A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Monroe 06/06/2024

Uma constelação
Meu primeiro contato com os livros da Clarice e agora sim, eu compreendo quem a considera um gênio da literatura.

?Se está história não existe, passará a existir. Pensar é um ato, sentir é um fato.?

holanda5 06/06/2024

"A Hora da Estrela" não é sobre Macabéa
Eu poderia dar uma nota maior a esse livro, até porque eu o li duas vezes e, se eu for humilde, diria que foi uma leitura mais agradável na primeira vez do que na segunda. A questão é: ao estudar esse livro e entender toda a filosofia existencialista por trás, percebemos que essa obra fala muito mais sobre o Rodrigo do que a própria Macabéa, até porque, como é argumentado, ela não se sustenta por si só.

O narrador, Rodrigo S.M., não entende porque essa tão repugnante nordestina estava dentro dele e porque ele almejava tanto cuidar dela. O texto é, basicamente, uma súplica para esquecer essa história e há lapsos de loucuras dele no meio do livro, levando há longas e longas páginas de filosofia que pode dar preguiça - mas são interessantes. Meu erro foi ter começado a releitura do livro, pensando na Macabéa, Olímpico e Glória, como se eles fossem os reais protagonistas, só que não é isso que acontece. O livro, caso fosse dependente dessa tragédia de amor, estava ferrado, já que é simples e básico demais, com uma morte que deixa qualquer um confuso. Os monólogos sofridos do escritor que faz a história ter sentido, suas opiniões esquisitas sobre a vida de mais uma entre várias outras nordestinas que migraram para o sudeste brasileiro é o verdadeiro significado de protagonismo.

Por mais que essa ideia seja genial, Rodrigo é chato, o que dificulta um pouco a leitura e que me deu prazer de tirá-lo da adaptação que eu fiz para o teatro. Eu só consigo imaginá-lo com uma cara "pidona" enquanto escreve tudo isso sendo que ele poderia ter resumido em 10 páginas, mas acho que não teria a mesma graça, teria?

Bex 06/06/2024

A hora da estrela
Complexo, intrigante e exorbitante? Assim eu descreveria A hora da estrela! Foi o meu segundo contato com a escrita da Clarice Lispector, eu havia passado por uma tentativa frustrante de compressão, e por fim me ponderar que ?Clarice não se entende, Clarice se sente?. Macabéa se contorna em descompasso e ingenuidade, em uma crise infinita em seu interior. A personagem que estimava estrelas de cinema, havia indagações profundas, mas como que pela opressão pessoal e desarmonia das palavras, não era capaz de externar. Acho que todas somos um pouco de Macabéa, e que Macabéa sou eu. Somos viáveis para expressar grandes emoções? Podemos ler a nós mesmos e discorrer sobre quem somos? Estou convicta! ?Não acho que sou muito gente.?

Beatrizcanti 06/06/2024

Maravilhosa Clarice
Antes de ler a obra não imaginava o quanto ela iria me cativar, peguei o livro achei pequeno, logo imaginei que não seria muito interessante... Mas fui tapeada, mergulhei na obra, e o quanto ela me surpreendeu não tá escrito, Clarice tem uma escrita diferente, e foi isso que me deixou mais encantada, apesar de difícil de compreender algumas vezes, ela é tão profunda com suas palavras... O meu eu de agora admira tanto a Clarice Lispector, que não vê a hora de ler o próximo... Obs: minha primeira leitura dela.

Sabrina Borges 06/06/2024

Acho que, para quem não gosta de melancolia e palavras cruas, talvez não seja interessante, a não ser que você esteja fazendo vestibulares e gostaria de repertório para redações com temáticas de fome, desigualdade social. No entanto, o livro é bom para refletirmos quanto em relação ao que citei anteriormente, mas principalmente sobre quão vazia, miserável, sem sentido ou esperança pode ser a vida de uma pessoa.

Yasmin1609 06/06/2024

"Quer dizer não sei bem quem eu sou."
Já li alguns livros da Clarice mas nunca SENTI tanto, do começo ao fim tive um mix de sentimentos, nele há uma presença de vazio inexplicável e tristeza, o livro tem a escrita que realmente te intimida, gostei bastante!!

Favoreto 05/06/2024

Pois é
Primeiro livro de Clarice que leio e sinceramente não sei o que dizer. A Linguagem é um pouco diferente, pois não estou habituada a esse tipo de livro, o que não atrapalhou a interpretação, mas sim abriu um leque de novas possibilidades.

Macabéa, coitada, teve a infelicidade de nascer... esse é o peso do ser. Ser mulher, ser nordestina, ser pobre, ser ignorante.

