homem do subsolo?.

E sim, o personagem principal não tem um nome. Sinceramente, eu estava tão focada na leitura que só fui realmente perceber no final do livro. Seu nome são os sentimentos.

A trama é dividida em duas partes. Em sua primeira parte, o livro começa com o narrador-protagonista, um ex-funcionário público que decide escrever suas memórias. Ele nos conta sobre um incidente em que se convidou para uma festa de ex-colegas de turma que claramente não desejavam sua presença. A noite terminou de forma desastrosa, com o protagonista em um prostíbulo, onde ele tenta passar uma lição de moral na prostituta Liza, mas acaba humilhando-a ainda mais que antes.

Já na segunda parte, o narrador nos oferece monólogos sobre sua vida. Revelando sua mente sombria, de um homem amargo com um profundo rancor. Um homem solitário, questionando a sociedade, a razão e até mesmo sua própria existência.

?Eu inventava aventuras para mim mesmo e imaginava uma vida para eu viver.?

Dostoiévski explora temas como a alienação, o isolamento e a busca por identidade e liberdade. O personagem central, com suas contradições e paradoxos, nos faz refletir sobre a natureza humana e suas contradições, mostrando como a racionalidade e a emoção muitas vezes entram em conflito.

Um retrato vívido e perturbador da mente humana, explorando as profundezas do subconsciente. Um verdadeiro labirinto de pensamentos, de emoções que nos faz confrontar nossas próprias dúvidas e angústias. A miséria humana.

Uma leitura completamente indispensável. Quando li a primeira página, ali eu já soube que iria amar o livro e, eu realmente amei muito. Recomendo para quem quer começar a ler Dostoiévski. Livro curto e magnífico!

Quero ler todos e pretendo ler todos os livros de Dostoiévski. Atemporal.

?Deixem-nos sozinhos, sem livros, e na mesma hora vamos ficar confusos, vamos nos perder ? não saberemos a que aderir, o que apoiar, o que amar, o que odiar, o que respeitar nem o que desprezar.?
Luis952 07/05/2024minha estante
Esse é pedrada mesmo. A forma o russo doido apresenta a dualidade humana e a sua crítica ao positivismo, as fórmulas prontas da Palmirinha pra explicar nossa essência é de deuxar qualquer um ainda mais inquieto ?

Luå 08/05/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! Você escreve muito bem, amiga, amo muito suas resenhas. Nunca li nenhum livro desse autor, acredita? Vou começar por esse então.

Yanne0 08/05/2024minha estante
Eu comecei a ler Dostoiévski por esse livro, e não recomendo kkkkkkkkk foi durante um clube de leitura q eu participava.

@Lua, amg, tem livros mais fáceis do Dostoiévski. Noites brancas é um deles. Os irmãos Karamazov tbm (é grande, mas a trama não é complicada). O narrador de "memórias do subsolo" se contradiz demais e a narrativa é mto introspectiva. Não sei se seria o melhor livro pra conhecer esse escritor.

Yanne0 08/05/2024minha estante
Ahhh, e amei a resenha! ???

@Luå, muito obrigada!!
Fico feliz, que bom que gostou.

@Yanne0, muito obrigada!!

xzsatur.no 08/05/2024minha estante
@Yanne0, ?Noites brancas? realmente é um ótimo livro para começar, mas eu particularmente gostaria de ter começado por ?Memórias do subsolo? porque não achei complicado igualmente.

Creio que isso vai de cada compreensão e pessoa.

Yanne0 08/05/2024minha estante
Pois é, "noites brancas" é mais de boas. Faz parte da fase romântica do dostô, a narrativa é linear. Já "memórias do subsolo" eu achei muito pesado. Preciso até reler esse novela, pq na época q eu li, só terminei msm pra discutir no clube de leitura. Gostei? Sim (se não tivesse gostado, não teria lido outros livros do Dostoiévski kkkkkk), mas a leitura não me agradou mto.

lumagoesb 08/05/2024minha estante
suas resenhas estão me dando mais vontade ainda de ler literatura russa!

