O Primeiro-Ministro

O Primeiro-Ministro Iracy Araujo

Resenhas - As Crônicas da Terra do Lago

1 | 2 | 3 | 4

Giulia143 10/12/2011

Quíron é o Primeiro-Ministro da Terra do Lago. Um dia fora mago, e às vezes tem sonhos que mostram-lhe o futuro. Num destes sonhos, vê que a rainha, logo após ter sua filha, herdeira do trono, morrerá. Darel, rei da Terra do Lago, acha tudo isso um absurdo e bane Quíron do reino. Porém, meses depois, a visão torna-se real e Quíron é chamado de volta para o castelo por Darel.

Tropas inimigas do terrível Magnus se aproximam, e Darel é forçado à deixar sua filha, Diana, aos cuidados de Quíron, para poder defender o reino. Darel acaba morrendo orgulhoso por ter defendido seu trono. Quíron já estava num vilarejo um tanto distante dali, vivendo sobre o nome de Perlagos, junto com sua filha Selene e Diana.

Após algum tempo ter se passado, Selene descobre o mundo da magia e vai com Gabriel, mago importante, para o castelo de Alvendir aprender mais sobre o mundo da magia. A partir dessa parte do livro, você realmente acha que o livro vai se tornar apenas sobre Selene, pois depois que ela parte, a estória para de se focar em Quíron e na princesa Diana, e o foco está inteiramente em Selene aprendendo magia em Alvendir. Foi muito legal essa parte dela, o primeiro contato dela com o mundo mágico, e devo dizer que o Gabriel me lembrou o Dumbledore, mas não tem comparação, né.

A estória foi bem construída, bem escrita e a narração apesar de não ter me prendido completamente no livro no início, é muito boa e não chega a ser cansativa.

Os personagens são muito legais. Gostei da Selene, ela não é aquele personagem sem-graça das estórias. Ao contrário, ela era rebeldezinha no começo e aí já percebi que ela tinha atitude. Quíron foi só o pai da Selene e o "avô" de Diana, nada demais pra falar sobre ele. Agora sobre a Diana é que não temos muito para se falar, pois na parte da estória onde ela era o maior foco, não pude conhecê-la muito já que ela era nova e quase não aparecia, apesar de ser importante na estória.

O final dos deixa a desejar o próximo livro, já que o assunto fica bem aberto e com gostinho de quero mais, pois a estória ainda não terminou.

Recomendo à quem gosta de livros que falem sobre magia e realeza, brigas pelo trono e etc.

Pablo Arcáry 21/11/2011

Resenha: As crônicas da terra do lago - O primeiro ministro - Iracy Araujo
Com as suas terras ameaçadas pelo tirano Magnus, O rei Darel só tem uma alternativa para proteger a sua única filha, Princesa Diana. O rei entrega sua filha aos cuidados de Quíron, o primeiro ministro e seu homem de confiança. Quíron foge, antes que Magnus tenha tomado o castelo, levando consigo a princesa Diana e sua filha Selene. Os três se refugiam na cabana abandonada do velho Mago Gabriel. Quíron já fora aprendiz do Mago Gabriel, mas largou os ensinamentos, por um sonho que teve. Viviam escondidos na cabana até o dia em que Selene descobre ter herdado as habilidades do pai. Selene se muda com Gabriel, para o castelo de Alvendir, onde será treinada nas artes da magia, do combate e etc. A missão de Selene será proteger a Princesa Diana, a única que pode tirar o reino das mãos do tirano Magnus.

A capa desse livro é perfeita, eu disse na caixinha de correio que é uma das mais bonitas que eu já vi. Ela é linda. A leitura é super rápida, afinal o livro tem 142 páginas. O livro me lembrou bastante o Sr dos anéis. O tipo da história é bem parecido. confesso que eu não sou muito fã desse tipo de literatura (veja bem "Eu" não sou muito fã). O livro tem a maior parte dos diálogos na 2ª pessoa do plural, tipo andastes, correstes, e assim vai rs... Achei que se tivesse um pouco mais de ação não faria mal, mas por ser o primeiro livro da saga, a autora não pode revelar todos os segredos também né. Eu gostei, tenho esperança de que o segundo livro seja melhor ainda. É um prato cheio para os fãs de "Tolkien". Fico aguardando a continuação!!!

