O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

Nat 22/09/2012

Carter e Sadie estão de volta a casa do Brooklyn, agora uma sede de treinamento para jovens do mundo todo que descendem de linhagens faraônicas. Desta vez, eles precisam encontrar os pedaços do Livro de Rá, o deus Sol, e decifrá-lo para poder vencer uma batalha contra Apófis, o deus do caos. Eles só têm cinco dias para decifrar o livro, despertar Rá e evitar que Apófis se liberte de sua prisão milenar. No meio disso, Carter lida com uma “paixonite obsessiva”, enquanto Sadie suspira pelo deus Anúbis e por Walt, um dos seus aprendizes. Quando Sadie volta a Londres para celebrar seu aniversário com suas amigas, tudo dá errado e assim, novamente os irmãos embarcam em uma nova aventura, lidando com novos inimigos e com as dúvidas dos deuses sobre o despertar de Rá. A Casa da Vida, com Desjardins como Sacerdote-Leitor Chefe, agora oferece um perigo maior, pois um mago poderoso parece estar controlando Desjardins totalmente, e os irmãos precisam descobrir se despertar o deus Sol realmente os ajudará na luta contra o caos.

Novos deuses são apresentados, assim como o mito do nascimento do sol e a luta da Ordem contra o Caos. Riordan continua, em meio a aventura principal, apresentando as várias facetas dos deuses egípcios. Desde o primeiro livro, o autor utiliza algumas passagens cômicas para expressar as dúvidas e descobertas pertinentes à adolescência. Neste segundo livro, estas passagens conseguem ser mais engraçadas. Uma excelente sequência

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/09/o-trono-de-fogo-de-rick-riordan-dl-2012.html

Reiner 04/01/2012

Uma boa continuação, mas um pouco massante!
O Trono de Fogo é a continuação da história sobre dois adolescentes que são descendentes de faraós contada primeiramente no livro A Pirâmide Vermelha. Sadie e Carter são da família Kane, e isso quer dizer problemáticos e também muito poderosos. A história começa no Museu do Brooklin e é onde ficamos sabendo que o objetivo dos garotos é encontrar o livro de Rá para despertar o velho deus, impedindo assim o renascimento de Apófis.

A trama passa por vários locais com monumentos egípcios, apresentação de vários deuses (mesmo os menores) com destaque para o Deus Anão Bes, que os ajuda no lugar da Bastet, e é um personagem carismático. Muitas batalhas com magia surpreendentes e uma interessante passagem pelo Duat seguindo o caminho do Barco do Deus Sol.

Eu gostei bastante da continuidade, o enredo tem uma ação muito frenética praticamente não há pausas para explicações ou reflexões, tudo vai acontecendo muito rápido e a trama vai se desenrolando. Uma boa jogada do Riordan fio a introdução de novos personagens magos como aliados, efeito do pedido de ajuda feito pelo primeiro livro, isso deu possibilidade de mostrar outras magias (além de Hórus com Carter e Ísis com Sadie) o que ficou excelente.

Ainda assim, achei um pouco massante a leitura, não tinha tantas surpresas, ele simplesmente já deu o doce logo no início (juntar as partes do livro de Rá) e teve poucas surpresas durante a leitura, e então só restava a ação e a descrição dos lugares e dos deuses. O único segredo mesmo era saber o que Walt (um dos novos magos) escondia e o papel de Vladimir (se era um mago bom ou ruim), o resto era meio que previsível.

Minhas impressões estão no link:

Juliana 25/12/2011

Rick Riordan escreve "O Trono de Fogo" com a mesma temática de "A Pirâmie Vermelha".
A história, contada sob os pontos de vista complementares dos irmãos Sadie e Carter, dessa vez nos leva a uma frenética corrida contra o tempo que envolve o despertar do primeiro faraó, Rá, para impedir que o Caos ressurja na figura de seu inimigo eterno, Apófis.
A diferença entre o primeiro livro e este está na maturidade dos personagens. Enquanto em "A Pirâmide Vermelha", os adolescente desconheciam o caminho dos deuses, neste não só aprenderam a controlar seus poderes como se tornaram professores de aprendizes de magos que receberam o chamado no final de "A Pirâmide...".
O ponto alto do livro, não foi a solução de tudo, como seria esperado, mas os desentendimentos entre os irmãos. Confesso que enxergo muito de mim nas reações da Sadie e isso não é menos cômico.
O final me deixou um pouco decepcionada, mas fiquei curiosa para saber como tudo terminará...
De qualquer forma, ainda acho uma boa leitura e continuo recomendando.

