Química Perfeita

Química Perfeita Simone Elkeles

Resenhas - Química Perfeita

Carla 04/04/2014

Sinopse - Química Perfeita - Simone Elkeles
Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?

Sthef 23/03/2014

Uma leitura boa, mas não aquela que você só falta morrer quando não pode continuar o capítulo por diversas razões.
É um livro bem corrido, um livro bem de adolescente mesmo, tem uma história que é bem comum que é a questão das diferenças de classe social que ainda se faz muito presente, porém, a gradatividade dos acontecimentos em cada capítulo, o jeito que os personagens se tratam, te deixa com o pé meio atrás com esse livro.
Uma história boa que você fica torcendo pelos personagens. Fim.

Sarah Martins 20/03/2014

“Quero, da vida, as mesmas coisas que você. — eu admito. — Apenas, vou por outro caminho. Você se adapta ao seu ambiente e eu ao meu.”

Simone Elkeles é uma das melhores autoras de livros para jovens que eu já li na vida. Não li apenas este livro, como também sua duologia não lançada no Brasil ainda, "Leaving to Paradise", e sou louca por suas histórias! Não somente por terem adolescentes, mas porque servem para faixas etárias diversas e trazem grandes lições de como ser um ser humano batalhador e como não devemos nos conformar com como a sociedade nos molda. Que devemos lutar, buscar e sentir esperança nos lugares em que ela está menos presente. Só por esses motivos eu já sabia: a leitura seria surpreendente. Portanto, se você nunca ouviu falar dela, vá atrás. Livros assim estão difíceis de achar nos dias de hoje.

Tenho plena certeza que muitas pessoas subestimam este livro, acham que deve ser mais uma história "água com açúcar", e é aí que muitos se enganam. O ponto forte desta história é como a autora consegue transformar o clichê em surpresas agradáveis ao longo da leitura e vemos que os personagens não são bonecos, eles são reais. Tão, tão humanos, suscetíveis a erros e acertos, sentem vontade de agradar, de permanecer em um lugar aonde é mais confortável estar, de se sentirem seguros, mas quando algo acontece para balançar a sua concreticidade, eles lutam pelo por seus desejos e vão atrás de suas vontades, sem falar em como os valores usados pela autora são inspiradores.

É um aspecto tão interessante e conquistador a história se passar entre dois mundos que não se aceitam e precisam conviver entre si — e ter pontos de vista alternados. Obviamente isto não é nada inédito, mas digo e repito: o clichê neste livro é reinventado e muito bem desenvolvido. Vemos como cada lado têm seus problemas e situações, e percebemos que ninguém é simplesmente uma só coisa, ou outra. Todos têm em si mesclagens do pior e do melhor, e mesmo o que parece pior têm suas qualidades, e isso faz esses personagens serem tão tangíveis e extremamente identificáveis.

Os protagonistas, Alex e Brittany, são incríveis, assim como Paco, a mãe de Alex, os irmãos dele, a irmã de Brittany, a Sra. Paterson... Percebemos que existe todo um "drama" de ensino médio, mas ele é aliviado por terem personagens tão bons sustentando o cenário, sendo divertidos e dramáticos. A parte mexicana foi a que mais adorei no livro! Enquanto lia, várias palavras, expressões e costumes da cultura mexicana pipocavam das páginas e me deliciavam com a diversidade do texto, sem falar da gangue, Sangue Latino, osso duro de roer mas a qual foi um núcleo com personagens muito bons, exceto um certo chefão que eu prefiro não comentar muito. Em suma, todo o clima familiar e de carinho na família do Alex representa é tão bom, a vontade é ir para dentro do livro e ficar lá pelo menos um dia!

Todos estão esperando pelo romance, ou só eu queria comentar? De qualquer jeito, a tensão entre os dois é tão palpável e forte ao ponto de parecer que vai se partir e sair de dentro do livro pulando (tão bom!!!). Os diálogos deles são tão espertos, rápidos e calorosos, dão aquela sensação intensa de que eles só precisam ficar juntos e tudo vai ficar bem. E, ah, Alex... (peço licença para suspiros, pois sei que não são muito propícios agora, mas ele merece!) Alex é um personagem tão bom por si só, pois já conquista por seus momentos de fragilidade e de força, mas então você imagina ele todo bad boy falando mexicano e ele CONQUISTA SEM VOLTA! Para quem gosta de curtir um romance com ótima escrita, por favor, sinta-se a vontade para se deliciar na história!

