O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

Ceci 05/10/2012

Maravilhoso!
Um dia desses minha amiga apareceu com ele na escola e eu me apaixonei. Primeiro li seu antecessor é claro. Não sou do tipo que le o final antes da hora.
Os personagens principais são Sadie e Carter Kane. Eles se envolvem em grandes confusoes ao longo do livro, para consiguirem as 3 partes do livro de Rá e despertar o deus, para conseguir deter a serpente do caos. Além de confusoes, os irmãos vivem momentos comicos em suas narrativas, que são alteradas de dois em dois capitulos.
Eu não posso compara-lo a Percy Jackson já que nunca li a saga, e nem a Harry Potter já que ainda estou no livro 3 (o prisineiro de Azkaban). Mas devo dizer que é o livro de aventura mais maravilhoso que já li.
Dou meus parabens a meu idolo Tio Rick pelo incrivel trabalho.

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br (em parceria com a Nanda)
Os irmãos Kane estão de volta, com mais uma gravação transcrita por Rick Riordan. Para quem não conhece a história, o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane é apresentado a nós como uma gravação de dois irmãos (Sadie e Carter) que contam suas aventuras agregadas à mitologia egípcia. Esse segundo livro também é uma transcrição de outra gravação feita por ambos que foi enviada diretamente para o autor, segundo conta o mesmo.

Sadie e Carter dessa vez se aliam a alguns outros magos – incluindo a pequena Cleo, do Rio de Janeiro – para tentar salvar o mundo de Apófis (cobra maligna da mitologia egípcia), trazendo Rá (o deus sol) de volta à vida. Além dessa batalha, eles ainda devem enfrentar a Casa da Vida, que é meio anti-Kane e está atrás deles. Como os próprios personagens dizem repetidamente: nada na vida deles é fácil. Pelo menos eles encontram deuses legais no caminho, como Bes (o deus dos anões) e – para a alegria de Sadie – Anúbis. Sadie continua com seu humor salgado e rebelde e Carter como o irmão mais velho nerd, mas eles estão menos cansativos que no livro anterior. Juro que simpatizamos bem mais com os irmãos nesse livro!

Em O Trono de Fogo, Rick Riordan mantém seu jeito irreverente de tratar de mitologia – nesse caso a egípcia – com o fim de atrair o interesse dos leitores. O impacto de As Crônicas de Kane em nós não foi tão grande quanto Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto é importante falar que O Trono de Fogo é BEM mais emocionante/interessante que A Pirâmide Vermelha e com certeza aumentou a ansiedade para o terceiro e último livro da série. Para quem já leu outros livros infanto-juvenis, sabe como Rick Riordan tem essa capacidade de nos prender e fazer com que mergulhemos profundamente nessas novas realidades que ele cria, a ponto de acreditarmos que tudo é real e faz todo o sentido. E também tem aquela necessidade inexplicável de ler mais sobre mitologia assim que terminamos os livros do autor.

O livro também traz a marca registrada do autor: que são histórias emocionantes, mas permeadas pelo bom humor. Os momentos de escape cômico são bem numerosos e geralmente acontecem em momentos tensos como uma batalha ou uma discussão importante. Isso torna a leitura muito mais prazerosa. É interessante também como o autor “amarra” suas diferentes sagas: assim como no primeiro livro dessa série, Riordan menciona novamente a ilha de Manhattan e a presença de cavalos voadores por lá – uma delicada alusão à saga de Percy Jackson.

Como o Rick Riordan nos conquista em cada detalhe é, para nós, algo mais complexo que acreditar na possibilidade de as diferentes mitologias realmente fazerem parte do nosso mundo… o que sabemos é que ele merece MESMO o primeiro lugar na lista de mais vendidos em qualquer país que seus títulos sejam lançados!