Bruno Sá 03/08/2012

Primeiramente queria falar que gostei muito do livro, assim como gostei de qualquer livro do Rick Riordan, e estou anciosamente esperando o último livro da saga, "A Sombra da Serpente", que será lançado em breve aqui no Brasil.
Quanto ao livro, a história em si é muito boa, a saga de Sadie e Carter Kane em busca de impedir a libertação de Apófis me fez gostar mais deste do que do primeiro livro.
A única coisa que eu não gostei é o tamanho dos capítulos, não sei se com vocês, mas eu levava meia-hora para ler cada capitulo, coisa que nunca aconteceu em outros livros.
Mesmo assim, o livro é muito bom, e por causa da duração dos capitulos, dou uma nota 4.
*Esperando "A Sombra da Serpente".

Gui Campos 30/12/2011

Melhor que o primeiro?
Sem dúvidas, esse segundo livro da série veio para provar que Crônicas Kane vale a pena! É muito melhor que o primeiro, a temática envolvendo Rá é maravilhosa, nem tenho muito o que falar, só que a mitologia egípcia é linda e Rick Riordan é estupendo!
Gostaria muito de ver um filme da série, teria sem dúvidas, uma fotografia incrível!
É ótimo!

Fernanda309 10/06/2012

As Crônicas dos Kane - #2 - O Trono de Fogo
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li - e olha que eu não li poucos. O Trono de Fogo apresenta-nos um lado meio esquecido em Percy Jackson e Os Olimpianos: o romance entre os personagens. Tudo bem que é uma séria sobre mitologia e não romance, mas que mal tem? Todo mundo curte um pouco de romantismo.
Sadie Kane, a irma mais nova, está em um triângulo amoroso: ela, seu amigo Walt e o deus Anúbis. Ela com 13, eles dois com 16 cada. Ela se apaixona por Anúbis, e então conhece Walt, sente ciúmes dele, vem Anúbis e a beija no dia do seu aniversário de 13 anos, depois Walt a beija e diz gostar dela na em uma de suas aventuras no Egito, ambos sentem ciúmes dela, e ela está dividida. Mas tem dois pequenos probleminhas. Walt tem uma doença hereditária e pode morrer a qualquer momento. Anúbis é um deus, ou seja, não pode permanecer com mortais.
Agora, Carter Kane.
No primeiro livro, Carter se apaixona por Zia Rashid - Senhora dos Elementos, elementalista do fogo, treinada no quartel general da Casa da Vida, o Primeiro Nomo, no Cairo -, que tem a mesma idade, 14. O que ele não sabia é que tinha se apaixonado por um shabti: uma palavra em árabe que significa boneco de argila. Carter tinha se apaixonado por um pedaço de argila, que continha um pedaço da alma dela. Carter ficou realmente arrasado.
Neste livro ele encontra Zia - quase morta, em coma, com sua sanidade sendo reduzida aos poucos. Claro, ele entra em desespero.
Mas ele não queria (ele temia isto, mas não queria) que Zia não o reconhecesse.
Apófis, a serpente do Caos, está se reerguendo, e a única chance de ele não destruir o mundo é acordando Rá, o deus sol, rei dos deuses. Mas ninguém sabe deles a milênios. Como resolver?
Teve alguns momentos que eu achei que eles realmente iam morrer, mas como já sei que tem continuação, não arranquei tantos cabelos (eu arranquei, sim, mas isso é outra história). Algumas vezes eu tive que me controlar pra não gargalhar bem alto.
Pra quem já leu o livro, uma crítica: achei que nesse livro, as coisas deram muito certo pros Kane. Rick facilitou um pouco. Algumas mortes cairiam bem pra dar mais... emoção no livro.

Nany 05/12/2011

O Trono de Fogo - Rick Riordan (http://up-brasil.com/?p=89445)
Como sempre mais uma vez Rick Riordan vem a nos impressionar! Desde Percy Jackson e Os Olimpianos acompanho cada lançamento dele e fico procurando algum em que ele vai falhar, perder o rumo ou não ser tão bom. Mas o fato é que é impossível. Quando você imagina que ele se tornará repetitivo, ele surpreende com desfechos inacreditáveis.

A Pirâmide Vermelha, primeiro livro da saga As Crônicas dos Kane, conta como Sadie e Carter Kane, irmãos separados desde a misteriosa morte da mãe, se unem para poder resgatar o pai que foi aprisionado num caixão egípcio após libertar os deuses do Egito de sua cadeia mágica. Eles descobrem que são decendentes de duas famílias super poderosas de faraós da antiguidade, e que são genuinamente magos, e pior, estão hospedando deuses menores dentro do corpo.