Mas, por favor, não pense neste livro como apenas um romance! Esta história é uma mistura de tantas coisas realmente boas funcionando juntas que só me restar ter o prazer de recomendar este livro para quem gosta de dramas, romance, gangues e seres humanos superando a si próprios (e para quem gosta de uma boa história também!). Sei que para muitos ele não vai ser tão incrível assim, pois cada tem sua própria forma de interpretar uma história quando a ler, mas este livro mudou aspectos da minha vida para melhor e eu posso garantir: não vou largar Simone Elkeles tão cedo. Ela sabe transformar o aparentemente mais simples em uma coisa magnífica, e acho que as coisas boas são assim, não é? Simples, mas conquistam nosso coração e se tornam de grande valor em nossas vidas. 'Química Perfeita' certamente é uma dessas coisas pra mim.

site: A RESENHA ESTÁ NA ÍNTEGRA TAMBÉM NESTE LINK: http://www.paraisoempapel.com/2014/03/resenha-da-semana-quimica-perfeita.html Visite-nos!! :)

Jess 20/02/2014

Este foi um livro surpreendente, ele tinha tudo para ser o velho clichê do bad boy e da mocinha rica e patricinha, mas a Simone realmente conseguiu dar uma reviravolta incrível, ela desenvolveu o enredo em volta de todo esse clichê, porém conseguiu dar os seus toques de originalidade. Quando o autor consegue isto faz com que eu não me importar se a história é clichê ou não, tudo o que importa é apenas o escritor conseguir me manter fixada no livro, intrigada e curiosa com o final e é justamente o que Simone consegue... Essa mulher é de fato genial e se transformou em uma das minhas escritoras favoritas.

- # -

Alex Fuentes é um bad boy mexicano que causa o terror em sua escola o motivo principal é porque ele faz parte da Sangue Latino, uma gangue realmente pesada ao usa seus jovens para vende drogas. No fundo o Fuentes mais velho não quer essa vida para si, porém com a morte de seu pai (que era um integrante da SL) ele tem que decidir o que fazer para cuidar de sua família e para obter proteção já que vive em um bairro tão cheio de violência, sendo assim, a única solução a qual pode recorrer é ser um membro da SL.

Diferentemente da vida precária de Alex, Brittany Ellis tem tudo o que qualquer garota de sua idade deseja; uma mansão incrível, um carro luxuoso, popularidade e uma família feliz... Ou pelo menos é isto a imagem a qual os Ellis passam para todos. Por trás da aparência perfeita e os sorrisos grandiosos; a vida de Britt não é nada como as pessoas a sua volta podem imaginar, seus pais são envolta de problemas, seu pai nunca está em casa, sua mãe vive nervosa e sua irmã é deficiente, por isso precisa de muitos cuidados, precisa que alguém sempre a auxilie em tudo.

É na aula de Química onde esses dois mundos se unem. A professora passa um projeto em dupla e para a infelicidade dos alunos é ela quem escolhe, assim sendo, a mulher coloca Britt e Alex juntos o que causa uma grande confusão. Em meio a brigas, xingamento e raiva, acaba nascendo um sentimento que eles tentam esconder, empurras para longe de seu sistema, porém o que eles ainda não notaram é que ninguém manda no coração.

- # -

Fiquei muito feliz no momento em que soube que haveriam mais dois livro, cada um falando sobre um irmão Fuentes, eu não sei o que esperar de cada um deles, afinal de contas em Química perfeita conhecemos muito pouco sobre Luis e Carlos, mas o suficiente para saber que Carlos é um encrenqueiro certo e Luis já é um garotinho mais direito, além destes fatos não faço ideia do que possa ocorrer no livro de cada um deles e isto está e causando uma grande ansiedade.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=2093

EVANETE 15/02/2014

Química Perfeita - Simone Elkeles
"Será que é cintificamente possível uma pessoa viciar-se em outra?"
(Brittany - Química Perfeita - 175)

Química Perfeita é... Perfeito!
Gente, como amei esse livro, sinceramente essa é a história de amor mais linda que já li em toda minha vida!
Química Perfeita se tornou o meu primeiro livro favorito. Amei muito.

