O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

Desi Gusson 26/10/2011

Divertidíssimo
Eu sou uma fã inoxidável do Rick Riordan. Realmente gostaria que ele acompanhasse com sua escrita o meu ritmo de leitura, mas, como não dá, me contento em ficar ruminando as suas obras. Hoje me peguei pensando cheirodequeimado por que eu gostava tanto dos livros dele, quero dizer, o cara não criou nada de novo! Todos os temas que ele usou já tinham sido dissecados antes, já faziam parte do nosso conceito de clássicos. Não me refiro só a mitologia, mas aos sim, garoto, você não é um mero mortal, os agora vá, e salve o mundo, ou alguém aqui vai me dizer que Senhor dos Anéis não é um clássico? Que Harry Potter não abalou estruturas? Que nunca quis ir para Nárnia?? Heim? Heim? Foi o que pensei.
A genialidade do cara veio justamente disso, ele pegou coisas velhas (refiro-me às mitologias, por favor) e outras referenciais, tirou o pó, passou um Veja Multiuso, arrumou de outro jeito e voilá! Fez o referencial dar vida nova a coisas que só interessavam a nerdões ou professores de história (pleonasmo) ! As crianças que hoje acham que o smartphone nasceu colado nelas ou que e-mail é coisa de velho se interessam por Zeus, Ísis e toda a patota! Pesquisam sobre política na antiguidade, descobrem que filosofia não é chata mentira e principalmente, prestam atenção na aula de história! Well, eu estou quase começando um discurso sobre entender o passado para mudar o futuro e blá blá blá, então melhor parar por aqui a ruminação.
Ah, só mais uma coisa. Tanto as Crônicas dos Kane quanto Os Olimpianos são completamente confiáveis nas suas informações sobre os deuses e culturas mostradas. Palavra de aficionada em mitologias, só Deus e a Irmã Tereza sabem quanto tempo em me enfurnei naquela biblioteca lendo e relendo tudo o que tinha a ver com Grécia, Roma, Egito e os Nórdicos. (Hum Andhy, sua nerdona) Sou mesmo! E você também, que leu até aqui!!
Agora vamos aO Trono de Fogo (Aviso mais uma vez, spoilers fortes de A Pirâmide Vermelha)
O livro começa com os irmãos Kane invadindo o Museu do Brooklyn. Eles precisam descobrir que pista uma estátua guarda sobre o Livro de Rá e para isso contam com a ajuda de dois novos amigos, Jaz e Walt. Ambos foram os primeiros a responder o chamado de Carter e Sadie, e a tornarem-se aprendizes da Casa da Vida do Brooklyn.
Digamos que Walt, gosto de pensar nele como um Tyrese Gibson adolescente, mexeu um pouco com a Sadie. Contanto ela não esqueceu Anúbis (que eu carinhosamente penso como Josh Harnett), da mesma forma que Carter não esqueceu Zia, na verdade ele anda meio obcecado:
-Carter, não quero ser indelicada eu disse mas nos últimos dias você tem visto mensagens sobre Zia em todos os lugares. Há duas semanas você pensou que ela tivesse mandado um pedido de socorro em seu purê de batatas.
-Era um Z! Desenhado bem nas batatas!
Quando Sadie pega o pergaminho que fazia parte do Livro de Rá, desencadeia, pra variar, uma boa armadilha egípcia! Espíritos do caos os atacam por todos os lados e os meninos tem que improvisar para se defenderem. Só que então um desses espíritos se dirige a Carter lhe diz onde Zia está e avisa, se ele não deixar sua missão de lado, ela morrerá.
A partir daí tudo se desenrola bem freneticamente, acontece tão rápido que você não consegue se obrigar a parar a leitura pra fazer qualquer outra coisa! Os Kane, além de terem de se virar para acordar e reentronar um faraó e salvar o mundo em cinco dias, vão ter de fugir dos deuses irados com a reforma e de assassinos das outras Casas da Vida, que ainda não engoliram o trato feito com Set.
Sinceramente senti falta de mais romance. (Eu sei que é um juvenil) Qualé? Eu realmente adoro romance! Mas com certeza esse é o livro mais divertido e bem humorado do ano. A Mimo até saiu do lugar de honra dela, meu colo, enquanto eu lia porque as risadas deviam estar atrapalhando. Os novos aprendizes são incríveis, tem até uma menina do Brasil!
Enfim, recomendo não só porque faz bem ler continuações, mas por ser um livro muito bom!

Mais resenhas:
desigusson.wordpress.com
Hannah 29/10/2011minha estante
Adorei a resenha e como também sou uma grande fã dele , e também leio rapido de mais os livros fico lendo mil vezes os mesmos livros. como ja disse ótima resenha!