Em O Trono de Fogo a realidade não mudou muito. Agora os irmãos Kane têm um inimigo chamado Apofis, a personificação do caos egípcio que quer destruir a Terra espalhando o terror. Uma outra novidade são os recrutas magos que os irmãos ensinam. Um que tem um destaque especial é Walt, um menino misterioso por qual Sadie, que até então tem uma queda por Anubis, deus do submundo, começa a se interessar.

O livro tem o mesmo ritmo do primeiro, uma impressionante narrativa de tirar o fôlego que não perde a ação por um só segundo. Sadie e Carter narram interpolando de dois em dois capítulos, como era no primeiro. E Riordan consegue mais uma vez nos dar uma aula de história. Se todo colégio aceitasse os livros dele como paradidáticos, eu tenho a certeza que as crianças aprenderiam sobre as civilizações antigas muito mais depressa. O cara tem o dom de nos fazer aprender todos os nomes dos deuses menores e maiores, os nomes das magias e lugares que normalmente não lembrariamos.

A história é incrível e faz jus ao nome do escritor. A continuidade com o primeiro livro é super harmônica e o aviso no início deixa as coisas ainda mais interessantes. As tiradas dos personagens e o envolvimento que os narradores têm com o leitor tornam a leitura super cômica e interativa.

Fica a dica para todos os que gostam de mitologia e aventura. Esse é mais um livro de Riordan de tirar o fôlego.

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2011/11/o-trono-de-fogo-as-cronicas-dos-kane-2.html

(...)
uma das partes legais dessa série é explorar a mitologia egípcia em vários locais do mundo, dessa vez passeamos um pouquinho mais pelo Egito, mas o que não faltam são viagens por portais de areia para vários lugares diferentes.

A história aqui é bem mais contagiante que no primeiro, eu fico impressionada como o autor consegue amarrar a história e a mitologia tão bem. O bom humor e as piadinhas estão, como sempre, presentes em abundância. Eu particularmente adoro quando um livro solta umas referências moderninhas, tipo Sadie ouvindo Adele no Ipod ou Carter falando do facebook. Isso passa uma sensação super bacana e realista ao livro, o que torna a leitura muito mais prazerosa. E de referências moderninhas, O Trono de Fogo está cheio.

(...)
há muitas referências à acontecimentos do primeiro livro, o que pode deixar aqueles que leram a muito tempo meio perdidos em alguns detalhes. Nesse livro, apesar de Sadie e Carter continuarem se alternando ao contarem suas aventuras, eu senti como se a Sadie fosse muito mais bem explorada e desenvolvida que Carter.

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br (em parceria com a Nanda)
Os irmãos Kane estão de volta, com mais uma gravação transcrita por Rick Riordan. Para quem não conhece a história, o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane é apresentado a nós como uma gravação de dois irmãos (Sadie e Carter) que contam suas aventuras agregadas à mitologia egípcia. Esse segundo livro também é uma transcrição de outra gravação feita por ambos que foi enviada diretamente para o autor, segundo conta o mesmo.

Sadie e Carter dessa vez se aliam a alguns outros magos – incluindo a pequena Cleo, do Rio de Janeiro – para tentar salvar o mundo de Apófis (cobra maligna da mitologia egípcia), trazendo Rá (o deus sol) de volta à vida. Além dessa batalha, eles ainda devem enfrentar a Casa da Vida, que é meio anti-Kane e está atrás deles. Como os próprios personagens dizem repetidamente: nada na vida deles é fácil. Pelo menos eles encontram deuses legais no caminho, como Bes (o deus dos anões) e – para a alegria de Sadie – Anúbis. Sadie continua com seu humor salgado e rebelde e Carter como o irmão mais velho nerd, mas eles estão menos cansativos que no livro anterior. Juro que simpatizamos bem mais com os irmãos nesse livro!

Em O Trono de Fogo, Rick Riordan mantém seu jeito irreverente de tratar de mitologia – nesse caso a egípcia – com o fim de atrair o interesse dos leitores. O impacto de As Crônicas de Kane em nós não foi tão grande quanto Percy Jackson e os Olimpianos. No entanto é importante falar que O Trono de Fogo é BEM mais emocionante/interessante que A Pirâmide Vermelha e com certeza aumentou a ansiedade para o terceiro e último livro da série. Para quem já leu outros livros infanto-juvenis, sabe como Rick Riordan tem essa capacidade de nos prender e fazer com que mergulhemos profundamente nessas novas realidades que ele cria, a ponto de acreditarmos que tudo é real e faz todo o sentido. E também tem aquela necessidade inexplicável de ler mais sobre mitologia assim que terminamos os livros do autor.

