Animal Farm

Animal Farm George Orwell

Resenhas - Animal Farm

Olívia Saldanha 14/06/2021

Este é sem dúvidas um dos melhores livros que já li em minha vida. Apesar de ser um livro pequeno ele é grande em genialidade, e infelizmente muito atual. De maneira simples e didática consegue explicar para qualquer um o que é um governo populista, e o que o culto à personalidade de um líder político pode fazer com uma nação (ou fazenda).

Katharina 06/03/2016

Marquei com reli "Animal Farm", (George Orwell)
Nada mais oportuno do que reler Animal Farm diante do atual quadro político brasileiro. Uma excelente alegoria dos sistemas de governos totalitários no mundo, que subjugaram nações inteiras através de uma forte propaganda partidária, cujo intuito maior jamais, em lugar algum do planeta, foi trabalhar pela causa comum, mas pela perpetuação do poder político dos seus representantes. A História da humanidade comprova a veracidade desses fatos. A literatura os retrata.

Daniel.Martins 23/11/2015

Obrigatório
Às vezes, as melhores coisas da vida são mesmo as mais simples.
E é nessa categoria que se encaixa a revolução dos bichos (Animal Farm) de George Orwell.
O autor, que nasceu na Índia nos traz a simples história de um grupo de animais que resolve acabar com as injustiças causadas a eles pelos humanos, tomando para eles o controle da fazenda onde vivem.

O lema que vem na contra capa do livro já diz: "todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros"

É com esse clima que a história, curta e precisa, nos leva a perceber o quanto o poder corrompe quem o tem. A sociedade igualitária dos animais é, nada mais, nada menos, do que um imenso paralelo com sociedade humana.

Aqui cabe uma advertência. Esse livro foi usado durante a guerra fria como propaganda pró capitalismo, pois entendia-se que o sistema que ele critica é o comunismo. Não caia nessa. O sistema criticado é todo aquele que oprime muitos para privilegiar uns poucos. Não perca seu tempo misturando política com essa espetacular obra literária.

Em suma, é um livro que todo ser humano deveria ler uma vez (ou mais) na vida. Deveria ser usado nas escolas.
É divertido, é simples, é uma lição de vida.
Leia!

site: www.desinformadoss.blogspot.com

arthur1249 01/10/2023

Muito bom, explica de uma maneira mais lúdica a formação de uma ditadura e como ela prejudica quem está sendo comandado

Vic Camarotti 22/09/2022

O livro Animal Farm de George Orwell retrata o sonho de uma revolução e de um mundo onde ?todos os animais são iguais?, mas será que são mesmo? Quando começa, os animais estão insatisfeitos com suas vidas, estão com fome e cansados de trabalhar como escravos. A revolução é apenas uma ideia de que algum dia os animais seriam capazes de governar a fazenda com base nos ideais e mandamentos do animalismo, e ter uma fazenda conduzida igualmente por todos os animais. A rebelião acontece e os animais tomam conta da fazenda, a princípio os porcos, que eram os mais inteligentes, são os que organizam as reuniões e assembléias, mas isso não demora muito. A expulsão de Bola de Neve, um dos heróis da revolução, faz de Napoleão, um líder, e ele faz várias mudanças nas regras da fazenda, regras que lhe são favoráveis, regras que aumentam seu poder. Napoleão roubou um dos planos de Bola de Neve, que é a construção de um moinho de vento, que se torna o principal projeto da fazenda e também um símbolo de esperança para os animais. O moinho de vento foi construído e reconstruído várias vezes e todos os dias eles trabalhavam ainda mais do que no dia anterior, mas disseram que o fariam porque agora estavam trabalhando para si mesmos. À medida que a ditadura de Napoleão se estabelece, ele começa a fazer mudanças nos mandamentos e governa com base na opressão e na persuasão, para que ninguém questione o que ele faz. Napoleão não fez nenhuma mudança na vida dos animais, eles ainda eram escravos e ainda estavam com fome e a diferença é que eles foram encorajados por discursos que os convenceram de que eles estavam trabalhando para eles mesmos e eles apenas concordaram com tudo que os porcos diziam e continuaram trabalhando cegamente. O livro critica a sociedade ao revelar que não importa quem está no comando, ou quem é o líder, pois quando eles chegam ao poder, ficam cegos por todas as possibilidades do que podem fazer por si mesmos e acabam se transformando em o que eles eram contra o tempo todo. George Orwell fez uma análise perfeita de como os desejos e vontades egoístas podem vir antes de toda uma revolução e todo um sonho de um mundo melhor só por causa da busca pelo poder.

