Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

VanessaRabaquim 16/07/2022

A melhor personagem feminina que já li !!!!
O que falar deste calhamaço???

primeiro ... ele assusta só de pegar na mão ..meu exemplar tinha quase 1000 paginas e é de doer os braços hahhaha .. mas vamos ao livro ...

o livro esta ambientado no período histórico do século XII chamado de A Anarquia .. onde temos o Rei Henrique I que perde teu filho em um naufrágio .. e a Matilda passa a ser a herdeira legitima do trono, mas neste rolo todo temos Estevão um homem ambicioso que tenta usurpar o trono ... e infelizmente consegue! E nosso romance começa neste ponto.....

Temos Tom Construtor casado com Agnes e com dois filhos Alfred ( um fedelho insuportável protegido a todo custo pelo pai!!) e Martha com seus sete anos! Tom sempre teve o incrível desejo de construir uma catedral e ... alguns fatos no inicio do livro levam ele e a família a migrarem para Kingsbridge onde toda a passagem de tempo ocorre e onde termos a nossa catedral!!!.

Porém nesta jornada até Kingsbridge eles cruzam com Ellen e seu filho Jack e com o frei Philip, aqui temo quase todos os personagens do arco principal... porém... muita coisa rola até o início da catedral... algumas coisas vão causar raiva, como Ellen e Tom !!! Na realidade Tom é um herói mais anti-herói que eu já vi .. porém .. é incrível ver como sem nem saber contar ele consegue construir coisas incríveis.

Outro ponto muito legal é ver como Ken Follett pegou brechas históricas e encaixou o romance ... são quase mil paginas que passam sem o leitor perceber, eu me encantei por Philip, pela sua garra sua determinação e perseverança... e como ele está entre o limite do certo e errado, perante uma igreja católica que reinava.

E este é o ponto que mais me surpreendeu ... é através do olhar de Philip .. um membro da igreja católica que vemos como em uma época onde a força, o castigo, o roubo e a morte reinavam .. a igreja era a monarquia acima do rei !!! e isso torna as coisas ainda mais empolgantes, pois temos um clérigo vendo e tomando providencias, para que em sua comunidade o justo fosse feito ...

ao mesmo tempo nisso tudo .. temos Ellen e Jack que simplesmente odeiam a igreja!!, e demora um tempo até entender exatamente o pq deste ódio tão profundo ... E o surreal acontece uma selvagem ..consegue separar um clérigo fiel e justo como Philip do resto da igreja .. (eu estou rasgando seda para ela ... mas ela é uma personagem que eu odiei desde o início ... e no final eu não gostava dela muito mais do que no inicio ... porém ... ver aos olhos de uma selvagem o que hoje em 2022 não conseguimos ver em indivíduos letrados é surpreendente)

Em outro arco da história temos Aliena e Richard que com o tempo passam a fazer parte do arco principal... e Aliena é incrível uma das melhores personagens que já li até hoje, tem uma personalidade forte e atitudes fortes em uma época onde a mulher nem poderia abrir a boca. Aliena gera um movimento em Kingsbridge simplesmente para cumprir uma promessa e faz com maestria isso, tal maestria que até mesmo Philip passa a respeita-la e a olha-la com bons olhos.

No oposto da irmã Aliena que é uma personagem forte que sofre horrores, seja por erros próprios ou por erros dos outros, mas que sempre se levanta e segue em frente temos Richard um ser desprezível que vendaria a irmã para comprar uma espada ... ops... na realidade ele vendeu !!!

então sem dar mais spoilers sobre esta obra prima ... só posso dizer que se fosse possível eu daria seis estrelas.. eu estava com muito medo de ler este livro tanto pelas 1000 paginas como pela época em que ele se passa ... pois é um período histórico que eu morro de amores e estava com medo de ele estragar ... Mas posso dizer que minhas expectativas foram superadas com maestria .

Fabby 13/07/2022

Pensando sobre como expressar meus sentimentos a respeito deste livro.

Primeiro fica a admiração a respeito de um escritor que me transportou para a Idade Média (o livro se passa entre 1123 a 1174) com uma narrativa envolvente e a dedicação a um trabalho de pesquisa minucioso. Junta-se a isso o fato de que, desde que li As Brumas de Avalon (a cerca de 15 anos atrás) eu ter me tornado apaixonada por tudo que se refere à história do Rei Artur - e, muito embora ele não apareça no livro de Follet, foi em 1191 que os monges de Glastonbury (cidade onde Tom Construtor se encontra em dado momento do livro) supostamente encontraram os túmulos de Artur e Guinevere na Abadia de Glastonbury.

É incrível a forma como Follet criou todo um enredo ao redor de um personagem principal incomum; sim, pq nessa história, tudo gira em torno de um lugar e da construção de uma catedral. O priorado de Kingsbridge e sua catedral são os personagens principais dessa história.