Para começar o livro cativa desde a capa que é linda. O enredo gira em torno de Alex (um mexicano (um quente e lindo mexicano... Suspiros!!!) , bonito, sexy, inteligente e considerado por todos um perigoso traficante, pois ele é membro de uma gangue, a Sangue Latino) e Brittany (uma patricinha, rica, bonita, inteligente e considerada por todos um simbolo de perfeição). Ambos vivem fingindo ser o que não são e vivem em mundos completamente diferentes e como é citado no livro (e também na sinopse) "Meninos e meninas da zona norte não se misturam com meninos e meninas da zona sul." Mas isso muda quando Alex e Brit são obrigados a formar uma parceria na aula de química para o desenvolvimento de um projeto, a partir de então a história toma um rumo completamente contra os padrões do Colégio Farifield, com muita reviravolta, emoção e brigas nossos protagonistas descobrem a contagiante química do amor e para que esse amor sobreviva eles enfretam as diferenças e o preconceito.

Simone criou um enredo magnifico, o livro é pura emoção. Fiquei muito tocada com a história, que retrata o sofrimento de Brit que tem uma irmã deficiente e por isso seus pais fazem tanta pressão para que ela seja perfeita. Já com Alex, o sofrimento se passa com a guerra que ele vive consigo mesmo para proteger sua família, e isso o obriga a ser um perigoso membro da Sangue Latino.

A história de Alex e Brittany é mágica... O modo como eles se apaixonam é muito lindo. Os outros personagens são muito bem elaborados, Simone soube criar um ambiente lindo, com muito romance e outras cenas muito comoventes da vida dos dois.

Eu super-iper indico o livro, ele é maravilhoso. A leitura é super rápida, pois a cada página a ansiedade aumenta e a curiosidade é insuportável. Quando cheguei ao fim, tive vontade de chorar, pois havia acabado e eu ahco que não estava preparada para me despedir de Alex e Brit (Saudades!).

Cada Livro, Uma Viagem

site: http://cadalivroumaviajem.blogspot.com.br/

Flah 30/01/2014

Química Perfeita - Simone Elkeles
Admito que o motivo que me levou a comprar esse livro foi a almofadinha de brinde que veio junto a ele. Ela me ganhou, sério. Aliás, eu simplesmente adoro esses mimos temáticos que às vezes vêm junto aos kits de lançamento. Depois dos marcadores, são os itens de coleção de que eu mais gosto. Então, não pude ignorar quando a Underworld lançou a promoção da almofadinha. Sem pensar duas vezes, comprei o livro, mesmo sabendo que ele não era bem o meu estilo. Mas isso é algo relativo. “Ana e o Beijo francês” é um romance pelo qual eu me apaixonei, mesmo sabendo que ele “não é bem o meu estilo”. Eu procuro nunca julgar um livro pelas minhas primeiras impressões. Mas, infelizmente, nesse caso eu não estava tão enganada assim.

Brittany Ellis é o estereótipo clássico da menina patricinha e Alex Fuentes é o estereótipo clássico menino “bad boy”. Até ai, tudo bem. Todos acham que Brittany tem a vida perfeita e ela tenta manter as aparências assim. Parecer perfeita é quase um objetivo de vida. Então, é claro que a antipatia que um sente pelo outro é justificada, já que eles vivem em mundos tão diferentes. Entretanto, por causa de uma professora que resolveu adotar um mapa de sala, os dois são obrigados a se sentarem juntos nas aulas dela. E ainda, para completar, Alex faz uma aposta com um amigo, prometendo conseguir levar a menina brilhante para a cama antes do dia de ação de graça.

Bom... Eu já ouvi isso em algum lugar. Em vários, para falar a verdade. Essa história de fazer aposta com o amigo prometendo consegui levar fulana para a cama é quase tão velha quanto a rixa entre duas classes sociais. E a autora conseguiu colocar os dois no mesmo livro! O final já é previsível desde a primeira página.

