O Físico

O Físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Andreia Santana 11/03/2012

A grande aventura da origem da medicina
Os elementos estão todos costurados com maestria: muito romance, sensualidade, aventura, fatos históricos, o cenário da Idade Média e das Cruzadas; além do fascínio ocidental pelos mistérios do oriente. Só a citação dessa lista já faria de O Físico, um livro imperdível para quem aprecia ao menos alguns dos ingredientes descritos acima. Mas Noah Gordon, não satisfeito em reunir tantos ícones do imaginário literário em um único livro, ainda é um bom contador de histórias. Uma verdadeira encarnação masculina de Sherazadi. As quase 600 páginas do livro avançam quase que de um só fôlego e o leitor fica querendo mais.

Para quem não conhece ou nunca teve coragem de ler com medo do tamanho do romance, já que a obra foi lançada em 1996 e está na 14ª edição no Brasil, O Físico conta a história de Rob Cole, um órfão inglês que, após a morte dos pais, termina como uma mistura de filho adotivo e empregado/assistente de um barbeiro cirurgião beberrão e com ares de saltimbanco na Europa do século XI, obscura, supersticiosa e com o braço repressor da igreja baixando e mandando para o cadafalso qualquer suspeito de bruxaria. Rob, que traz uma espécie de dom místico para curar e deseja vencer a morte e a doença que dizimaram sua família; depois de adulto, ouve falar do mítico Avicena e de uma fabulosa escola de medicina na Pérsia, para onde ele viaja, assumindo a identidade falsa de um estudante judeu... Daí para frente, vocês mesmos leem, senão perde a graça.

A pretensão de Gordon não é contar em termos precisos e didáticos a história da origem da medicina, mas narrar a grande aventura que era ser médico numa época em que enquanto o Oriente era vanguardista e concentrava além de grande riqueza material, uma ainda maior intelectual; o Ocidente afundava em reinados sangrentos e corruptos e nos medos impostos por um cristianismo amargo e inquisidor que impedia acima de tudo o avanço da ciência que coloca a existência de Deus em xeque. A partir da saga do jovem Rob, o autor romanceia o que deve ter sido a realidade de muitos homens - e mulheres de carne e osso naqueles tempos árduos. Havia um conflito profundo entre ciência e fé, como ainda hoje existe. E todos os lados da questão são abordados com grande propriedade e leveza pelo escritor.

Usando figuras reais que se tornaram mito, como o próprio Avicena, Noah Gordon tenta desvestir-se de um possível olhar maniqueísta ocidental e europeu para traçar um panorama da riqueza cultural e social tanto do Islã, quanto do Cristianismo e do Judaísmo medieval e mostrar onde estariam as origens não só do eterno conflito entre cristãos, judeus e muçulmanos, mas das idiossincrasias daquelas que são consideradas as três maiores religiões da humanidade.

Sem defender ou demonizar nenhum dos três credos e sem deixar de apontar as origens históricas para cada um dos bens e dos males que deles resultam, ele transfere para o olhar estrangeiro de Rob Cole a mistura típica de fascínio e repulsa que acomete qualquer pessoa que é tirada de uma cultura e um modo de pensar e confrontada com outra.

No meio disso tudo e para não cansar o leitor, o autor tempera todas as questões filosóficas e dados históricos levantados pelo seu romance épico, com descrições generosas e perfeitas de cenários que vão do susto ao encanto, no compasso do trote de cavalos e dos exóticos camelos. As cores e os cheiros do mundo conhecido naquela época e os temores pelo desconhecido impregnam quem se aventura junto com Rob pela sua jornada.

Que a Idade Média é o tempo histórico mais presente no imaginário coletivo não é novidade, basta lembrar-se da quantidade enorme de romances e filmes que abordam diversos aspectos do período, desde o amor trágico e cortês de Romeu e Julieta, até as lendas da Távola Redonda, passando por toda a mítica de fadas, magos e atos heróicos de cavaleiros de armadura.

Sem abrir mão de uma pitada sutil de sobrenatural(a espantosa capacidade de Rob Cole de curar ou prever a morte), e sem deixar também de citar cenas empolgantes de batalhas dos exímios cavaleiros árabes, Noah Gordon nos oferece outra perspectiva da Idade Média, aquela que debruça-se sobre o fervilhante caldeirão cultural e filosófico de um tempo em que os homens viviam a dúvida de obedecer a um Deus invisível e cheio de regras e preceitos (seja esse Deus cristão, muçulmano ou judeu) e obedecer a própria inclinação natural à curiosidade que leva à evolução.

