O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

Fernanda309 10/06/2012

As Crônicas dos Kane - #2 - O Trono de Fogo
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li - e olha que eu não li poucos. O Trono de Fogo apresenta-nos um lado meio esquecido em Percy Jackson e Os Olimpianos: o romance entre os personagens. Tudo bem que é uma séria sobre mitologia e não romance, mas que mal tem? Todo mundo curte um pouco de romantismo.
Sadie Kane, a irma mais nova, está em um triângulo amoroso: ela, seu amigo Walt e o deus Anúbis. Ela com 13, eles dois com 16 cada. Ela se apaixona por Anúbis, e então conhece Walt, sente ciúmes dele, vem Anúbis e a beija no dia do seu aniversário de 13 anos, depois Walt a beija e diz gostar dela na em uma de suas aventuras no Egito, ambos sentem ciúmes dela, e ela está dividida. Mas tem dois pequenos probleminhas. Walt tem uma doença hereditária e pode morrer a qualquer momento. Anúbis é um deus, ou seja, não pode permanecer com mortais.
Agora, Carter Kane.
No primeiro livro, Carter se apaixona por Zia Rashid - Senhora dos Elementos, elementalista do fogo, treinada no quartel general da Casa da Vida, o Primeiro Nomo, no Cairo -, que tem a mesma idade, 14. O que ele não sabia é que tinha se apaixonado por um shabti: uma palavra em árabe que significa boneco de argila. Carter tinha se apaixonado por um pedaço de argila, que continha um pedaço da alma dela. Carter ficou realmente arrasado.
Neste livro ele encontra Zia - quase morta, em coma, com sua sanidade sendo reduzida aos poucos. Claro, ele entra em desespero.
Mas ele não queria (ele temia isto, mas não queria) que Zia não o reconhecesse.
Apófis, a serpente do Caos, está se reerguendo, e a única chance de ele não destruir o mundo é acordando Rá, o deus sol, rei dos deuses. Mas ninguém sabe deles a milênios. Como resolver?
Teve alguns momentos que eu achei que eles realmente iam morrer, mas como já sei que tem continuação, não arranquei tantos cabelos (eu arranquei, sim, mas isso é outra história). Algumas vezes eu tive que me controlar pra não gargalhar bem alto.
Pra quem já leu o livro, uma crítica: achei que nesse livro, as coisas deram muito certo pros Kane. Rick facilitou um pouco. Algumas mortes cairiam bem pra dar mais... emoção no livro.

Lu 13/09/2012

Gostei muito desse segundo volume das Crônicas dos Kane. É um livro mais maduro do que o Pirâmide Vermelha, e confesso que até me surpreendi com algumas reviravoltas.... e algumas são simplesmente hilárias! Estou louca para ler o próximo livro!

O que não quer dizer que eu não tenha algumas ressalvas a fazer. Não sei se estou mal acostumada com a série Percy Jackson, em que o leitor acompanha o crescimento do personagem e de seus amigos, mas é que aqui, as coisas acontecem mais rápido. Eu senti falta de um maior desenvolvimento de Walt e Jaz, que são personagens importantes, aparentemente. Eles ficaram meio avulsos na história.

Por outro lado, gostei do fortalecimento dos laços entre Sadie e Carter. Claro que as velhas implicâncias continuam, mas achei algumas cenas dos dois muito bonitas. E é bacana como cada um deles é especial à sua maneira (embora Carter tenha me deixado meio estressada nesse livro).

Um detalhe interessante é como a mitologia egípcia é diferente da grega, no que se relaciona aos deuses. Isso já se percebe pela própria presença dos magos, mas o tratamento é bem menos respeitoso. É estranho perceber isso, comparando com o relacionamento que Percy tinha com os deuses. Mas não tira o brilho da leitura.

De resto, narrativa escrita com competência, cenários deslumbrantes, boas piadas e boas cenas de ação. É quase um pacote completo de férias. É ler e se esbaldar!

Recomendo!

