A hora da estrela de Clarice

A hora da estrela de Clarice Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Eliosmar0 21/05/2024

Sobre a vida, sobre a felicidade... Sobre a literatura...
O que nos faz sermos gente?
O que é a felicidade?
A vida é um eterno contentamento descontente?
CLARICE!!!
(nós meio Macabéa)

Eu amei a metalinguagem desse livro, como ela reflete sobre a literatura e como ter o ócio para a leitura é um privilégio.
É incrível a abordagem da morte e do seu lugar no mundo. Parece até que estava escrevendo mais sobre ela mesma do que sobre Macabéa (seria ela um reflexo de Clarice?).

AleBertulino 21/05/2024

A HORA DA ESTRELA
Ler e reler Clarice Lispector é sempre um prazer, e ter a oportunidade de apreciar sua última obra é algo incrível. "A Hora da Estrela" é quase uma espécie de memórias póstumas, uma reflexão transgressora sobre a própria existência. Macabéa é uma personagem inesquecível, marcada por sua extrema pobreza e peculiaridades, desde seu cabelo ralo até sua magreza. Além de ser nordestina e datilógrafa, Macabéa é, antes de tudo, uma mulher. Com toda a elegância de sua escrita, Clarice nos apresenta uma história comovente, que nos toca profundamente e oferece uma forma de redenção.

LucasFaeru 21/05/2024

Ó Macabéa
Ela era um expurgo, algo pra escapar sem violência. Pobre Macabéa, de tanta singeleza tornou-se sopro de gente, quase alguém, quase existiu.

tays10 21/05/2024

Este foi o primeiro livro de Clarice Lispector que li. No começo, achei um pouco chato e estava tendo dificuldade para entender, mas decidi dar uma chance e acabei amando. A história, a escrita e os personagens me conquistaram. O livro em si contém frases que te fazem questionar. Pretendo ler mais obras dessa autora e não apenas dela, mas também de outros escritores brasileiros. É preciso reconhecer a qualidade da literatura brasileira, pois ela é incrível!

izadora 20/05/2024

O que foi isso que eu acabei de ler ? ?
Meu primeiro livro da clarice dera que foi uma boa escolha começar por ele??k
não estou acostumada com a escrita dela então foi muito difícil pra mim começar esse livro, comprei ele no começo desse ano e tava tentando ler tem mesessss.
acabei ele e agora me encontro encarando o nada e refletindo sobre o que eu acabei de ler ,,,

Adriana1407 20/05/2024

Maravilhoso
É uma leitura pra ir absorvendo a informação, não consegui ler de uma vez só.
Grifei muita coisa?a forma como encerra me deixou olhando pro teto rs
Quero ler mais livros dela

JAlia372 20/05/2024

Horrível. Não gosto da Clarisse Lispector, porque acho uma autora muito deprimente, ela e essa obra. Gosto de livros com emoção, com mais de 10 sentimentos diferentes, esse só tem 2 emoções: tristeza e um pingo de esperança

Avila24 20/05/2024

Nossa? que história boa.

Minha primeira leitura da Clarice, é verdade aquela frase ?Clarice não se entende, sente?, porque falar que eu entendi totalmente essa história seria mentira, mas eu senti, cada palavra.

Coitada da menina, não tenho palavras p dizer o tanto que senti com ela, o tanto que senti por ela. realmente muito crua a realidade dela que condiz com a realidade de muitos.

Achei genial o narrador, muito bom.

Só não dei 5 estrelas pq não senti que me conectei tanto com a história ao ponto de dar 5 estrelas, talvez quando eu releia eu sinta algo diferente e me conecte mais.

clingriid 20/05/2024

Tempo de morangos ?
Eu dou cinco estrelas para um livro sempre que eu sinto que a história me marcou e que vai me acompanhar por um tempo e com essa não foi diferente.
esse foi o primeiro livro da Clarice que eu li e foi uma grata surpresa.
ainda estou processando as informações, digerindo tudo que foi lido e fazendo minhas interpretações.
o que eu consigo dizer, por enquanto, é que Macabéa me marcou e me fez sentir coisas que ainda não sei nomear.

camigouv 20/05/2024

A genialidade de Clarice Lispector
Apesar do livro ser sobre a Macabéa e a vida dela, a história fala muito mais sobre a Clarice e olha que ela criou um autor fictício pra não ser reconhecida mas mesmo assim a escrita dela é reconhecível pelo seu jeito e sua genialidade de escrever. Descobri no meio do livro que foi seu último livro antes de falecer e o primeiro dela que eu li.

Marco449 20/05/2024

A inocência não de faz apenas pela ignorância da maldade. Pode ela ser também pelo desconhecimento da felicidade e da tristeza, uma pessoa que as desconhece, é triste? Ou feliz? Apenas existe. Acompanhar a mera existência de Macabéa nos deu um olhar amplo sobre o mundo, as pessoas e suas ambições, não sei se pro bem ou pro mal. Bem provável que nenhum dos dois, não dualidade no mundo de Clarice, apenas a plenitude (ou o vazio?)... Já estou me contradizendo, vou para por aqui