Tanto para quem é fascinado por história, principalmente a medieval, quanto para quem é fã de carteirinha de um bom romance de aventura, O Físico é leitura mais que recomendada.
LidoLendo 21/01/2013minha estante
Caramba!! Vai escrever bem assim lá longe, viu?! rsrs Perfeita resenha! O livro é ótimo!

Leonardo Zanon 21/01/2013minha estante
Parabéns pela resenha, essa é a melhor resenha que já li na minha vida, tu escreve muito, mas muito bem mesmo. Abraço

Andreia Santana 22/01/2013minha estante
Isa e Leonardo, muito obrigada :)

Denise 20/12/2013minha estante
menina, já pensou em escrever um livro? Eu acho que ficaríamos com gosto de quero mais, boa resenha, quero ler o físico.

Nanda 03/04/2019minha estante
Resenha perfeita!!!

Alexa 16/04/2020minha estante
Menina na primeira frase já conquistou meu interesse, foi pra lista de leitura! Hahaha

Costa147 21/02/2021minha estante
Qualquer pessoa entende perfeitamente ou é preciso conhecer história pra gostar?

Renata 22/06/2023minha estante
Sempre arrasando nas resenhas!!! Adorei o livro. Além de tudo que você citou também bate aquela sensação de ?ainda bem que não vivi nessa época?. A medicina e as ciências em geral

Renata 22/06/2023minha estante
?evoluíram esse tanto que é assustador imaginar que uma apendicite era tão letal. E ser mulher ainda por cima tem um bônus de terror. Pra gente respeitar ainda mais aqueles que ajudaram

Renata 22/06/2023minha estante
?e vieram antes pavimentando esses árduos caminhos.
(To enviando os comentários antes de concluir sem querer. Desculpa ?)

Julio 04/01/2009

Pena que o título não foi traduzido corretamente...
Eu já conhecia o livro, antes de lê-lo, há muito tempo atrás, pois sou médico. O título em inglês é "The Physician" que deveria ter sido traduzido como "O Médico". Infelizmente fizeram uma tradução equivocada do título, mas o livro é realmente fascinante e me trouxe reminiscências da história da medicina. Recomendo como ficção e para quem quiser descobrir um pouco desta história. A leitura deste livro me motivou a ler as suas 2 continuações, do mesmo autor: Xamã e A escolha da Dra. Cole (Os quais também recomendo a leitura...)
Fabiano 09/07/2013minha estante
Concordo com Julio. O título está errado!!!
Eu não sei como postar uma resenha, mas apenas gostaria de dizer para os que, como eu, são fãs do livro, que o filme será lançado neste ano. http://www.imdb.com/title/tt2101473/
Abraços a todos.

Márcia Naur 04/01/2014minha estante
O título está certo, médico em inglês é físico.

Lucas 24/03/2014minha estante
Márcia,
O título está totalmente equivocado. É um dos mais famosos erros de tradução em títulos de livros.
The Physician é Médico. Físico seria The Physicist

Andrielle Domard | @booklandloja 29/08/2019minha estante
Na verdade naquele tempo, todos os conhecedores e estudiosos da ciência seja qual fosse eram chamados de físicos, então o título está certo porque sugere uma denominação provinda dos tempos antigos

Melina.Grill 02/12/2022

O livro é excelente! Já quero ler a continuação! Embora seja uma narrativa muito detalhista em alguns momentos o que, no meu ponto de vista, deixa a leitura un pouco pesada e arrastada, a história é incrível e envolvente.
Rodrigo 02/12/2022minha estante
Infelizmente, não haverá... o autor morreu em 2021... ?

Melina.Grill 02/12/2022minha estante
A trilogia foi concluída. O segundo livro é O xamã e o terceiro é o último judeu

Rodrigo 02/12/2022minha estante
Oxen... e é tudo a mesma história? Valha...

Melina.Grill 03/12/2022minha estante
Siim! É continuação da história do Dr Robert Cole

Guilherme 29/12/2022

Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da doença do lado. O garoto cresce sob os cuidados de Bader, o barbeiro local que promete curar doenças. Ao crescer, Rob acumula todos os conhecimentos de Bader sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, responsável por administrar um hospital. Para aprender com ele, Rob faz uma longa viagem rumo à Ásia.
Lisiane 29/12/2022minha estante
Eu vi o filme, não sabia que tinha o livro.

