Sidarta

Sidarta Hermann Hesse

Resenhas - Sidarta

tatsu 25/10/2023

(Escrito no dia 13/10/2020)
Foi uma vibe muito parecida com a de "O Alquimista", sobre tudo ser uma coisa só e nós encontrarmos no que acreditamos por nós mesmos (??) Algo meio assim. Sobre renascimentos espirituais e busca por sentido. Adorei o livro, por mais que tenha levado um tempo meio desnecessário pra ler. Por coincidência, conheci a música "All Apologies" do Nirvana nesse período, e ela fala um pouco sobre nada se diferenciar de nada. Todos nós seguimos o mesmo curso, como num rio.
Também relacionei muito a história com "O Alquimista" no sentido de estabelecer uma barreira entre "os conhecedores" e "os medíocres". E meu espírito egoísta só falou ainda mais alto por causa disso KKKK. Não sei como melhorar nisso. Eu sou parte de um todo. E eu sempre existi assim como todo o resto do mundo. Não tem como eu ser "especial". Isso é meio assustador.
Enfim, foi muito bom Lucas (meu irmão) ter me falado sobre o livro e recomendado. Adorei e recomendo. Gosto da linguagem e toda a subjetividade do livro :) Seu valor e significado; sua mensagem.

Gustavo.Morsch 24/10/2023

(Re)conectando-se
Não me canso de ler este livro. A busca pelo sentido da vida é um caminho tortuoso... passear com as experiências do Sidarta, conseguindo (com alguma facilidade) aquilo que muitos chamariam de essencia da vida é muito interessante. Não se trata de abandonar tudo ou ter tudo, mas sobre saber escutar e se conectar.

Akira 15/10/2023

Uma viagem no autoconhecimento
Depois de ter vislumbrado o talento de Herman em Demian, finalmente concluí a leitura de Sidarta e posso afirmar que este sem dúvida é meu livro favorito de todas as suas obras. Um livro com uma leitura simples e ai mesmo tempo complexa mas com mensagens profundas e metáforas para parar, refletir e repensar até mesmo a sua vida e a maneira de vê-la. Um livro que me fez embarcar em uma viagem de autoconhecimento, reflexão e que com certeza me marcou para sempre. Esse é uma daquelas obras que merecem ser lidas uma vez por ano. O auge de Herman Hesse e todo o seu talento para escrita pode ser visto de forma mais crua nesta magnífica obra.

Roger Ruiz 10/10/2023

Na busca de respostas, esqueci de viver
O livro traz uma profunda reflexão sobre "o que é a vida", questionamento pertinente feito por Antônio Abujamra em suas provocações. Saímos por aí, buscando respostas, conselhos, palavras de um sábio, a vida passa, esquecemos de experimentar, viver a vida, contemplar a simplicidade do que nos é dado.
Fazendo um crontraponto: Sidarta experimentou a vida, se envolveu com as coisas mundanas da vida, bebidas, jogatina. Vale uma reflexão neste ponto pois, se errarmos a dose, talvez não haja segunda chance.

Renatav 03/10/2023

Uma lição!
Segundo livro que leio do autor. O primeiro foi Demian, que faz muito tempo que li. Porém, acho que gostei bem mais desse. Queria ler há alguns anos, mas sempre ficava pra depois, mas agora me parece que li na hora certa. Gostei muito, o livro é lindo, uma lição!

Patrick.Ramos 01/10/2023

Gostei bastante dessa leitura. Fiquei envolvido com a história e seus personagens. O livro apresenta diversos pontos de reflexão, o que deixa a leitura muito agradável e gera certa reflexão no leitor.

Apesar de ser um livro curto, ele apresenta um enredo fantástico. Não é um livro sobre o verdadeiro Buda, mas ele aparece na história.

É o tipo de leitura que indicaria para alguém que está meio que perdido, tanto na vida como em seus pensamentos, procurando um caminho.

Alguns trechos que gostei abaixo:

...

"Só, talvez, que procuras demais, que de tanta busca não tens tempo para encontrar coisa alguma."

...

"E com isso te comunico uma doutrina que te fará rir, ó Govinda: tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas a mim me interessa exclusivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admiração e reverência."

...

"Não é nos seus discursos e nas suas ideias que se me depara a sua grandeza, senão unicamente nos seus atos e na sua vida. "

Sal e pimenta do reino 27/09/2023

Pedra
Gosto de livros que nos ensinam sobre nossa naturalidade, que dão essa sensação de que a natureza nos ensinará muito mais do que qualquer troca que se possa ter, apesar de que nunca seremos capazes de evitar a linguagem e os significados, pois eles são sempre de nós mesmos. Mas existe um fluxo. Tô fazendo essa resenha muito tempo depois de ter lido, então não me lembro do que senti ao acabar o livro, mas tenho memória de uma tranquilidade de ver que a vida é o que é, simplesmente.

Ju 20/09/2023

Vida e espiritualidade
Sidarta é um romance filosófico que fala sobre a espiritualidade de maneira ampla através da história do filho de um brâmane que resolve seguir sua própria trajetória, percorrendo diferentes caminhos na vida em busca de autoconhecimento. Acredito que este livro da margem para diferentes interpretações e, para mim, Sidarta acaba encontrando o equilíbrio entre os prazeres mundanos e a vida espiritual no contato com a natureza. A leitura não é tão fácil nem tão prazerosa, mas a mensagem muito bonita.

Paulo1426 15/09/2023

Sidarta, uma jornada
Tal qual o título de minha resenha, a leitura de Sidarta foi uma belíssima jornada pelo descobrimento não só de Sidarta como si mesmo, mas também como eu. Abarcamos em um processo de autoconhecimento avassalador a medida que o personagem brilhantemente escrito por Hermann Hesse se aventura em si próprio. Lindo em todos os sentidos, esse livro nos faz enxergar o mundo de uma forma mais bela, unificada e complacente, aos futuros leitores, desejo-lhes a mais bela experiência. Om.

Gabriel 14/09/2023

Jejuar, pensar e esperar
É assustadoramente impressionante e lindo como em apenas 160 paginas um livro seja capaz de falar tanta coisa com tamanha beleza.

Eu tenho tantos elogios para esse livro que acho uma perda de tempo tentar capturar o sentimento e as reflexões que podem ser feitas em algumas palavras, a melhor forma de elogiar esse livro é recomendar.