Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Van 09/06/2021

Ditadura nunca mais
É triste e chega a causar certa angústia. Reforça a importância de se opor ao facismo e defender os dispositivos democráticos, priorizar o direito de ir vir, de se expressar, e acima de tudo o direito de viver.

Aline.Rodrigues 12/05/2021

Livro que fala sobre a ditadura
Aqui temos a história de Marcos e sua família,em 1964,o seu pai era Jornalista numa cidade do Interior de Minas Gerais.Ele denunciava as irregularidades da prefeitura da cidade e então as autoridades começaram a ficar de olho nele e em sua família.
Para fugir da ditadura da época,ele e sua família fogem para o Chile e posteriormente para Paris,na França,onde eles vão morar durante muitos anos.
A história fala sobre a dificuldade da família em se adaptar a um novo Pais,a uma nova língua,as saudades da família e a vida adolescente de Marcos.
Me lembro de ler esse livro na adolescência e ficar maravilhada deles irem pra França,nem toquei na época que eles estavam em época de ditadura.
Livro muito bom,fico feliz por ter lido ele na adolescência.

Clio0 24/03/2021

Um dos meus livros preferidos da série Vagalume.

Meninos Sem Pátria busca retratar as dificuldades de adaptação que os filhos dos exilados durante a Ditadura Militar passaram no exterior. Embora haja um certo cunho político, o autor tenta ao máximo poupar a sensibilidade da criança ao não entrar em muitos detalhes sobre a violência as famílias dos perseguidos políticos sofreram.

Mas o livro não é inteiramente dramático, o autor toma o cuidado de mostrar as vantagens e diferenças culturais aos quais essas crianças, vividas na pele de Marcão e Ricardo (e mais tarde de Pablo, o irmão que nasceu no exílio) foram expostas.

É uma ótima leitura cujo tema foge da realidade das crianças pós-regime. Recomendo.
Portilho 24/03/2021minha estante
Essa série é tão boa...marcou tanto minha vida!

Everton Vidal 26/03/2021minha estante
Eu tive esse livro, emprestei antes de ler e não me devolveram. A mesma capa. Até bateu saudade. Valeu pela resenha. Vou colocar na lista de novo.

Idolatria aos livros 31/03/2021minha estante
Da minha época. Coleção vagalume.

Jazz 20/03/2021

Faz a gente ficar pensando...
Gostei bastante desse livro... A maneira como é escrito é leve e te prende.
Os personagens são bem carismáticos, o livro tem seus momentos de tensão mas também tem momentos engraçados.
Faz a gente pensar bastante... tocante.

Samira 28/12/2020

Necessário!
Importante. A obra é um clássico e retrata algumas das realidades das famílias brasileiras vivenciadas no período da ditadura civil e militar. Uma ótima pedida para trabalhar o tema também com alunos dos anos finais do fundamental.

André Almeida 28/12/2020

Resenha do livro
Um ótimo livro para quem quer ser introduzido no período da Ditadura Militar brasileiro por meio da litaratura criativa e não pelos livros de história. Pode ser lido por crianças e por quem tem receio de cenas fortes como a tortura física por exemplo, que muitas vezes é retratada em obras desse tema, já que o livro não aborda esse assunto de forma explicita.
Recomendo que os professores fação fichas literárias aos seus alunos sobre esse livro, pois sua leitura é relativamente simples e fácil. Não à apologia a nenhuma ideologia, o autor somente retrata fatos.

Rodrigues 26/09/2020

Livro que fala sobre a ditadura
Esse aqui é um dos livros que eu mais gosto da série Vaga-lume.Nele vemos a história da família de Marcos.Seu pai é um Jornalista no Interior de Minas Gerais,e escreve artigos denunciando os mais tratos a Jornalistas e pessoas da época.
A história se passa em 1964 e a trama começa a evoluir quando a família de Marcos precisa fugir do País senão serão assassinados.
A princípio veles vão morar um tempo no Chile e depois na França.O livro conta a dificuldade de adaptação da família,as dificuldades de falar outro idioma e a evolução das personagens.
O livro é muito bem escrito,de uma forma simples e fácil.Eu gostei bastante do personagem principal.
Assim como a maioria dos livros dessa série,o li na adolescência e gostei muito.