Aline 10/10/2011

O nascimento de uma Heroina =)
Apesar do livro ser bem fininho ele não deixa nada a desejar, consegue conectar todos os fatos sem apressar nada e terminar explicando cada coisa pendente, além de criar uma grande expectativa para o futuro dos personagens.
Para quem não tem o hábito de ler livros com temáticas onde reis, rainhas, princesas, barbaros e suas guerras são cenário é uma ótima oportunidade de ser iniciado.
Esse livro faz parte de uma trilogia e nesse primeiro volume somos apresentados a Terra do Lago e como era normal no perído feudal de nossa história as terras eram divididas em reinos e nesses sempre tinha um comandado por um rei ruim e mal que tem como objetivo de vida expandir suas terras destruindo e subjulgando todos. E assim acontece nesse livro e quando o Rei Darel percebe que seu reino seria invadido e não vê possibilidade de vitória devido o mesmo não ter um exercito expressivo, pede para seu amigo e primeiro-ministro Quíron fugir e levar consigo a princesa Diana. Seu ato visava salvar a filha e dá esperança ao povo do seu reino e aliados que um dia ela voltaria para por fim no mal.
Assim sendo Quíron foge com Diana e Selene, sua filha adolescente que a principio não entende o motivo dessa atitude. Com o tempo Selene percebe que tem o Dom da magia e que sua missão vai muito além de proteger e cuidar da princesa, ela seria a herdeira do reino dos magos de alvendir. Assim sendo ela precisaria deixar seu pai e a princesa para ser treinada e assim que estivesse pronta deveria busca a princesa e lutra contra o mal.
Eu simplesmente amei o personagem de Selene, nesse livro grande parte das páginas são dedicadas a ela, ao que para mim é o nascimento de uma heroína. Acredito que o segundo volume será sobre a preparação da princesa e o terceiro será a guerra de retomada da princesa ao seu trono de direito, trazendo assim paz para as terras do lago. Estou louca para ler os próximos livros, mas os mesmos ainda não tem previsão de lançamento =(

Denise Parra 20/09/2011

Um reino mágico.
Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua filha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa.

Conseguirá o fiel ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?
Trago para o conhecimento de todos, esta nova autora muito simpática e atenciosa, e além do mais temos que valorizar o que é nosso que é tão rico e maravilhoso quanto os que vem de fora do Brasil.

Iracy Araujo nasceu em Pernambuco, é médica pediatra. Escreve poesias desde a adolescência, assim como contos. Esta é sua primeira aventura literária, dentro do universo da fantasia. Atualmente, trabalha na Universidade de Pernambuco e mora em Recife.

O livro retrata um mundo onde vivem reis, guerreiros e magos. Ela nos remete a um mundo onde o que mais impera é a tirania daqueles que são cegados pelo poder e fortuna.

De um lado, temos um reino tranqüilo e abonado em questão de dinheiro e alimento, onde impera uma sociedade amistosa, com seu rei Darel que por um triste destino perde sua rainha no parto de sua pequena princesinha Diana. Tudo continua tranquilamente até que a menina completa três anos.

Do outro lado temos Magnus um tirano que quer apenas mais fortuna e poder, que decide travar uma batalha sanguinária com o sossegado reino da Terra do Lago.

“- Defenderei meu reino e morrerei por ele se preciso for – disse afinal o rei -, mas é preciso que Diana fique em segurança.
Quíron já esperava por isso. Com a morte da rainha e a recusa do rei em casar-se novamente a pequena Diana tornara-se a única herdeira do trono. Tinha agora três anos e parecia muito com a rainha. Olhos verdes e alegres, cabelo arruivado, estava sempre inquieta à procura do que fazer.
- Quero que a leve daqui, Quíron! – A voz do rei tornava-se mais intensa, demonstrando toda a sua emoção, - Leve-a para um local seguro. Se formos bem-sucedidos retornarás, se não – suspirou o rei -, crie-a como tua filha. Talvez quando crescer, ela possa recuperar nosso reino. Ao menos estará viva.
- Irei defendê-la com minha vida!
Pôs a mão sobre o peito, também estava tomado por uma profunda emoção. Esta era a maior prova de confiança e afeição que Darel poderia ter lhe dado.
- Sei disso e não espero nada menos de ti.”