Nicolas 06/12/2012

Uma sequência ainda melhor
Uma história tão "Rick Riordan" quanto pode ser. E não me venha dizendo que é um PJO egípcio. As histórias assemelham-se sim, mas mais por conta do gênero (uma fantasia que envolve relações entre deuses e mortais) do que pela falta de criatividade do autor. Rick Riordan foi fundo, e sua pesquisa trouxe frutos a todos que admiram seu trabalho.
Gostei de A Pirâmide Vermelha, mas nada que me fizesse ansiar pela sequência. Tanto que fui lê-la após 1 ano.
O que posso dizer sobre o segundo livro da saga é: ressaltou as qualidades e corrigiu o que pra mim era deficiente.
É notável o crescimento tanto de Carter quanto de Sadie não só no quesito poder, Riordan deu a eles maturidade. Com isso ambos chamaram para si as responsabilidades e apresentaram narrações MUUITO melhores!
Sempre preferi a narração da Sadie, e no Trono de Fogo sua ironia (presente em ambas histórias) perdeu seu ar irritante e ficou ainda mais engraçado.
E sobre enredo, nada abaixo do podemos esperar de Rick Riordan. Excelentes tramas e personagens.
E claro... não posso deixar de citar a narrativa em "gravação". E o final surpreendente, com uma digressão do tipo "aqui está o porquê de estarmos fazendo isso".
E vai falar que você não ficou com vontade de partir pra Nova York no momento em que terminou o livro?

Recomendadíssimo!

Daniel | @aquiclub 27/11/2012

Uma sequência fantástica!
Depois de terem de enfrentar o deus do caos, Sadie e Carter possuem uma nova tarefa, a de impedirem que a serpente do caos, Apófis, se erga e destrua o mundo. Para isso eles precisam de alguém muito mais poderoso, mas agora um tanto fraco, velho e debilitado para ajuda-los. Para isso eles viajam para o Duat e vivem grandes aventuras ali e também acabam descobrindo muitas coisas. A sequência de "As Crônicas dos Kane" não podia ser melhor. Quando terminei o primeiro livro e me desapontei com o final (mas mesmo assim continuo achando "A pirâmide vermelha" um ótimo livro), achei que nesse também não aconteceria muita coisa, já que falam que livro de meio não tem nada de interessante. Eu estava redondamente enganado! Esse livro tem um fluir, não sei, uma coisa que faz com que suas páginas sejam viradas quase sem perceber. Num ritmo maravilhoso, um mistério atrás do outro, um mostro atrás do outro, mas sem deixar a humanidade das personagens de lado, como problemas da adolescência e até um triângulo amoroso. Do começo ao fim é impactante e envolvente e ao mesmo tempo prepara muito bem o terreno para a vinda do terceiro e último livro da saga onde tudo deve se resolver... Me apaixonei pela escrita de Rick nesse livro que é espetacular! Mais uma vez dando lugar para os dois irmãos narrarem os acontecimentos dando aquela sensação de que você esteve lá junto com eles. Simplesmente magnífico! Não vejo a hora de ler o último e ver resolvidos muitos conflitos criados nesse livro.

Rafa 04/08/2012

Após Sadie e Carter Kane salvarem o mundo de Seth, eles agoram terão que evitar que Apófis se liberte de sua prisão no Duat, para isso eles terão que libertar Rá o deus Sol. Para isso eles entram nesta jornada para achar os três pergaminhos de Rá que representam suas 3 personalidades...Mas não será tão fácil quanto parece, eles terão que enfrentar poderosos inimigos além de Apófis: Desjardins que ainda não se convenceu que Carter e Sadie não estão mais hospedando Deuses, Menshicov que está sob o controle de Apófis... Eles conseguiram deter Apófis? Reunirão os 3 pergaminhos e libertaram Rá? Só lendo pra saber...Leia muito bommmm mesmo Recomendo