Guilherme 29/12/2022minha estante
E eu nao sabia que tinha filme

Guilherme 29/12/2022minha estante
Vou procurar pra ver hoje

Lisiane 29/12/2022minha estante
Tomará que você ache, porquê é muito bom.

Euflauzino 18/12/2018

A incansável busca pelo saber

A “medicina é um sacerdócio”. Com essa frase em mente e por tudo o que ela representa, iniciei a leitura deste livro repleto de expectativas. Assim como no clássico “O perfume” de Patrick Süskind, pude sentir toda a gama sinestésica: o aroma das ruas, a pulsação da turba, desejos, sons e cores, descrições precisas às quais imergimos. Uma aula de escrita de um texto descritivo por excelência.

Há tempos aguardo a leitura de O físico (Rocco, 592 páginas) de Noah Gordon, especialista (ou deveria dizer “mágico”) dos romances históricos. A história medieval sempre me encantou, mas como seria a vida de um médico nessa época?

Antes preciso fazer um parêntese quanto à primeira tradução do título que em inglês é The physician e ficou “O físico”, quando na verdade deveria ser “O médico”. Sabe-se lá por que cargas d’água resolveram traduzir dessa forma, mas acabou ficando conhecido no Brasil com esse título.

Polêmicas à parte, este livro é para se ler chorando. Como seria exercer a cura no Século XI? Em plena Idade das Trevas a Igreja detinha o monopólio do saber e contrariá-la poderia ser um caminho sem volta. Para se ter uma ideia não se poderia abrir o corpo humano para estudar (contra as leis divinas), era preciso abrir um porco e acreditar que o mesmo era idêntico a um corpo humano.

“Pessoas dignas de crédito dizem que o Anno Domini 1021, o ano da oitava gravidez de Agnes Cole, pertenceu a Satã. Foi um ano marcado por calamidades para o povo e monstruosidades da natureza. No outono, anterior, as colheitas nos campos foram queimadas pelas geadas intensas que congelaram os rios. Choveu como nunca antes, e com o descongelamento rápido o Tâmisa encheu e arrastou na sua corrente pontes e casas. Estrelas caíram, riscando de luz o céu ventoso de inverno, e foi visto um cometa. Em fevereiro a terra tremeu. Um relâmpago atingiu a cabeça de um crucifixo e os homens murmuraram que Cristo e seus santos estavam dormindo. Contavam que durante três dias jorrara sangue de uma fonte, e viajantes diziam que o demônio tinha aparecido em bosques e em lugares secretos.”

O início do livro é avassalador. De cara somos apresentados à criança Robert Cole, personagem principal perfeitamente construído e caracterizado. Ele cuida dos irmãos mais novos e por uma trapaça do destino se vê órfão. Cada um de seus irmãos é dado à adoção e ele, por último e quase sem esperanças, é adotado por um barbeiro-cirurgião, profissional que aprendia o ofício na prática, efetuando pequenas cirurgias, amputações, sangrias (sem anestesia, pois ela ainda não existia), além de vender remédios que mais pareciam poções mágicas (puro charlatanismo, porque era dessa forma que ganhavam dinheiro). Torna-se seu aprendiz.

“Tome carne de carneiro. Retire toda a gordura e corte em pedaços grandes, empilhando os pedaços cortados sobre e em volta de uma boa quantidade de sementes de meimendro negro torradas. Coloque numa vasilha de barro sob uma pilha de esterco de cavalo até aparecerem os vermes. Coloque então os vermes num vidro até ficarem secos. Uso: tome duas partes desses vermes e uma parte de ópio em pó e instile no nariz do paciente.”

Seria hilário se não fosse trágico e tremendamente triste. Com um suposto anestésico como esse a morte seria muito bem vinda. Logicamente que a Igreja não via com bons olhos esta prática, pois só a religião poderia oferecer alívio para o sofrimento, todo o resto era coisa do demônio, bruxaria, pecado.

Robert cresce ao lado do barbeiro-cirurgião, Barber, e aprende com ele tudo o que é preciso para sobreviver sem ser considerado um herege e sem chamar a atenção da Igreja, pois isso poderia significar a pena de morte. Passa a ajudar nas consultas e é a partir daí que sente o desejo de amenizar o sofrimento das pessoas. O grande problema é que Robert possui um “dom”, ele pode sentir a morte chegando apenas tocando o paciente.

“Rob segurou a mão do tropeiro. O homem parecia um saco de areia com um buraco na parte de baixo; ele sentiu a vida se esvaindo. Agachado ao lado do tropeiro, segurou a mão dele até não sobrar areia no saco, e a alma de Vitus, com um farfalhar áspero de folha seca, simplesmente foi soprada para longe.”