Confesso que no início do livro fiquei meio apreensiva com pressentimento de que não gostaria do livro, mais a cada página lida eu comecei a me simpatizar pela história assim como pelos personagens. Não tem uma grande história de amor, mais uma grande lição de fidelidade e lealdade.

A capa por si só já nos atrai por seu excelente designer, as cores suaves.

Um ponto negativo, o livro poderia ter mais páginas, pois terminou com um indicio de romance que me deixou curiosa. E é horrível a ansiedade para esperar um próximo livro, mais estou torcendo para que em breve esteja nas livrarias.

Para quem esta procurando um bom livro que envolve magos(as) e magia, lutas e reis, esta é uma boa pedida.

Luks Esperança 06/10/2011

As crônicas da Terra do Lago
Terra do Lago é um reino localizado na península do mar de Rigel, sendo possuidora de montanhas ricas em minérios para navegações. Logo no começo, avistamos a poética morte da - Rainha Illana - banhada pela lua que iluminava o céu, o bosque e as águas do lago... contudo, a 'morte' gerou vida longa a princesa Diana. Logo no primeiro capitulo é perceptível a tamanha importância do primeiro ministro - Quíron - na trama, sendo confirmada tal importância quando o Rei Darel lhe entrega a pequena princesa para criá-la e protegê-la (sendo que no passado Quíron também chegou a estudar magia com o mago Gabriel, mas não conseguiu consolidar tais conhecimentos).
O motivo desta preocupação tinha um nome - Magnus: governante do reino de Sevaste, sendo mais conhecido pelas guerras e mortes do que um monarca respeitado, pois o mesmo era temido pelos próprios súditos:

"Parecia mais um guerreiro que um monarca, acostumado a batalhas, sangue emorte desde a infância [...]. E assim, ao longo de dez anos, praticamente dobrara o tamanho de seus domínios, tratando os reinos conquistados com crueldade e desprezo". (p. 16)

Como todo tirano, Magnus também possuía ao seu lado um "servo" leal, o nome dele era Augustus:

"Guerreiro acostumadoaos campos de batalha, gerenciava as tropas de Magnus, como seu principal conselheiro." (p. 27)

Com uma guerra pré anunciada e o Rei Darel sendo morto por Augustus... o primeiro ministro Quíron, Selene (sua filha) e Diana (com apenas três aninhos de vida) fogem do palácio para manter viva a esperança de um futuro melhor para a casa Real de D' Reins.
No decorrer da história descobrimos a existência de magos e uma maga sem esquecer da participação constante da lua, recebendo destaques sempre em uma narrativa exuberante e poética. O livro ficou um pouco cansativo a partir do 6º capítulo - A floresta de Alvendir, pois praticamente o livro retrata em torno de 46% sobre o processo de aprendizagem de Selene no castelo/ floresta de Alvendir com o seu mestre/mago Gabriel e a fiel escudeira Madeleine. Entendo que o livro tinha que enfatizar este processo , pois Selene estava sendo treinada para ser a protetora da futura Rainha Diana, talvez fiquei com tal decepção por causa da expectativa que criei ao redor da trama... pois sendo assim fiquei com um gostinho de quero mais (pois o livro deverá ter continuação... meu desejo.rs.) No decorrer da obra, encontramos pequenos erros na digitação e uma densa descrição dos fatos (parte que eu mais gostei.)...
Enfim, gostei muito do livro e já estou na expectativa do próximo...
Recomendadíssimo...

Blog: www.leiturassemcompromisso.com

Vanessa Meiser 03/10/2011

Eu costumo sempre começar uma resenha dizendo se gostei ou não do livro em questão, bem, "As Crônicas da Terra do Lago" foi exatamente o que eu esperava que ele fosse.
Desde que recebi o exemplar para resenha já me apaixonei por ele de cara, a capa é linda, a imagem é de um azul lindo e com certeza ela por si só já “vende o produto”.
Bem, o livro não tem um protagonista apenas, pelo menos em minha opinião, todos os personagens têm um papel importante e fundamental na história, cada um deles ajuda a história a tomar o rumo que ela toma.
Quíron é o Primeiro Ministro de A Terra do Lago, reino de Darel. Quíron é o braço direito do rei e é a ele que Darel confia a segurança de sua filha Diana ainda pequena quando A Terra do Lago entra em guerra com Sevaste que é governado por Magnus, grande inimigo de Darel.
Quíron quando jovem, foi aprendiz do Mago Gabriel e por pouco quase torna-se um mago também.
Quando na ocasião da fuga dele, da pequena princesa Diana e de sua própria filha Selene, os três escondem-se na floresta na antiga cabana de Gabriel para protegerem-se de Magnus e seu exército que estão atrás da princesa e, é lá que Selene começa a sua jornada para tornar-se a nova aprendiz do Mago.
Enfim, fica óbvio que o livro terá continuação, o que muito me agrada pois, a história me cativou desde as primeiras páginas de tão bem escrito e elaborado, gostei bastante e já fico aguardando o segundo volume.