Thaic 11/07/2012

Diversão em Família.
Simplesmente preciso dizer que esse livro é muito mais legal que Pirâmide Vermelha. Acho que foi algo em torno do ritmo, mais frenético, mas ainda sim muito fácil de acompanhar. E bem no estilo Riordan, com os seus títulos super explicativos capítulo a capítulo (mas ainda sim tão facilmente reconhecível para cada personagem), suas cenas cômicas e personagens super carismáticos que, por serem crianças/adolescentes, estão jogando na gente esses comentários hilários sobre tudo o que acontece com eles. A narração continua dividida entre os dois irmãos, dois capítulos para cada, mas dessa vez, diferentemente da ultima, eu realmente gostava das duas partes. E embora eu ainda não seja a maior fã da Sadie, tenho que reconhecer que ela melhorou muito nesse livro. Não mudou, no todo, mas acho que o fato dela ter aceitado o Carter como irmão, incondicionalmente, ajudou muito. Ela não é mais só uma personagem mimada lançando frases cheias de ironia pra bancar a rebelde. Ela ganhou responsabilidade, aprendeu lições e uniu isso à personalidade que ela tinha antes. A mudança é sutil e vem tanto porque nós já nos acostumamos com a personagem, como do crescimento dela, e é muito bem-vinda.
Outro dos pontos positivos do livro é o relacionamento de Carter e Sadie, que agora já não parece forçado. É claro que o comportamento deles no primeiro é super compreensível - eles quase não se viam, mal se conheciam. Mas, depois de ter passado por toda a primeira aventura juntos, eles estão muito mais próximos, sem perder muito da personalidade deles e do que era a relação entre eles. Eu simplesmente adoro acompanhar como eles reagem juntos aos personagens de fora da família, os ciúmes, o cuidado e até o despeito (Sadie, olha você aí). Eles finalmente formaram uma família de verdade, e de maneira muito natural.
A aventura por sí só já vale a leitura. Ela corre rápido, dinâmica e imprevisível, cheia de personagens incriveis, vilões quase adoráveis e uma narração super divertida. E embora a aventura se complete (mais ou menos), o gancho pro próximo livro é óbvio. Mal acabei o Trono de Fogo e já estou louca pelo próximo (mas primeiro Son of Netupne, por favor). Enfim, o livro é ótimo. Tá recomendado e sugerido pra sua lista de presentes, compras, desejos...

Leia completa no Três Lápis:

Carol2116 07/12/2012

O Trono de Fogo, Rick Riordan
Resenha disponível no blog: http://lendomeuslivros.blogspot.com.br

Nesse segundo volume, os irmãos Sadie e Carter Kane, precisão impedir que Apófis fuja de sua prisão no Duat e transforme o mundo em Caos. Para isso, eles tem que encontrar as três partes do livro de Rá e ressuscitar o Deus Sol.

No meio disso, conhecemos os novos magos treinados por Carter e Sadie na casa do Brooklyn, com destaque para Walt, um possível interesse amoroso para Sadie, que nem imaginava que o rapaz tinha um segredo que compartilhava com Jaz, uma maga curadora que sofre um acidente no começo do livro mas, se mostra útil no final.

Além disso, Carter ainda tem esperança de encontrar a verdadeira Zia, que foi escondida em algum lugar pelo antigo Sacerdote Leitor Chefe... E o novo Sacerdote da Casa da Vida, continua perseguindo os Kane, agora com ajuda de um mago do mal que está determinado a matar Sadie e Carter.

Eu achei esse segundo livro mais emocionante que o primeiro (que eu gostei muito). O livro já começa cheio de ação e se mantém assim até o final. As situações - muitas vezes perigosas- que os irmãos Kane passam para encontrar as partes do Livro de Rá, que estão espalhadas por vários lugares do mundo, são hilárias, pois apesar de toda a tensão, o autor consegue colocar comentários irônicos e cenas engraçadas no meio disso tudo.

Lu 13/09/2012

Gostei muito desse segundo volume das Crônicas dos Kane. É um livro mais maduro do que o Pirâmide Vermelha, e confesso que até me surpreendi com algumas reviravoltas.... e algumas são simplesmente hilárias! Estou louca para ler o próximo livro!

O que não quer dizer que eu não tenha algumas ressalvas a fazer. Não sei se estou mal acostumada com a série Percy Jackson, em que o leitor acompanha o crescimento do personagem e de seus amigos, mas é que aqui, as coisas acontecem mais rápido. Eu senti falta de um maior desenvolvimento de Walt e Jaz, que são personagens importantes, aparentemente. Eles ficaram meio avulsos na história.

Por outro lado, gostei do fortalecimento dos laços entre Sadie e Carter. Claro que as velhas implicâncias continuam, mas achei algumas cenas dos dois muito bonitas. E é bacana como cada um deles é especial à sua maneira (embora Carter tenha me deixado meio estressada nesse livro).

Um detalhe interessante é como a mitologia egípcia é diferente da grega, no que se relaciona aos deuses. Isso já se percebe pela própria presença dos magos, mas o tratamento é bem menos respeitoso. É estranho perceber isso, comparando com o relacionamento que Percy tinha com os deuses. Mas não tira o brilho da leitura.

De resto, narrativa escrita com competência, cenários deslumbrantes, boas piadas e boas cenas de ação. É quase um pacote completo de férias. É ler e se esbaldar!