Isso quase o faz desistir da profissão, ele acredita ter sido tocado pelo demônio. O obscurantismo da Idade Média, influência dos religiosos, tinha como objetivo privar o povo de todo e qualquer conhecimento, assim ficaria mais fácil de manobrar. A ignorância é o grande mal do período, sendo que o povo passa a enxergar demônios em tudo que não se explica.

Com o tempo, Robert volta a atuar junto a quem o acolheu. Até que um dia entra em sua barraca alguém que não consegue enxergar. O barbeiro-cirurgião Barber diz a Robert que o mal que aflige o paciente está além de seu conhecimento. Porém, ao sair de sua barraca o paciente é detido por alguém que lhe oferece ajuda, diz que pode curá-lo. E tudo muda na vida de Robert Cole.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2018/12/o-fisico-noah-gordon.html?fbclid=IwAR04Id9RaCgYTdW_fI0VQHx9yfZ34bTzcFqc45N7ZkfFzZ1RW7SLfuxzgfo
selma.martins.146 06/04/2019minha estante
Amei a resenha !
Li o livro em 2005 quando meu filho o ganhou de presente . Trama excelente , também recomendo.
Parabéns !

Euflauzino 07/04/2019minha estante
obrigado querida, este é um livro que se tornou um de meus preferidos, quero ler toda a saga!

selma.martins.146 07/04/2019minha estante
Viu o filme ? Tem no netflix

Euflauzino 08/04/2019minha estante
vi sim... fiquei um pouco decepcionado, deram mais ênfase ao romance do personagem que sua busca incessante pelo conhecimento. mas é também um bom entretenimento, mas só.

Gabriel A. 09/07/2022

Robert Jeremy Cole, é um menino inglês que possui uma habilidade (ou um tipo de dom sobrenatural), que ao tocar uma pessoa ele sente se a morte esta próxima da mesma, e foi assim que ele descobriu quando seus pais morreriam. Após o falecimento dos pais e sendo separado dos quatros irmãos mais novos, Rob J. é adotado por Henry Croft, também conhecido como Barber, um barbeiro cirurgião.

Embora os métodos de cura de Barber fossem em sua maioria enganosos, Rob vai ganhando conhecimento sobre métodos simples de cura e vai tomando gosto e interesse pela medicina. Em determinado momento, Rob ouve falar sobre uma importante e famosa escola de medicina na Pérsia e decide fazer uma longa viagem em busca de se tornar um grande médico. A partir de então, acompanhamos a arriscada viagem de Rob J. com destino à Pérsia, onde o jovem barbeiro cirurgião enfrenta difíceis e arriscadas situações, inclusive tendo que se passar por um falso judeu, já que a Pérsia proibia a entrada de outros povos que não fossem muçulmanos e judeus.

O Físico é uma história incrível que nos mostra a dificuldade que era ser médico na idade média. Já que a ciência tinha o seu avanço impedido por um cristianismo rígido, inquisidor e que punia cruelmente qualquer ação que colocasse a existência de Deus à prova.

O livro é um misto de romance de formação com aventura e fatos históricos da idade média. Dou destaque também à escrita de Noah Gordon, que consegue contar a história de uma forma muito clara e simples, fazendo com que a leitura, embora grande, não seja cansativa. Enfim, é um livro incrível e uma ficção que recomendo muito para quem gosta de histórias que tem como cenário a idade média e todos os elementos pertinentes à época.

Curiosidade: Desde que conheci esse livro, sempre me perguntei por que "O Físico" e não "O médico"? E foi aí que descobri que o nome foi apenas um erro de tradução, pois a palavra "physician" que seria a tradução para médico, foi confundida com "physicist", que é a tradução para físico.
Suellen271 10/07/2022minha estante
Muito bom ??????.. ainda vou ler esse livro !!

Gabriel A. 10/07/2022minha estante
Lê sim Suh, é muito bom... Logo logo vou ver o filme também

Suellen271 10/07/2022minha estante
Issoo e depois que ver o filme me fala o que achou tmb rsr

Thamiris.Treigher 11/07/2022minha estante
Arrasouuuu

Gabriel.Chiquito 16/07/2022

Eu comecei a leitura desse livro há alguns anos (por motivos de pandemia, tive que parar), e já tinha me esquecido o quão bom era acompanhar a busca pelo sonho de Rob de se tomar médico.