Luå 08/05/2024minha estante
@Yanne0, bom, acho que vou começar por Noites brancas então, parece ser um ótimo livro. Obrigada pela recomendação, amg!

xzsatur.no 08/05/2024minha estante
@Yanne0, super entendo! Já eu gosto de livros com temas assim, problemáticos.

xzsatur.no 08/05/2024minha estante
@lumagoesb, que bom!! Literatura russa é pedrada atrás da outra, mas é um caminho sem volta. Adoro, adoro!

Yanne0 08/05/2024minha estante
@Lua, por nada, amg. Espero q goste a ponto de ir atrás de outros livros do Dostoiévski ??

Yanne0 08/05/2024minha estante
@xzsatur.no, então acho q tu vai gostar de "Duas narrativas fantásticas" do dostô (se ainda não tiver lido) kkkkkkkkk "o sonho de um homem ridículo" é uma das minhas favoritas dele

xzsatur.no 08/05/2024minha estante
@Yanne0, ?O sonho de um homem ridículo? eu também adoro! E não, nunca li ?Duas narrativas fantásticas?. Obrigada pela recomendação!! Vou procurar sobre.

Dani.Odete 08/05/2024minha estante
Dostoiévski nos deixa muitas vezes sem palavras.

@Dani.Odete, sempre, totalmente!

Alice2072 06/05/2024

Se você é fã de literatura russa, isso é leitura obrigatória
Incrível a maneira como o personagem principal é caracterizado. Ele claramente é alguém depressivo, e a forma que seus pensamentos e ações são expostos nos ajuda a entender muito as pessoas. Toda aquela preparação exagerada para qualquer coisa que ele fosse fazer, as crises e como ele mesmo se vê, tudo isso é muito "identificável" (gostaria de usar a palavra "relatable", mas ficaria um pouco bobo inseri-la num texto desses).
Eu recomendo. Tem muitas e muitas frases sensacionais nesse livro.

tamesgwrl 06/05/2024

Um divo a frente de seu tempo
Visivelmente uma pessoa emocionalmente instável, mas que sabe disso e que transparece o que há de mais vergonhoso e execrável em si mesmo, expondo e abordando diversos temas ao se afundar no seu subsolo.
A leitura pode até ser difícil, mas vale total a pena.

riskkai 06/05/2024

Esse é meu primeiro livro do Dostoievsky e eu estou sem reação, que livro incrível, a escrita é complicada, mas com o tempo você vai conseguindo.
Amei também as frases filosóficas disfarçadas, simplesmente um gênio.
Preciso encontrar meu subsolo um dia

Lelê 06/05/2024

????????
Dostoiésvski vc é um pai pra mim. O jeito que ele brinca com a solidão e sentimentos que todo mundo tem mas não assume e não percebe é surreal. Ele te faz pensar e perceber coisas que nem nos seus dias mais filosóficos vc faria

roninhowv 05/05/2024

Uma leitura desafiadora?
Confesso que achei o início da obra um pouco confuso e tedioso, tive que lê-lo novamente para conseguir entender, mas, depois da releitura, fluiu.

A obra é introduzida com a apresentação do narrador-personagem, o qual, aos seus 40 anos se pega reflexivo sobre sua vida, sobre todas as suas arrogâncias, todas as dores e vergonhas passadas. Logo em seguida começa a dissertar acerca de sua perspectiva mundana, principalmente, da justiça, vingança e de como as ações -ou a ausência delas- podem interferir nos arrependimentos e nos caminhos da vida.

O narrador remete ao Subsolo como um lugar de refúgio dos ?Homens Camundongos?, ou seja, a metáfora funciona da seguinte forma: esses homens do pensamento acabam se ?entocando? quando são postos diante de situações de estresse ou na necessidade de vingança, acovardando-se no subsolo, nos devaneios.

A segunda parte do livro é mais fluída e se dá início contando a história da vida do personagem a partir de seus 24 anos, e este, conta situações diversas das vezes em que queria escapar de seus devaneios/sonhos e ficava diante de dilemas entre vinganças e perdões. Além disso, relata o motivo de estar escrevendo, segundo ele, nenhum homem é capaz de escrever sobre si mesmo sem contar mentiras que visem seu próprio enaltecimento, logo, a escrita desse livro é feita com o objetivo de contar sua história de forma transparente, sem mentiras, apresentando as suas vergonhas, sucessos, tristezas e desavenças da forma mais honesta possível, com todos os fatos e arrependimentos.