Como é comum acontecer na leitura de grandes livros por vezes esqueci de alguns fatos e "pontas abertas" mas Ken Follet, além de fechar todas as arestas ainda resgata magistralmente os eventos que levaram aquela situação. Vemos, no final do livro, a explicação sobre algo que aconteceu nas primeiras páginas e valorizo muito os escritores que são capazes de não deixar arestas em suas obras.

Todos os personagens encontram seu caminho e, de alguma forma, sua redenção mas Kingsbridge é agora uma cidade e grava nas suas pedras a história, o sangue e o suor de cada um dos envolvidos em seu desenvolvimento.

Indico a leitura a todos que gostam de narrativas mais imersivas, que gostam de degustar suas leituras sem pressa e passar um tempo vivenciando essa experiência.

Beatriz 10/07/2022

Apesar dos registros comecei este livro bem antes, em 2017, fechei e abri várias vezes as páginas então o fim da leitura soa como uma vitória completa.
Esse livro tem intensidade, um peso enorme na vida de quem o termina, você encontra o pior do ser humano e o melhor dele, caminha entre o ódio e a felicidade extrema. Na minha mente Pilares da Terra vai sempre ser uma novela que eu passei anos assistindo e acompanhando todos os personagens.
É um livro que muda todos os seus pensamentos, construindo e destruindo tudo, divertido, doloroso e épico. Recomendo um milhão de vezes.
*aos curiosos a série não chega aos pés dessa obra prima.

Lucas 09/07/2022

Uma obra-prima
Impossível não se prender com esse livro.
É considerado a obra da vida de Ken Follet e com muita razão.
Simplesmente perfeito.

Maitê 08/07/2022

Universo encantador
História na idade media, sobre alguns personagens que diretamente ou não tiveram influência para o crescimento de um vilarejo e a construção de sua igreja.
E é isso, só que cada personagem inserido tem um passado. Aprendemos a saber como cada um pensa, vê o mundo e o sente.
E tudo está interligado. Cada fato tem consequências. Mesmo que décadas depois!
Muito bem criado o universo

Rodrigo Fernandes 28/06/2022

A despeito...
Ele repete demais, o tempo todo a expressão: "a despeito". Se você for iniciar esta leitura, por favor conte o número de vezes que ela aparece no livro e comente aqui! Hehehe

Qual o personagem principal deste livro? Philip? Jack? Por um bom tempo foi o Tom. Por uma grande parte Aliena foi a que mais gostei de acompanhar e simpatizei. Mas acabo de ler e não sei responder esta pergunta. Isso é um fator interessante no decorrer da leitura. As histórias se entrelaçam, lógico. E estamos familiarizados com o passado dos personagens. Existem muitos pontos positivos no livro, mas faltou uma conclusão a altura. O fim foi... nada demais. Pra quem leu quase 1000 páginas, queria alguma emoção.

Sim, ele se estende em descrições de construções. Se prepare para aulas avançadas de arquitetura em igrejas!
Daniel.Sousa 14/09/2022minha estante
Que bom que, a despeito do final e das descrições arquitetônicas, vc gostou do livro kkkk