Recomendo!

Priscila 17/06/2012

No geral, ainda melhor que "A Pirâmide Vermelha".
O Trono de Fogo se passa pouco tempo depois da história do primeiro livro, e ainda que tenha passado tão pouco tempo, os irmãos Kane estão mais sábios, ensinando magia para crianças da linhagem dos Faraós que encontram pelo mundo, tentando salvar a humanidade do ressurgimento de Apófis, a cobra que é ainda mais Evil do que Set, the Evil Day! Os Kane tem que convencer A Casa da Vida de que a única forma de sucesso é a união dos magos e dos deuses contra o Caos, que promete engolir o Ma'at e saem em uma missão para juntar as partes do Livro de Rá, o rei dos deuses do Egito, o único deus que conseguiu lutar de igual para igual com Apófis antes de se aposentar. Com A Casa da Vida e a divisão dos deuses contra eles, os obstáculos são muitos.

O segundo livro é mais corrido, tem algumas partes mais interessantes e por isso é um pouco melhor do que o primeiro livro. O primeiro livro tem um final melhor e mais detalhado, mas o segundo no todo é melhor desenvolvido. Não tem como não gostar dos dois livros! A série se encaminha pro sucesso total. Muita gente vai ter a coleção na estante quando terminar (eu terei). Mais fácil separar logo uma prateleira da sua estante só pro Riordam, porque ainda não li um livro dele que tenha saído menos do que legal.

Acho que tenho apenas uma crítica em relação ao livro, além do final corrido e sem detalhes. É à respeito da "babação de ovo" do autor com a Sadie nesse segundo livro. Parece que praticamente todos os momentos mais importantes do segundo livro acontecem nos capítulos da Sadie, parecendo que ela faz simplesmente tudo que é importante e o Carter só está lá de muleta, pra enrolar o leitor. Não que ela seja uma personagem ruim, ela é boa, mas ela é o tipo de personagem extrema que pode se tornar bastante irritante de vez em quando, e quando o autor redobra a atenção nela desta forma, ela fica irritante mais vezes. No primeiro livro a atenção foi mais equilibrada entre os irmãos e essa falta de atenção com o Carter foi realmente triste, pois ele é um personagem muito bom, prefiro ele disparado e queria vê-lo brilhando um pouco mais, tendo mais momentos e isso não acontece nesse livro.

Com poucas críticas, vale mesmo a pena ler a série, então estou na espectativa pelo próximo livro!

julia 08/06/2012

sueperou o primeiro volume!!
esse segundo volume conseguiu superar o primeiro.
a narrativa esta muito melhor,os personagens estão mais desenvolvidos,e ficou bem legal ler a confusão amorosa em que se meteram esses dois irmaos..
carter apaixonado por zia mas ainda sem um amor correspondido afinal para ela suas lembrancas dele veem de sua cópia.
e não menos divertido é ver sua irmã dividida entre dois amores..
em meio a isso um novo desafio..
açao,humor,romance são os ingredientes dessa nova trama e ficou muito legal.
eu aprovei.Rick Riordam tem mostrado que consegue prender nossa atençao de uma forma sempre inteligente e diversicada.
agora que terminei a saga de percy jackson,estou lendo tanto essa saga dos kane como tambem a a serie herois do olimpo.
E realmente o autor,apesar de fazer livros infanto juvenil, consegue fazer qualquer idade se interessar por suas criatividade.
posso dizer que a cada dia o autor veem ganhando meu respeito.

Vítor 04/04/2012

O Trono de Fogo
É um livro cheio de aventuras, onde seus personagens passam por vários desafios para tentar ressuscitar Rá, que eles acreditam ser a solução para exterminar o caos da Terra.

Lorena 20/12/2012

Melhor do que A Pirâmide Vermelha, com certeza.
Nessa segunda aventura, Carter e Sadie Kane precisarão impedir que Apófis liberte-se da prisão e transforme o mundo todo em Caos. Para que consigam pelo menos ter possibilidade de fazer isso, os irmãos precisam juntar as três partes do livro de Rá, para acordar o Deus Sol e convencê-lo a se juntar a batalha contra Apófis.