Não me leve a mal, eu sou bem tolerante com os clichês. Aliás, sou uma grande defensora de que o mais interessante é o “como acontece” e não “o que acontece”. O problema é que, nesse livro, tanto “o que acontece” quanto o “como acontece” são absurdamente previsíveis! Não teve a menor graça. Nem mesmo a narrativa é tão envolvente assim. Achei até um pouco forçada, em muitos aspectos. Aliás, por vários momentos eu cheguei a pensar em abandonar a literatura, de verdade. Nem sei o que me fez continuar. Acho que me deixei levar pelo entusiasmo que as pessoas normalmente têm com esse livro, tive a esperança de que ele melhorasse até o final.

E, na verdade, ele melhora, sim, mas não o bastante para compensar o resto. Admito que eu me emocionei com o final. Fiquei um tempão ruminando cada detalhe, e me deliciando com um final tão bem feito. Mas é só... Eu não curti tanto a leitura quanto gostaria de ter curtido.

Em outras palavras, eu considero “Química Perfeita” um livro bom, mas não excelente como as pessoas disseram ser. Há uma história fraca, com uma narrativa simplista, personagens comuns (mas aqui tenho que frisar que eles, ao menos, são muito bem feitos) e um desfecho muito, muito bom.

Se eu recomendo a leitura de “Química Perfeita”? Bem, isso depende. Como eu mencionei, ele é um livro bom. Além do mais, tem poucas páginas e é bem fácil de ler. Eu o considero uma boa distração, embora não esteja no topo da minha lista de romances que eu indicaria.

3/5

Amanda 17/01/2014

Surpreendente!
Sabe quando você resolve ler alguma autora que não conhece? Então, a Simone Elkeles foi a grande boa surpresa do meu ano passado. Fui sem muitas expectativas ler a série "Leaving Paradise", e que surpresa! Amei a escrita dela.
Foi quando eu resolvi ler "Química Perfeita", e tive outra excelente surpresa. Quando li algumas resenhas desse livro, eu fiquei com medo de ser um livro recheado de clichês. E realmente a autora recorre a alguns deles, mas não faz a história menos interessante.
A complexidade dos personagens é algo que a Simone consegue elaborar de uma forma clara e ao mesmo tempo, sutil. [...]

site: http://sunsetnomore.blogspot.com.br/

Linny 09/10/2013

Cativante
Este livro foi uma incrível surpresa; quando o peguei para ler eu já imaginava que seria uma história agradável, mas eu não fazia idéia que iria gostar tanto! Trata-se de um romance envolvente, engraçado e diferente; o tema em si pode até parecer ser mais um clichê, porém há tantos acontecimentos inusitados que em pouco tempo já é possível notar o quanto a trama é original e bem desenvolvida.

A narrativa além de ser leve e descontraída é apresentada da maneira que mais aprecio; os capítulos se alternam sob a perspectiva dos personagens principais. Eu adoro quando a história é exposta desta forma, acho tão interessante poder saber exatamente o que se passa com cada um... E o fato de poder conhecer as versões de determinado acontecimento torna sem sombra de dúvidas a trama mais cativante.
Outro ponto positivo que me agradou foi o fato de haver um romance conturbado devido à classe social dos personagens, como também a presença de detalhes de como supostamente funcionam as gangues. Além disso, os personagens são bem verdadeiros, de maneira que as suas atitudes e sentimentos não fogem da realidade, por esse motivo estes me agradaram totalmente. Mas um personagem que realmente mexeu comigo e que merece ser ressaltado é o Alex Fuentes; ele é tão carismático e encantador que me causou inúmeros sentimentos ao decorrer da leitura.
Em suma, esse livro me encantou profundamente e não vejo à hora de poder ler a seqüência. Com certeza esta trilogia tem tudo para ser uma das minhas preferidas.
Recomendo a todos.

