Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel




Resenhas - Meninos Sem Pátria


93 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Tati 25/07/2012

Meninos Sem Pátria
No final dos anos 60, Marcão e sua família são obrigados a deixar o Brasil, para viver em outros países a árdua experiência do exílio. Com Suplemento de Atividades.

http://www.americanas.com.br/produto/154346/livros/juvenil/literaturajuvenil/livro-meninos-sem-patria
comentários(0)comente



Rommel 14/07/2012

Primeiros livros...
Este foi um dos livros que li na época da escola e que colaboraram para aumentar meu gosto por literatura.
A história se passa na época da ditadura militar brasileira e remonta aspectos importantes daquela época como a censura, a perseguição política, exílio e finalmente a anistia. O grande ponto positivo dessa obra, na minha opinião, é contar isso a partir da visão de uma criança/adolescente.
Essa visão mostra a dificuldade de compreender o porque do exílio, de se criar uma identidade cultural, de adaptação a um país estrangeiro e quando isso é alcançado a anistia é concedida. Nesse contexto ela não aparece como salvação, mas como necessidade de um novo recomeço.
Escrever para crianças com certeza é mais difícil que escrever para adultos, mas fazer isso com um tema político sem tornar o livro maçante é para poucos.
Um bom livro que merece ser lido e indicado.
comentários(0)comente



Ana Luisa 08/06/2012

Um dos meus livros favoritos li 12 anos.Sem duvida um dos melhores que ja li mistura drama e romance com um pouco de ação e é de derramar lagrimas no final (confesso que me emocionei).Alem de ser educativo pois fala muito sobre o golpe-de-64 e o exilio.
comentários(0)comente



Amanda's Tale 31/05/2012

Luiz Puntel - Meninos sem Pátria
O livro meninos sem pátria, conta a história da família de um jornalista, por conta da política, a família desse jornalista decide sair do Brasil, onde vão para o Chile e depois pra França, é na lá que eles fazem amizades.
No Chile eles têm um filho e na França uma filha. Na França Marcão além de fazer grandes amizades, vive seu primeiro amor com a francesa Claire.
Mas tudo isso é provisório, pois eles voltarão para o Brasil após a queda do golpe militar.
O livro é infanto-juvenil, que conta de uma forma de fácil entendimento, como foi à vida daqueles que tiveram que larga o país aonde viviam, por causa repressão do golpe militar. É um livro de leitura rápida, e muito educativo. O livro possui algumas imagens, pra explicar algumas cenas. Eu super mega recomendo esse livro. Luiz Puntel soube escrever o livro de uma forma gostosa, sem ser cansativa ou maçante, explicando a vida nos ano 60.

P.S: Esse livro faz parte da série vaga-lume.

Editora: Ática
Páginas: 127
comentários(0)comente



Bruno Leandro 14/07/2011

Nos tempos de ditadura a vida era outra
Livro de Luiz Puntel, também autor de “Deus Me Livre”, um de meus livros prediletos, novamente o autor conta uma história interessante em “Meninos Sem Pátria”, uma história sobre um dos piores períodos na História de nosso país: a ditadura, que forçou pessoas e famílias inteiras a se exilarem fora do Brasil. Esta história conta vários momentos de uma família em especial: a de Marcão, que passa a viajar por alguns países, enquanto tenta se ajustar à cultura local. O livro conta a história de uma maneira particular, de suas agruras, sofrimentos, momentos felizes, nascimento dos filhos em solo estrangeiro e dificuldades várias, como aprender a língua do local onde vivem.
A história é triste e bonita ao mesmo tempo, pois Puntel conta que, mesmo que estejam bem em algum lugar, o maior desejo dessas pessoas não é outro, senão o de voltar para a pátria que chamam verdadeiramente de sua.
comentários(0)comente



Raffafust 14/07/2011

Ter lido um livro em 1992 e lembrar dele todo seria impossível..rs mas li mais de duas vezes e esses livros da série vem todos com uma folha para exercícios que eu sempre preenchi para lembrar dos acontecimentos de todos eles. Vamos a história.
O pai de Marcão e Ricardo chega em casa nervoso proque o jornal onde trabalha tinha sido arrombado, o pai acha que foi devido a uma matéria que ele publicou falando mal de um partido politico.
Ele tenta fugir com medo da situação que se envolveu mas o cerco a ele vai se fechando , a polícia fecha o edifício para interrogar e prender o pai de Marcão mas ele acaba conseguindo escapar se disfarçando de entregador de gás.
Ele se enconde então em um convento. Os acontecimentos geram uma coisa muito maior e a família deMarcão tem que deixar o país e se exilar no Chile.
O azar que eles dão é que logo depois também o Chile sofre um golpe e eles tem que fugir de lá também.
Sua mãe que estava grávida acaba tendo o neném nesse meio tempo, do Chile eles fogem para França e é lá que os dois meninos começam a lamentar essa vida de fugas por causa do pai e sentem imensa saudades do Brasil.
Marcão em seguida logo se apaixona por uma francesa chamada Claire mas nem tudo são flores porque enquanto sai com a menina ele percebe que tem um homem ose seguindo.
Zé Maria que é o pai dos meninos é novamente ameaçado de morte , quem lhe ameaça é preso e descobrem que ele é um ex soladado brasileiro.
Assustado o pai dos meninos se mantém escondido.
A Mãe deles tem mais um bebê dessa vez uma menina chamada Nicole.
Para completar Claire termina tudo com Marcão e ele fica de porre para curtir a dor de cotovelo.
Eles acabam voltando e ele em seguida tem que fazer um trabalho sobre o próprio país para a escola .
Com tudo isso, a anistia é assinada e eles podem voltar para o Brasil mas Marcão está tão feliz em Paris que ñão sabe se comemora ou lamenta.
Eles acabam voltando para cá e deixando Claire sem namorado e o melhro amigo Pierre bem triste.
comentários(0)comente



Luan Queiroz 08/09/2010

tinha 11 anos quando li! Chorei no final quando o Hino Nacional foi entoadao! Lindo!
comentários(0)comente



@OLucasConrado 18/05/2010

O melhor livro da série Vaga-Lume que eu li. Uma história emocionante, capaz de arrancar risos e lágrimas.