“Quando Sadie e eu chegamos à mansão pela primeira vez, Amós nos contou que os magos tentavam ficar fora de Manhattan. Ele disse que Manhattan tinha outros problemas - seja lá qual for o significado disso. E às vezes, quando eu olhava para além do rio, podia jurar que via coisas. Sadie ria disso, mas certa vez pensei ter visto um cavalo voador. Provavelmente eram só as barreiras mágicas da mansão causando ilusões de ótica, mas, mesmo assim, era estranho.”

Os Kane agora são responsáveis pela Casa do Brooklyn. Novos iniciantes chegam lá todos os dias em busca de conhecimento e treinamento. Entre eles, dois se destacam: Jaz e Walt. Jaz é uma maga curadora e Walt é especializado em símbolos egípcios.
O romance entre Sadie e Anúbis continua, mas é atrapalhado por Walt, que também está afim de Sadie e a deixa confusa por quem prefere.

“— Dois presentes de despedida — murmurou Sadie. — De dois garotos lindos. Odeio minha vida.”

O Trono de Fogo se mostrou melhor que o primeiro livro, A Pirâmide Vermelha. Como disse na resenha do livro um, Rick não sabe muito bem como começar uma história, mas a desenvolve de um modo encantador.
A narrativa continuou em primeira pessoa mesclando entre o ponto de vista de Carter e Sadie, que não se torna cansativo mas sim muito inovador.

“Erro fatal, Carter. Você me deu o microfone na parte mais importante? Nunca mais vou devolvê-lo. O final da história é meu. Ha.ha.ha!” (Sadie)

Estou muito ansiosa para ler A Sombra da Serpente, que encerrará a saga. Estou depositando muito nele e espero que não me decepcione.

naniedias 06/03/2012

O Trono de Fogo, de Rick Riordan
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Sadie e Carter enfrentaram perigos terríveis quando descobriram que sangue egípcio corria em suas veias e que eles eram capazes de realizar magia.
Fizeram o primeiro relato para pedir ajuda e agora essa ajuda é necessária. Apófis, o deus-serpente do Caos, está se reerguendo e as crianças precisam conseguir despertar Rá para evitar a destruição do mundo.

O que eu achei do livro:
Rick Riordan é um escritor maravilhoso! Mais uma vez ele consegue acertar completamente e cria uma maravilhosa história que mescla aventura com conhecimento!
Com uma linguagem super simples e dinâmica, o livro de quase quatrocentas páginas pode ser lido rapidamente, mesmo por um leitor menos experiente. E o ritmo acelerado não deixa que a atenção seja desviada da história e prende o leitor do início ao fim.
Acho que é impossível ler algum dos livros infanto-juvenis de Riordan sem se sentir inclinado a pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Eu, pelo menos, não consigo. Vidrada que sou em História Antiga, adorei a ideia do autor de escrever um livro que falasse da mitologia egípcia. E a cada mito ou deus citado, eu não conseguia, de forma alguma, não sair pela internet (ou pelos livros que tenho aqui em casa sobre o assunto) pesquisando um pouco mais sobre o que o autor falava. O livro é ficção, mas está construído sobre uma mitologia que existe, e que foi a religião de um povo durantes séculos, e cita lugares que também são reais.
Acho muito divertida a forma como o livro é narrada - a cada dois capítulos o narrador é trocado, num revezamento entre Carter e Sadie Kane - os irmãos protagonistas dessa incrível aventura. E o autor menciona, logo no início do livro, que a história é uma transcrição de um arquivo de áudio que chegou nas mãos dele. O tempo inteiro, os narradores falam como se estivessem mesmo gravando esse arquivo - o que dá um tom muito interessante à história.
E por falar nos personagens, aprecio muito a forma como Riordan constrói seus personagens - um tanto exagerados em suas características principais, como é comum em livros voltados a essa faixa-etária, mas, ao mesmo tempo, muito realistas! Sadie é uma adolescente enjoada e metida, mas também é muito divertida e consegue encantar o leitor! Carter é o menino certinho, o irmão mais velho em quem Sadie deveria se espelhar, entretanto, também dá as suas escorregadas - o que faz com que qualquer um possa se identificar com ele. E os personagens secundários, embora não tão bem retratados quanto os protagonistas, são ótimos! Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre Cleo (será que é porque ela é uma brasileira ou porque ela adora um livro? Muito provável que seja uma mistura das duas coisas) - espero que ela apareça mais no terceiro livro.
Eu senti falta de uma revisão melhor nesse livro. A coisa não está péssima, mas incomodam alguns erros (até mesmo de concordância verbal), principalmente no que diz respeito às crases - as coitadas quase não aparecem no texto, mesmo quando estritamente necessárias. Uma pena em um livro que é voltado para o público que está passando pela fase de alfabetização. Em outros livros da editora não encontrei problemas desse tipo, então acho que esse foi um episódio isolado e não irá mais acontecer.
O Trono de Fogo é uma história intensa e deliciosa! Indicada para crianças, adolescentes, adultos e maníacos por cultura egípcia em geral!