O livro também traz a marca registrada do autor: que são histórias emocionantes, mas permeadas pelo bom humor. Os momentos de escape cômico são bem numerosos e geralmente acontecem em momentos tensos como uma batalha ou uma discussão importante. Isso torna a leitura muito mais prazerosa. É interessante também como o autor “amarra” suas diferentes sagas: assim como no primeiro livro dessa série, Riordan menciona novamente a ilha de Manhattan e a presença de cavalos voadores por lá – uma delicada alusão à saga de Percy Jackson.

Como o Rick Riordan nos conquista em cada detalhe é, para nós, algo mais complexo que acreditar na possibilidade de as diferentes mitologias realmente fazerem parte do nosso mundo… o que sabemos é que ele merece MESMO o primeiro lugar na lista de mais vendidos em qualquer país que seus títulos sejam lançados!

Desirée 24/11/2011

Rick Riordan sempre sabe exatamente o que está fazendo.
OK, este livro foi IN-CRI-VEL. Eu sempre fiquei fascinada pela trabalho do sr. Riordan. Eu adoro PJ e vou amar sempre, mas eu sei que se essa série continuar assim, vou provavelmente gostar mais dela. Uma das características do Riordan é que ele sabe exatamente o que ele está fazendo. Eu estava lendo uns comentários em alguns sites de livros, e percebi que não fui a unica que percebeu que o Rick sempre acrescenta frases que depois de le-la você já sabe que uma coisa maluca vai acontecer... " Devo descrever como era a estação Waterloo antes ou depois que a destruímos? " - ou algo parecido. Coisas assim são brilhantes, e é uma tecnica que se você quer deixar o leitor preso do primeiro capítulo ao ultimo você tem que ter. E ele fez isso tão bem nesse livro... E as sinopses? As notas do autor no fim do livro? Vai me dizer que você não ficou pensando " Será que não é verdade? " Que outro escritor tem a capacidade de fazer isso tão bem? Não li esse livro exatamente em uma sentada, por que sempre me sinto sufocada se eu tentar, se os Kane não tem uma folga eu preciso ter! ( Sempre preciso de um pouco de ar quando estou lendo as obras do Rick ) Já sabemos exatamente o que nos espera no terceiro e ultimo livro da série, mas isso só deixa as coisas ainda mais agoniantes. Se " Survival Guide " for tão íncrivel em termos de humor, romance e ação como este foi, ( Less for you, Zia/ Carter deserves better/ TEAM Anúbis ) eu não sei, mas as minhas expectativas são BEM altas, e eu espero não me decepcionar.

Ariel 23/01/2012

As Crônicas dos Kane - O Trono de Fogo
Depois de derrotar Set (ainda que parcialmente), fazer um pacto muito duvidoso com ele, ver o pai assumir o espírito de Osíris e descobrir que Zia era na verdade um shabti, Carter e Sadie estão de volta à Brooklin House e agora no papel de professores.

O livro começa três meses após os acontecimentos relatados em A Pirâmide Vermelha. Sadie e Carter estão prestes a invadir o Museu do Brooklin para recuperar a primeira parte do Livro de Rá, acompanhados de dois pupilos, Walt e Jaz. Seu plano é acordar o Deus-Sol para tentar lutar contra Apófis. E a Grande Serpente planeja acordar no Equinócio, dali a apenas 4 dias. Pronto, a confusão está armada.

Os Kane agora tem que correr contra o tempo para prevenir mais um fim do mundo. Mas agora os dois estão mais poderosos e maduros. E desta vez por eles mesmos, já que abrira mão da ligação com Hórus e Ísis.

Como sempre, o livro é bem agitado, sempre tem alguma coisa acontecendo. E, como acontece em A Pirâmide Vermelha, a narrativa é dividida entre Carter e Sadie, o que é bem legal já que o livro é supostamente uma transcrição de um relato em fita, e há várias falas em que um provoca o outro. E, como sempre com Rick Riordan, o livro é cheio de comentários sarcásticos e comparações absurdas e cenas hilárias, com direito até a menção honrosa a Pikachu.

E apesar do rótulo de juvenil, o livro com certeza vai agradar a todos que gostam de uma boa aventura. E agora é esperar pela continuação.