Andressa 14/11/2011

As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araujo
As Crônicas da Terra do Lago: o primeiro-ministro é uma história envolvente e cheia de aventuras, em que o leitor se encontra num reino fictício onde não há guerras e todos vivem em paz com o próximo.

Começamos a história com o dia do nascimento da princesa da Terra do Lago, muito esperada, já que é aquela que será a herdeira do trono, filha única do rei Darel. Com isso, somos introduzidos na história dessa magnífica cidade, onde o bem e a paz sempre se mantiveram presentes. Mas os dias da cidade pacífica estão contados. O poderoso exército maligno de Magnus, o comandante de uma cidade próxima, pretende muito em breve, tomá-la para si. Isso preocupa a todos na Terra do Lago, fazendo com que o rei peça ao primeiro-ministro que fuja com sua herdeira, para cuidar da garota até que seja seguro voltar.

‘’ O reino, acostumado com a paz, não possuía um grande exército. Seu povo era pacato assim como seu monarca (...).’’ – pág. 14

Iracy soube mesclar muito bem assuntos diferentes na obra. Existe toda a parte da guerra, do reino, da herdeira e do futuro da cidade, mas há também magia. Conhecemos um mundo mágico no decorrer da história que foi muito bem utilizado no contexto da mesma, dando um toque especial a ela. Ao seu final, conclui-se parte da trama, mas a autora deixa também um gancho para a continuação da série, que deixa o leitor bastante curioso para a sua continuação. Entre eles, é deixado também em aberto um possível romance, para que seja mais bem aproveitado nos próximos volumes.

O livro é relativamente pequeno, com apenas 144 páginas, mas não podemos o julgar pelo tamanho. É cheio de aventuras e de personagens singulares. Principalmente Selene, filha do primeiro-ministro: uma garota forte, de rápida aprendizagem e dotada de inteligência. Também por causa de seu tamanho, pode-se acabar a leitura rapidamente, em um dia ou dois.

Sua capa foi muito bem trabalhada pela editora, simples, mas linda, mostra o punhal que demarca os herdeiros da Terra do Lago, a própria e também a lua crescente aparente nos magos. Só um ponto não tão positivo a respeito da edição foram alguns pequenos erros de ortografia, mas nada que atrapalhe a leitura, apenas que poderiam ser melhores revisados pela mesma.

Uma obra de muito bom enredo, uma história que em momento algum se torna monótona, mas sim deliciosa. Agradeço a autora por ter me enviado um exemplar do livro, e espero sua continuação. Recomendo!

AndreLSarausa 06/10/2011

Resenha - As Crônicas da Terra do Lago - O Primeiro Ministro
Resenha completa aqui! http://www.viajandonoslivros.com/2011/10/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago-o.html

O livro As Crônicas da Terra do Lago - O Primeiro Ministro conta a história de um rei, em uma terra, com magos e magia.
O Primeiro ministro da terra do lago, foi axilado pelo rei, depois de dizer que a rainha morreria no parto, e foi isso mesmo que aconteceu, e o rei o aceitou de volta.
A filha do rei, Diana, teve que ser levada por Quiron, o primeiro ministro, para cuidar dela, pois as tropas inimigas, estavam para invadir o castelo.

Quiron leva tambem sua filha Selene.
Eu não sabia que Selena seria a principal personagem, mas depois, ela virou uma das personagens mais importantes do livro.

Selene, é levada por um mago para aprender a controlar a magia, ela aceita.
Vão para um castelo, onde alem de magia, tem que aprender diciplina,e controle.

Depois de ter dominado os elementos, e já com 22 anos, ela tem que ir vistar o pai, e leva-los, ele e a princesa para um lugar seguro....

