A Guerra de Clara

A Guerra de Clara Clara Kramer

Resenhas - A Guerra de Clara

Rita 27/04/2012

Um livro do mesmo patamar que o Diário de Anne Frank, só que com um final feliz. Clara e sua família, nos tempos da 2ª guerra mundial, são ajudados por uma família nazista, eles ficam no porão da casa por muito tempo, até o término da guerra. Uma leitura extrordinária, em alguns momentos cheia de suspense quando os nazistas estão na casa e eles sequer podiam respirar com medo que eles ouvissem. Uma leitura para se conhecer um pouco mais da vida desses judeus que foram heróis só por aguentarem o que passaram.

tatá87 27/01/2011

Posso dizer que se esse não foi o mais importante livro que já li na vida, foi um dos principais... Nele pude tirar lições de humanidade, de paciência, de perseverança, de união, de perdão e por aí vai. Quantas vezes nós reclamamos da vida, do que temos pra comer ou vestir, sem ter a mínima noção do quanto somos abençoados em nossas vidas, com nossa liberdade... Aprendi que sempre devemos ter esperança e devemos ter a noção de que nunca tudo estará perdido! Gostaria que cada pessoa no mundo pudesse ler A Guerra de Clara para poder aprender com ele e dar mais valor à vida, à família e outros bens tão preciosos... Maravilhoso! Perfeito!

Aninha 15/01/2011

O que o ser humano é capaz de fazer com seu próximo

Clara Schwarz, uma adolescente judia e polonesa, viveu 18 meses em um abrigo subterrâneo, durante a época da 2ª Grande Guerra.

Estimulada pela mãe, escreveu um diário (em 4 cadernos), que hoje se encontra no Holocaust Memorial Museum, em Washington, D.C, pois se um dia eles fosses capturados, alguém iria saber tudo que passaram, tentando sobreviver.

Clara escreve de tudo: como foram parar no sótão, quem era a família que os acolheu, quantas pessoas foram morar lá, as regras que foram estabelecidas e a forma como a sociedade de uma cidade, que ela amava, passou a tratar os judeus, inclusive os mais próximos e amigos.
Aos 81 anos, a autora, auxiliada por um escritor (Stephen Glantz), decidiu publicar suas memórias, baseada nesse diário e nas lembranças desse período tão conturbado. Para se ter uma idéia, dos 5 mil judeus que viviam em Zolkiew (cidade de Clara), menos de 60 sobreviveram ao Holocausto!

Interessante é notar o carinho com ela trata da família alemã que os acolheu: os Beck, composta pelo pai (Valentim), pela mãe (Julia) e pela filha jovem (Ala). Tido como anti-semita, Valentim os escondeu no sótão da casa dos Melman (outra família judia que ficou escondida), uma vez que todas as casas de judeus foram tomadas pelos soldados e pelos simpatizantes do governo.
Por ser conhecido como anti-semita, Valentim teve de ceder a casa para que 3 ferroviários do governo e 4 soldados ficassem hospedados durante alguns meses. Mesmo assim, na ausência deles, corria a acudir as 18 pessoas que estavam bem abaixo de seus pés, com comida, água, vestimenta e notícias dos amigos e parentes. Lá embaixo, por sua vez, os judeus aprenderam a sussurrar, dormir com vigilância para não roncar e só cozinhar quando não houvesse nenhum estranho na parte superior da casa. Clara só subia raramente quando Julia a chamava para ajudar na faxina da casa e, depois, a presenteava com água fresca e alguma coisa para comer. Como a casa era das poucas que tinha banheiro interno com vaso sanitário, diariamente os Beck recolhiam os baldes de “necessidades” para despejar lá, sem que levantassem suspeitas.
Nenhum dia era igual o outro: momentos de desespero (como quando ocorreu um incêndio na vizinhança) se intercalam com momentos de esperança. A dor da perda era constante, o incômodo do calor e do frio também. Por fim, havia uma pergunta que não deixava as mentes dos refugiados: Até quando suportariam tanto sofrimento?

Quando comecei a ler, logo me lembrei do Diário de Anne Frank, mas por ter sido escrito depois, baseado no diário, esta obra é mais rica em detalhes e datas, sem desmerecer a outra.

Vele a pena leitura, especialmente nesses dias em que alguns ainda insistem em negar que o Holocausto não ocorreu...

Sandramithy 20/05/2010

Comprei esse livro às cegas, apenas, para ganhar o frete...rsrsr, e me surpreendeu.

Clara Kramer, relata em seu diário, sua vida e de algumas famílias judias na época do holocausto. É difícil de imaginar, como as pessoas podem sovreviver em um porão, que mal podem ficar em pé e sobreviverem a tantas dificuldades, privações, fome e doenças. A história, além de ser forte, chocante e triste, nos mostra uma superação de vida extraordinária, de luta pela vida e de amor ao próximo. Se você tem algum problema ou passa por alguma dificuldade, leia o livro e você vai sentir abençoada por Deus.
Renata CCS 17/10/2013minha estante
"(...) leia o livro e você vai sentir abençoada por Deus." com esta frase vc resumiu tudo o que a obra nos transmite!

