A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Maria.Thompson 16/08/2022

O que 90 páginas me fizeram sentir!!
Eu não tinha ideia sobre o que se tratava a história simplesmente decidir ler e não estava esperando por isso.
Comecei achando o livro muito chato a história era sem graça não acontecia nada e o narrador ficava toda hora repetindo a mesma coisa, O incrível é que eu não sei dizer em que momento eu me apeguei tão forte a Macabéa quando vi já estava sentindo mil sentimentos por ela . Felicidade, tristeza, raiva, alegria, dor, Sofrimento, cansaço, pena, compaixão, muitas lágrimas são só um exemplo de tudo que consegui sentir em apenas 90 páginas.
Então realmente acho que esse livro é incrível e de uma escrita muito inteligente e especial é algo que você só será capaz de entender se Lelo.
Surrender_Nih 17/08/2022minha estante
Suas reações fizeram eu querer ler esse livro amiga! Ótima resenha!@

Maria.Thompson 17/08/2022minha estante
Aii obrigada ?

rossi 20/11/2022

Lindamente triste
[ LIVRO DA BIBLIOTECA ] + ?

Estava aos prantos, questionando não ter nada para ler, até a bibliotecaria da minha escola me recomendar esse livro. Ela disse que era curtinho, e que a personagem principal só sofre.

E eu pensei "ah, só mais um livro normal com situações previsíveis".

Lendo, cheguei a me contrariar.

QUE LIVRO LINDO!!
A escrita é boa (mesmo com os erros ortográficos propositais, o que torna incrível), os personagens muito humanos, o jeito como a época fora retratada.

A quebra de expectativa foi o que mais me intrigou, pois é a realidade. Nunca se sabe o que pode acontecer daqui dois minutos, e Macabéa, a personagem principal da obra, aproveitava cada segundo como se fossem anos. Com beleza, felicidade e simplicidade.

Ela é um anjo e merecia muito mais.

Concluindo: essa leitura rápida foi incrível.

( 18.11.22 )
Nat 20/11/2022minha estante
Assisti o filme e amei, agora com essa sua resenha fiquei com vontade de ler o livro!!

rossi 20/11/2022minha estante
Um comentário disse que tem o filme ??
Espero que seja tão bom quanto a obra!!!

Pri 26/03/2022

Intrigante
Minha primeira experiência com Clarisse Lispector e eu super amei a escrita, trazendo à tona suas questões existências, sentimentos e pensamentos ao longo da obra, parecendo um próprio desabafo da vida.
O romance aborda um tema tradicional da nossa literatura, que é a interação do imigrante nordestino com a cidade grande (me lembrou muito Vidas Secas de Graciliano Ramos).
Eu gostei bastante, e o livro me fez ter vontade pra ler os outros da autora. Recomendo!

? Quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro ? existe a quem falte o delicado essencial.

? Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias.
Breno 26/03/2022minha estante
ótima resenha, parece ser bom mesmo

Pri 27/03/2022minha estante
Leia fofo

gabyparavidine 02/09/2022

Desafiador
É o primeiro livro que li da Clarice Lispector, me tirou da zona de conforto onde precisei parar a leitura algumas vezes e retomar dias depois pois não conseguia dar tanto seguimento quanto os livros que normalmente leio. Acredito que pra entender melhor a história eu precise fazer uma releitura futuramente...
Maria 02/09/2022minha estante
Qual a classificação do livro??

gabyparavidine 02/09/2022minha estante
Achei aqui que é +12, mas não tenho certeza.

Gabriel.Tesser 11/07/2019

?Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago pra ver se é bom. A vida é um soco no estômago.? Parei por três vezes a leitura, com vontade de chorar, com um nó na garganta que parecia ter uma espinha de peixe mal ajeitada, engasgada. Tive um calafrio em uma frase, em duas, talvez em mais, mas não contei porque me perdia entre uma página e outra com aquele olhar quando se encara o abismo do seu eu. Nunca tivera essa experiência com a leitura (Kafka e García Márquez chegaram perto). Nunca havia lido Clarice e agora, arrependido, quero encontrar (e já tenho aqui e acolá) seus textos, sua obra, sua vida.
Já vira algumas entrevistas e fiquei enamorado de sua personalidade idiossincrática, mas havia deixado para depois a leitura de seus textos. Este livro (trago agora no coração) é incrível e as palavras para descrevê-lo fogem, esmaecem como o hálito fresco num espelho. Macabéa é um choro da vida de sua falta de consciência, assim como sua insignificância perante o tempo e a existência.
Sou, agora, devoto de Macabéa e sua santificada exclusão desse mundo vil, arrogante e insensível.
Ah, se todo brasileiro lesse esse livro? um livro simples, humilde, curto e facílimo. Se esse livro é necessário? O assopro na ferida é necessário, alivia a dor? O assopro suaviza, mas a dor não se esquece e nem Macabéa será esquecida.
Flavia.Santana 12/07/2019minha estante
Que resenha linda... vou começar a lê-lo amanhã e vim procurar por resenhas... Sua escrita é empolgante! Parabéns...

