Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Erica 07/04/2023

Dom Casmurro
Esse foi o primeiro livro da literatura brasileira clássica que eu li, e foi uma experiência muito gratificante. A escrita e repleta de metáforas e, como eu não sou a pessoa mais inteligente do mundo, eu não consegui entender muito bem algumas partes. Mas isso não tirou o prazer que eu tive ao ler esse livro.

A história começa com Bentinho sendo obrigado pela mãe a estudar para se tornar padre. Entretanto, ele não quer isso, já que está apaixonado pela sua vizinha Capitu. Logo no início do livro é bem óbvio o amor e o apego emocional que ele sente por ela.

Quando eu comecei a ler a história, eu achei que o Bentinho não era uma pessoa perfeita, mas tbm não era uma pessoa ruim. Ele era simplesmente uma pessoa comum com os seus problemas e um amor aparentemente impossível. Porém, ao longo do livro, é perceptível o ciúme excessivo que ele sente pela Capitu. Ele ficava paranóico com situações totalmente normais.

O ápice desse livro é os ultimos 20%, que é quando ocorre a famosa traição. Na minha humilde opinião, eu não acho que a Capitu tenha traído o Bentinho, e sim que ele ficou louco e tenha imaginado coisas. Porém, eu não tenho certeza absoluta, já que como o livro é escrito pelo ponto de vista do Bentinho, eu tenho a impressão de que a Capitu, em alguns momentos, é descrita de um jeito que a faz parecer uma pessoa carismática, porém manipuladora e dissimulada. Então eu não posso confiar muito no que o autor escreve, porque eu não sei se é verdade ou não.

Eu fiquei chocada com a atitude final do Bentinho(não esperava isso de um personagem que eu considerava normal no início do livro) e acho que eu nunca vou saber se a Capitu traiu ou não.
JAlia.Kathelen 07/04/2023minha estante
Essa resenha expressa exatamente o que eu sinto em relação à essa obra

Tabitha.Luizi 22/04/2023minha estante
Um clássico da literatura brasileira que eu curto muito.

Mah 02/05/2022

É uma boa leitura, não estava interessada em iniciá-la, porém decidi dar um chance e gostei.
A história é contada pelo ponto de vista do Bento, ele a escreve quando está mais velho, retratando seu passado e um momento decisivo em sua vida.
Seu destino foi decidido em seu nascimento, após sua mãe fazer uma promessa sobre seu filho ser padre. Com isso, Bento precisa seguir rumo ao seminário para iniciar seus estudos, porém seu verdadeiro sonho é ser advogado e exercer a profissão, além disso ele se apaixona por sua amiga de infância Capitu e não quer deixá-la.
Ele então tenta ao máximo achar uma solução para seus problemas, mas quando não encontra nenhuma saída aceita seu destino e parte, antes de ir embora ele promete a Capitu que voltará para se casar com ela e finalmente terem a vida que desejam juntos.
Lá ele inicia uma grande amizade com Escobar, e seguem juntos enquanto passam por esse tempo no seminário. Seus dias lá não são detalhados, pois seu foco está em Capitu e no ciúme que sente ao imaginá-la sendo cortejada por outros homens, assim, ele volta para casa e consegue um jeito de ficar livre dos seus estudos para padre e focar no que realmente deseja.
Com o passar dos anos ele finalmente consegue o que sempre quis, um emprego respeitável e a mulher que ama. Mas isso muda quando ele percebe mudanças na sua esposa e no seu filho, ele então cria sua própria versão da história e decide acreditar que é a verdade até o seu fim, e as coisas seguem outro rumo.
O interessante é justamente o quanto essa história poderia ser diferente se fosse narrada pelos outros personagens, gostaria de saber o ponto de vista da Capitu e assim ver quais coisas mudariam.
É uma leitura curta e bem feita, alguns pontos me incomodam, mas pelo contexto da época é compreensível. Um verdadeiro drama, mas vale a pena.