Ele é um protagonista um pouco difícil e perdido na vida, mas mesmo assim eu me apeguei muito, sem nem perceber. Quase todos os personagens importantes desse livro são assim, complexos e muito reais, muito cativantes, e tem uma evolução muito boa.

Mas, ao meu ver, a melhor parte dessa história é o cenário. As viagens de Rob em busca de seu sonho apresentam muitos lugares, culturas e religiões diferentes, e o autor consegue trabalhar tudo isso MUITO BEM. É espetacular e um dos melhores livros que já li nesse sentido, a beleza está literalmente nos detalhes. Comecei essa leitura por recomendação, e agora também recomendo para quem quiser ler um ótimo livro.
RafaelM 17/07/2022minha estante
Ótima resenha Gabriel.. Esse livro é muito bom!!!

Gabriel.Chiquito 17/07/2022minha estante
Obrigado ?

Brenda.Sá 17/07/2022minha estante
Também me apeguei a Rob sem nem perceber! E já fui correndo comprar outro livro do autor e ainda tenho outros na minha lista! ?

Gabriel.Chiquito 17/07/2022minha estante
Eu também tô querendo ler mais livros dele, achei muito bom

Yasmin 28/06/2020

O físico é um livro maravilhoso, gostei muito de poder acompanhar essa aventura tão rica em detalhes e cultura. Eu sempre gostei muito do filme e o livro não me decepcionou.
28/06/2020minha estante
caramba!!!!!! é bom?

28/06/2020minha estante
comprei ele num sebo por 1 real, nunca li

Yasmin 29/06/2020minha estante
Eu curti bastante!

@andressamreis 08/12/2020

Meu companheiro
Li este livro, melhor este livro me acompanhou por 6 meses.

São 81 capítulos, narrando a epopéia de Robert Jeremy Cole, desde a infância, quando torna-se órfão, até a fase adulta quando torna-se medico.

Por meio de uma imensa pesquisa em bibliotecas e arquivos ele reconstitui a medicina no século XI, iniciando-se em Londres, passando por uma longuíssima viagem até Isfahan no Irã, onde Rob assume a identidade judia de Jesse Ben Benjamin e estuda em uma das mais renomadas escolas de medicina do mundo medieval, tendo como professor Ibn Sina, um dos poucos personagens que realmente existiram.

O recheio é sobre determinação, sobre perseguir um sonho custe o que custar.

Esta obra não pretende-se a grandes divagações filosóficas, mas esta obra tem algo que vale ouro no mundo da literatura: a força da narrativa!

Pra mim o ponto alto é a própria narrativa. Personagens, vários personagens, bem apresentados e desenvolvidos. Fatos verossímeis.e coerentes.

Sério, vou te dar um Conselho, ao invés de acompanhar alguma novela ou séries dê uma chance a este livro. Juro que não vai se arrepender.

Terminei a leitura ontem, fiquei chateada por ter acabado, sentimentos confusos. Era o meu companheiro.
E agora, como será?

Sempre vejo a pergunta: qual livro você indica pra todo mundo? Nunca timha a resposta pronta. Agora tenho!
Leiam o Físico, é pra todo mundo! Quem não gosta de uma boa história?

Eu li em ebook, o que foi bem prático por se tratar de um calhamacinho.
Anderson 18/12/2020minha estante
Parece que esse é o primeiro de uma trilogia. Só não sei se continuam os mesmos personagens. Os livros seguintes são O Xamã e a A Escolha da Dra. Cole.

@andressamreis 21/12/2020minha estante
Sim, é uma trilogia! São indepedentes entre si. Xamã parece que aborda a vida do filho do protagonista deste O Físico

JessySkrock 08/09/2021

O FISICO – NOAH GORDON
" - Para ser um bom médico, precisa ser capaz de responder a uma adivinhação sem resposta.
- Qual é a pergunta?
- Talvez um dia você descubra. Faz parte da adivinhação."

Tudo isso é sobre um livro rico em história, cultura, lugares, aventura e medicina da época. A parte medicinal é algo fascinante, com vários conceitos que caíram por terra e outros que perduram até os dias de hoje, além de mostrar o começo das escolas de medicina! Esta é uma verdadeira odisseia em que pulsa realismo e vivacidade, as descrições do livro me fizeram sair de casa e viajar junto com o protagonista Rob, pois as descrições do livro são minuciosas, mas não são cansativas, por mais que eu tenha levado um tempo para conseguir terminar esta obra. Por vezes me questionava o que era ficção e realidade de tão bem construída e costurada que foi a obra.
É incrível ver toda a jornada de Rob, crescendo e amadurecendo após suas perdas e acompanhar sua busca incessante pelo conhecimento e sua determinação e empenho em descobrir aquilo que ainda não se sabe sobre as ciências médicas. Um mundo diferente, mas extremamente fascinante, algo que deixará você atordoado de boas histórias e de um caminho tão lindo para o conhecimento. Ele também deixa um grande questionamento sobre sua jornada.