PS: Essa passagem que transcrevo para vocês me divertiu tanto, me fez rir tanto, que eu achei que seria uma boa ideia compartilhá-la. Mas, cuidado, ao lê-la você estará se comprometendo a ler a série - porque duvido que conseguirá se segurar.
"- Eu tento nunca falar. É assim que crio, com palavras. Elas podem me causar problemas. Uma vez, só por diversão, inventei a palavra 'ornitorrinco' e...
No mesmo instante, uma coisa peluda com bico de pato apareceu no chão, arrastando-se em pânico. [...]
- Sim, foi exatamente isso o que aconteceu. Um descuido da língua. Realmente, só assim uma coisa dessas poderia ter sido criada."

PS2: Durante o livro é mencionado o jogo senet. Eu fiquei tão curiosa que fui saber mais sobre o jogo e de tanto que gostei do que achei, fiz um post falando sobre ele (clique aqui para ler).

PS3: Não riam de mim. Mas até o momento em que eu procurei a imagem para postar nessa resenha (sim, eu já tinha recebido o livro, lido o livro, olhado um zilhão de vezes, pelo menos, para a capa) eu não havia percebido que a capa retrata um barco. Poxa, eu pedi para não rir. Eu achava (não me perguntem como) que eles estavam em uma sala cheia de tesouros. Agora eu não consigo mais visualizar para descrever para vocês, mas Sadie e Carter estariam segurando algum artefato e a água seria um monte de moedas. Fiquei me perguntando, ao final, o que a capa teria a ver com o livro. O trono de fogo ao fundo eu sempre visualizei, mas o resto não fazia muito sentido. Agora, finalmente, eu entendi. Antes tarde do que nunca. É um barco, quem diria.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Literatura 15/02/2012

Os Kane estão de volta
Vocês já me conhecem, e sabem que eu amo o Rick Riordan, já falei disso na resenha do Herói perdido e da Pirâmide Vermelha, então não tem necessidade de repetir isso na resenha de O Trono de fogo (Intrínseca – 398 páginas).
Na verdade, hoje vou falar sobre meu amor a outra coisa: Continuações!
Não estou dizendo que todos os livros deveriam ter continuações, Deus sabe que alguns deveriam ter parado no primeiro e salvo o que desse, mas não! Continuam até te matar de irritação, estou falando de séries como House of Nigth, que eu lia, não vou negar, está no meu skoob e tudo, mas puta merda, a P.C Cast e a filha dela perderam a mão, e feio.

Eu estou falando de continuações de séries, como PercyJackson e os Olimpianos, Harry Potter, Ciclo da Herança, Jogo Vorazes. Essas são séries que começaram bem e terminaram bem, não prolongaram a história até a exaustão.
O que eu gosto nas continuações é que você já conhece os personagens, você já sabe por onde anda história, ou seja, dá pra cortar a embromação da introdução e ir direto ao ponto.

E é exatamente isso que acontece no Trono de Fogo, Carter e Sadie voltam já colocando fogo das coisas, um pouco literalmente.
Eles estão no telhado de um museu, tentando roubar uma relíquia que irá ajudar na sua missão. Você sabe, derrotar Apófis, o Deus do mal poderosão, que está trancado no fundo de um poço? Qualquer semelhança com Cronos não é mera coincidência, é culpa da história religiosa grega e egípcia, que resolveram enterrar seus deuses do mal, ao invés de matá-los.
Não querendo ser sabichona, mas falhando miseravelmente, a religião católica fez a mesma coisa.

Mas voltando ao assunto em questão… quando um livro tem uma sequência uma boa parte da informação está subentendida, acreditando que você vai ler o livro na sequência, o primeiro, depois o segundo, então o terceiro. E não em uma ordem completamente aleatória que surge na sua cabeça.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça: