Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Renan 16/09/2022

O livro peca no que é marca registrada da coleção vagalume: emoção e aventura. Mais de 2 terços do livro conta em forma de diário a rotina da família vivendo no exílio na França, sem grandes emoções e a leitura não prende muito.

Embora há muitos espaços para contextualização do Brasil e o mundo real na época, achei que faltou a história ser mais corrida no Brasil, antes de a família sair para o exílio, acho que isso ajudaria ainda mais o jovem leitor a entender os anos de chumbo.
Renan 16/09/2022minha estante
As referências de Paulo Freire e Simone na última página salvam o livro como um todo!

Sussu 12/06/2022

Primeiro livro que me fez chorar
Li este livro com uns 10 anos e foi a primeira vez que tive noção do que seria o exílio político e o que as crianças passaram nessa época.

Foi uma das primeiras sementes a serem plantadas na minha consciência política!

Ditadura nunca mais!

Debora.Souza 07/05/2022

Retrata bem o que muitas pessoas tiveram de passar em momentos de repreensão e censura impostas a quem só lutava por melhorias.

Sofia545 25/04/2022

Meninos sem pátria
Eu li esse livro pela escola, obviamente, já que o que eu leio normalmente é romance. Eu achei o livro muito, mas muito arrastado, ele é minúsculo, mas é muito lento de ler, tanto que demorei uma semana pra terminar, mas em compensação o final é ótimo, eu não recomendaria abertamente para as pessoas mas se você gostar de "romance crítico", provável que goste.

ps: incrivelmente bom pra entrar de ressaca.

Loryys 07/04/2022

Mt bom
Tive que ler por causa de uma prova de Português, mas confesso que gostei do Livro. Retrata um momento que o Brasil sofreu muito, um tempo em que as pessoas não podiam discordar. Gosto de que msm eles tendo q se mudar toda vez, o Marcão, ainda procura saber sobre o próprio país, sem nunca esquece-lo.
Um livro mt bom, só n gosto da escrita antiga (?? N sei como fala) acho meio chatinho as palavras que usam, mas n é tão ruim.
Enf, uma boa leitura e bem rápida.

ritita 17/03/2022

Maravilhoso, apesar de triste
Preciso me repetir? Não, né? Acho que todos sabem que fui ativista contra a ditadura. Todos sabem que vivi aquele período nefasto na corda bamba de sombrinha.
Professores que dissessem alguma coisinha, a mínima que fosse, contra, desapareciam no vento, nos porões, no mar.
Como a história é infanto juvenil, tem uma pegada mais leve; ainda assim, esclarecedor do pouco que poderia acontecer.
Livraaaço.
Eu quase não li nada da coleção - já estava em outra vibe.

Mion 03/01/2022

Que jeito de pensar e compreender (e sentir) o que foi para diferentes pessoas viver no periodo da ultima ditadura no Brasil.
E pensar com mais detalhes pra quem nao estava na linha de frente , como um sistema autoritário pode ser violento e injusto. Nao só nesse momento histórico, nao só no Br e nao apenas para os brasileiros. Que aula sobre esse tempo que algumas pessoas dizem sentir saudades.

SSandes 15/12/2021

Que história comovente, acompanhar crianças fugindo do seu país, sem ter a menor ideia do que está acontecendo, para viver em outro país, aprendendo sobre outra cultura e esquecendo da própria! Se tornando meninos sem pátria.
Essa leitura foi bem fluida, aqui os anos passam voando, os acontecimento apesar de serem rápidos, são marcantes, e algumas coisas me emocionaram muito...

Neide22 20/11/2021

Um livro delicioso, fácil de ler e muito necessário pra quem quer começar a entender um pouco sobre os anos de chumbo no nosso país.
Mesmo sendo considerado um livro infanto juvenil, não sei se essa leitura teria o mesmo efeito sobre mim se eu tivesse lido ele há uns trinta anos atrás.
Recomendado!

Fernanda 16/11/2021

Livrinho rápido e didático para entender q a Ditadura Militar foi um período bem sombrio no Brasil.

Por exemplo, é citado o caso de Vladimir Herzog, mas não se aprofunda e, na minha humilde opinião, nem precisa, até porque aqui não é um livro de História, mas faz dela um pano de fundo para uma leitura crítica e reflexiva, narrando a trajetória e as dificuldades de uma família obrigada a ir pro exílio por causa de censura

Acredite se quiser, mas em 2018, esse livro foi censurado num famoso colégio do Rio de Janeiro após os pais dos alunos reclamarem q ele faz ~apologia ao comunismo~. Cômico se não fosse trágico.

"Nós íamos pra 'pra frente', mas rumo ao desconhecido sendo colocados para fora dos gramados brasileiros".

"E estamos fugindo, simplesmente porque nossos pais não concordam com o que está acontecendo no Brasil. Por isso, muitos de nós já se acostumaram à ideia de sermos chamados de meninos sem pátria".

"A gente assume certas posições na vida e isso às vezes traz dissabores".

akame7 27/10/2021

Marcante.
Li esse livro quando tinha 12/13 anos e me lembro que chorei litros quando acabei. Mesmo não entendendo muito bem na época o que foi a Ditadura Militar, fiquei extremamente comovida e viciada na leitura. Esse livro me marcou tanto, que me lembro vividamente da história, por mais que não tenha o revisitado depois de mais velha. Hoje, com a bagagem de conhecimento que adquiri desde então, entendo muitas coisas a respeito da história que na época pareciam turvas aos meus olhos. Pretendo reler mais para frente para reviver e reinterpretar as reflexões que obtive quando criança.
As mudanças e contra-tempos que o personagem e a família sofrem, me envolveram sentimentalmente com o livro. As questões da nacionalidade, do processo migratório, das ameaças por parte do governo, do primeiro amor e da tristeza na adolescência ao passar por muitas mudanças e problemas foram muito bem detalhadas e desenvolvidas, de modo a exprimir muitas sensações, emoções e reflexões durante a leitura, acho que foi por esse motivo que esse livro me marcou tanto.

Nalia 25/06/2021

A obra relata a vida de crianças exiladas do Brasil com suas famílias durante a ditadura militar, abordando épocas, contextos e presidentes que atuaram no campo político do país.
É de fato uma leitura muito interessante por remeter as consequências da falta de nacionalidade congruentes a uma vida de fuga política na vida das vítimas, mas se torna superficial em relação a temas que poderiam ser melhores explorados, como a morte de Vladimir Herzog.
Entretanto, se trata de uma leitura exitante e curiosamente munida de boas pautas sociais.