Daniel Nunes 21/09/2020

?Meninos sem pátria? enfoca a história de uma família que se vê obrigada a deixar o Brasil após a redação do jornal em que o pai trabalha ser invadida. Em exílio no Chile, o pai, a mãe e seus filhos, vivencia o regime do ditador Augusto Pinochet. Conforme o título sugere, a obra retrata a infância dos personagens longe de casa.

3ibi 14/09/2020

Marcou a minha adolescência! De modo sensível, retrata os sentimentos de quem viveu a ditadura militar brasileira e o exílio.

Moises Celestino 13/08/2020

Revisão do Livro...
Livro tocante e emocionante! Muito bonito e com leitura cativante que se tornou marca registrada de grandes autores como Luiz Puntel. "Meninos Sem Pátria", contém estória contextualizada e cheia de sensibilidade, formando um elo entre as personagens. Vale a pena reler este clássico da fabulosa coleção série Vaga Lume.

@dialogandohistorias 20/07/2020

QUE LIVRO.
Que livro mais maravilhoso! É um tapa na cara, totalmente.
A gente acompanhar essa família que está apenas tentando sobreviver e ter uma vida normal em plena Ditadura militar e Exílio é angustiante em alguns momentos, mas também é muito curioso.
Virou um livro favoritado para mim e acredito que todos deveriam ler.

Gizalyanne 17/07/2020

Maravilhoso !
Obrigada Luiz Puntel por essa estória que me fez rir e chorar e que me contou um pouco da história do meu país que eu não conhecia.
O livro fala sobre uma família exilada do Brasil no período da ditadura. É contada do ponto de vista do irmão mais velho Marcão. Leiam só leiam!

Bru 14/06/2020

Li para a escola, muitos anos atrás. No início foi uma leitura forçada, porém me apaixonei pelo livro e pela maneira que ele demonstra como foi sofrida a vida daqueles que foram atingidos pela ditadura.
Eu gostei da maneira diferente que é contada a história e como realmente a vida das crianças/ adolescente foi afetada. Como era impossível se sentir ?em casa? fora de casa e
nunca sentir que tem uma vida estável.

Cynthia Lia 26/05/2020

Meninos sem pátria
Uma família precisa fugir do Brasil por conta da ditadura militar, já que o pai é um jornalista procurado por defender certas questões. Se exila no Chile e depois precisam seguir para a França.
O livro traz à tona diversos sentimentos: falta de pertencimento, patriotismo, medo, entre outros.

Jaqueline 30/04/2020

A ainda tem pessoas que dizem a ditadura não existiu.
Marcão e seu irmão estão acostumados a brincarem na rua, a ir para escola sem ser seguido ou não ter a sua casa invadida pela polícia. Marcão é filho de um jornalista, que não aceitava o que estava acontecendo no Brasil 1964, pessoas estavam sendo presas, torturadas e mortas, por lutarem contra um regime autoritário.
No jornal o Binóculo, o pai de Marcão, descrevia tudo o que estava acontecendo na pequena cidade de Canaviapólis. Depois da repercussão de um dos artigos ele foi obrigado a se esconder e fugir do país, sem a família.
Depois de algumas semanas Marcão, o irmão e mãe puderam se esconder em um convento até conseguirem sair do Brasil e se encontrar com o pai na Bolívia. Eles passaram alguns anos vivendo no Chile até que tiveram que fugir novamente por causa da ditadura que foi instaurada no Chile.
Eles tiveram que passar meses dentro da embaixada francesa dormindo no chão e sem banho, até conseguirem ir para França. O pai do Marcão continuo mostrando ao mundo o que estava acontecendo Brasil através de um jornal francês, e quase foi morto por causa disso, mas ele não desistiu, um dia ainda retornaria com família para o seu país.
Marcão passou a adolescência sem saber onde pertencia ou quando tudo isso iria acabar, conhecia mais o Chile e a França do que o Brasil, o país que o manteve ele e a família no exílio.