Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

RjNegreiros 21/03/2015

Resenha: Meninos sem Pátria
Para começar, vou falar sobre o livro Meninos sem pátria, do Luiz Puntel, como o próprio título da resenha já diz. Um livro bem propício para o momento, uma vez que ele aborda assuntos como a ditadura no Brasil, exílio, perseguição política e etc., assuntos tais que vem sendo bem comentados esse ano, e principalmente esse mês, com os pedidos de impeachment da atual presidente da república, por uma parte da população, mas não propriamente isso, e sim pelo pedido de várias pessoas (algumas 'personalidades' inclusive!) para a volta a um regime militar!

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/03/resenha-meninos-sem-patria.html

Gi Marinho 09/02/2015

A história é muito boa, fala sobre os tempos de ditadura militar no Brasil, como aquela época era ruim, principalmente para quem tinha idéias contrárias ao regime; o livro narra a história de famílias que tiveram que fugir do regime e se exilar em países desconhecidos, de meninos que tinham que aprender outras línguas, outros costumes...muitas vezes esquecendo dos costumes do seu próprio país..o nosso Brasil. Impressionante a guerra psicológica travada! Chorei muito em uma parte em que eles cantam o Hino Nacional...emocionante! Vale a pena ler para saber um pouco mais sobre a História recente do nosso país.

Jersianny Lucena 01/01/2015

Quando comecei a ler esse livro pensei que não iria gostar, mas me surpreendi! Adorei a história, apesar de simples, passa uma realidade bem próxima sobre o exilio que fez muita gente sofrer com preconceito e injustiças.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/meninos-sem-patria/

Mariana 22/04/2014

Pequena resenha do livro
Gostei muito, o fato daquela época, sobre meninos realmente sem pátria, pois o pai deles os colocaram em uma grande emboscada e tiveram que fazer sacrifícios, mantendo a família, convivendo em dificuldades. Nos ensina que devemos ter mais coragem, a valorizar mais o que temos, amar nossa família e além de tudo mistura com um pouco de história o livro! Para quem não leu eu recomendo..

Malu 13/04/2014

Valeu a pena ler!!
Achei o livro meninos sem pátria muito legal mesmo.
È um livro legal mas também é triste.
Relata dois meninos que foram forçados a viver em exílio em plena adolescência.
Amei esse livro, é uns dos livros mais legais que eu já li.
Recomendo muito mesmo esse livro.
Espero que todos que leem adoram como eu adorei!!

gamer 21/03/2014

muito legal
é bem legal o livro por que tem varias aventuras em vários países tem guerra por uma reportagem de um padre os amigos que es personagem tem ao longo de tempo

Mady 30/01/2014

Ótimo para quem é professor... Um livro com um tanto de cultura.
Eu amei esse livro. O autor ensina um pouco de história do Brasil, sobre os presidentes e o que acontecia no país na década de 70. É uma maneira divertida e leve de aprender um pouco mais sobre a história do Brasil. Fora que é muito bem escrita e ainda nos ensina um pouquinho de outras línguas e dialetos. Muito bom. Quem é professor pode apostar nesse livro como meio didático de ensinar algumas coisas aos alunos...

Bianca 27/10/2013

Tudo é provisório
Muita gente não sabe o que foi o exílio no Brasil, e esse livro realmente mostra como um adolescente conviveu com isso. No começo, foi quase inaceitável, no entanto, os amigos e os costumes dos países tomou conta do garoto. Ao mesmo tempo que sentia saudades do Brasil, adorava viver na França, mesmo correndo riscos.
Mostra que, não só no exílio, nada é para sempre e tudo é provisório - precisamos lidar com os adeuses e com as saudades de todos os lugares que passamos.