Aleksia 25/03/2021

Crítica impecável
Eu não consigo colocar em palavras o quanto eu amei esse livro, eu particularmente sou uma grande fã de críticas sociais e a desse livro é extraordinária.
Eu amei o jeito como o escritor descreveu o desenvolvimento de um regime autoritário e a contradição que os ?governantes? desenvolveram. Mesmo que o livro tenha sido escrito décadas atrás é impressionante com alguns fatos encaixam perfeitamente na política atual.
É incrível ver até onde alguém pode ir por poder e o quanto isso pode lhe corromper.

Bryannie 04/04/2023

Animal farm
A história tem como espaço central uma ?revolução? de animais, estes discutem e almejam a construção de uma sociedade ideal. Para isso, eles criam um conjunto de regras e começam a pensar numa revolta contra os humanos, sobretudo, seu dono, Sr. Jones.

Está obra é uma fábula que fala sobre a manipulação política e revolta e é uma sátira sobre a ditadura Stalinista dividida em 10 capítulos.

Carol 08/01/2021

?Crítica social foda?
O tipo de livro que te faz refletir sobre as ações humanas e seus impulsos. Uma ótima leitura, mas não entraria nos meus livros favoritos.

Leo 01/05/2020

Clássico atemporal
As críticas apresentadas por George Orwell nessa obra são relativamente claras, não sendo difícil compreender as alegorias que faz, sendo possível traçar paralelos com qualquer período da humanidade (mas principalmente com o contexto da época). Não apresenta, ao meu ver, qualidade literária comparável a sua outra obra, 1984, mas não deixa de ser uma leitura sensacional, forte e atemporal.

Marcos606 14/06/2023

Sátira anti utópica de George Orwell, publicada em 1945. Uma fábula política baseada nos eventos da revolução bolchevique na Rússia e na traição da causa por Joseph Stalin. O livro diz respeito a um grupo de animais de curral que derrubam e afugentam seus mestres humanos exploradores e estabelecem uma sociedade igualitária própria. Eventualmente, os líderes inteligentes e amantes do poder dos animais, os porcos, subvertem a revolução. Concluindo que “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros” (com seu adendo ao sétimo mandamento dos animais: “Todos os animais são iguais”), os porcos formam uma ditadura ainda mais opressiva e sem coração do que a de seus antigos mestres humanos.

Yas 26/11/2021

Clássico que merece ser lido por todos!

Nunca senti tanta raiva de um animal, no caso um porco hahaha

Diegol_Ramos 11/07/2020

" [...] it was impossible to say which was which"
Apesar da sátira direta ao comunismo soviético, o livro demonstra as práticas comuns de governos autoritários em todo mundo, onde destacam-se o processo de desinformação, manipulação de dados, destruição do passado, assassinato de reputação, um líder proclamado como “a voz do povo”, incitação a um vocabulário limitado e repetitivo (four legs good, two legs bad), opressão de liberdades e ideias, estado extremo de ameaça sempre buscando culpados e conspirações externos.
Uma das etapas mais divertidas da leitura é identificar os paralelos que o autor faz entre os animais e personagens históricos: Napoleão/Stalin, Snowball/Trotsky, Moses/Igreja etc. São vários.
Triste notar que mesmo após tantos anos, ainda conseguimos ver no mundo exemplos semelhantes à Manor Farm.

Zops 27/08/2020

Mais que uma fábula sobre a Revolução Russa, uma fábula sobre o caráter humano e a obsessão por poder e dinheiro.