Karol Rodrigues 03/01/2012

resenha posta originalmente em: http://www.booksjournal.org/2012/01/resenha-o-trono-de-fogo-rick-riordan.html

Devo começar avisando que antes de ler O Trono de Fogo, saiba que ele é realmente uma continuação de A Pirâmide Vermelha. Os acontecimentos do primeiro livro são sempre citados no segundo e se você não lembra de todos eles, releia antes de embarcar na aventura que vai te tirar o fôlego da continuação de mais uma obra extraordinária do Rick Riordan. Bom, eu não fiz isso e confesso que fiquei bem perdida algumas vezes porque não lembrava de certos personagens e nem de certos acontecimentos. Uma das características mais marcantes dos livros do Rick é que ou você presta atenção naquela cena de ação que não parece nada demais ou você fica perdida até o fim da história. Não foi exatamente isso que aconteceu comigo, mas é bom ressaltar a importância de uma leitura atenta e focada.

Depois de ter passado por todos os sufocos na Pirâmide Vermelha, Sadie e Carter precisam enfrentar mais inimigos, treinar mais aprendizes e simpatizar com mais deuses. Novos personagens são inseridos na trama, como o deus anão Bes, que me rendeu várias gargalhadas no decorrer da leitura e se tornou um dos principais personagens na trama. Walt e Jaz, que são um dos aprendizes de Carter e Sadie, também ganham seu destaque nas enrascadas, e acabam sendo peças fundamentais na construção da história. Agora, o desafio deles se torna ainda maior, porque eles vão ter que encarar novamente o duat para tentar libertar Rá, o deus do sol, perdido e velho, nas profundezas do duat.

Senti falta da presença constante de Bastet, Amós e do deus da morte, Anúbis. Nesse livro, eles ficaram mais como coadjuvantes e só aparecerem mais no começo e no final da história. Fiquei meio triste porque eu sou simplesmente fã dos três, principalmente de Anúbis, mas eles não deixaram que seus papeis deixassem de ser importante. Anúbis é um dos que aparecem mais no decorrer da trama e até me surpreende quando pratica um ato de puro romantismo, mas isso eu vou deixar em off. Bastet acaba sendo substituída pelo seu amigo e motorista dos meninos, o deus Bes. Ele está sempre na companhia dos garotos em Londres, onde eles passam suas primeiras aventuras, no aniversário de Sadie.

Sadie, devo dizer, evoluiu, e muito nesse livro. Ela agora tem treze anos e com mente de dezoito. A ficção que ela tinha por Anúbis ainda continua, mas ela está meio dividida entre ele e o Walt. Que por sinal, eu detestei. Ele é um carinha legal, mas nada como ter um deus aos seus pés, não é mesmo? Gosto ainda mais do humor sarcástico dela, que me arrancou muitas risadas. A rebeldia que ela deposita em seus diálogos, com quem quer que seja, até com Carter é uma das coisas que mais me atrai nela, sem contar com o seu estilo de vestir, que também ganhou cara nova na continuação.

Ele levantou uma das mãos. Um tipo estranho de faca materializou-se nela. A lâmina tinha a forma da navalha do personagem Sweeney Todd: longa, curva e muito afiada, em um dos lados feita com metal preto. - Pegue - disse Anúbis - Vai ajudar. - Você viu o tamanho daquele babuíno? Quer que eu faça a barba dele? (pág. 103)

Carter, que de início eu pensava que iria esquecer um pouco Zia, também não para de pensar em como vai resgatar sua princesa. A sua preocupação com ela só aumenta e ele acaba fazendo besteiras (o que é bem típico dele) por querer salvá-la a qualquer custo. Walt, Bes e a própria Sadie reconhece que é loucura ele tentar se meter em uma coisa que nem é da conta dele e ainda por cima correr o risco de prejudicar todos os seus amigos e a sua irmã. Infelizmente, nem tudo dá certo para Carter e ele acaba sofrendo as consequências por ter sido um inconsequente bobinho. Carter me tira do sério, às vezes. Respirei fundo várias vezes pra não berrar e jogar o livro pela janela por causa das atitudes dele.

- Carter, não quero ser indelicada – eu disse – mas nos últimos dias você tem visto mensagens sobre Zia em todos os lugares. Há duas semanas você pensou que ela tivesse mandado um pedido de socorro em seu purê de batatas. -Era um Z! Desenhado bem nas batatas!

E pra finalizar, o livro só não ganhou 5 estrelinhas por um motivo: as coisas complicaram mais do que foram resolvidas. Muita coisa ficou sem resposta. Acredito que no próximo livro das Crônicas dos Kane o Rick resolva as coisas que ficaram pendentes. Ainda há vilões para serem enfrentados, outros para serem descobertos e muita aventura para ser vivida. Infelizmente ainda não se tem nenhuma notícia do terceiro livro da série, mas acredito que ainda esse ano, a gente sabe de alguma coisa. Vou ficar esperando ansiosamente pela continuação de mais uma aventura de tirar o fôlego do Rick Riordan.