Taty 10/11/2011minha estante
Oi... Adorei sua resenha, e como também sou muito fã do Rick, é claro que O Trono de Fogo já está na minha estante esperando... agora a ansiedade pra caomeçar a leitura aumentou uns 500%, talvez um pouco mais...
Mais uma vez parabéns pela resenha, muito bem humorada... Há! Eu também sou nerd...kkkk

Nai 24/11/2011minha estante
incrivel como você descreveu o que rick riordan fez. parabens.
adorei a parte do limpara a poeira e passar o veja multiuso kkkk

Nelson 26/11/2011minha estante
Sensacional sua resenha: disse tudo!!!
Adorei!
Hilário o comentário sobre as risadas incomodarem a gata: já passei por isto também...

Everton 07/12/2011minha estante
São resenhas como a sua que me deixam com mais vontade de lê-lo DD:

Ah, parabéns ;D

heyelio 19/12/2011minha estante
Parabéns, suas resenhas são demais e suas críticas são realmente confiáveis.
Os livros de Riordan são realmente ótimos, ele recriou a mitologia grega, não alterou nada, mas fez com que o que era chato para a maioria das pessoas, ficasse legal e levasse mais atenção.

Lu 26/08/2012minha estante
Excelente resenha, amiga! De certa forma, Riordan me lembra um pouco a Meg Cabot. Não há nada de extraordinário nas suas histórias. Muito daquelo já foi visto várias vezes. Mas tudo é a forma como aquilo é reapresentado e, se tem uma coisa que Rick e Meg sabem fazer é cativar o leitor.

Ruth Aparecida 13/09/2012minha estante
Ótima resenha! Quero esse livro urgentemente!

Vi 04/10/2012minha estante
Eu não gostei do livro A Pirâmide Vermelha eu achei muitíssimo parecido com Percy tanto que chegou a ser chato, mais eu li o trono de fogo e uau me apaixonei pela série, pelos personagens e pela leitura do Rick de novo!

Dayse 15/10/2012minha estante
Gostei demais de sua resenha :)
Concordo com você em diversas partes, primeiro eu também queria ir até Nárnia, acho que o livro tem que ter um pouco mais de romance, também não consigo parar de ler quando começo (ate já deixei de fazer atividades da escola para poder terminar de ler) e adorei o fato de ter uma personagem brasileira.

Maicon 10/11/2012minha estante
demais essa resenha. pelo menos ate onde eu li. parei quando ia começa o spoiler

Mauro 08/01/2013minha estante
Que resenha ótima! pelo menos até onde eu li, porque parei quando ia começar os spoilers, rs.

Fernandes34 28/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha ;)

Jean Noleto 27/02/2014minha estante
Resenha muito boa, parabéns...

Rafa 22/12/2014minha estante
Disse tudo e um pouco mais, adorei a Cleo (e o fato de ela ser uma nerd) e chorei de rir quando Set disse que apostava no Brasil pra campeão da Copa do Mundo (7x1 me matou de rir).
Adoro mitologia de qualquer tipo, e estou sempre procurando a respeito, porque o anseio para saber mais está sempre aumentando.
Ah, só mais uma coisinha, la na página 85 o Tio Rick dá umas pistas de que ACK se passam no mesmo universo de PJO \ (???) /, assim como em A Pirâmide Vermelha. Será que pode vir uma série futura onde os deuses se misturam??

TAnia.Marcilei 07/04/2021minha estante
Adorei sua avaliação! ??

Ryanansy_ 16/05/2022minha estante
Não posso dizer que sinto falta do romance (detesto), mas gostei da sua resenha e estou amando o livro!!

AnaLSN 08/12/2023

EU QUERO CHORAR
Tá primeiro, ships hihihihihihihi (teve beijo, só falo isso, e n falo de quem foi). Agora vamos pra tristeza, cara, cara, cara, cara eu n acreditoooooo! A mensagem de Rá me fez ficar muito triste, pq deu pra entender certinho oq ele quis dizer! E eu tô surtando por causa da última cena deste livro maravilhoso!! Recomendo até pro cachorro do vizinho de tão bom q esse livro é! Basicamente me deixou de boca aberta, e eu amei os comentários "hipopotâmicos" (quem leu o livro sabe kkkk).

P.s: fiquei triste pra caramba com a história da Zia buáaaaaaa!
giulia¡ 24/12/2023minha estante
É melhor que o primeiro??

Eu acho q sim kkk

E? mt bom!