Nat 22/09/2012

Carter e Sadie estão de volta a casa do Brooklyn, agora uma sede de treinamento para jovens do mundo todo que descendem de linhagens faraônicas. Desta vez, eles precisam encontrar os pedaços do Livro de Rá, o deus Sol, e decifrá-lo para poder vencer uma batalha contra Apófis, o deus do caos. Eles só têm cinco dias para decifrar o livro, despertar Rá e evitar que Apófis se liberte de sua prisão milenar. No meio disso, Carter lida com uma “paixonite obsessiva”, enquanto Sadie suspira pelo deus Anúbis e por Walt, um dos seus aprendizes. Quando Sadie volta a Londres para celebrar seu aniversário com suas amigas, tudo dá errado e assim, novamente os irmãos embarcam em uma nova aventura, lidando com novos inimigos e com as dúvidas dos deuses sobre o despertar de Rá. A Casa da Vida, com Desjardins como Sacerdote-Leitor Chefe, agora oferece um perigo maior, pois um mago poderoso parece estar controlando Desjardins totalmente, e os irmãos precisam descobrir se despertar o deus Sol realmente os ajudará na luta contra o caos.

Novos deuses são apresentados, assim como o mito do nascimento do sol e a luta da Ordem contra o Caos. Riordan continua, em meio a aventura principal, apresentando as várias facetas dos deuses egípcios. Desde o primeiro livro, o autor utiliza algumas passagens cômicas para expressar as dúvidas e descobertas pertinentes à adolescência. Neste segundo livro, estas passagens conseguem ser mais engraçadas. Uma excelente sequência

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/09/o-trono-de-fogo-de-rick-riordan-dl-2012.html

Gui Campos 30/12/2011

Melhor que o primeiro?
Sem dúvidas, esse segundo livro da série veio para provar que Crônicas Kane vale a pena! É muito melhor que o primeiro, a temática envolvendo Rá é maravilhosa, nem tenho muito o que falar, só que a mitologia egípcia é linda e Rick Riordan é estupendo!
Gostaria muito de ver um filme da série, teria sem dúvidas, uma fotografia incrível!
É ótimo!

Bruno Sá 03/08/2012

Primeiramente queria falar que gostei muito do livro, assim como gostei de qualquer livro do Rick Riordan, e estou anciosamente esperando o último livro da saga, "A Sombra da Serpente", que será lançado em breve aqui no Brasil.
Quanto ao livro, a história em si é muito boa, a saga de Sadie e Carter Kane em busca de impedir a libertação de Apófis me fez gostar mais deste do que do primeiro livro.
A única coisa que eu não gostei é o tamanho dos capítulos, não sei se com vocês, mas eu levava meia-hora para ler cada capitulo, coisa que nunca aconteceu em outros livros.
Mesmo assim, o livro é muito bom, e por causa da duração dos capitulos, dou uma nota 4.
*Esperando "A Sombra da Serpente".

Juliana 25/12/2011

Rick Riordan escreve "O Trono de Fogo" com a mesma temática de "A Pirâmie Vermelha".
A história, contada sob os pontos de vista complementares dos irmãos Sadie e Carter, dessa vez nos leva a uma frenética corrida contra o tempo que envolve o despertar do primeiro faraó, Rá, para impedir que o Caos ressurja na figura de seu inimigo eterno, Apófis.
A diferença entre o primeiro livro e este está na maturidade dos personagens. Enquanto em "A Pirâmide Vermelha", os adolescente desconheciam o caminho dos deuses, neste não só aprenderam a controlar seus poderes como se tornaram professores de aprendizes de magos que receberam o chamado no final de "A Pirâmide...".
O ponto alto do livro, não foi a solução de tudo, como seria esperado, mas os desentendimentos entre os irmãos. Confesso que enxergo muito de mim nas reações da Sadie e isso não é menos cômico.
O final me deixou um pouco decepcionada, mas fiquei curiosa para saber como tudo terminará...
De qualquer forma, ainda acho uma boa leitura e continuo recomendando.

Reiner 04/01/2012

Uma boa continuação, mas um pouco massante!
O Trono de Fogo é a continuação da história sobre dois adolescentes que são descendentes de faraós contada primeiramente no livro A Pirâmide Vermelha. Sadie e Carter são da família Kane, e isso quer dizer problemáticos e também muito poderosos. A história começa no Museu do Brooklin e é onde ficamos sabendo que o objetivo dos garotos é encontrar o livro de Rá para despertar o velho deus, impedindo assim o renascimento de Apófis.

A trama passa por vários locais com monumentos egípcios, apresentação de vários deuses (mesmo os menores) com destaque para o Deus Anão Bes, que os ajuda no lugar da Bastet, e é um personagem carismático. Muitas batalhas com magia surpreendentes e uma interessante passagem pelo Duat seguindo o caminho do Barco do Deus Sol.