"Era uma maldita e não sabia. Agarrava-se a um fiapo de consciência e repetia mentalmente sem cessar: eu sou, eu sou, eu sou. Quem era, é que não sabia. Fora buscar no próprio profundo e negro âmago de si mesma o sopro de vida que Deus nos dá."

Confesso que achei o início arrastado, mas da metade para o final, o livro, o autor (sim, o Rodrigo) e a própria Macabéa se tornam interessantes. Não pela vida dela e sim pelas reflexões que ela, funda como um pires, nos proporcionam, e ele como um autor e no papel de autor nos trás suas reflexões.

"E agora ? agora só me resta acender um cigarro e ir para casa.
Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre. Mas ? mas eu também?!
Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.
Sim."

Ana Bê 05/06/2024

Se quer escapar, não leia
Clarice é a mestra do realismo, tudo é tão cru que não importa o livro, mesmo sendo de ficção ou não, nunca poderemos escapar da realidade. Digo isso, porque geralmente lêmos um livro na carência de ocupar nossa mente com preocupações alheias que não nos seguem depois de fecharmos ele. Com ela isso não acontece, as palavras escritas são tão cruéis quanto a vida; um soco na barriga. Talvez você perca a esperança em menos de 100 páginas.
Entendo porque é um dos mais famosos da autora, mesmo que eu não considere o melhor.

Oignaccio 05/06/2024

Impactante
A obra trata, claro, como todo livro da Clarice, de algo muito voltado para si, mas essa obra em específico trata muito bem de pessoas invisíveis, daquelas pessoas que passam desapercebidas por nós nas ruas da metrópole, fala da relação de sujeito explorado, e trás a linguagem perfeita de Clarice.

Dizem que esse livro é uma porta de entrada para ler Clarice, não sei se é verdade, tenho que ler pelo menos mais alguns exemplares

VitAria1313 05/06/2024

Droga, Clarice!!!!!!
Eu posso estar tranquila, posso ter criado uma ficção muito cabível, harmônica e satisfatória sobre o mundo real. Sobre como eu realmente me sinto no mundo real. Nada disso sobrevive após ler Clarice.
A impressão que tenho é que Clarice sabe que as palavras bagunçam o mundo. Clarice me lembra o taoismo e o conceito de caos, o caos primordial. Sinto que a autora sabia como criar o caos primordial e soltar no mundo e ?toma isso aí pra vocês, se liguem?.
Não dá pra escolher uma citação preferida, teria que escrever o livro todo. Da pra elaborar muito sobre cada período do livro. Tudo significa muito. Essas 88 páginas não são nada simples. São socos no estômago. Nunca sei se Clarice constrói o Sublime, ou o Belo, porque não sei se admiro, ou se fico horrorizada.

giovanna 05/06/2024

Macabéia, eu acho que te amo?
O que dizer desse livro e conseguir fazer jus a tudo o que ele é e representa? Tão profundo, tão triste, tão real? Escreveria páginas e páginas sobre ela. Sobre essa mulher que ninguém a via, que não pensava, que tinha uma alma tão rala e tão triste, que nem sequer teve a oportunidade de descobrir que era.
Me vi, no final do livro, como o escritor de sua história. Amando-a. No início a odiava, mas no fim, me vi, de certa forma, em macabéia. Também queria pega-la no colo, lhe entregar um cobertor e uma comida e lhe apresentar a oportunidade de ser ouvida, incentivada e vista. Quanto mais eu penso mais eu descubro sobre a obra, sobre ela e sobre mim.
Clarice, uma escritora a frente do seu tempo, entrega metáforas e sentimentos em toda sua vida e obras. E por ser ela a autora, a solidão da obra, o vazio, a descoberta e os questionamentos são incorporados a significados bem mais densos e doloridos.
Esse livro, quando analisado junto com a vida de Clarice, o momento em que foi escrito e conectado a outras obras, se torna ainda mais uma Estrela de cinema! (explosão)

kaio_g.s.s 05/06/2024

?Eu vou ter tanta saudade de mim quando morrer.? ??? sério, amei esse livro, o final me deixou triste, eu adorava a Maca, estava super feliz com a visão da cartomante e animado que finalmente a vida dela seria outra mas deu no que deu. Eu amei. ?

Danielle385 05/06/2024

Clarisse é Clarisse? Amo a maneira como o autor tenta mostrar o quanto não gosta da Macabea, o quanto ela é ?sem graça? pra ele, e é justo nessas tentativas que o leitor se vê apaixonado por ela. Amo a Macabea ??