Gabriel.Tesser 17/07/2019minha estante
Flavia, você é encantadora. Muito obrigado. Apenas expressei meu sentimento sobre esse livro incrível.

httpl 18/09/2022

Uma escrita inigualável!
Sempre quis muito ler a Clarice Lispector, principalmente após assistir inúmeras vezes uma entrevista dela, concedida ao repórter Júlio Lener em 1977, período esse, no qual A Hora da Estrela estava sendo escrito. Ainda não sei se foi uma atitude muito inteligente começar a ler ela justamente por, aos olhos de muitos, "sua obra prima", mas futuramente poderei definir melhor se foi ou não, também porque tenho o objetivo de ler muitos outros materiais dela.
Ainda estou buscando encontrar uma "reação", propriamente dita, à esse livro, uma opinião ou qualquer coisa semelhante, mas estou impactada desde de manhã (quando acabei o livro) e me encontro tentando digerir tudo que li. É notável que sua escrita é incomparável a qualquer coisa que eu já tivesse lido, algo totalmente autêntico e indentitario; é como se, como é mencionado em uma publicação do The New York Times sobre A Hora da Estrela, a sintaxe e a pontuação se curvassem de acordo com a vontade de Clarice, como se ela ressignificasse a língua e, através dessas suas "modificações" ou "realocamentos" (seja lá como decidam chamar o que ela faz), nos conduzisse por entre um surto completo (não achei outro modo de dizer!) que nos toca e nos deixa atônitos por dias!!! A Clarice é um acontecimento (!).
Voltando, ou melhor, finalmente começando a falar sobre a história, de fato:
A Hora da Estrela (ou os outros 12 títulos) é protagonizado por Macabeia (de maneira oficial), nordestina órfã de pai, mãe e, mais tarde, de tia, saída de Alagoas para o Rio de Janeiro, moça simples, "ignorante" e datilografa e por (de certa forma) Rodrigo S.M, o "narrador intrometido", que ao mesmo tempo que "pare", inquietante, a existência, como o próprio diz, verdadeira, embora inventada, dessa moça sofrida e que compartilha, simultaneamente, suas próprias agitações.
Não me alongarei mais para evitar possíveis "spoilers", mas quero ressaltar que recomendo muitíssimo esse livro e espero que todo mundo tenha a experiência de leitura que eu tive! Incrível!
Obrigada Jojo por me emprestar!!!
httpl 18/09/2022minha estante
Não consegui chegar nem perto de tudo que eu queria dizer, mas enfim...

jojo 19/09/2022minha estante
OWNNNN

yuumashi 23/04/2022

ótimo, mas?
eu não sei o que aconteceu nesse livro. eu sei, mas não sei?
eu gostei, eu gostei bastante até, a escrita????? que escrita meu deus. mas eu não consigo pensar em uma nota para o livro, eu dei três estrelas, mas eu não sinto que ele mereça três estrelas, pensei em duas estrelas e meia, mas ele também não merece isso??? nada faz sentido
tortajulia 23/04/2022minha estante
eu fiquei exatamente assim!!! e não consegui me decidir direito

yuumashi 23/04/2022minha estante
graças a deus não fui a unica??

Sander 22/08/2020

A estrela de/que é Clarice Lispector
Eu nunca havia lido um livro de Clarice Lispector antes. O motivo? Não sei dizer. São tantos autores, não é mesmo?
Gostaria de dizer que terminei A Hora Da Estrela em êxtase. Havia acabado de ler algo incrível! O narrador, as personagens, as expressões e metáforas usadas, a temática, as descrições, Tudo!
Ando escrevendo algumas coisas ultimamente mas, quando terminei a obra de Lispector, fiquei me indagando se eu poderia chegar aos pés de tamanha genialidade.
Não descreverei os íntimos da obra. Basta dizer que todo leitor deveria ter a experiência de conviver com Macabéa e presenciar sua vida que, por mais miserável que fosse (e põe miserável nisso!), mostra um brilho intenso de viver, mesmo sem saber que o faz isso.
May 22/08/2020minha estante
é um livro pra te fazer pensar, sem sombra de dúvidas kkkkk

Rayra Mota 22/08/2020minha estante
Eu também nunca li nenhum livro da Clarice e fico me perguntando o porque. Eu sou muito versátil com leituras mas vou deixar esse na minha meta de leitura. Parece ótimo.