yla.cezar 08/10/2013

Um adorável clichê,
Um adorável clichê,
Para mim este é um livro... difícil de explicar.
Fiquei dançando entre adorando e detestando “Química Perfeita” do inicio ao fim do livro.
Adoro um bom romance clichê, com mocinhas indefesas e cavaleiros nobres...o que n é nem de longe o caso do livro!!! RS
Se vc esta esperando por um cavaleiro nobre, vc pode até achar, mais saiba antes de tudo que se trata de um cavaleiro negro, duro, briguento, capaz de fazer uma aposta IDIOTA apenas pra se mostrar o fodastico do pedaço, mas q tem um sorriso de safado capaz de dereter qualquer geleira no ártico... ADORO!!!!
O mesmo vale para a nossa mocinha da vez, a pequena Srta. Ellis é tudo menos indefesa, na maior parte dos romances do tipo ela tem mais o perfil de antagonista do q da mocinha.
Quem nunca leu uma pilha de romances em que a mais popular garota do colégio não passa de uma egoísta mimada que usa os outros ao seu favor sem se preocupar com seus sentimentos para atingir seus objetivos????
Ainda bem q o primeiro cap. foi de Brittany, caso contrario eu a veria exatamente desta forma.
Ela vende a imagem de garotinha perfeita, a princesinha do colégio, líder de torcida q namora o capitão do time de futibol.... e são chamados por todos de o casal de ouro... fala serio gente, tem coisa mais eca ?!?!?!?
A questão é q os dois, tanto Alex como Brittany são dois infelizes, eternamente vivendo de aparências, como diria Fernando Pessoa “...finge tão completamente...”...
Como antíteses escritas, eles se evitam e se detestam, tem as piores ideias um do outro.
Devido a uma professora mega durona eles estão presos a um trabalho de química, sem poder trocar de parceiro por todo o ultimo ano do ensino médio...
Rola duzentas e cinquenta e duas mi coisas no meio deste ano, mas o legal é q eles vão se envolvendo a cada capitulo, a autora foi muito feliz em relação a química dos personagens, ela é bem real, quase da pra sentir o magnetismo entre eles, o q é uma delicia.
O livro e dividido entre capítulos alternados, hora narrados por Brittany, depois por Alex, vc acompanha bem de perto o q cada um sente e suas reações as ações do outro, simplesmente adorável.
Se o livro é tão fofo, pq n cinco estrelas????
Simples, em vários momentos a escrita deixa bastante a desejar, tendendo a racionalizar demais as atitudes dos personagens, dando uma maturidade incompatível a eles.
São adolescentes de 18 anos, que se expressam muitas e muitas vezes como adultos de 40 para explicar atitudes, pensamentos ou sentimentos... que ao meu ver nem precisavam de tanta explicação, a n ser q o leitor em questão seja completamente off do nosso mundo atual.
A autora tentou criar um vilão medonhamente assustador, e n conseguiu de forma alguma. Hector n tem a força ou a presença necessária a ser um bom vilão, ele parece uma coisa injetada na estória, assim como Paco me convenceu bem pouco como o leal escudeiro.
Estes dois personagens, apesar de secundários tinham muita importância para o fechamento da estória, foram muito, mais muito mal trabalhados, o que os deixou irreais e como eles uma parte bem significativa do livro.
A autora trabalhou muito bem a maioria dos personagens secundários, e as ligações entre todos eles, o que me deixou mais fula em relação ao que ela fez com Paco e Hector RS.
Fato é: Um livro despretensioso, com um enredo simples, até batido, mas capaz de encantar todos os românticos de plantão.
Ri, me diverti, me irritei e me emocionei, uma pedida bem legal pra um final de semana de preguiça, quando se tem vontade de desligar do mundo ao redor e escapar um pouco.

Eliani 07/10/2013

Impossível não se apaixonar pelo Alex Fuentes.
Digo que o final do livro é uma inspiração.
Mudar dói, mas é imprescindível.

Patricia 26/09/2013

Um clichê gostoso de ler...
Química Perfeita foi um dos livros pelo qual me apaixonei no momento em que comecei a lê-lo, por isso a resenha de hoje será sobre ele.

A narrativa é em primeira pessoa, e os capítulos são narrados por Alex Fuentes e Brittany Ellis e os dois moram em Fairfield, subúrbio de Chicago.

O relacionamento entre pessoas da zona norte e da zona sul é praticamente zero, mas isso muda quando uma alteração de lugares na classe obriga Brittany, moradora da zona sul – lugar onde vivem somente pessoas ricas que só dão importância às aparências - a sentar-se ao lado de Alex, que vive na zona norte – habitada por descendentes de mexicanos e outros estrangeiros, em maior parte, pobres.