Mih Del Debbio 17/02/2010

"... acho que você escreveu algo positivo sobre mim!"
Que livro fantastico.
Com certeza um dos melhores livros que já li na minha vida.

A Guerra de Clara é uma mescla de A Lista de Schindler com O Diário de Anne Frank. Retrata a sobrevivencia de algumas familias judias durante o holocausto.

Clara descreve em seu diário como ela e sua familia conseguiram sobreviver graças a ajuda de Beck um alemão anti-semita e como foi a luta durante 18 meses "enterrada" no subsolo de uma casa onde frequentavam alemãs, anti-semitas, guardas da SS... enfim seres com sede de sangue judeu.

Ela descreve as dificuldades, a fome, a sede, as doenças... conta como dividiu um pequeno espaço com 18 pessoas, onde ninguem podia ficar em pé e só era possivel dormir de lado

Conta as perdas, a morte de amigos e familiares das formas mais tragicas possíveis, conta a maldade dos nazistas e anti-semitas... um historia cheia de dor, de mágoas e de horror, mas também com lições de vida, de amor, de solidariedade...

Algumas passagens que amei:
"Comecei a entender que, quando a gente está de luto, não é só pela perda de um ser amado, mas também pela parte de nós que se perde com ele"

"A fome, a sede e o medo tinham se tornado minha vida... sentia-me numa estação rodoviária, e tudo dependia de qual trem chegaria primeiro: a liberdade ou a morte"

Fábio Milheiro 10/01/2010

De arrepiar (literalmente)...
Uma história triste, muito triste, mas muito bem contada.
Narrativa belíssima de parte desse desastre para a humanidade que foi o Holocausto (porém, espero que numa próxima edição seja feita uma revisão ortográfica, o livro tem tantos erros de portugues que chega a irritar).

Vale a pena conhecer a história de Clara e a coragem e bondade imensurável dos Beck (precisamos de mais gente como eles).

Marco 18/12/2009

Recomendado
Não fossem tantos os erros de português desta edição, o livro seria ótimo!

cid 28/10/2009

Quando alguém segura um travesseiro contra o rosto da gente...
A história da judia polonesa Clara Kramer é daquelas que nos fazem pensar. E provoca muita empatia. O que eu teria feito se estivesse na mesma situação? A família de Clara e outros judeus que se esconderam no porão da casa do Sr . Valentim Beck durante 18 meses, sofreram medo, fome , o desconforto , a saudade dos familiares, as notícias dos massacres e perseguições. Lendo o relato de tanto sofrimento eu me perguntei se teria tido coragem de ajudar outras pessoas arriscando as vidas de meus familiares? Eu gostaria de dizer que sim , mas infelizmente não sei a resposta. Talvez Clara tenha traduzido todo o desejo de viver na frase :¨Quando alguém segura um travesseiro contra o rosto da gente para nos sufocar, só pedimos a Deus que nos deixe respirar mais uma vez¨.

Jane Lara 15/10/2009

Emocionante!
A guerra sempre deixa profundas marcas!

mais que recomendado!

R.Faria 09/10/2009

Se "A menina que roubava livros" é triste, este é de quebrar as pernas, e é real!
2009 - Resolvi ler "A Guerra de Clara" um pouco depois de terminar "A menina de roubava livros", até pra comparar o real com a ficção. Se "A Menina..." é a fumaça e a boca do vulcão, a história da menina Clara é a própria erupção, é o relato mais íntimo e pessoal de quem viveu sob a ira impiedosa do regime nazista. Tanto quanto é difícil entender a maldade praticada contra homens, mulheres e crianças inocentes naquela época, é acreditar na capacidade do ser humano de resistir as piores condições possíveis de sobrevivência. Mesmo já tendo lido muito sobre o holocausto, já tendo assitido filmes como "O Pianista", não estava preparado para ler "A Guerra de Clara". Impossível tentar relatar pelo que passaram as pessoas que conviveram por quase 2 ANOS!!! dentro de um buraco de um metro de altura debaixo de uma casa habitada por oficiais nazistas. Pra saber mais, se emocionar e se sentir mal por reclamar da vida, só lendo o livro da Clara, esta menina corajosa que pelo que pesquisei na internet é viva até hoje. Uma leitura impressionante!

Ana 07/09/2009

Maravilhoso!é difícil imaginar que um ser humano seja capaz de passar e sobreviver há tantas humilhacões e privações...um exemplo de fé, determinação e superação.
Você acha que tem problemas? então leia este livro.

Julay Ferrer 12/08/2009

O livro é excelente, super realista, com a descrição do autor e o mapa que vem no início do livro, conseguimos ter uma noção fiel de como é o abrigo. Livro emocionante, que faz com que tenhamos vontade de saber mais e mais sobre a segunda guerra.

Garete 03/08/2009

Triste
Gostei, um exemplo de vontade de viver, esperança, luta e principalmente de fé e confiança...apesar de ser muito triste, tem um final feliz...