Memórias do subsolo

Memórias do subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias do Subsolo

Lucas1429 14/04/2024

Saindo do subsolo da alma
Neste pequeno livro, Dostoievski consegue, uma vez mais, nos mostrar o âmago da sua personagem, de forma que o "subsolo" pode ser visto como o próprio interior da personalidade, da psique, dela. No decorrer do livro, dividido em duas partes, conseguimos sentir a angústia, o rancor, a infelicidade, com pequenos lampejos de alegria, mas sobretudo a contradição interna do complexo personagem.

sam (?) 13/04/2024

O quão perdido pode estar um homem?
Ler um livro do Dotoievski é sempre uma epifania e um exércício do que há em nós que se esconde (de propósito) no mais fundo poço de nossas consciências, é uma experiência única.
Nese livro o personagem principal é excepcionalmente mais miserável que em outros contos do autor, talvez justamente por ter uma escrita tão íntima e próxima, como ler o diário de um homem, ou seus próprios pensamentos mais sorrateiros. Os sentimentos se tornam muito individuais.
Ótimo livro.

Tha 12/04/2024

Intenso e reflexivo
Memórias do Subsolo retrata o homem do subsolo, que, por curiosidade, não é lhe dado um nome.

Este personagem é uma pessoa desagradável, medíocre, soberba e invejosa. Durante vários momentos do livro é possível ter uma série de sentimentos ruins por esse personagem, pois ele tem essa mesma leitura sobre sua personalidade e comportamento e se delicia com isso, flertando com um autoflagelo.

O personagem é uma pessoa quebrada, que se encontra no subsolo física e mentalmente. Ele deixa aflorar o seu lado mais sombrio e não se esconde na sua perversidade. Isso nos traz a reflexão de que todos nós temos o nosso subsolo e cabe a nós tratarmos da maneira mais digna e plena.

OBS: incrível perceber a semelhança dos personagens de Dostoevsky. Sombrios, com um turbilhão de pensamentos e carregando uma enorme culpa.

Rafael1603 12/04/2024

Todos temos um pé no subsolo
Me identifiquei com o protagonista em alguns momentos. O subsolo é a fuga da "vida vivida", das dificuldades, mas também das belezas, que o ato de viver proporciona. É tentador se refugiar de tudo e de todos para viver no seu mundinho. O subsolo não é a busca por conforto e bem-estar, mas a ilusão da autossuficiência.

brrruna 12/04/2024

Isso não é um autor isso é uma garota!
Dostoiévski é um dos meus novos autores favoritos. Nesse livro especificamente, me senti tão representada (ele não CALA A BOCA, igualmente minha cabeça nos dias mais normais), pra tudo ele nos dá uma explicação enorme e acho muito engraçado como ele interage com o leitor e faz suposições que ele mesmo cria (paranóico). Apesar de tudo eu amo as reflexões que ele traz nesse livro, adoro abrir discussões com elas. He is just a girl! ??

rafamassagardi 12/04/2024

"Nós já nascemos mortos"
Ninguém lê Memórias do subsolo; o que acontece é justamente o contrário: Memórias do Subsolo te lê.
Nesse sentido, o livro aborda a psique humana num nível extremamente profundo, nos apresentando seu lado mais obscuro e soterrado: o subsolo. Assim, na primeira parte da obra, o protagonista nos mostra esse lugar sombrio em que seu ser se esconde; e, na segunda parte, ele conta sobre sua vida com essa mesma perspectiva.
É um escrito impressionante, que explora diversos cantos sombrios da mente humana, tais quais o orgulho, o medo, o paradoxo, a miséria e o sofrimento, um prazer que o ser humano não renuncia, consoante ao próprio narrador.
Recomendo absurdamente!!

Lulu Villas 13/04/2024minha estante
TO LENDO TAMBÉM

rafamassagardi 13/04/2024minha estante
Aaaa que tudo

Lulu Villas 17/04/2024minha estante
Rafa eu acho que li errado, porque eu não gostei assim não kkkkkkkkkkkkk??

rafamassagardi 17/04/2024minha estante
KKKKK sério? Ahh que pena

cainscave 11/04/2024

é fácil de ler, bastante identificável também, e triste por isso eu demorei tanto pra acabar um livro curto assim, mas é algo bom, o final melhora bastante, é muito triste e por isso muito identificável, não quero falar mais sobre esse livro, só eu e minha mente sabe como foi a leitura disso, e agora já acabou, foi uma experiência né, boa mas triste.

Pâm :) 11/04/2024

achei uma obra prima
incrível

Mariza Matheus 09/04/2024

Denso e cansativo
Leitura densa, chegando a ser cansativa na primeira parte.
Como psiquiatra, achei interessante tentar desvendar o possível transtorno de personalidade dele.
Mas, por outro lado, no final foi interessante e a leitura fluiu.
Não recomendo como primeira leitura de Dostoiéviski.

Denão 08/04/2024

Achei a narrativa bem peculiar. Temos a história de um sujeito corroído pela inveja e pele necessidade de se alienar, cada vez mais, da sociedade para que esse sentimento não lhe sufoque.

Tal necessidade o lança à beira da loucura, na medida em que flerta com o último degrau do desespero humano.

Carine.Milani 08/04/2024

Quem é você no subsolo
O que me ocorreu a todo momento durante a leitura do livro é que eu também possuo um subsolo. E é difícil encarar isso.

manupst 08/04/2024

Primeiro livro que leio do Dostoievski, livro curto mas da muito conteúdo para reflexão. Por diversas vezes me vi no narrador, outras sentir vergonha alheia, outras tive raiva dele. Bom livro.

carlosmanoelt 08/04/2024

?O que é melhor, felicidade barata ou sofrimento elevado??
?Memórias do Subsolo" de Fiódor Dostoiévski é uma obra da literatura russa que mergulha nas profundezas da psique humana, explorando temas como o isolamento, a alienação, a liberdade e a busca pelo significado da existência. Dostoiévski usa o protagonista, um homem alienado e amargurado, para criar uma narrativa densa e introspectiva, que desafia as convenções sociais e psicológicas. Através de monólogos interiores e uma linguagem intensa, o autor expõe as contradições e complexidades da condição humana, deixando o leitor imerso em reflexões sobre a natureza do homem e sua relação com o mundo. É válido apontar que a estrutura fragmentada da obra e o pessimismo latente podem tornar a leitura desafiadora para alguns leitores menos familiarizados com a densidade da prosa de Dostoiévski. No entanto, é inegável que "Memórias do Subsolo" continua a ser uma obra influente e provocativa que convida à reflexão sobre as nuances da existência humana.

_izz.1d 07/04/2024

Uma felicidade barata ou um sofrimento elevado?
Achei incrível como o protagonista se expõe ao ridículo e tem diversos dilemas morais sobre isso. consigo perceber toda a humilhação dele quando fica bêbado, e mesmo assim, mesmo sendo ridículo, algumas partes são inevitavelmente identificaveis. definitivamente te faz pensar por um tempo
porém, foi meu primeiro do dostoievski e acho que simplesmente nao tava acostumada direito a escrita dele. demorei metade do livro pra perceber mesmo o que tava acontecendo e isso ferrou minha experiência. deixei mt coisa passar batido
pretendo reler????

Miireexs 06/04/2024

Eu sou um homem doente... Sou um homem mau
Uma leitura bastante difícil de se entender, mas os pensamentos do personagem fazem com que nos identifiquemos em alguns trechos e nos faz pensar e refletir. Pretendo reler em algum outro momento, pois não entendi de fato tudo.