Elena 13/01/2023

Um livro que não se propõe a nada e entrega muito
Macabéa é uma poesia triste, um tanto miserável, mas que a gente lê e sabe que é bonito, mesmo às vezes nem sendo. Definitivamente se tornou um favorito, a escrita é direta, mas mesmo assim poética, um livro que não se propõe a nada e entrega muito... Creio que seja uma boa escolha pra quem quer começar a ler Clarice.
lele 13/01/2023minha estante
eu amo essa história

Noxious.Storm 13/01/2023minha estante
A resenha ficou ótima

Evy 21/11/2022

Um estilo de livro que não e para mim. O início e bem sem sentido, complicado de entender, a autora não faz a utilização de uma linguagem simples para entender, tudo parece ter algo por trás.
Sobre a história de Macabéa achei até bom o fim que ela teve pq tava me dando agonia o modo como era vida dela, a forma como foi criada e como era influenciável e aceitava praticamente tudo.
Ricardo 21/11/2022minha estante
Quero ler sim

(Kesia) 21/11/2022minha estante
Tentei ler esse livro quando era mais nova, não consegui, talvez por imaturidade. não sou leitora de Clarice pra dizer se é o jeito dela, mas também achei confuso o início. Uma pessoa normal quando escreve de forma prolixa/sem sentido é super criticada. Contudo, vou dar outra chance, tenho ele na prateleira.

cat 22/11/2020

Não há outra forma de descrever o livro que não seja como incrível! Ele desperta uma montanha russa de sentimentos e traz um humor melancólico da vida diária e da mera existência da personagem.
Lila 22/11/2020minha estante
Eu tenho esse livro aq m casa, nunca dei atenção p ele, vou tentar ler

cat 22/11/2020minha estante
Lila <3 vale mto a pena!!

Letícia.Felix 30/01/2023

Um livro clássico que precisava ler. Apesar da história ser interessante, o estilo de escrita não é muito para mim. Quero tentar ler outros da Clarice pra ver como vai.
Kamila 30/01/2023minha estante
tenta ler algum de crônicas dela

Cristiano15 30/01/2023minha estante
Leia "perto do coração selvagem".... achei a escrita mais fluída.

manumqsn 11/02/2023

Eu te amo clarice
A simplicidade dilacera, e é cheia de vida até nos corpos mais improváveis. Clarice Lispector é a maior escritora de todos os tempos, e eu queria comer um hot dog com a Macabéa.
Tetê 11/02/2023minha estante
AJSKSKSKSKS MT BOM AMOR

manumqsn 13/02/2023minha estante
TE AMO GATA SEMPRE PRESENTE

tatá 01/12/2022minha estante
eu to pra me esforçar pra ler esse livro, reiniciei ele essa semana, já é minha 4 tentative. na minha concepção, o início é extremamente chato e eu me arrasto nele, apesar que não considero Clarice uma autora pra se ler no trem, porque deve-se despender imensa atenção no fluxo que ela cria. talvez esse tenha sido o meu erro.

lu 01/12/2022minha estante
realmente o início é um pouco arrastado mas juro que vale a pena e concordo que vc precisa de um tempo consigo pra ler as coisas dela, me afastei de celular e copa pela tv p me concentrar pq n é fácil

Marcio 16/11/2022

Hora da estrela
Não consegui formar opinião sobre o livro. O que ficou mais forte para mim é que Macabea é mais feliz que Rodrigo S.M.

O grande destaque dessa edição especial da Editora Rocco são os ensaios sobre o livro e as fotos do manuscrito de próprio punho da autora.
GioMAS 17/11/2022minha estante
Li há aproximadamente dez anos, nunca consegui me liberar de Macabéa. Sempre que me dói algo, lembro dela. A sensação de que doendo, pelo menos sabemos que existimos.

Dan 17/11/2022minha estante
Prefiro a Clarice contista. Essa novela é boa, pelo menos melhor que "Água viva".