A professora obrigou a ler na quarta ou quinta série e não li. Só fui ler mais tarde, quando já havia terminado a escola, e amei a história. Terminei o livro com um nó na garganta e uma vontade louca de relê-lo.
comentários(0)comente



luckinrio 22/03/2010

Cultura francesa, história brasileira
O livro narra a história de uma família que precisou fugir do Brasil que sofria o regime da Ditadura.

Um dos poucos livros que realmente marcou minha adolescência. O livro, na época, fazia parte da Série Vagalume, que possuía sim bons livros infanto juvenis.

O livro descreve bem o contraste da cultura francesa com a cultura brasileira. Muito boa a forma como é contada a adaptação das crianças ao ter que viver em outros países.

Talvez o único ponto fraco do livro foi a ausência de um grande mistério. Faltou um trama ou um mistério bem elaborado. Os casos que acontecem são isolados, não existindo uma vértebra principal ao longo de todo o livro.
comentários(0)comente



Tati 27/02/2010

Este é um dos primeiros livros que eu li na minha vida. Li por insistência das professoras de português e história do colégio.
Sempre gostei mais de matemática, e pra mim um livro recomendado por duas professoras das matérias que eu mais me dava mal, só podia ser chato e cansativo!

Me enganei. E como!

Até hoje tenho esse livro guardado e já re-li umas 5 vezes!
É simplesmente lindo! Leve, cativante e a leitura flui naturalmente.
Chorei com o final, e choro toda vez que re-leio!
comentários(0)comente



ELISABETH 11/12/2009

Literatura Infanto Juvenil
Magnífico este livro. Aborda com clareza as dificuldades dos filhos dos brasileiros exilados na época da Ditadura. e para quem gosta de História mas não suporta compêndios, este livro fala um pouco sobre o Hino Nacional e tem até registro da parte lírica do nosso Hino retirada. Por si só vale o livro, que é digno de nota, já que é belissímo.
comentários(0)comente



Anne 09/08/2009

Mais que uma pátria
Eu gostei muito desse livro tanto que li três vezes, é muito bom saber de histórias como essa, mesmo que seja ficticia, deve ter acontecido alguam história parecida com essa naqueles tempos, pessoas que só queriam liberdade de expressão, se essas pessoas não tivessem lutado pela sua patria concerteza nós não seriamos o pais que somos hoje, uma pátria, uma familia, uma luta, em cada lugar que essa familia passou eles deixaram sua marca, com amigos, colegas, e nascimento de filhos, américa, europa, ásia,oceania, áfrica, não importa o continente, não importa a guerra, o melhor de tudo é que o que eles mais queriam era poder estar em casa, coisa que muitos de nós não gostariamos, muitas vezes criticamos os nossos politicos e tal, mas muitos desses que falam se estivessem no lugar dos "poderosos" não estariam fazendo a mesma coisa que eles ? Uma lição de vida e de cidadania, alem de uma baque e eum chá de"cimancol" foi isso que eu aprendi,e achei desse livro que vai fazer parte da minha vida .
comentários(0)comente



平和 26/03/2009

amei e me emocionei
É fascinante o jeito que o autor escolhe para contar a história dessses meninos sem patri.
História envolvente que nos mostra um pouco da história do nosso própio país, e que para alguns a ditadura foi mais do que apenas um periodo militar no Brasil. Significou mudanças bruscas e forçadas na vida de cada um. O suspense, a incerteza de cada dia, a bela descrição de cada país por onde a história passa é brilhante e envolvente.
é quase impossivel não se emocionar com a história desses meninos e torcer para que eles deem a volta por cima em cada peça que a vida lhes prega.
Confeço que no final deu a até uma vontade de torcer para que ele não tivesse que voltar ao Brasil, por causa dos amigos e da namorada que ele ja tinha, mas no fundo voltar era tudo que ele mais queria.

Tinha que ser de uma das mais brilhantes séries que eu já li na minha vida: A coleção vaga-lume.

Recomendo!
comentários(0)comente



Lyeti 12/03/2009

Uma época...
Gosto de ler tudo o que diz respeito ao período da ditadura no Brasil e América Latina, como não vivi essa época, sou curiosa em saber como viviam as ditas pessoas comuns, ou seja, aquelas que nada tinham a ver contra o regime, e além delas me fascina a vida dos que eram professores, principalmente de História do Brasil. Sabemos que essa história foi alterada e talvez o que aprendemos hoje no colégio não seja a verdadeira. Por esse motivo, li Meninos sem pátria. Um livro para adolescentes saberem que nem sempre tivemos anos dourados, mas nunca perdemos a esperança.
comentários(0)comente



93 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR