Xamã

Xamã Noah Gordon

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arthur803 11/01/2022

Um pouco de Cole, um pouco de História Americana.
O livro Xamã trata-se da história da família Cole nos Estados Unidos da América durante a Guerra Civil Americana, seguindo o aspecto principal do livro "anterior" da saga, O Físico, Xamã também traz alguns membros da família que possuem o "dom", porém em um contexto bem mais diferente, além do foco na medicina e na aventura de conquistar o conhecimento por terras distantes e desconhecidas este livro também conta um pouco da história estadunidense no período da guerra civil.

O estilo de escrita, descrição, dialogo, etc, se mantém parecido com O Físico, alta qualidade e esmero, personagens cativantes, profundos e realmente inseridos na história, não apenas como alguns tapa buracos como vistos em muitos livros por ai, realmente há dialogo entre eles e alguma motivação para estar ali além de uma conveniência forçada.

O livro possui algumas parte de descrição política e explicações sobre a guerra, o motivo de não ter dado 5 estrelas para ele é justamente alguns pontos que há uma explicação massiva e levemente entediante, poderia ser mais um fundo de história com altas influências do que um livro de historia levemente inserido kkkkk. (Brincando, mas nem tanto).

Mas tirando essa questão, eu recomendo bastante esse livro, assim também como seu antecessor, O Físico, que possuem histórias muito cativantes e personagens memoráveis.

Juliana Gouveia 31/12/2021

Para quem gosta de medicina e histórias de guerra
Uma sequência interessante para "O Físico", do mesmo autor, mas com um pouco mais de morosidade no decorrer das páginas, quando descreve minuciosamente os relatos da guerra (Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana).

À parte deste detalhe, que me fez esforçar na continuidade da leitura, tive grande apreço pela personagem principal e por seu pai, que já vinha do primeiro livro. Nesta sequência, a história da medicina continuou sendo contada, com algumas descobertas e evoluções da época e trouxe também uma grande superação por parte da personagem principal que dá nome ao título.
Como um bom romance, nos traz uma bela história de amor para completar a obra.

Mayara780 03/12/2021

A Persistência dos Cole
Xamã (Robert Jefferson Cole) volta para casa para participar do enterro do pai, ficou responsável por verificar a burocracia da herança a pedido da mãe Sarah. No meio dos documentos do pai xamã acha seus diários, o diário do pai começa no início de março de 1839, exatamente quando ele desembarcou nos Estados Unidos vindo da Escócia.
Xamã foi criado mais por Makna-ikwa do que pela mãe biológica, foi ela que deu o apelido de xamã a Rob J.
O garoto perdeu a audição devido a uma doença na infância, sofreu muito ate aprender a falar e fazer leitura labial com a ajuda de uma professora e sua vizinha Rachel. Tinha o sonho de ser medico como o pai, porém o mesmo dizia que por conta da surdez ele não poderia seguir a carreira. Mas como corre o sangue dos Cole na veia de Xamã, lutou até atingir seus objetivos.
Excelente história, conta como foi a vida do pai se estabelecendo nos EUA (diários) e como foi a infância de Xamã até ser o grande médico que queria ser.

Vinicius.Wakoff 30/09/2021

Xamã
É o segundo livro da série que narra a história de membros da família Cole, uma família de médicos que possuem o dom de sentir a força da vida ao tocar a amais dos seus pacientes. Devo confessar que achei "O Físico" mais legal, com uma narrativa mais envolvente... mas isso não quer dizer que não vale a pena ler "Xamã"!!! É uma ótima história, que conta a vida de dois membros da família Cole, durante a época da guerra de secessão americana, passando pela questão do massacre dos colonizadores brancos aos indígenas norte americanos e da abolição da escravatura nos EUA. Recomendo A leitura!!!

Alinedal 23/07/2021

Uma leitura que prende
Eu já conhecia esse autor, quando li " O Físico ". Cronologicamente na história dos dois livros esse vem depois, mas não necessariamente precisa ler o outro primeiro, pois não vai influenciar na história.
Esse livro conta a história de Rob J Cole, e de seu filho, Robert J Cole, ou Xamã. Ambos são médicos. Rob conta da sua dificuldade com o médico , nos Estados Unidos dos anos 1860, principalmente na guerra com os Estados do Sul do país. E também conta, as dificuldades enfrentadas por seu filho Xamã, pois ele perdeu a audição quando criança, e seu aprendizado ficou mais difícil, porém não impossível. E de torna um bom médico, assim como seu pai.
Também fala um pouco sobre as crenças místicas que os Índios Sauks enfrentam com os brancos, e a deslealdade que eles sofrem.
Uma narrativa muito boa. Recomendo a leitura