May Braga 13/10/2011

O Primeiro-Ministro
Blog-> http://glowofthemoonlight.blogspot.com/

A Terra do Lago sempre foi um reino tranquilo e feliz, o seu rei, Darel, sempre foi justo e cuidou muito bem de seu povo, até que um dia, uma grande ameaça chega a Terra do Lago.
Um grande exército, sob o comando de Magnus, ameaça invadir a Terra do Lago, afim de conseguir riquezas e expandir seu território.
Darel fica preocupado e manda a pessoa de maior confiança dele, o primeiro ministro Quíron, levar sua única filha e herdeira, a pequena Diana, para o mais longe possível do reino, para protegê-la.
Quíron não perde tempo, e leva a princesinha e sua filha Selene para se esconderem em uma caverna nas montanhas. Na floresta perto do esconderijo, Selene conhece um Mago, Gabriel, que diz que ela tem o dom para a magia, e que quer levá-la como aprendiz.
Selene aceita, e vai com Gabriel para Alvendir, para um dia voltar e buscar o pai e a princesinha.
Mas será que Quíron conseguirá mantê-la a salvo até lá?

Bem pessoal, acabei de ler esse livro e tenho que confessar: Adorei.
Começando com a capa, é uma das mais lindas que já vi, parece um sonho!
A história flui super bem, são poucas páginas, mas todas foram muito bem escritas. O livro começa surpreendente, com a história do reino e do bondoso rei, e de como foram atacados pela tirania de Magnus.
A história corre, em sua maior parte, em torno de Selene, a filha do primeiro ministro. No começo me identifiquei muito com ela, mas depois ela ficou meio chata e repetitiva, mas é bem compreensível esse comportamento dela durante o meio do livro.
Já no final, ela amadurece bastante, e vira definitivamente a minha personagem favorita. A história terminou deixando um gancho para o próximo livro, isso mesmo, é uma série! Que com certeza ficarei ansiosa no aguardo do segundo livro.
É uma história onde encontramos paz, guerra, amor e ódio.
Mas vou ficar por aqui com a resenha antes que solte algum spoller
Então vamos ler para ver o que acontece, esse livro é recomendadíssimo!

Dan 14/02/2012

Resenha: As Crônicas da Terra do Lago: o primeiro-ministro
Aventura, magia, fantasia e coragem são alguns itens que você encontrará nesse livrinho que me encantou.

"Quando a lua estava próxima de perder seu reinado para o sol, ouviu-se um grito de vida seguido de suspiros de dor. A rainha dera suas últimas forças para dar à luz a criança. Atônito, o rei viu a rainha morrer e segurou nos braços seu herdeiro, uma menina." Pág. 11.

Quíron, antigo primeiro-ministro previu a morte da rainha e foi banido do reino pelo rei, porém com a confirmação de sua visão é chamado novamente por Darel que lhe pede perdão e seu retorno ao conselho.

O reino segue próspero, com paz e riquezas, tudo isso desperta ainda mais a ganância de alguns, como o próprio Magnus, um ambicioso guerreiro que vem a atacar o castelo e consegue tomá-lo para si, matando o rei, Darel.
O rei não poderia deixar que sua filha morresse, pede então para Quíron fugir com Diana, e assim no futuro ela poder reivindicar o trono.

Quíron segue viajem com a princesa e sua filha, Selene, esta em breve se envolverá com magia, e a decisão de seguir ou não esse caminho trilhará o destino de todos.

Super envolvente, As crônicas da Terra do Lago, o primeiro-ministro é da autora Iracy Araujo.
O livro provavelmente será uma trilogia, cujo primeiro volume me encantou, adoro estórias de aventura e fantasia, com magia então... Mistura certa, aguardo ansiosa o próximo lançamento!

Ique 06/12/2011

As Crônicas da Terra do Lago O Primeiro-Ministro EPL
A Terra do Lago é um local acostumado com a paz e o bem, localizado na península do mar de Rigel. Possui montanhas ricas em minério, e cordilheiras, e é administrada pelo Rei Darel e sua família. O rei tinha total confiança em seu primeiro-ministro, que se chamara Quíron. Com conhecimentos em magia, ele prevê a morte mãe da herdeira do trono, filha do rei Darel e da rainha. Após essa visão, Quíron conta para Darel que o exila do reino. Mas os problemas só estão começando.