>>"O conhecimento é como uma parede construída pela contribuição de várias mentes como um tijolo. Este servirá de suporte para o próximo tijolo e assim por diante. "

Nos preocupamos só com o topo da parede e nos esquecemos do restante, porém pequenas contribuições são importantes para que se forme seu alicerce. Portanto cada pequeno tijolo partiu da determinação de um alguém que o fabricou e colocou lá. Essa reflexão vai muito além da medicina, se mostra presente em diversas áreas do conhecimento. Até hoje, estudamos e usamos os pré-socráticos, como o Aristóteles em alguns argumentos, temos princípios descritos por Galileu, Newton e Einstein quando pensamos no funcionamento do mundo e do universo. Às vezes nos esquecemos que só sabemos que nada sabemos e deixamos de agradecer tais verdades do passado, que nos possibilitaram saber o pouco conhecimento que temos hoje.

Lembre-se sempre desta parede, ela ainda não está totalmente erguida. Coloque a mão na massa e contribua com o seu tijolo!

>> “Pela primeira vez pôs a mão no interior de um corpo humano e tocou no coração. ”
Malu.Vilalta 08/09/2021minha estante
esse livro é sensacional

JessySkrock 08/09/2021minha estante
é mesmo! simplesmente adorei tudo nele!

Paula.Dantas 26/01/2016

Antigo e Atual
O primeiro livro que concluí esse ano... muito intenso!! Ri e chorei diversas vezes e me emocionei com os personagens, com as relações do século XI, tão parecidas e diferentes ao mesmo tempo com as de hoje em dia. Livro rico, com muita informação, contexto vivo, criativo e inteligente. Amei a história e pretendo ler o restante da trilogia!
Camila 05/04/2016minha estante
Olá Paula,
Você sabe se tem sequencia entre os livros:
O físico; Xamã; O último judeu
Obrigada!

Ana 22/11/2017minha estante
Camila, a sequência é: O Físico, Xamã e A escolha da Dra. Cole.
Boas leituras!

Marina 17/02/2021

o físico
esse livro é diferente de tudo o que eu estou acostumada a ler. confesso que achei algumas partes meio cansativas, mas quando chega no final é muito lindo saber da história todinha dele.
Gigi 17/02/2021minha estante
O final é muito lindo né???

Marina 17/02/2021minha estante
muitoo, inclusive chorei demais quando acabou kkkkkkkk

João Stephanou 22/03/2015

O Físico - experiência literária
Sensacional! Recebi esse livro pela TAG - Experiências Literárias, o clube de assinatura de livros do qual participo, por indicação do filósofo Mario Sergio Cortella. Livro excelente! Ao mesmo tempo em que é repleto de emoções, com uma história envolvente, somos transportados ao século XI de maneira fascinante, imergindo completamente em seu universo, conhecendo seus embates, costumes, trajes e comidas ? além, é claro, de conhecer melhor o grande Avicena. A viagem traçada por Rob desde a Inglaterra até a Pérsia é descrita de forma magistral, e pude acompanhá-la melhor no mapa enviado na revista da TAG.
Como disse Cortella na revista, "o livro proporciona a ruptura de uma visão menos generosa com a formação científica que a cultura árabe nos legou e, especialmente, a percepção de uma convivência entre os semitas que precisa ser retomada".
Arthur 23/03/2015minha estante
Eu ainda não li o livro - resolvi ver o filme antes. Sugiro dessa forma, pois o filme possui variações de enredo, de modo que não prejudicam o interesse pela leitura (no meu caso, foi o contrário: estou ansioso para iniciar a leitura de O Físico).

Gustavo 23/03/2015minha estante
Muito bom o comentário do Cortella! Concordo plenamente.

Cinthia Hiromi 10/08/2020

Um livro emocionante e cheio de conhecimento. Gostei muito da narrativa, das reviravoltas e aprender junto com o Rob ^^
teruo1988 26/09/2020minha estante
Eu ameeei esse livro! ??