Eu gostei bastante da continuidade, o enredo tem uma ação muito frenética praticamente não há pausas para explicações ou reflexões, tudo vai acontecendo muito rápido e a trama vai se desenrolando. Uma boa jogada do Riordan fio a introdução de novos personagens magos como aliados, efeito do pedido de ajuda feito pelo primeiro livro, isso deu possibilidade de mostrar outras magias (além de Hórus com Carter e Ísis com Sadie) o que ficou excelente.

Ainda assim, achei um pouco massante a leitura, não tinha tantas surpresas, ele simplesmente já deu o doce logo no início (juntar as partes do livro de Rá) e teve poucas surpresas durante a leitura, e então só restava a ação e a descrição dos lugares e dos deuses. O único segredo mesmo era saber o que Walt (um dos novos magos) escondia e o papel de Vladimir (se era um mago bom ou ruim), o resto era meio que previsível.

Minhas impressões estão no link:

Gabriela 17/02/2012

Avaliacao
òtimo livro e ótima continuação, Rick Riordan, mais uma vez nos surpreendendo com tantos detalhes e uma trama que te prende ao livro do ínicio ao fim, com ótimos momentos descontraidos , que te fazem dar aquelas risadinhas no meio da sala e todos te julgarem meio louco, /Trono de fogo superou minhas expectativas, anciosa pelo proximo livro da saga.

Gabi 24/02/2012

O Trono de Fogo - Rick Riordan
PODE CONTER SPOILER DE 'A PIRÂMIDE VERMELHA'
O segundo volume da saga As Crônicas dos Kane não deixa a desejar e atende às expectativas - embora pudesse ter sido melhor. Controverso? Talvez, mas deixe-me explicar. Quem leu o primeiro volume, A Pirâmide Vermelha, sabe que Riordan enche o livro de batalhas e visões do Primeiro Nomo, especialmente o Salão das Eras. Nesse livro, esses são menos presentes, e, talvez porque eu tanto adorava esses momentos, o fato de que estes são mais raros tenha tornado seu antecessor mais emocionante. Contudo, como todos os livros dele, esse é incrível.

O Trono de Fogo mostra Carter e Sadie Kane, dois irmãos que descobriram que descendem de uma família poderosa de faraós, alguns meses após o acordo com Set, treinando jovens magos para uma batalha iminente contra Apófis, o Senhor do Caos. Os irmãos partem em uma perigosa busca atrás dos três papiros que formam o Livro de Rá com o objetivo de despertar o deus sol para que este possa derrotar o Caos. Claro, uma busca que não vai ser nada fácil.
Com personagens novos e cativantes que lembram alguns de Percy Jackson, a narrativa é rápida e envolvente, com pausas estratégicas para comentários sarcásticos dos narradores e uma 'descontração' em momentos tensos do livro. Maravilhoso, embora o final tenha me deixado um pouco contrariada.

Bárbara 04/05/2012

O trono de Fogo
No segundo livro das Crônicas dos Kane, a forma de narrativa continua a mesma: em primeira pessoa e a cada dois capítulos mudando a narração de Sadie para Carter, deixando a história super clara por mostrar dois pontos de vista.

ATENÇÃO: ESSA RESENHA COTEM SPOILERS!
Mas apenas para quem não leu A Pirâmide Vermelha

No primeiro livro, passei raiva com esse estilo novo de escrita do Riordan (entendam, estou super acostumada com Percy Jackson, então a mudança foi drástica pra mim), porque não me dava bem com a Sadie. Apenas as partes do Carter me faziam querer ler mais, mas neste livro as coisas começaram a mudar. Acredito que agora que a personagem já se sente em casa ao falar de magia, ficou mais fácil pra mim, como leitora, visualizar a história. Além disso, conseguimos saber de tudo o que acontece e, claro, na medida certa. Aventura, tensão, amizade e romance se misturam nesse novo livro do Rick Riordan.

Em O Trono de Fogo, Sabie e Carter precisam ir atrás dos três pedaços do pergaminho com o encantamendo para despertar Rá, o deus Sol, e impedir Apófis, Caos, de acabar com o mundo (Como em Percy Jackson, nas Crônicas dos Kane nossos heróis também precisam salvar o mundo).

A história contada em 398 páginas é a narrativa do que acontece em dois dias. Pode até parecer que fica cansativo, mas como qualquer professor, quando a matéria começa a ficar chata, Rick coloca uma piadinha no meio do livro que faz o leitor não largar o livro (e eu só digo isso porque aconteceu comigo).

Alguns personagens nos são apresentados agora, como Walt, que é descrito por Sadie como um cara muito bonito e interessante (não copiei as palavras dela, apenas criei algumas), e que guarda um segredo; Jaz, que acaba tendo um papel super importante na história, e alguns deuses, como Bes, o deus anão que faz toda a parte cômica do livro acontecer.

Eu sou super fã do Rick Riordan e acabo aprendendo bastante sobre mitologia (tanto grega quanto egípcia) ao ler seus livros. Por isso, estou sempre recomendando a qualquer pessoa. Principalmente para aqueles que sempre acharam história a matéria mais chata do mundo.

Leia o texto original em: Babi Lorentz
Por Bárbara Lorentz.

naniedias 06/03/2012

O Trono de Fogo, de Rick Riordan
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Sadie e Carter enfrentaram perigos terríveis quando descobriram que sangue egípcio corria em suas veias e que eles eram capazes de realizar magia.
Fizeram o primeiro relato para pedir ajuda e agora essa ajuda é necessária. Apófis, o deus-serpente do Caos, está se reerguendo e as crianças precisam conseguir despertar Rá para evitar a destruição do mundo.

O que eu achei do livro:
Rick Riordan é um escritor maravilhoso! Mais uma vez ele consegue acertar completamente e cria uma maravilhosa história que mescla aventura com conhecimento!
Com uma linguagem super simples e dinâmica, o livro de quase quatrocentas páginas pode ser lido rapidamente, mesmo por um leitor menos experiente. E o ritmo acelerado não deixa que a atenção seja desviada da história e prende o leitor do início ao fim.
Acho que é impossível ler algum dos livros infanto-juvenis de Riordan sem se sentir inclinado a pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Eu, pelo menos, não consigo. Vidrada que sou em História Antiga, adorei a ideia do autor de escrever um livro que falasse da mitologia egípcia. E a cada mito ou deus citado, eu não conseguia, de forma alguma, não sair pela internet (ou pelos livros que tenho aqui em casa sobre o assunto) pesquisando um pouco mais sobre o que o autor falava. O livro é ficção, mas está construído sobre uma mitologia que existe, e que foi a religião de um povo durantes séculos, e cita lugares que também são reais.
Acho muito divertida a forma como o livro é narrada - a cada dois capítulos o narrador é trocado, num revezamento entre Carter e Sadie Kane - os irmãos protagonistas dessa incrível aventura. E o autor menciona, logo no início do livro, que a história é uma transcrição de um arquivo de áudio que chegou nas mãos dele. O tempo inteiro, os narradores falam como se estivessem mesmo gravando esse arquivo - o que dá um tom muito interessante à história.
E por falar nos personagens, aprecio muito a forma como Riordan constrói seus personagens - um tanto exagerados em suas características principais, como é comum em livros voltados a essa faixa-etária, mas, ao mesmo tempo, muito realistas! Sadie é uma adolescente enjoada e metida, mas também é muito divertida e consegue encantar o leitor! Carter é o menino certinho, o irmão mais velho em quem Sadie deveria se espelhar, entretanto, também dá as suas escorregadas - o que faz com que qualquer um possa se identificar com ele. E os personagens secundários, embora não tão bem retratados quanto os protagonistas, são ótimos! Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre Cleo (será que é porque ela é uma brasileira ou porque ela adora um livro? Muito provável que seja uma mistura das duas coisas) - espero que ela apareça mais no terceiro livro.
Eu senti falta de uma revisão melhor nesse livro. A coisa não está péssima, mas incomodam alguns erros (até mesmo de concordância verbal), principalmente no que diz respeito às crases - as coitadas quase não aparecem no texto, mesmo quando estritamente necessárias. Uma pena em um livro que é voltado para o público que está passando pela fase de alfabetização. Em outros livros da editora não encontrei problemas desse tipo, então acho que esse foi um episódio isolado e não irá mais acontecer.
O Trono de Fogo é uma história intensa e deliciosa! Indicada para crianças, adolescentes, adultos e maníacos por cultura egípcia em geral!

PS: Essa passagem que transcrevo para vocês me divertiu tanto, me fez rir tanto, que eu achei que seria uma boa ideia compartilhá-la. Mas, cuidado, ao lê-la você estará se comprometendo a ler a série - porque duvido que conseguirá se segurar.
"- Eu tento nunca falar. É assim que crio, com palavras. Elas podem me causar problemas. Uma vez, só por diversão, inventei a palavra 'ornitorrinco' e...
No mesmo instante, uma coisa peluda com bico de pato apareceu no chão, arrastando-se em pânico. [...]
- Sim, foi exatamente isso o que aconteceu. Um descuido da língua. Realmente, só assim uma coisa dessas poderia ter sido criada."