A visão de Quíron era verdadeira, pois após o nascimento da princesa Diana, a rainha morreu. Após esse acontecimento, o rei convida o ex-primeiro-ministro de volta ao reino. Porém os dias de paz da Terra do lago estavam terminando, pois o poderoso exército de Magnus (um grande tirano) estavam prestes a atacar o reino. Em consequência, a vida de todos os habitantes da Terra do Lago correm um grande perigo, principalmente a do Rei e a da Princesa. Com isso Darel não tem outra opção a não ser colocar a pequena herdeira aos cuidados de Quíron.

Não é muito difícil para Magnus tomar o trono de Darel, pois ele tinha um grande exército muito poderoso, e anteriormente já havia conseguido vencer todas as batalhas sem ser ferido e havia tomado o reino de muitas terras. Com a Terra do Lago não foi diferente, mas ao chegar lá, não havia encontrado a princesa e não consegue a localização dela através do Rei, que não o revela nada. Convidado a uma batalha com Darel, Magnus vence mas acaba perdendo a mão. Agora rei daquele reino, o grande tirano quer encontrar a princesa a todo o custo.

Com a difícil tarefa de proteger Diana, Quíron viaja juntamente com sua filha Selene e a rainha para um esconderijo em uma caverna de seu antigo mestre, Gabriel, um mago muito poderoso que acaba descobrindo que Selene tinha um dom para magia. Ele a convida para ser sua aprendiz, sendo que após conhecer grande parte da magia, a menina voltaria para combater as tropas de Magnus. A menina aceita esse desafio e é levada para a floresta de Avandir para seu treinamento. Enquanto isso o primeiro-ministro e a rainha contam o tempo para a volta de Selene.

Esse livro é ótimo, como vocês puderam ver um pouco acima. Porém não pude deixar de perceber alguns detalhes na edição, como alguns erros ortográficos, mas com certeza é culpa da editora, já que vi erros como esses em outros livros da Novo Século. Mas se tratando da história ficou ótima, o enredo foi bem bolado pela autora, que usou todos os ingredientes na medida certa. Os personagens são muito legais, é bem fácil nos identificar com eles, que são muito bem descritos assim como o cenário. Acho que a autora fez um excelente trabalho e conseguiu por meio de poucas páginas contar uma magnífica história. A única coisa que não achei muito legal foi o tempo em que as coisas aconteceram, acho que a autora podia explorar mais os acontecimentos do livro, que em algumas partes passa ''voando'', mas é impossível julgar esse detalhe sem ler os outros livros da série.

Não sou muito de julgar um livro pela capa por achar isso uma coisa bem relativa, mas confesso que gostei muito da capa desse livro, ela que já é bonita em foto se torna maravilhosa diante de nossos olhos. Possui um azul muito bonito e detalhes em segundo plano, muito legal mesmo.

Todo o enredo é narrado muito bem em 3° pessoa, e a leitura é viciante e rápida, indico a todos essa bela história, que nos faz praticamente xingar a autora (no bem sentido) por não conseguir largar o livro até o término da leitura. Espero ansiosamente pela continuação das crônicas da terra do lago.

Amy 14/12/2011

[Introdução]
Iracy é parceria aqui do Macchiato e já foi devidamente apresentada aqui no post dos novos parceiros e recebi exemplar autografado pela autora (adoro isso) e um exemplar para sorteio para vocês, queridos leitores! A capa do livro chama muitíssima atenção pela qualidade da imagem e pelo cuidado com a mesma.

[Narrativa]
É um livro bem curto como podem ver, mas isso não impede de dizer que ele foi bem escrito e muito bem detalhado pela autora.
O único “defeito” na narrativa – eu não o considero como falha, afinal é o primeiro livro da autora – foi o tempo das ações que não batiam com o ritmo que a trama deveria ter. A passagem entre um ambiente e outro não davam o tempo suficiente para saber se as coisas aconteciam ao mesmo tempo ou aconteciam logo após – apenas presume se que – sendo assim, a linearidade dos fatos fica comprometida.
Sendo o primeiro livro da autora, mas que com certeza em seus próximos livros pode surpreender e se aperfeiçoar ainda mais. O gênero é bem construído, ele percorre um caminho intrigante e mágico. Proporcionando ao leitor, uma descrição bem grandiosa e majestosa que o lugar ao qual os personagens estão inseridos e que acompanhamos durante a passagem e momentos de emoção que saltam os olhos como a crueldade de Magnus.