AnaLSN 25/12/2023minha estante
Mas o primeiro ainda tem aquele apertinho no coração kkkkk ent não sei escolher

giulia¡ 25/12/2023minha estante
tô pensando em ler, mas queria que fosse melhor que o 1

Ivy 02/12/2020

O trono de fogo
Eu adoro ler os livros do Riordan, acho maravilhosa a ideia de misturar fantasia com mitologia! E fiquei surpresa com a veracidade do conteúdo contido no Trono de fogo, os pontos turísticos citados são reais, inclusive os monumentos egípcios espalhados pelo mundo (sim, eu pesquisei no Google rs), além disso, a mitologia egípcia citada é realmente baseada na mitologia egípcia original, o que torna tudo mais interessante, mal posso esperar para ler o encerramento da trilogia
Bia Lara 02/12/2020minha estante
Eu já terminei e agr to ansiosa pelo filme

Ivy 10/12/2020minha estante
Olha não sabia que ia ter filme! Agora fiquei ansiosa também, espero que eles façam um bom trabalho, porque a adaptação do Percy Jackson não foi tão boa... Ficaremos na torcida?

Bia Lara 11/12/2020minha estante
Vai ser pela Netflix e Percy vai ser série pela Disney. Traumas do filme ?

Ivy 14/12/2020minha estante
Eu tbm?Valeu pelas informações Bia?

Bia Lara 14/12/2020minha estante
De nada ?

Ingrid.Oliveira 19/09/2018

Eu esperava que As Crônicas dos Kane fosse mais parecida com Percy Jackson. Para mim não foi um vira página e em vários momentos achei entendiante. Li a trilogia toda por consideração ao Rick :P

O Trono de Fogo foi o melhorzinho. O que a leitura fluiu melhor e mais rápida.
Jefferson.Mesquita 08/01/2019minha estante
Por gostar da cultura egípcia, eu achei a trilogia bacana.

Ingrid.Oliveira 09/01/2019minha estante
Gosto também. Li Ramses ha um tempo atrás e adorei. Achei que gostaria mais de As Crônicas dos Kane por isso. Mas continuo achando que a saga grega é melhor. Falta ler a nórdica.

Jefferson.Mesquita 11/01/2019minha estante
A nórdica é bacana. Li os deuses de Asgard. Preciso ler o outro.

Looser 14/01/2022

Tenso
Mano eu quase abandonei esse livro mas terminei cara.... Tem umas horas q dá vontade de matar o Rick Riordan eu ate já fiz um plano com a minha amg d como matar ele...
Vitoria293 14/01/2022minha estante
Mas se você matasse ele a série de Pjo seria uma porcaria ?

Looser 14/01/2022minha estante
Poisé né tem isso tbm

DAbora.Ruthe 20/01/2022minha estante
Eu parei de ler por um tempo pq estava achando meio chatinho, ms acho q vou voltar, quero ver no que vai dar kjkkkkjfk

Ellen 07/06/2021

O que achei
Quando comecei a ler esse livro pensei ?mas parece que tá terminado, será que o terceiro vai ser só enrolação??, estava errada o livro é ótimo na medida riordanverse, ou seja, coisas tristes, sem dar spoiler (sou bem ruim nisso) e pra não dar spoiler vou parar de falar/digitar por aqui...
Iamnathi 07/06/2021minha estante
Amo, sou cadelinha do rick

Juu 07/06/2021minha estante
Eu quero muito ler essa trilogia

João Paulo 07/06/2021minha estante
Eu desisti no segundo! Mas estou pensando em voltar.

catarina 05/01/2024

Sem palavras.
Eu não sei, o que falar, eu só sei que foi incrível, eu simplesmente amo a escrita do rick, eu precisei de uns 10 dias para poder ??analisar?? melhor esse livro pra saber que foi o melhor dos três até agora, tem muita gente que fala que o primeiro livro de uma trilogia é incrível o segundo é mais o menos e o terceiro é uma bomba, mas quando se trata de rick riordan não é isso que acontece, eu não tenho palavras pra descrever o que foi esse livro.
giulia¡ 05/01/2024minha estante
amg, esse eh o 2, né? Vale a pena mesmo?? Pq o 1 foi meio parado pra mim

catarina 05/01/2024minha estante
esse é o segundo sim! vale a pena, pelo menos pra mim não foi parado em momento nenhum, mas, gosto é gosto né? vale muito a pena sim

giulia¡ 05/01/2024minha estante
vou ver se vou ler mesmo!!

Silvio 07/09/2014

Com uma linguagem leve, muito bem humorada, jovial e juvenil, além de ironias e sarcasmos divertidos, o Tio Rick conta as (des)aventuras de um casal de irmãos aprendizes de magia. O livro é fácil e gostoso de se ler, no entanto pareceu-me que Harry Potter encontrou com Percy Jackson e foram passar uns tempos no Egito.