PS2: Durante o livro é mencionado o jogo senet. Eu fiquei tão curiosa que fui saber mais sobre o jogo e de tanto que gostei do que achei, fiz um post falando sobre ele (clique aqui para ler).

PS3: Não riam de mim. Mas até o momento em que eu procurei a imagem para postar nessa resenha (sim, eu já tinha recebido o livro, lido o livro, olhado um zilhão de vezes, pelo menos, para a capa) eu não havia percebido que a capa retrata um barco. Poxa, eu pedi para não rir. Eu achava (não me perguntem como) que eles estavam em uma sala cheia de tesouros. Agora eu não consigo mais visualizar para descrever para vocês, mas Sadie e Carter estariam segurando algum artefato e a água seria um monte de moedas. Fiquei me perguntando, ao final, o que a capa teria a ver com o livro. O trono de fogo ao fundo eu sempre visualizei, mas o resto não fazia muito sentido. Agora, finalmente, eu entendi. Antes tarde do que nunca. É um barco, quem diria.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Lorena 20/12/2012

Melhor do que A Pirâmide Vermelha, com certeza.
Nessa segunda aventura, Carter e Sadie Kane precisarão impedir que Apófis liberte-se da prisão e transforme o mundo todo em Caos. Para que consigam pelo menos ter possibilidade de fazer isso, os irmãos precisam juntar as três partes do livro de Rá, para acordar o Deus Sol e convencê-lo a se juntar a batalha contra Apófis.

“Quando Sadie e eu chegamos à mansão pela primeira vez, Amós nos contou que os magos tentavam ficar fora de Manhattan. Ele disse que Manhattan tinha outros problemas - seja lá qual for o significado disso. E às vezes, quando eu olhava para além do rio, podia jurar que via coisas. Sadie ria disso, mas certa vez pensei ter visto um cavalo voador. Provavelmente eram só as barreiras mágicas da mansão causando ilusões de ótica, mas, mesmo assim, era estranho.”

Os Kane agora são responsáveis pela Casa do Brooklyn. Novos iniciantes chegam lá todos os dias em busca de conhecimento e treinamento. Entre eles, dois se destacam: Jaz e Walt. Jaz é uma maga curadora e Walt é especializado em símbolos egípcios.
O romance entre Sadie e Anúbis continua, mas é atrapalhado por Walt, que também está afim de Sadie e a deixa confusa por quem prefere.

“— Dois presentes de despedida — murmurou Sadie. — De dois garotos lindos. Odeio minha vida.”

O Trono de Fogo se mostrou melhor que o primeiro livro, A Pirâmide Vermelha. Como disse na resenha do livro um, Rick não sabe muito bem como começar uma história, mas a desenvolve de um modo encantador.
A narrativa continuou em primeira pessoa mesclando entre o ponto de vista de Carter e Sadie, que não se torna cansativo mas sim muito inovador.

“Erro fatal, Carter. Você me deu o microfone na parte mais importante? Nunca mais vou devolvê-lo. O final da história é meu. Ha.ha.ha!” (Sadie)

Estou muito ansiosa para ler A Sombra da Serpente, que encerrará a saga. Estou depositando muito nele e espero que não me decepcione.

Vítor 04/04/2012

O Trono de Fogo
É um livro cheio de aventuras, onde seus personagens passam por vários desafios para tentar ressuscitar Rá, que eles acreditam ser a solução para exterminar o caos da Terra.

julia 08/06/2012

sueperou o primeiro volume!!
esse segundo volume conseguiu superar o primeiro.
a narrativa esta muito melhor,os personagens estão mais desenvolvidos,e ficou bem legal ler a confusão amorosa em que se meteram esses dois irmaos..
carter apaixonado por zia mas ainda sem um amor correspondido afinal para ela suas lembrancas dele veem de sua cópia.
e não menos divertido é ver sua irmã dividida entre dois amores..
em meio a isso um novo desafio..
açao,humor,romance são os ingredientes dessa nova trama e ficou muito legal.
eu aprovei.Rick Riordam tem mostrado que consegue prender nossa atençao de uma forma sempre inteligente e diversicada.
agora que terminei a saga de percy jackson,estou lendo tanto essa saga dos kane como tambem a a serie herois do olimpo.
E realmente o autor,apesar de fazer livros infanto juvenil, consegue fazer qualquer idade se interessar por suas criatividade.
posso dizer que a cada dia o autor veem ganhando meu respeito.