[Momento Macchiato]
“- Eras muito jovem para saber – disse simplesmente. – Agora, porém, saber a verdade é mais seguro para ti. Sei que estás com raiva, mas tens que crescer, Diana, e aceitar os fatos como eles são. Nesse momento, a verdade é a tua maior proteção. Diana não conseguiu mais segurar as lágrimas.” - pág 37

[Considerações Finais]
É um livro de fácil contato, quando as páginas vão sendo viradas mais rápido é seu final (dando assim um gostinho de quero mais em todos que leem).
Iracy possuí um potencial incrível e com certeza irá trazer aos leitores muitos outros momentos de magia e fantasia. Esses são meus sinceros votos para sua carreira, que mesmo que inicial irá proporcionar muito para a nossa literatura nacional. Estou ansiosa pela continuação *-*.

LINK DA POSTAGEM: http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-as-cronicas-da-terra-do-lago-o-primeiro-ministro-iracy-araujo-sorteio

Suellen-san 26/03/2012

Olha, esse é um daqueles livros que eu espero a continuação. Não só porque Iracy me encantou nas suas palavras como ela é da minha terra. Adoro isso! Bem vamos começar pelo começo...

A capa é um luxo só. Você se sente transportado para uma terra distante e pode imaginar as maravilhas do local. Sem contar é claro o pequeno detalhe que só vendo de perto para crer na capa. A palavra Terra, o T é como se fosse uma espada e tem umas flores a qual é o símbolo da família real. No enredo você compreende toda a capa.
Os erros... De português e concordância quase nenhum só que fiquei meio perdida quando saia da fala e começava as descrições, ou seja, faltou um ponto ou um travessão para fazer essa transição entre a fala e o pensamento ou ações dos personagens. Mas dá para compreender se você não for como eu meio apressada na leitura.

A trama é algo surreal a meu ver. Logo no primeiro capítulo você já entra de cara na história sem muita frescura. Você vê a confusão armada e ai você se questiona: Calma, ai já começou o babado? Sinceramente gostei disso.
Nos capítulos seguintes somos apresentando a todos os personagens desde o vilão Magnus que acabou sem a mão porque o rei Darel a cortou numa batalha. Quíron que é o primeiro-ministro e cuida da pequena Diana – a herdeira do trono que foge na calada da noite para não ser morta pelo louco vilão. Tem Selena a qual me apaixonei. Selena é a filha de Quíron que é escolhida por assim dizer a ser uma maga.

O começou entre ela e seu mestre – Gabriel – não é lá essas coisas, mas posso lhe dizer que a menina tem coragem. Diana também é super fofa e compreender aos poucos a responsabilidade que terá em breve. Todos os personagens são interessantes até os secundários.

Tem de tudo um pouco... Um pouco de amor e uma pequena batalha, mas fiquei triste que foi tão rápido. Porém minhas esperanças é que no próximo livro as batalhas sejam épicas com muita magia e sangue além de desenvolver a história de amor de Selena e ver como a pequena Diana se desenvolverá.

Gostei do livro e espero pela continuação.

Pollyanna Reis 28/12/2011

A Terra do Lago
Localizado na península do mar de Rigel, logo após as montanhas Teofal, a Terra do Lago administrado pelo Rei Darel e sua familía, viviam em tempos de paz. Quíron, o primeiro-ministro, braço direito do rei, prevê a morte da rainha, ao dar a luz ao herdeiro do trono, mas o Rei Darel desconfia dele, e o exila do reino.
Tempos depois, toda a corte aguardava a hora em que nasceria o herdeiro do trono, mas para a supresa de todos, a visão de Quíron era verdadeira, e após o nascimento da princesa Diana, a rainha morre, deixando o Rei Darel atônito. Logo após a morte da rainha, O Rei manda chamar Quíron, e o convida para voltar ao conselho.

- Meu rei, minha lealdade e de minha filha sempre estarão contigo.