São diversas histórias de como o narrador-personagem se sentiu diante de situações em que foi considerado indiferente, invisível, inferior por pessoas que se consideravam superiores a ele.

Frases que me chamaram atenção:

1 - ?As nossas vontades são, na maior parte, equívocos devidos a uma concepção errada sobre as nossas vantagens.?

2 - ?O homem é uma criatura volúvel e pouco atraente e, talvez ame apenas o processo de atingir o objetivo, e não o próprio objetivo.?

De Amendola 05/05/2024

Um livro muito bom e bastante reflexivo.
Me lembrou muito A Morte de Ivan Ilitch.
Vale a pena a leitura!

Paula 02/05/2024

O livro, pra mim, foi sobre olhar pra dentro. Olhar pra denteo e encontrar o personagem dentro de si algumas vezes. P roposta do livro é afundar no próprio interior e entender os desejos e vontades mais obscuras, e se propor a refletir de onde elas vem. Sem se afundar no próprio eu e chegar ao subsolo de forma irreversível, tão aterrado no próprio eu e incapaz de ver o mundo com um filtro de distorção.

Ãsis 02/05/2024

Eu amei o desafio, o livro em si me desafiou o durante toda a leitura.O anti-herói me deixou em situação de desconforto quase físico, um misto de reprovação com identificação. Afinal, o subsolo humano foi bem retratado.
As reflexões são lindas, a proposta é incrível, o anti-herói, introspectivo e com altos níveis de insegurança me trazem reconhecimento, mas acho que é o tipo de livro que você precisa estar pronto pra absorver o subsolo que se encontra, neste momento a forma da escrita me fez questionar as 5 estrelas, talvez não fosse meu momento para lê-lo.

LuccySwan 02/05/2024

"Memórias do Subsolo", de Dostoiévski, é uma obra que me conduz a uma viagem pelas profundezas da mente humana, um mergulho no abismo de nossos pensamentos mais íntimos. Cada página é uma experiência que me faz afundar ainda mais no sofá, imerso em uma narrativa que me envolve por completo. A leitura dos russos torna-se, para mim, uma jornada sem retorno, uma vez iniciada.

Este livro não é uma leitura fácil, mas é exatamente essa complexidade que o torna tão cativante. Dostoiévski habilmente entrelaça elementos filosóficos com momentos de humor, desafiando-me a cada página. Ao longo da obra, ele nos confronta com a tendência humana de buscar a infelicidade, mesmo quando todas as condições para a felicidade estão ao nosso alcance.

Uma das grandes satisfações dessa leitura é a defesa fervorosa da liberdade individual. Dostoiévski nos convida a enxergar a realidade de maneira mais profunda e crítica, questionando as convenções e os padrões pré-estabelecidos. Ele nos faz refletir sobre o paradoxo humano de buscar o sofrimento, mesmo quando temos tudo o que precisamos para ser felizes.

Ao longo das páginas, surge a sensação de que Dostoiévski está nos alertando contra a tentativa de catalogar ou padronizar a complexidade da natureza humana. Ele nos lembra que a verdadeira liberdade reside na aceitação de nossa imperfeição e na recusa em ceder à pressão de uma perfeição artificial.

Recomendo fortemente a leitura de "Memórias do Subsolo" a todos aqueles que buscam uma experiência literária profunda e enriquecedora. Esta obra não apenas desafia nossas concepções sobre a vida e a existência, mas também nos recompensa com insights e reflexões que ecoam muito além das páginas do livro. É uma leitura que fica gravada na mente e no coração, convidando-nos a contemplar o mundo de uma maneira totalmente nova.

Marley,comY 01/05/2024

Denso e úmido
Sinto ainda o gosto da terra molhada pela neve. O narrador e personagem se esconde dentro do seu subsolo e lá deixa com que seus pensamentos tomem conta de suas ações e sentimentos. Apesar de tudo, apesar da ignorância dele, do orgulho exacerbado, ainda é um ser humano, e desaba em pranto.

Solange.Pereira 01/05/2024

Confuso
Confesso que não entendi muito coisa, uma narrativa diferente do que costumo ler, porém consegui concluir a leitura e compreender porque o sucesso de Dostoiévski se perdura até os dias de hoje.