Eloíza 27/04/2024

Livro marcante
Dom Casmurro é uma leitura envolente, "traiu ou não traiu?", uma trama que te prende e personagens interessantes, um clássico, Machado de Assis caprichou em seus livros.
Não é exatamente meu tipo de leitura, mas li para ajudar no meu conhecimento, assumo que para mim a pior parte foi ter que aguentar o Bentinho.
Adrienne 27/04/2024minha estante
traiu sim

patlove7 27/04/2024minha estante
Amo de paixão! ?
Ah, ela não traiu. Ok!?

Inugami 23/07/2009

Eu levei esse daí pro lado pessoal.

ODIEI.

Li, reli, tresli, quadrili... Ouvi até o audiobook.
Vestibulando faz de tudo pra passar, né?

Machado de Assis tem o meu mérito porque esse livro é perfeitamente construido pra ninguém saber o que REALMENTE aconteceu. Por isso levou uma estrelinha a mais.

Só que pra mim, que decorei essa merda e não caiu NADA na prova de literatura, BENTINHO É UM CORNO E CAPITU É UMA PUTA
Camila 10/01/2012minha estante
Lendo comentários assim percebe-se quão bem você iria se tivesse caído a obra.

Danielle 17/06/2012minha estante
Concordo, Camila. Se isso é tudo o que você conseguiu tirar dessa obra que chega a ser um mito por sua perfeição, é porque não sabe realmente perceber a essência de palavras bem escritas, frases filosoficamente criadas e um mistério genial, o qual ninguém conseguiu decifrar depois de mais de um século.

Cinthia 17/06/2012minha estante
Por isso que eu não li na minha época de vestibulanda, só depois quando tive vontade. Não me arrependo. :)

andre 24/03/2013minha estante
O livro é monotono e superestimado pra quem nao gosta do genero, verdadeiro absurdo tentarem forçar as pessoas a lerem um livro pq é considerado um classico da literatura brasileira, tentando enfiar goela abaixo literatura como se isso fosse despertar o interesse do leitor. sou totalmente contra isso, somos obrigados a ler dom casmurro por ¨livre e espontanea pressão dos vestibulares¨ e acabamos traumatizados com literatura brasileira achando que todas sao tão monotonas quanto dom casmurro, triste isso,um verdadeiro repelente de jovens leitores que estao iniciando no mundo dos livros, se uma pessoa nao gosta do genero pode ser o melhor livro do mundo que ela nao vai gostar, sera que nao percebem isso? o mais engraçado sao os pseudointelectuais
(sem generalizar) que por gostarem do genero e por este ser um classico acham que todos tem a obrigação de gostar tbm, caso contrario é um ignorante/analfabeto/burro como citados em alguns comentarios...pra finalizar, nao quero tirar os meritos de machado de assis, mas Dom Casmurro É CHATO, MUITO CHATO!!

Natalia 02/10/2013minha estante
Mas como tem gente que não tem senso de humor mesmo kkkk
Meu caro, eu te entendo, fui forçada a engolir guela abaixo esse livro pela escola, e o povo fica tentando desvendar um "enigma" que sinceramente, aposto como nem Machado esta aí para isso, mas ok.

Yasmine 17/10/2013minha estante
kkkkkkkkkkk

kellytchya 15/01/2014minha estante
haha, pra quem leu tanto e chegou a essa conclusão, vc teve mesmo muita sorte de não ter caído nada na prova, rsrsrsrsrs

Limão 14/07/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Te entendo perfeitamente!
É muito chato quando somos forçados a ler algo!
Ninguém é obrigado a gostar do livro, eu achei monótono.
Como aluna eu entendo como é ruim ler os livros impostos, mas como futura professora eu sei da importância de se "obrigar" a leitura. Se a vida me permitir jamais iniciarei meus alunos com obras clássicas, elas são chatas e exigem experiência do leitor. Mas meus alunos terão de ler, nem que eu invente níveis de dificuldade literária rsrsrs

Dean Tarik 27/02/2015minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eduardo Ramos 26/07/2017minha estante
Acabei de ler e acho o mesmo. Tomou uma bola nas costas linda. O moleque era a cara do Escobar! rs

dani 30/12/2021

Tranças da vida
Publicado pela primeira vez em 1899, não sei se Machado já conseguia prever que seu romance estaria até hoje causando polêmica. Mas vamos combinar que está aí o charme dessa obra magistral.