No começo, a relação entre eles está longe de ser boa, mas com o passar do tempo eles começam a se conhecer melhor, envolvidos por um projeto de química, e ambos ficam intrigados para saber o que eles escondem por trás de suas aparências.

"- Sou capaz de concordar com qualquer coisa, só pra ver você sorrir desse jeito."

Na escola, Brittany é vista como uma líder de torcida que possui a vida perfeita, porém ela está longe disso, já que possui uma irmã que é deficiente mental e ainda tem de enfrentar discussões com seus pais.

Não muito diferente dela, Alex tenta passar a impressão de ser um garoto mau e perigoso, também por fazer parte de uma das gangues da cidade, conhecida como Sangue Latino, assim ele acabou criando uma fachada para esconder suas mágoas e a vontade de se vingar pelo assassinato de seu pai.

"Quero descobrir um jeito de fazer essa garota rir. Quero saber o que faz essa garota chorar."

Se for ler o livro, prepare-se para fortes emoções e até mesmo momentos divertidos. A autora conseguiu descrever muito bem os personagens, principalmente pela narrativa sem em primeira pessoa, o que nos faz sentir mais próximos deles e conhecê-los melhor.

Se está a fim de uma leitura que prenderá sua atenção e que fará você querer ler o livro de uma vez só, pode apostar em Química Perfeita.

Fraan Faria 16/08/2013

O que dizer de "Química Perfeita"??
Foi uma experiência inesquecível para mim.
Estou começando a ler livros e me apaixonei por ele.
É impressionante a forma a qual a autora consegue prender a nossa atenção a cada capítulo. É uma história que fala sobre jovens, relacionamentos, sexualidade, amizade, planos para o futuro e etc., mas bem diferente das que vemos por aí. Também aborda a diferença entre classes sociais, a violência e o agir daqueles que se envolvem em gangues.
Trata-se de uma história muito bem escrita, que ocasiona uma série de sensações no leitor (pelo menos, em mim foi assim! :D). Como já citei, o livro aborda várias temáticas e não é uma narrativa lenta. É também repleto de ação e quando terminamos, ficamos com um belo sorriso estampado do rosto!
Será que haverá continuação??

Duda 04/08/2013

" Você é minha alma"
Um dia eu resolvi entrar no site da saraiva e ver os lançamento de livros e me deparei com este, quando eu li sua sinopse eu no mesmo instante sussurrei: " eu preciso deste livro urgente", nunca pensei que um livro deste tipo tenha mudado a minha vida. Este livro com todas as certezas é o melhor livro que eu já li em toda a minha vida. E para você que leu a sinopse e achou que é uma perda de tempo, leia este livro, porque nele nós aprendemos o verdadeiro sentido do amor, não só o amor de um homem e uma mulher, mas sim o amor de irmão, de mãe. Se você tem um amor que faria você enfrentar tudo e todos corra atrás deste amor, por que este sim vale muito a pena correr atrás.

Lyta 30/07/2013

Ninguém dá nada para esse livro ao ler a sinopse. Eu mesma não dei. Para falar a verdade, depois que li Química Perfeita virei fã da Simone Elkes e comecei a caçar os livros dela. O livro envolve tema de gangues, paralisia, separação entre brancos e latinos nos EUA, problemas familiares, popularidade e amor inevitável. Brit é popular em seu colégio, e ela tenta mostrar a todos que sua vida é perfeita, o que não é nem de longe a verdade. Em casa, ela cuida de sua irmã mais velha que sofreu paralisia e tem que lidar com sua mãe intragável que tem vergonha da filha. Alex é durão e faz parte de uma gangue, mas na verdade ele não se envolve profundamente no mundo criminal (não usa drogas e não sai por aí matando), ele apenas faz isso para intimidar os outros e proteger sua família, uma vez que seu pai foi assassinado e ele se tornou o homem da casa. Brit e Alex a princípio se detestam, mas como todo livro adolescente, em uma aula de química onde são parceiros tudo o amor acaba florescendo. É um livro emocionante, não deixem de ler!