A turma do Harry viaja por chave de portal; a turma do Carter, por portal; ambos usam varinhas e outros apetrechos mágicos.

No Harry, há o lorde Voldemort (ou lorde das Trevas);aqui há o lorde Apófis (ou lorde do caos). Ambos são seres poderosos e malignos "presos" que tentam retornar e dominar tudo e a todos. Há a turma do bem que tenta impedir sua volta nos nos dois casos.

Harry e sua turma são aprendizes, assim como Sadie e Carter. Sadie e Carter treinam novos aprendizes, assim como Harry ensinava para uma turma defesa contra as artes das trevas.

Harry tem amigos que ajudam, e inimigos que tentam destruí-lo, assim como Sadie e Carter.

Voldemort só teme um bruxo do bem: Dumbledore; Apófis também só teme um: Rá.

Harry, um novato e com pouca experiência consegue proezas que bruxos experientes não conseguem. O mesmo ocorre com Sadie e Carter.

Harry não sabia que era bruxo, assim como Sadie e Carter não sabiam que eram magos. Todos perderam os pais quando crianças, com uma pequena diferença a favor de Sadie e Carter que já não eram mais nenês e conheceram os pais.

Sadie e Carter têm visões através de seu "bá", assim Harry, através de sonhos, vê os pensamentos e alguns atos de Voldemort.

E muitos outros acontecimentos muito semelhantes.
Resumindo: é Harry Potter no Egito.

Quem não leu Harry Potter, atribuirá 5 estrelas para esse livro, mas, quem leu...
Ana Fernandes 08/03/2015minha estante
Respeito sua opinião, mas não é tão semelhante em tudo, eles não passam o tempo quase todo em uma escola, Carter cresceu com o pai, e só se separou deste por causa de Osiris, ainda assim ele não está morto, enquanto Harry nem sequer conheceu nenhum dos pais.
Voldemort e Apofis são semelhantes por que isso é um livro de fantasia e em livros de fantasia, até onde eu sei, existem antagonistas vindo das trevas... Lutas entre o bem e o mal existem a muito tempo na literatura, não foram invenções da J.K.
Harry pode ter ensinado alguns alunos, mas Carter e Sadie se tornaram totalmente responsáveis pelos seus aprendizes e pelo nomo deles.
Bem essa é minha opinião, eu particularmente acho As cronicas dos Kane mais interessante do que Harry Potter, mas entendo o seu posicionamento.

Vitor Lacerda 09/03/2015minha estante
Também respeito sua opinião. Mas existem coisas que o autor cria, outras pertencem à mitologia, de milhares e milhares de anos atrás. Como Rá e Apófis, foi Rick quem criou isso? Não. E J.K. Rowling se inspirou na mitologia para escrever seus livros também. Sou apaixonado pelas duas séries. E dou 5 estrelas para ambos.

Jhala 04/09/2021

Os Kane e o clímax infinito
Sem caô, que livro bom da [*****], me atraiu muito mais no desenvolvimento em geral do que o livro anterior.
O desenvolvimento dos personagens, inclusive dos deuses foi muito mais profundo em minha opinião, provavelmente isso é uma ponte pro terceiro livro conclusivo é claro, mas ainda sim é muito bom.
Também gostei de algumas fugas de clichês clássicos como o resgate da mulher indefesa e ela se apaixonando por seu salvador, gosto da complicação do relacionamento de Zia e Carte pq isso deixa as coisas muito mais próximas da realidade com todas as coisas chatas e complexas que já estamos cansados de saber e isso faz parte da vida, é bom as coisas fugirem do controle as vezes.
Sadie também é muito mais desenvolvida no livro, seu relacionamento com seu irmão sobe bastante em vários conceitos e pude entender mais as ideias da personagem e ela deixou de ser uma adolescente rasa e mimada, visão que tinha dela, mesmo que possa ser equivocada (e era).
A introdução do livro parece um pouco lenta e devagar, mas em contraponto o clímax do livro é gigantesco, a "Quest" principal parece atingir um de seus ápices antes da metade da história e depois disso você não consegue largar até atingir o final.
Sou suspeito pra falar tudo pq grado demais do jeito que o R.R escreve, principalmente pela habilidade democrática de leitura fácil que ele tem, é uma experiência excelente para se ter.
Estou ansioso pra ler o terceiro livro.
Iago.parreira 04/09/2021minha estante
Essa saga é simplesmente perfeita

Jhala 04/09/2021minha estante
Tô adorando, fico até culpado de ter demorado tanto kkkkkkkk

Mateus 25/01/2012

Inicialmente, não pretendia ler O Trono de Fogo. Após me decepcionar com A Pirâmide Vermelha, o que eu menos queria era ler sua continuação e encontrar mais motivos para desgostar da série e achar defeitos no autor do qual gosto tanto. Mas como o interesse e a curiosidade sempre falam mais alto, logo iniciei a leitura. Me felicito por ter me rendido aos sentimentos, pois não esperava tantas reviravoltas, surpresas e diversões em um só livro.