Bento Santiago, nosso Dom Casmurro, deseja "atar as duas pontas da vida", como se isso fosse tão fácil (ou difícil) como fazer uma trança. Ele tenta unir a infância à velhice no discorrer da pena sobre o papel. Ao revisitar seu passado, ele procura ressignificar e até mesmo recriar suas memórias. Relata a trajetória de filho único mimado até se tornar um velho sisudo.

Com seu humor irônico e narrativa atraente, Bentinho sabe como manipular e conseguir o que quer. Mas nesse quesito, não chega aos pés de Capitu, a "cigana oblíqua e dissimulada" com "olhos de ressaca".

Saltando diretamente para a polêmica: Afinal, teve traição ou não? Claro que sim! Capitu traiu? Isso não sei, só ela para nos contar. Seu único pecado confirmado foi ser "mais mulher do que eu era homem". Para mim, o traidor da história é Bentinho! Traiu a si mesmo para manter sua farsa, seu ego, seu teatro de senhor da verdade. Traiu-se para justificar seu ciúme doentio, e depois, para suprimir a angústia e o remorso.

O que Dom Casmurro decide mostrar ou esconder, se diz verdade ou mentira, se mantém ou manipula... Acredito que nunca vamos descobrir. Permanecerá um mistério eterno.
Joao 30/12/2021minha estante
Dom Casmurro é realmente uma maravilha!

joaoggur 30/12/2021minha estante
Bela resenha! A maior discussão do livro não é se Capitu traiu ou não: e sim a toxicidade de Bentinho!

Alê | @alexandrejjr 02/01/2022minha estante
Belíssimo texto, Dani! E a "cereja do bolo" é o título!

sofi 03/04/2022

Não traiu.
Li esse livro para a escola e confesso que fiquei muito curiosa e entrigada no começo. Achei realmente a história muito interessante e me prendeu durante um tempo. Mas teve certo momento que a escrita, (por ser mais antiga), se tornou pesada e cansativa.
Minha opinião a respeito da grande discussão da traição é que, ela não traiu.
O livro todo é narrado por Bentinho e sempre que ele menciona Capitu ele faz questão de reforçar como ela era "dissimulada", assim fazendo o leitor criar uma imagem de Capitu.
Minha conclusão no final de tudo é que, Bentinho é doido varrido que precisa tomar vergonha na cara.
nascma 03/04/2022minha estante
Eu sempre pensei muito na forma como a narração de Bentinho fazia o leitor já ter uma opinião a respeito da capitu.
É necessário pensar nela além da visão dele!

syd 03/04/2022minha estante
bentinho precisa de terapia e quem concorda com ele tbm precisa

nascma 03/04/2022minha estante
Se tirar toda a enrolação que o Machado faz, o livro teria poucas páginas kkkkkkk

thays.dream 03/04/2022minha estante
Três palavras para Bentinho:
Precisa de terapia

Isabel.Urtassum 01/02/2023

??
Capitu não traiu!!!
Gostei muito, naturalmente uma pequena dificuldade visto ao linguajar antigo que o torna pouco fluido pra mim.
Quando passei para o áudio livro melhorou muito.
História envolvente, superou minhas espectativas.
Mandy 01/02/2023minha estante
Eu já achei que ela tinha traído, quando li de novo tive certeza que não. Bentinho que não bate bem das ideias

Francisco.Guimaraes 28/10/2023

De coração apertado ??
Revisito esse livro amigo pela 3 vez com o coração apertado, por saber que tudo aquilo vai caminhar para uma tragédia amarga.

O criado enxerido, os tios caricatos, a mãe devota. Tudo vai sumir até sobrar apenas o velho Bentinho e as sombras dos bustos que enfeitam sua casa.

É admirar um jardim que dali a pouco vai pegar fogo.

Pena.
QUEIJO460 28/10/2023minha estante
Poético, Francisco.

Francisco.Guimaraes 28/10/2023minha estante
Valeuu

iara170 21/05/2021

A escrita do Machado de Assis é maravilhosa, eu demorei um pouquinho pra me acostumar com ela, mas depois que isso aconteceu a história ficou muito interessante.
Achei o Bentinho um cara insuportável, louco e paranoico e acho que isso é o que faz ele ser um narrador tão interessante.
A Capitu merecia um homem melhor que esse aí.
Por algum motivo eu gostei muito do Escobar?????? Enfim esse livro é um clássico incrível.
Lala 21/05/2021minha estante
Esse livro é realmente um clássico ?

Lury0 21/05/2021minha estante
Tô lendo agoraaaaa

Fernanda Augusta 21/05/2021minha estante
Machado de Assis é fantástico, principalmente a forma que sua narrativa se desenvolve!
Meu autor favorito ?

iara170 21/05/2021minha estante
nossa sim! concordo com tudo que você falou! o Bentinho e o Escobar com certeza tinham algum bromance KKKKKKKKKKKK

Carine 21/05/2021minha estante
Concordo com tudo!
Machado era brilhante e esse livro mesmo após tantos anos gerar um grande debate e não apenas "traiu ou não traiu", existem diversas camadas e nuances nessa narrativa.
Spoiler
Bentinho era um emocionado, não foi traído, mas merecia.
Capitu só cometeu um erro: realmente amar Bentinho.
E para mim Escobar e Bento tinha um bromance enrustido kkkk
Betinho ao desejar a mulher do amigo e perde-lo de forma abrupta, surta e redireciona esse sentimento "imoral" para Capitu assim ele pode se isentar de sua consciência pesada... Como sempre um homem que gostava de limitar a mulher brilhante que tinha sobre seu poder.
Foi um carrasco ao condenar Capitu a morrer sozinha no exílio e um desalmado que além de não amar uma criança que criou por 6 anos, ainda ousa pensar em mata-lo (uma criança que independe de qualquer surto dele era apenas um inocente).
Temos aqui o perfil de um homem cruel e obsessivo que viveu anos remoendo sua "dor" e no final da vida escreveu um manuscrito cheio de mentiras e meias verdades para tentar repassar esse desconforto para a viúva de Escobar (não satisfeito com sua "dor" ele queria passar essas desconfianças que o perturbaram por anos para outra pessoa, mesmo que todos já estivessem mortos... por que não deixar quieto seu mimizento??!!).

skuser02844 23/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK bentinho desconfiava pq queria ficar com Escobar, oldd

Madu 24/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SIM??

Janaina Edwiges 22/01/2022

A escravidão em Dom Casmurro!
Bom, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre a representação da escravidão em Dom Casmurro, uma vez que já temos aqui no Skoob muitas análises literárias, bastante interessantes e ricas, sobre esta história genial. E convenhamos, não há como desvendarmos a maior dúvida da literatura brasileira. Se Capitu traiu ou não Bentinho, nunca saberemos. Afinal de contas, Bentinho, como excelente advogado, redigiu e nos apresentou uma perfeita tese de acusação contra a esposa, sem direito a defesa da outra parte.

Como nos ensina a Historiografia, a escravidão foi uma instituição social de trabalho compulsório, amparada por uma complexa estrutura legal e pelo costume oficializado, em que o escravizado era considerado uma mercadoria. Portanto, poderia ser vendido, alugado, doado, etc. Essa definição fica bem clara em uma das falas de Bentinho, sobre os escravizados pertencentes a sua família: "Não, alguns andam ganhando na rua, outros estão alugados. Não era possível ter todos em casa. Nem são todos os da rosa: a maior parte ficou lá". Essa fala também mostra a existência dos "escravos de ganho", que prestavam algum tipo de serviço ou realizavam algum trabalho na rua, devendo repassar parte dos ganhos aos seus proprietários. Mais um exemplo na narrativa: "Tínhamos chegado à janela; um preto, que, desde algum tempo, vinha apregoando cocadas, parou em frente e perguntou: - Sinhazinha, qué cocada hoje? - Não, respondeu Capitu. - Cocadinha tá boa. - Vá-se embora, replicou ela sem rispidez. - Dê cá! disse eu descendo o braço para receber duas".