LER ETERNO PRAZER 27/06/2022

Uma excelente leitura! Este livro já estava na minha estante há algum tempo e eu sempre deixava para depois decido a seu volume, são mais de 900 páginas ? , mas acreditem a história é tão maravilhosa e contada de uma forma que essas mais de 990 páginas não pêso nem lhe cansam na leitura.
"Pilares da terra" trata-se de um romance épico que se entende de 1123 à 1274 divididas em 6 partes com um enredo maravilhosamente bem montado e bem escrito, onde o cenário é a Inglaterra do século XII. E já no seu prólogo um acontecimento que já nos prende e nos deixar ansioso para saber o porquê, tal acontecimento é o enforcamento de um determinado sujeito e um cavaleiro, um monge e um sacerdote são as testemunhas de seu crime. E no decorrer da história, Follet vai nos apresentando personagens instigantes, sonhadores, talentosos e como toda história, alguns personagens detestáveis, cruéis, aqueles que se conhecêssemos na vida real odiaríamos com todas as nossas forças de tão desumanos que são.
E já no início de nossa trama somos apresentados ao sonhador e talentoso Tom Construtor, asado, com dois filhos e desempregado, Tom percorre a Inglaterra atrás de um emprego onde seria possível realizar o sonho da sua vida: construir uma grande catedral. Praticamente em toda a sua história Tom passa por adversidades que o distanciam da realização desse grande projeto. Além de ser um excelente construtor, ele é um marido dedicado que tenta demonstrar seu amor em cada gesto, e também, é aquele pai que sempre vê os seus filhos com bons olhos, mesmo que os ou o filho não merece esse olhar. Uma das coisas que mais me agradaram e me deixaram apaixonado foram algumas personagens femininas,cito aqui uma delas, Aliena, filha de um conde que no início da história me fazia revirar odia-la, pois era uma garota mimada e um tanto quanto grosseira. Mas, ser mulher no período da Idade Média não foi fácil (e ainda hoje não é, né?), então ocorrem eventos que obrigam Aliena a deixar de ser a filha de um conde, e se tornar uma mulher forte, independente, que não precisa da proteção de nenhuma muralha de castelo ou de qualquer homem e atingir seus objetivos.
Agora vamos para o pior dos personagens dessa história, William Hamleigh. Sabe aquele tipo de pessoa que você tem ódio só de pensar? Que é capaz de cometer todos os tipos de atrocidades para conquistar os seus objetivos e que simplesmente maltrata as pessoas por pura diversão? Este é William. Em alguns momentos eu tive que parar a leitura, dar uma relaxada para conseguir assimilar as crueldades dele. Gente, é muita crueldade. Uma de suas loucuras mais sádicas que achei, é simplesmente sentir prazer ou melhora só senti prazer com uma mulher se for com violencia e estrupo. Ah!!! Fiquei com as cenas onde ele fazia das suas loucuras. E ainda digo o seguinte, se quem leu ou for ler gostar ou se identificar com ele, recomendo fortemente em procurar um terapeuta.
Como já falei no início, o livro é um baita de um calhamacão,ou seja, lonnngooo, então , Follet consegue trabalhar tranquilamente o desenvolvimento, as tramas da história e a evolução de seus personagens. Follet dá um verdadeiro show em formar e descrever o cenário intrincado de conspirações de poder no meio da Igreja Católica. E também os complexos jogos políticos que predominavam na disputa pelo reino da Inglaterra. Nós leitores somos presenteados com uma riqueza de detalhes nas descrições dos ambientes que inclui cidades da antiga Inglaterra passando também pela Espanha e França, esmiuçando, detalhando particularidades das maravilhosas catedrais que existiam/existem nesses lugares.
Em "Os Pilares da Terra", no seu enredo, nada é jogado por acaso. O autor sabe, formar e depois amarrar muito bem todas as suas tramas e subtramas, tudo é relevante e nada pode ser deixado denlado.Desde o detalhamento de uma construção até uma discussão entre os seus personagens. Ele retrata um período da história humana como ela realmente foi, sem enfeitar nada: jogos de poder; a pesada influência da Igreja sobre os reinos medievais; duques, condes e barões agindo como bem entendiam, oprimindo e sendo violento com a população pobre; a opressão,menosprezo e violencia que a mulher sofria, não possuindo direito a voz, a se defender, ser estuprada nas cruéis campanhas de guerra, e essa ridícula agressão ao corpo feminino sendo visto como um caso qualquer. São questões assim que te fazem pensar se o ser humano evoluiu de lá pra cá. Se somos realmente melhores que os homens medievais? Realmente aprendemos com os fatos da nossa história? Vivendo na atual situação em que vivemos, parece que o homem contemporâneo não tem muito do que se gabar, não é verdade?
"Pilares da terra" é daqueles livros com altas camadas que podemos, de cada uma delas, tirarmos algo para reflexão, desde as artimanhas políticas até o tratamento interpessoal.
Maravilhoso, mais que indigo a leitura dessa obra.

Fabio.Jackson 25/06/2022

Excelente leitura
Gostei bastante do livro, fiquei triste quando acabei de ler por sentir falta das idas e vindas da história.
O autor escreve com uma maestria e nos transporta para a época em questão. Os detalhes como o mesmo descreve as construções, como os pedreiros e mestres construtores faziam durante a idade média, é espetacular.
Os personagens são cativantes e extremamente interessantes.
Achei algumas resoluções do final meio que apressadas, meio "justiça tem que ser feita".
Mas, isso não estraga a obra. Que no geral é de extrema qualidade.

Jessqui 25/06/2022

Finalmente terminado!

A demora para o término da leitura se deve inteiramente pela rotina e não pela história maravilhosa que, mais uma vez, Ken Follet escreveu brilhantemente.
Um dos meus autores preferidos, até agora não li um título que fosse minimamente ruim.
Pra quem gosta de romance histórico, Pilares da Terra é um abraço quentinho.

Renata Rezende 24/06/2022

Muito interessante!
Assim como a trilogia 'O Século', Follett consegue prender a atenção na trama do início ao fim, nesse 1o volume. Texto muito descritivo, acalmando a leitura às vezes. Mas muitas reviravoltas. Gostando bem.