Passado os dias do luto, a princesa, recebe como de costume o símbolo real, um pequeno lírio entrelaçado em uma espada, tatuado no ombro direito. A Terra do Lago estava com os dias de paz contados, acostumados com a paz e sem possuir um grande exército, o rei Darel não percebia a ameaça que vinha, pois o poderoso exército de Magnus estava preste a atacar o reino. Magnus era forte, alto, de olhos escuros, parecia mais um guerreiro, acostumado a batalhas, sangue e morte. Em dez anos ele já havia dobrado o tamanho de seus domínios, e era conhecido por sua crueldade e desprezo, sendo odiado até mesmo por seus súbitos.
O Rei Darel, sabia que o exército de Magnus era muito mais numeroso, e que não tinha muita chance, mas iria defender e se possível morrer pelo seu reino, mas sua preocupação maior era a herdeira, a princesa Diana, que já tinha 3 anos de idade. O Rei pede a Quíron que leve a princesa do castelo, para um lugar seguro, acreditando que dessa forma um dia ela podesse recuperar o reino. Sem pensar Quíron promente defendê-la com a própria vida, e viaja com a princesa Diana e sua filha Selene.
O exército de Magnus invade a Terra do Lago com toda força, e logo Magnus estava na sala do trono com Darel, os dois estavam frente a frente, o rei já tinha ferimentos mas mantinha-se de pé. Magnus sabia da existencia da princesa, e queria que o rei a entregasse, Darel simplismente respondeu:

- Tens minha vida em suas mãos, mas não terás a de minha fillha.

Nesse momento Augusto, braço direito de Magnus, entra na sala e diz não encontrar a princesa em nenhum local do castelo. Furioso com a situação, Magnus é convidado para uma batalha com Darel, que mesmo sabendo que não tinha chance, não se importava, queria ao menos provocar algum ferimento naquele terrível homem. Darel corta fora a mão de Magnus em um só golpe, vendo seu rei ferido, Augustus corta a cabeça de Darel, finalizando assim a batalha. Magnus não aceita a situação, aquela humilhação de perder a mão, e quer encontrar a princesa a todo custo, para matá-la.
Em uma caverna longe dali, esconderijo de seu antigo mestre gabriel, Quíron acorda assustado já sabendo da morte do rei. Sabia que sua promessa agora teria que dar certo, que a princesa teria que crescer em segurança, pois só ela poderia recuperar o reino.
Com o tempo ali escondidos, Selene começa a ler os pergaminhos deixando pelo mestre na caverna, e acaba descobrindo que tem um dom para magia. Gabriel a convida para ser sua aprendiz, de ínicio ela não aceita, fica irritada e com medo do mestre, mas acaba entedendo que é preciso, que este é seu destino, e que depois de aprender ela voltará para buscar a princesa e combater o exécito de Magnus. Sendo assim, ela e Gabriel viajam para a floresta de Avandir, deixando a princesa Diana e seu pai na caverna.
Selene vai estudar sobre magia, vai aprender a se dominar, para se tornar a Dama da Floresta. Mas será que ela vai conseguir?

Esse livro é pura magia! Me encantei com ele, é uma leitura leve e contagiante. A autora Iracy Araujo conseguiu em poucas páginas fazer um trabalho excelente. Quando o livro chegou pra mim, fiquei muito feliz, adorei a capa, muito linda, chama à atenção da gente. A história termina de um jeito que deixa a gente ansiosa para o próximo volume, isso mesmo, esse livro faz parte de uma trilogia, mas os outros dois livros ainda não foram publicados.
O engraçado do livro é que quando a gente ler a sinopse, a gente pensa que o personagem principal vai ser a princesa Diana, mas com o decorrer da leitura você se supreende, e se apaixona por Selene a filha de Quíron, moça de 15 anos que passava a maior parte do dia estudando na biblioteca real. Mas ela se transforma em uma garota forte, corajosa e determinada.
As Crônicas da Terra do Lago é narrado em terceira pessoa, o livro é bem fino, acredito que a autora poderia ter explorado mais os acontecimentos, mas creio também que por se tratar de uma trilogia, a estória seja mais explorada nos próximos volumes. O que posso dizer pra vocês é que recomendo o livro, pois ele é fabuloso. É uma ótima dica de presente de Natal, até mesmo para você que não vai viajar nessas férias. (Viaje para a Terra do Lago, e se encante com essa estória).

1 | 2 | 3 | 4