Após salvar o mundo e destruir o deus egípcio Set, Carter e Sadie Kane precisam combater uma ameaça muito maior: a cobra Apófis, que está prestes a fugir de sua prisão no Duat. A única solução é reunir os três pergaminhos do deus Rá e trazê-lo de volta à ativa para combater seu maior inimigo. Uma tarefa não tão fácil, pois os pergaminhos estão em lugares desconhecidos e os dois irmãos terão que enfrentar muitos perigos e realizar grandes aventuras para alcançar seus objetivos.

O engraçado sobre O Trono de Fogo é que todos os fatos que não gostei em A Pirâmide Vermelha estão novamente presentes neste livro, mas foram exatamente estas características que me fizeram gostar tanto da leitura. O revezamento na narrativa da história entre Sadie e Carter foi algo tão genial e distinto, ao contrário do que achei no primeiro livro, que desta vez tiro o chapéu para Rick Riordan. E os personagens se mostram tão mais maduros e experientes que participam de ótimas cenas de ação e humor, garantindo corações acelerados e grandes risadas.

Certos acontecimentos ainda incomodam um pouco. O desrespeito de Sadie e Carter pelos deuses ainda é grande, o que é quase inadmissível em um livro sobre mitologia egípcia, no qual deuses são cultuados e venerados. Mas isso não é nada que estrague a leitura. Ao lado de novos amigos, como um deus anão, um grifo, uma deusa hipopótamo e os ótimos Jaz e Walt, a leitura vale muito a pena. Aliás, até os deuses estão melhores e mais carismáticos, contribuindo para uma leitura excepcional.

Enfim, O Trono de Fogo é mais um excelente livro de Rick Riordan. O autor conseguiu criar acontecimentos e personagens o suficiente para que As Crônicas dos Kane siga uma linha própria e se torne uma série bem independente, longe de Percy Jackson e os Olimpianos. E sua narrativa continua a se mostra bem surpreendente, com reviravoltas fora do comum e um final sensacional. Se este segundo livro já foi tão bom, agora aguardo ansiosamente pelo lançamento da próxima aventura dos irmãos Kane, que sem dúvida será ainda melhor.
Matheus Caixeta 22/01/2013minha estante
"Após me decepcionar com A Pirâmide Vermelha..." Fico feliz que eu não tenha sido o único hahaha.

Mateus 26/01/2013minha estante
E pode ter certeza que não somos os únicos! Haha Definitivamente A Pirâmide Vermelha não está entre os melhores trabalhos do Riordan...

Teca 27/07/2021

O trono de fogo
Esse é mais legal que o primeiro, pois eu acho q as coisas que eles fazem nesse livro tem mais sentido kk, mas tem umas coisas bemm problemáticas que me incomodaram.
Isabellla 27/07/2021minha estante
O q teve de problemático?? To na metade e ainda n vi nd

Teca 27/07/2021minha estante
ent, a Sadie acabou de fzr 13 anos e tem um deus com + de 5000 anos e um menino de 16 dando em cima dela.

arilopes 03/01/2024minha estante
desjardins achei esse nome incríveel

Mari 30/11/2020

Não tão bom quanto o primeiro...
Eu amo essa saga, assim como já disse na resenha do primeiro livro, porém o segundo eu me decepcionei um pouco, por mais que apareçam personagens novos e que são maravilhosos, eu acho que poderia ser um pouco melhor, não sei explicar exatamente o que acho que faltou, mas certamente faltou algo, mas isso não que isso rebaixe a saga, não nunca, mas se eu fosse fazer um pódio da trilogia, com certeza o segundo estaria em último, ficou confuso eu sei kkkkk Sua opinião pode ser diferente da minha, ou seja, leia sem medo ok?
Boa leitura ?
Luly 30/11/2020minha estante
Ei também amo essa trilogia. Muito mesmo. ??

NatháliaFrancine 26/10/2021

É impressionante a criatividade de Rick Riordan. Adorei o personagem Bes e fiquei muito ansiosa pela continuação.
Sara Férrer 26/10/2021minha estante
Aiiii esses livros são ótimos