Animal Farm

Animal Farm George Orwell

Resenhas - Animal Farm

Matheus Bonfim 26/06/2020

Uma leitura pesada
Uma história clássica, daquelas que a pessoa pode até nunca ter lido mas conhece. Uma fábula que satiriza uma revolução que se tornou uma ditadura até pior que o regime anterior, foi de partir o coração chegar até o final. Contudo, uma baita experiência.

Ju 20/09/2021

Clássico e excelente
Um livro clássico, extremamente bem escrito e com uma história inteligente.
Reli em inglês e foi tão bom quanto a primeira vez.
Excelente livro para ler em uma única sentada.

maria 02/02/2022

Li em um dia, é um livro rápido e que a leitura simplesmente flui. Li ele em inglês e mesmo assim a leitura sempre foi confortável.
George escreveu o livro durante a Revolução Russa e na a história percebemos várias referências a esse momento.
Cada animal representa uma pessoa que de alguma forma foi importante durante a Revolução.
O livro é muito bom e é aberto para interpretações.

luvsanah 21/02/2024

Uma atualidade infeliz.
? No question, now, what had happened to the faces of the pigs. The creatures outside looked from pig to man, and from man to pig, and from pig to man again; but already it was impossible to say which was which ?

??????/5

uau. apenas uau.

não sei como começar a escrever esta resenha porque esse livro parece que, ao mesmo tempo que nos dá muito o que dizer e pensar, não deveria ser avaliado de jeito nenhum ? eita como faz sentido..

?animal farm? foi publicado em 1945, durante a segunda guerra mundial, mas se alguém me entregasse este livro hoje e dissesse ?foi escrito na semana passada?, eu teria acreditado. é simplesmente insano o quão atual este livro é.

«TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS
MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS»

fico enjoada - e frustada também - por termos deixado tudo isso acontecer. ainda deixamos, aliás. eu pensava o tempo todo, ou sempre que os porcos mudavam os mandamentos, ?como que vocês podem ser tão estúpidos e confiar no napoleão assim? parem de tratá-lo como um deus ou algo assim. se ele mandasse vocês morrerem, vocês morreriam? e aí lembrei que isso também acontece hoje em dia. aconteceu com hitler, aconteceu com stalin, aconteceu com mussolini.

e o que é mais assustador é que, porque as pessoas não tomam vergonha na cara, isso está acontecendo de novo.

«Em seus discursos, Squealer falava com as lágrimas escorrendo pelo rosto sobre a sabedoria de Napoleão, a bondade de seu coração e o profundo amor que ele tinha por todos os animais em todos os lugares, até mesmo e especialmente pelos animais infelizes que ainda viviam na ignorância e escravidão em outras fazendas.»

isso é uma loucura. é frustrante porque sei que isso acontece hoje. em 2024. isso me deixa doente e com raiva, porque como as pessoas podem ser tão ingênuas? e isso me faz pensar: eu também sou assim? eu também confio facilmente? e simplesmente aceito tudo o que as pessoas me dão, sem questionar? (esse livro mostra o quanto a ignorância é prejudicial. pessoas, questionem TUDO que o sistema vos oferecer)

o final foi incrível. tive pena dos animais, claro que tive, mas gostei de como orwell foi inteligente no final. e foi engraçado porque em algum momento podemos ver claramente que ele estava apenas tirando uma com a cara dos ditadores.

foi uma ótima leitura ? um pouco difícil em termos de compreensão já que inglês não é minha primeira língua ? e com certeza lerei mais livros de orwell!
liivsreading 21/02/2024minha estante
amo suas resenhas ana, perfeito! esse livro é completamente necessário.

luvsanah 21/02/2024minha estante
@liivsreading vamos casar livs ?

Zé Nobody 25/07/2021

Uma cachorrada
Ia falar que foi uma "porcaria," pena que o adjetivo não demonstra qualidade positiva.
Errr, toda uma cachorrada de críticas sociais, só queria entender porque todos os animais são tão burros, entendo que faz parte da imagem de alienação e se deixar cegar por um ideal mas mano????? os cachorros a solta.
Enfim, foi ótimo, de agora em diante olharei para porcos com uma expressão de apreensão e nojo "eu sei o que você está tramando, nojento."

DouglasCruz 29/03/2023

Profético
Ler essa obra me fez perceber as diversas semelhanças com os movimentos políticos da atualidade. É inegável como temos porcos na política e como eles buscam controlar nossas vidas em todos os momentos se passando por bons samaritanos.
Essa leitura é importante para compreender os a maneira com que regimes autoritários podem acontecer.

Luiz 14/06/2021

Metáfora perfeita
Impressionante como George Orwell conseguiu fazer uma metáfora pefeita e demonstrar como os regimes autoritários começam. De uma ideia boa e abraçado pelo povo até a derrota total.

yas.min 17/06/2021

Esse livro consegue entregar basicamente a mesma mensagem de 1984 de uma forma muito mais rápida e objetiva.

Assim como 1984, é triste ver como o comportamento das pessoas no poder continua essencialmente o mesmo.

Milinha 20/02/2022

alguns animais são mais iguais
livro pequeno e rapidinho, mas cheio de significados e boas reflexões. uma otima leitura, recomebdo ler também o prefácio da edição ucraniana escrito pelo próprio orwell.

Isa F. 17/07/2013

Four legs good, two legs bad!
Animal Farm ou A Revolução dos Bichos (título brasileiro), sem dúvida, é o melhor romance satírico que já li!

George Orwell foi um crítico ferrenho aos regimes totalitários em voga quando da publicação de suas obras. Nesta fábula jocosa e sarcástica retratou, especificamente, a ditadura stalinista decorrente da Revolução Russa. Vários personagens históricos estão presentes nessa alegoria, muito bem representados na forma de seres humanos exploradores, porcos espertalhões, corja de cães, ovelhas burras, cavalos trabalhadores, patos, galinhas, gansos e outros. Dá para identificar o desfile de algumas figurinhas carimbadas na pele de algum animal. Estão todos lá: Lênin, Marx, Trotski, Stálin, KGB, proletariado etc.

Creio que sua crítica social ainda continua muito viva e pode ser facilmente transposta para os dias atuais. Enfim, uma obra instigante e digna de cinco estrelinhas!

Diegol_Ramos 11/07/2020

" [...] it was impossible to say which was which"
Apesar da sátira direta ao comunismo soviético, o livro demonstra as práticas comuns de governos autoritários em todo mundo, onde destacam-se o processo de desinformação, manipulação de dados, destruição do passado, assassinato de reputação, um líder proclamado como “a voz do povo”, incitação a um vocabulário limitado e repetitivo (four legs good, two legs bad), opressão de liberdades e ideias, estado extremo de ameaça sempre buscando culpados e conspirações externos.
Uma das etapas mais divertidas da leitura é identificar os paralelos que o autor faz entre os animais e personagens históricos: Napoleão/Stalin, Snowball/Trotsky, Moses/Igreja etc. São vários.
Triste notar que mesmo após tantos anos, ainda conseguimos ver no mundo exemplos semelhantes à Manor Farm.

Yas 26/11/2021

Clássico que merece ser lido por todos!

Nunca senti tanta raiva de um animal, no caso um porco hahaha