Carol König 28/05/2021

Noah Gordon volta em Xamã com mais um capitulo da história da família Rob J Cole. Dessa vez nos EUA do século 19, num cenário de guerra civil, luta pela libertação dos escravos e marginalização indígena, o médico Robert Judson Cole e seu filho Robert Jefferson Cole dão sequência à tradição espetacular de médicos da família Cole.
Como um grande contador de histórias e um exímio criador de personagens, Noah Gordon tempera a narrativa com a sabedoria indígena misturada num belo caldo com a medicina ainda engatinhante dos anos 1840.
O Físico é um livro excepcional, não há outro como ele - se quiser parar por ali, tudo já valeu a pena. Xamã, por sua vez, passa mais suavemente pela história, sem tanto aprofundamento, apesar de envolver o leitor nas narrativas da guerra e nas interessantes descobertas de uma medicina rudimentar. O aspecto indígena deixa a desejar, foi pouco explorado, eu achava que teria mais força e presença na história sendo uma cultura tão rica e misteriosa.
Ainda assim, não é um livro pra se arrepender. Vale a pena, com certeza, mas segue como coadjuvante da luz ofuscante de O Físico.

ritita 06/04/2021

òtimo
Como eu gostei muito do livro a escolha da dra. Cole, e este também trata da medicina acolhedora e sem grandes tecnologia de tempos idos, lá fui eu.

Não tenho capacidade de resenhar um livro tão excepcionalmente bom. Xamã não é só um livro de literatura, é também uma aula de história dos EUA - essa foi a parte que eu afundei, pesquisei, catei....

Usando a história dos Cole, médicos simples e que têm o DOM**, Noah conta-nos sobre as guerras internas dos EUA - dos brancos contra os nativos e dos pretos sulistas contra o poderio e segregação dos brancos nortistas.

Narra também a possível amizade e colaboração entre todos os imigrantes que fundaram o tão imenso e diversificado país - americanos natos, irlandeses, indígenas de várias tribos, judeus, etc.

Para alguns leitores, a narrativa fica um pouco lenta, principalmente quando o autor se aprofunda no tema da Guerra da Secessão, pois foi a parte mais interessante para mim.

Recomendado para quem gosta de saber mais sobre as gramas dos vizinhos.

Thimsilva 28/03/2021

Uma boa sequência
Apesar de ser menos interessante do ponto de vista da Medicina quando comparado ao seu antecessor ?O Físico?, a parte literária de Xamã não deixa em nada a desejar. Personagens bem desenvolvidos e que nos fazem ler vorazmente até conhecer o desfecho da história de mais um Cole. Não vejo a hora de ler o próximo

Clio0 23/01/2021

Peguei esse livro pensando que seria ficção histórica, mas ele tem uma abordagem sobrenatural - que não tem nada a ver com o termo xamã - que pôs por terra as minhas expectativas.

Não que tenha sido ruim, a obr é interessante pela jornada de adaptação do protagonista e de uma conspiração que serve como pano de fundo. Infelizmente, eu não sabia que era o segundo de uma trilogia, então foi um pouco confuso e anticlimático em certas revelações.

Há uma forte presença religiosa no livro, o autor não se esquiva de caricaturar vários grupos em função de sua história. Funciona até certo ponto, depois se torna simplesmente ofensivo e forçado; independente da sua religião ou falta dela.
Pedróviz 03/04/2022minha estante
Acho que desse autor só vou ficar com O Físico mesmo...

Gladston Mamede 06/12/2020

Uma história bem contada, um texto bem escrito, uma riqueza de detalhes, uma leitura deliciosa. No fim, eu já estava racionando as páginas para não terminar. Amei.

Matildes 23/11/2020

Ah! Aquelas leituras que nos encantam
Noah Gordon é, sem sombra de dúvidas, um grande contador de histórias. Ele sabe como ninguém criar personagens e enredos envolventes.

A ética da medicina inspira mais essa emocionante narrativa da vida de Rob J. Um médico rural da época da colonização americana. Onde as cidades não passavam de vilas que se instalavam no interior do território americano, que sobreviveram em comunidades de solidariedade como os mórmons, os batistas, os judeus, os quaquers.

Os Estados Unidos eram vistos como a terra da liberdade. Mas apenas para o homem branco, para o índio, o negro e o imigrante não passava de um lugar hostil.

Graci 08/11/2020

Bom, mas algumas partes são bem demoradas e cansativo. Mas, o final é maravilhoso.

Henrique Moutinho 16/06/2020

Cativante
Um passeio pela guerra civil americana, a relação dos primeiros nativos americanos com os novos imigrantes, preconceito contra negros e os índios. Além é claro da medicina no século XIX e suas dificuldades durante guerras. Os personagens são extremamente cativantes e te prendem no livro do início ao fim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5