General ELL 12/09/2013

O melhor livro da coleção
É assim que se escreve literatura infanto-juvenil KCT! Sem tratar as crianças como retardadas, sem colherzinha na boca. Sem tapar o Sol com a peneira. É um livro sobre exílio e é justamente isso: trata dum cara exilado e trata o protagonista como exilado, não como um ser super-humano que vai contra tudo e contra todos pra vencer o mal no final, etc. Faz MUITO tempo que li este livro, mas consigo lembrar de várias partes ainda pois o livro é tão bem escrito e os diálogos tão verossímeis que acaba ficando na sua cabeça. Todo mundo que quer escrever nesse gênero devia ler esse livro antes, sim, até os gringos.

Ana Carla 01/08/2013

Certos livros caem no seu colo, simplesmente aparecem com todas as letras rogando a ser lidas. Certos livros te escolhem.
Meninos sem Pátria foi assim, primeiro livro realmente lido com olhos curiosos. Uma noite devorada sem conseguir largá-lo.
Uma história cativante de uma família vivendo a peregrinação imposta pelo exílio político em plena ditadura. Tudo isso visto pela ótica de Marcão - filho mais velho de uma família que faz de tudo para se manter unida e sã diante das dificuldades.
O livro vai caminhando entre várias cidades do mundo e acompanhando o crescimento e amadurecimento desta família e deste menino.
Vale a pena ser lido.

Rick 31/03/2014minha estante
Gostei muito desse livro, é um dos melhores livros que eu já li,tem várias emoções e aventuras ao longo da historia só por causa de uma reportagem e as personagens também são muito bons, concerteza eu vou ler esse livro denovo, ta de nota 10

Lais544 25/07/2013

Nem me lembro muito da história mas lembro que foi o primeiro livro que me fez chorar....espero encontrar algum dia no sebo para comprar.

Suicune 31/01/2013

Meninos Sem Pátria
Até o momento, o melhor livro da Série Vaga-lume que eu já li.

Para os brasileiros nascidos de 1980 para cá, a ditadura parece algo distante, que só tomamos conhecimento por conta das aulas de História. Mas é fato que só quem viveu naquela época sabe o que esse período da nossa história realmente significou. A história do livro consegue passar bem a experiência vivida pelos exilados do regime militar brasileiro. O livro consegue nos prender pois tem uma história consistente e interessante!!! Mal terminei de ler e já estou pensando em reler daqui há um tempo.

Danny 20/09/2012

Que fofo!
Li esse livro na adolescência e me apaixonei por ele.
Tinha lido da biblioteca da escola e depois de “velha” encontrei, comprei e reli o livro várias vezes.
O pai de Carlão é repórter e devido à represálias precisa fugir do país com a família.
Eles passam por alguns países, mas isso não apaga neles o amor pelo Brasil.
O protagonista se apaixona por Claire quando está na França, até que chega o momento de voltarem para o Brasil e ele fica dividido entre esses dois amores.
Ótima leitura!

Edward Nigma 29/08/2012

...foi o 1° livro que li por completo, se minha memória não estiver me enganando, por isso alimento um carinho especial por ele;
Fez parte da famosa coleção infantil "Vaga Lume", muitos da minha faixa etária já devem ter lido na escola;
A história acompanha um jovem e sua família que, na conturbada época da ditadura, procuram exílio em outros países da America do Sul e da Europa. A dura vida de exilado, visto do ponto de um adolescente, sua adaptação, sua vida deixada pra trás e a dura realidade de recomeçar do zero, com a esperança que mais cedo ou mais tarde voltariam para casa;
É um tema adulto, mas contado de uma forma leve que, independente da sua idade, vai te prender certamente;
Outra curiosidade é que foi baseado numa história real, baseado num aluno angolano do escritor do livro, Luiz Puntel.
Talvez seja uma leitura importante para alguns jovens dos tempos atuais, simpatizantes da Ditadura Militar.

Márcio Luís 15/08/2012

Inesquecível!
Do alto dos meus 32 anos, digo que esse livro foi o primeiro que me fez chorar!
Comovente, lindo e emocionante!
Embora seja uma literatura infanto-juvenil!
Super recomendo!
Suicune 31/01/2013minha estante
Bom saber que não fui o único que quase chorou!!! XD