Gabi 21/06/2022

Catedrais, ambição e traição
Para explicar essa obra, não pode cometer um pensamento chamado "Anacronismo", que nada mais é que você colocar seu pensamento atual em uma política do passado, nesse caso Alta Idade Média. Caso fazer isso, definitivamente não achará muita graça, mas se você deixar de lado essas injúrias, terá uma experiência válida.
A história começa no começo de tudo (mas nós não sabemos que aquilo é o começo) e se desenrola lentamente, LENTAMENTE, em diferentes histórias e diferentes pessoas que irão se encontrar para transformar o romance.
É doloroso, horroroso, triste, dá vontade de matar certos personagens e no final te faz falar: "Ufa, acabei" ou "Preciso de um tempo para digerir tudo que eu acabei de ler". Confesso que a leitura é bastante descritiva em certos pontos da história, mas vale a pena imaginar com as palavras o lugar em que estão inseridos.
Para quem quer revisar ou estudar Alta Idade Média é ótimo, pois fala sobre várias políticas, o poder do clero, a figura real e punições. Ele é uma ficção história bem real e firme na hora de apresentar fatos.
Vale lembrar que tem cenas sensíveis e bárbaras em vários pontos do livro, então já está sobreaviso. Ótima leitura!

grasi 20/06/2022

Livro perfeito com todos do Ken Follet.. não se assustem com o tamanho do livro pq a leitura é fluida e maravilhoso. Todos os personagens tem papéis importantes.

Johnny 16/06/2022

Obra prima.
Este foi meu primeiro livro do Ken Follett, indicado por um amigo e, com certeza, uma das melhores leituras deste ano. A melhor até o presente momento.

Pilares da Terra narra a historia da construção de uma catedral, sim, a presença dessa construção é tão presente do decorrer da história que ela se torna um personagem.
A princípio somos apresentados ao Tom construtor e sua família, e ao Prior Phillip (meu personagem preferido) e seu irmão, e ainda na primeira parte do romance a encantadora e misteriosa Ellen. Acompanhamos de perto como personagens tão ricamente construídos e tão diferentes uns dos outros alinham seu propósitos e sobrevivem na violenta e obscura Inglaterra do séc. XII

A princípio parece apenas mais um romance comum que permeia o vasto campo literário deste gênero, mas ledo engano o de quem pensa desta forma. Ken Follett não possui uma escrita rebuscada, por assim dizer, nem divaga de forma cansativa sobre acontecimentos ou descrições em demasia, mas também não é uma escrita rasa ou pobre, e é essa combinação rara que faz com que se leia 900 páginas como se fossem 300. E percorrer capítulos enormes, nunca li nada até o momento com capítulos tão extensos, sem se cansar de fato. E isso se deve a uma habilidade extraordinária de manter um ritmo constante em todos os momentos da história, não há pressa na sua escrita, não há um só momento tedioso, até as descrições de plantas das construções passam sem entediar o leitor.

Em resumo é isto: Ken Follett possui a habilidade de escrever com naturalidade, toda a trama deste maravilhoso ritmo discorre com naturalidade, como o ciclo de um rio. Nada é forçado demais, nem mesmo os vilões.

Para quem não tem medo de livros e capítulos longos pode ir é um ótimo atrativo. E, mesmo aqueles que possuem um certo receio, apenas comece, e a trama vai te envolver de tão modo que, num piscar de olhos, já terá terminado rs.

Cintia295 13/06/2022

Nossa que livro uma obra prima sem defeitos.
Fazia tempo que não pegava um livro e me marcasse tanto. Escrita fácil e fluída, apesar de algumas cenas bem pesadas e que dê alguns gatilhos em algumas pessoas.
Personagens muito bem desenvolvidos e nenhuma ponta solta.
Os vilões são vilões mesmo sem dó, fazem cada coisa por vingança, inveja, ciúmes, por ter sido humilhados, rejeitados.
E os "mocinhos" sempre tem algo a esconder, mas sempre tentam superar as tudo de ruins que lhes acontecem e não são poucas coisas.
Falar de alguns personagens que amei.
Aliena, Ellen, mulheres de personalidades fortes e muito a frente do seu tempo, guerreiras, não abaixa a cabeça, e fazem de tudo pela sua família.
Tom, Jack, Philip homens inteligente, enfrentam muitas batalhas, guerreiros, sonham alto e fazem por merecer.
Outros personagens que aparecem e são importantes para essa história é só ranço, raiva mesmo viu, mas só leiam para descobrir kkkk.
Enfim quero muito ler outros livros do autor, super indico quem gosta de romance histórico.
Mylena.Esteves 13/06/2022minha estante
Que alegriaaaaaa que vc amou tb!!!!!!

Cintia295 13/06/2022minha estante
Favoritoooo

pattymulder 11/06/2022

O autor é bem detalhista. A igreja é o principal personagem.
As intrigas políticas lembram guerra dos tronos