Notamos que os escravizados em Dom Casmurro atuam bastante no âmbito doméstico, em um papel totalmente secundário, mesclados ao ambiente da história, como meros acessórios. O sistema escravista era plenamente aceito na época, portanto, não há em nenhum momento uma consciência moral dos personagens em relação a este regime, pelo contrário, para todos eles era plenamente natural uma pessoa ser considerada propriedade de outra, porque não se via o escravizado como pessoa, mas como um simples objeto. Tudo muito diferente do constrangimento e indignação que sentimos hoje, ao ler estas passagens.
Fabricio268 22/01/2022minha estante
Excelente observação, Janaína!

Mayara945 24/01/2022minha estante
Gostei muito do seu olhar para esse livro. Sem dúvidas, um dos meus livros favoritos da vida

Nanda.Santos 12/10/2020

Recomendo a leitura para aqueles que tem muita paciência e goste de consultar o dicionário.rss

Joane 28/08/2021

Olhos de ressaca e o ciúme do mar
Vamos de resenha! Já começo falando que eu realmente adorei essa história, esse clássico da literatura brasileira. E talvez quisesse ter lido antes, mas o momento foi certo e muito propício.

A história é contada pelo Bento Santiago ("Bentinho" pros íntimos) e como ele conseguiu esse apelido de Dom Casmurro. E que belo título!
Ele vai contando, a partir, da sua adolescência até muitos anos após isso.

Sua mãe tendo feito a promessa a Deus de torná-lo Padre, e quando José Dias lembra dessa promessa, Bento escuta e eis que José Dias faz a "denuncia" à ele mesmo. E tudo começa... tentando se livrar da promessa da mãe, os sentimentos que os vizinhos tem um pelo outro. E boa parte é tentar tira-lo do seminário.

E após isso, tudo vai ficando mais interessante ainda. O amor de juventude irá durar? Essa é uma parte particularmente interessante, bem verdadeiro o rumo que o livro toma.
Os detalhes mínimos que compõem a história, e que fazem chegar a isso. E afinal, uma bela história a ser contada, com um narrador não 100% confiável principalmente pela dúvida que vem tendo até hoje se Capitu traiu, de fato...

E o autor se faz presente mesmo nessa narração de primeira pessoa; com capítulos curtos e embora, com um contexto histórico não tão fácil de ser lido por algo aqui ou ali, não é lá tão complicado como pode parecer, e quando deixa isso, vais ver que é uma história bem interessante, e especialmente pra mim foi incrível. Os acontecimentos trazem uma história que merece ser contada, sem dúvidas.
Machado foi muito persipcaz nesse, e já estou querendo mais dele hehe

Leitura incrível! E que me acompanhou por tanto tempo, que acabou e eu senti um pouco de falta, mas enfim..

joaoggur 12/04/2021

Capitu não traiu... mas esse não é o objetivo da história.
Machado de Assis é subestimado. Sim, foi o que voce ouviu: ele é subestimado. Ok, eu concordo com voce que ele é um autor mundialmente conhecido e que os seus livros (como este) são incríveis, mas infelizmente, em Machado de Assis há um grande estereótipo de que ele é um autor ?para cultos??, ou ?chato?. E infelizmente, eu, como muitos, tinha aversão a ele sem ao menos ter lido. Então saibam: todos os estereótipos em cima do Machadão são baboseiras.

?Leu Dom Casmurro???? Então, Capitu traiu ou não traiu?????, olha, eu acho que essa é a frase que qualquer leitor de Dom Casmurro recebe. Aliás, me permitam reformular: essa é a frase que qualquer leitor brasileiro mais escuta. Isso já ate uma piada para os leitores, convenhamos. Essa discussão já habitou em muitas mesas de bar, ou conversar em geral, durante longos tempos. É tão conhecida que coloquei um ?mini-spoiler? no título e tenho a plena certeza de que ninguém irá reclamar.

