O Caderno Rosa de Lori Lamby

O Caderno Rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

Alice 09/08/2022

?Bandalheiras?
Extremamente subversivo e obsceno. Se você não tem bagagem suficiente pra um livro desse, nem tente! Genial a forma com que a autora passa a mensagem central da história, mais genial ainda é a forma que ela faz com que o leitor se sinta desconfortável e culpado. Genial -e muito chocante-

Rafael Bonfim 01/08/2022

Sujo, nojento... Atemporal.
Nas próprias palavras de Hilda, este livro é uma grande banana na cara dos editores. Editores machistas. Hilda já era grande mas não vendia. Seu editor a pede que escreva bandalheiras e ela vai além e vende muito. Este livro só é sensível para quem não entende as figuras que Hilda usa. Leia além.
Destaque para o conto "A moça e o jumento" que é um marco escrita erótica/pornográfica.

Ewerton35 01/07/2022

O escárnio de Hilda Hilst
Publicado em 1992, O caderno rosa de Lori Lamby deu início a fase obscena da carreira de Hilda Hilst. Pequeno, polêmico, subversivo e grandioso com críticas ácidas e bem humoradas.

Lori, uma menina de 08 anos decide se prostituir, com consentimento dos pais, e documentar TUDO. Descreve todas as experiências em detalhes, relata da forma mais crua e madura (eu diria) o desenrolar de suas relações e as recompensas de seu trabalho.

Como porta de entrada pra obra da autora foi excelente, em poucas palavras ela choca e consegue ser clara e enfática na mensagem que quer passar, o livro se encaminha para uma reviravolta que se faz mais notória e perceptível a intenção do material chocante, não é atoa que o livro segue dando o que falar mesmo após seus 30 anos de lançamento. BRILHANTE.

Arya4 20/05/2022

GENTE?
MORRI. TÔ CHOCADA. Tem que ter estômago pra ler esse livro hein....eu entendi a crítica do livro,mas é tão desconfortável de ler que você só entende bem no final.

Daniela 13/05/2022

Desgraçamento mental
Eu não sei o que dizer sobre, é extremamente obsceno e é uma proposta no mínimo subversiva.
Melhor vocês lerem ou não se não aguentarem.

Carolina273 08/05/2022

A minha professora de literatura sempre comenta sobre a Hilda Hilst, fiquei curiosa e decidi enfrentar um dos livros que ela tanto fala. Sinceramente, não tinha ideia do que ia ler, não é um livro pra qualquer um.

LimaCamila 27/03/2022

O incômodo e a crítica
Se são "bandalheiras" as engrenagens que fazem a venda de livros acontecerem, a Hilda Hilst foi genial em criar um livro pra saber até onde a gente quer ler isso. Ela ri da gente. Eu senti um desconforto que nunca tinha sentido em livro nenhum, e o desconforto só se aliviava quando no decorrer da obra as críticas feitas ao mercado literário apareciam de forma sarcástica.

Cristina 08/03/2022

Quer impacto?
Nunca tinha lida algo de Hilda, uma amiga me entregou e disse: leia a primeira folha! Eu li e já fiquei chocada, e não consegui mais parar de ler. Não sei nem o que dizer, eu fiquei boquiaberta várias vezes, fechei ele, analisei, continuei. Não sei se indico pra todos, tem que ter estômago, mas o final é explicativo, apesar de cada um talvez guardar algo diferente para si.

Raissa 04/03/2022

Não sei se tenho a bagagem crítica certa no momento pra comentar sobre essa leitura. Nunca li nada igual, acho que sou muito jovem ainda pra entender o que a autora quis passar

Marcelo217 12/02/2022

PESADO (!)
O livro passa dos limites do aceitável. É desconfortável pela forma como a personagem Lori descreve tudo que acontece com ela. A relação com a família, com os homens que tem contato com ela. Tudo é muito direto e chocante.
Tão chocante que eu nem percebi a crítica ao mercado editorial, só vim entender no posfácio.

Admirei a coragem da autora. A escrita é simples e direta, assim como o arranjo do livro. O assunto é pesado e muito dificil de se ler na calma. Não chega a ser bom nem ruim, apenas desconfortável.
savio.jacyntho 20/05/2022minha estante
confesso que essa resenha me deixou curioso pra ler

carbononh 23/01/2022

dedo no c* e gritaria
Indigerível, obsceno, praticamente pornográfico e genial, "O caderno de Lori Lamby" é um livro/caderno/diário escrito por uma menina de 8 anos, que se prostitui com o consentimento dos pais e passa a narrar tudo - tudo mesmo - no papel.

A forma como a autora cria uma personagem e trama inverossímeis ao ponto de chocar e confundir o leitor é fascinante. Os relatos de Lori Lamby e a sua sagacidade são perversos, e servem como rota para Hilda traçar um enredo delirante sobre a personagem e sua família, tecendo, em conjunto, uma crítica ao mercado editorial brasileiro, à obsessão pelo dinheiro e à literatura.

Ao trazer assuntos pesadíssimos e polêmicos, e retratá-los de forma obscena, explícita e calculista, Hilda põe as questões morais e ilógicas dos próprios leitores à mostra, como ponto de reflexão para à nossa própria alienação e (des)caminho e desvalorização da literatura mais 'massuda', que vem perdendo notoriedade e visibilidade.

Escrevendo "adoráveis bandalheiras" de forma conveniente, Hilst põe em cheque o leitor, o mercado, a literatura, a moral e a reestruturação da própria escrita. Aqui, é importante entender o momento delicado pelo qual a autora passava. No mais, é importante frisar que poucos escritores conseguiriam fazer e chegar no nível literário, subversivo e delirante de Hilda Hilst.

O posfácio (com uma visão psicanalista) explica como a escrita da Lori, apesar de ser altamente sexual ao abordar casos envolvendo pedofilia, é escolhida para ser repulsiva para quem quiser usar o livro para se excitar, uma vez que a personagem não é colocada na posição de vítima em nenhum momento, demonstrando a genialidade de Hilda ao tocar no assunto, escrevendo uma personagem inverossímil, inapropriada e chocante.

10/10

josé filho 20/01/2022

Cuidado!!
Não sei o que dizer desse livro. Gostei da experiência mas não sei se posso recomendá-lo sem parecer um doido kkk. Apesar de ser possivelmente ofensivo pra muita gente, é interessante como a história faz a gente refletir sobre a relação da autora com a própria carreira e dificuldades como escritora.
Me soou como uma comédia sarcástica.
Recomendo apenas para quem tem a mente aberta!!

Aline 07/01/2022

Crítica pesada
Eu não sabia exatamente o que esperar desse livro. O choque inicial (na verdade, não o choque nos abandona) foi forte. O livro traz críticas pesadas, não uma, mas várias!

Brubs 04/12/2021

Instigante.
Esse livro traz tantas reflexões.
A crítica principal claro, é ao mercado editorial, a venda de ?bandalheiras?. Tanto que o primeiro livro que li dela foi esse.
Questões sobre pedofilia, e também consegui refletir sobre o acesso fácil das crianças a pornografia.
Me instigou a ler mais Hilda Hilst, já comprei outros livros da escritora ??