Então, fui ler em busca de responder essa célebre e nobre questão.

Li. E na minha opinião, não consegui pegar nenhuma prova realmente concreta que prove a traição de Capitu.

Mas, eu percebi algo: a trama, em geral, não é sobre a traição. Na verdade, esse fato só é discutido com mais de 80% dele já lido. Com tantas perguntas sobre, eu imaginava que a história rodeava esse fato, que se construía em meio dessa dúvida... mas não, é QUASE um detalhe da história, e não o motivo dela ter sido feita. Posso estar sendo até um pouco progressista, mas parece que querem anular uma obra para condenar uma mulher. Não é o ponto crucial da história.

Você, que está lendo a minha resenha (muito obrigado por ainda estar lendo, por sinal.), deve estar me perguntado: ?se a suposta traição não é o ápice da história, então qual é???
Bem, essa é uma pergunta muito abstrata. Mas, para mim, o ápice esta em todos os surtos de Bentinho. O ápice da história é mostrar como bentinho era abusivo. E na verdade acho que a mensagem da final é, não discutirmos a suposta traição ou não, e sim mostrarmos como Bentinho era abusivo, e mesmo ele amando imensamente ela, tinha uma sedenta vontade de controla-la a todo momento.

Poderia me alongar em toda a minha resenha, mas hoje ninguém tem paciência para nada. Enfim, não tenham conclusões precipitadas sobre Machado de Assis, e antes de linchar algo, pelo menos saiba do que está falando.
Grato,
João Guilherme.
Amanda 12/04/2021minha estante
Concordo 100% ?

joaoggur 12/04/2021minha estante
;)

Alberto.Tisbita 12/04/2021minha estante
Isso é que é uma resenha!

joaoggur 12/04/2021minha estante
Pô, muito obrigado!

Natalia Leal 16/04/2021minha estante
Fiquei mais interessada, esse ano sai essa leitura! Vlw pela resenha :)

joaoggur 17/04/2021minha estante
Que isso, @nat, eu que agradeço!

fadadaliteratura 22/04/2022minha estante
Exatamente! Terminei o livro e fiquei me questionando do porquê as pessoas, quando questionadas sobre a obra em questão, só falavam sobre a traição sendo que este fato é discutido brevemente somente no final do livro. Creio que a obra é para gerar uma discussão justamente dos "surtos do Bentinho", como você disse. Excelente resenha!

Pedro Henrique 06/05/2021

Se houve traição, essa se deu pelo autor
A leitura de Dom Casmurro se tornou uma das minhas melhores experiências literárias. Com efeito, a minha já grande admiração pelo autor, só aumentou.

Machado de Assis foi um gênio e, não à toa, é considerado o maior nome na literatura nacional, sendo, inclusive, reconhecidíssimo lá fora.

E por sinal, que orgulho saber que ele era brasileiro, negro, de origem simples e sem jamais ter sequer pisado em uma faculdade, o que só comprova a sua genialidade.

E sobre a obra, ela é maravilhosa. Ela transcende a tudo. É cativante, realista, sentimental. Enfim, ímpar!

Se você que lê minha resenha e ainda não leu o livro, separe um tempo da sua vida e o leia, mas antes uma dica: não se prenda ao clichê "traiu ou não traiu?". Aproveite a trama e se delicie com a escrita do autor que, constantemente, irá dialogar contigo, o leitor, fazendo-o parte do livro.

Além do mais, quanto ao clichê acima apontado, é óbvio que o enredo foi construído para se duvidar de Capitu. Afinal, Bentinho era advogado e, ainda por cima, ciumento. Contudo, fora o fato de Ezequiel ser muito parecido ao Escobar, acredito sim na idoneidade de Capitu e de Escobar (duas personagens adoráveis, por sinal).

E assim, concluo que se houve traição, essa se deu pelo autor.
Lindëndil 01/04/2024minha estante
Fora que antes do Escobar morrer ele ainda queria 'talaricar' a esposa dele. Tem esse detalhe ainda