Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Maria 20/09/2022

O autor consegue manter uma cronologia muito interessante. Os personagens são bem escritos e parecem muito reais. Demorei para ler o livro devido algumas partes que eram muito fortes ou cansativas mesmo. Mas para quem gosta de livros que contam histórias da época da Idade Média vai gostar muito.

Tatiana 20/09/2022

Sempre tive curiosidade para conhecer alguma obra do Ken Follet. Decidi começar por Pilares da Terra, mesmo com seu tamanho intimidador. No início foi um pouco difícil me acostumar com o ritmo um pouco detalhado, principalmente no que diz respeito às descrições de arquitetura (até porque o livro acompanha a construção de uma catedral, e por isso em vários momentos há muitas descrições e explicações sobre construção). Essa impressão inicial me gerou uma baixa expectativa em relação à obra no geral. Porém, depois de ter passado dessa fase inicial, eu passei a me sentir empolgada e curiosa sobre a história e sobre os personagens. O fato de ser uma ficção histórica e poder pesquisar sobre alguns acontecimentos históricos e lugares reais me animou bastante e foi ótimo para me sentir mais imersa na narrativa. Nós acompanhamos o ponto de vista de vários personagens em um período de mais ou menos 50, e eu amei poder acompanhar o desenvolvimento de cada um, como também a consequência de suas ações, a forma que eles resolviam as situações, se relacionavam entre si e lidavam com as adversidades. É um livro que desperta muitas emoções, principalmente raiva e sentimentos de injustiça, mas também a sensação de alegria ao ver os personagens que nos afeiçoamos conseguirem seguir em frente. As personagens são muito bem construídas, complexas e humanas. Há muitas partes difíceis de serem lidas, como violências de todos os tipos que podem vir a desencadear algum desconforto se você sensível a essa temática. Outro ponto que gostei foi o fato de todos os pontos terem uma amarração no final, tudo se encaixou muito bem. Enfim, eu gostei muito da leitura e recomendo para quem gosta de ficção histórica cheia de tramoias, traições, questões políticas, sociais e religiosas que nos fazem refletir sobre uma época passada e como era configurada as questões relacionadas ao poder.

Daniel.Sousa 18/09/2022

A despeito dos arcobotantes... um dos melhores livros que li
É incrível como um enredo de certa forma simples se entrelaça de tantas maneiras em questões políticas, religiosas e sociais. Ken Follet nos transporta para uma época em que um consenso atual descreve como idade das trevas e mostra onde essa descrição pode ser aplicada e onde ela é completamente descabida.

Acerca dos personagens, o protagonismo se divide entre alguns, mas os que mais me cativaram foram Aliena e o prior Phillip, ela fazendo de tudo para cumprir uma promessa e sendo dona do seu destino e ele se mantendo firme naquilo que acredita apesar do caminho mais fácil se apresentar a ele diversas vezes.

A crítica que posso fazer tem relação ao terceiro ato do livro, o autor parece se cansar da estória. Os fatos são mais corridos e personagens simplesmente desaparecem da narrativa, alguns tem um desfecho e outros sumiram mesmo.

Concluo recomendando muito a leitura, levei 21 dias mas cada um valeu muito a pena. Foi o primeiro contato com o autor. A leitura é fluida, não é cansativa e, mesmo embora em alguns momentos você se pegue pesquisando o que são "meio arcos" e "arcobotantes" e entenda finalmente que a catedral de Kingsbridge segue o estilo gótico, nos sentimos mais envolvidos aquela trama a cada página virada.

Lanny 16/09/2022

Justifica o título de Clássico
Gostei muito da história, dos personagens, da narrativa e do desfecho dos 🤬 #$%!& que eram ruins a troco de nada.

Só faltou o bispo se ferrar um pouquinho mais. Mas tudo bem. William se ferrou de vermelho, branco e azul, então tá legal.

Me animei a ler outras obras do Ken Follet, mas devo escolher com cautela
Cris.Aguiar 18/09/2022minha estante
Vai para Mundo Sem Fim!!!

Depois pegue a trilogia do Século

Lanny 18/09/2022minha estante
Vou procurar a sinopse. Obrigada

Guilherme Dehon 27/08/2022

Intenso...
O pano de fundo do conflito da história, é entrega conflito entre Estevão e Matilda, pelo trono da Inglaterra, devido à morte de Guilherme, filho e sucessor do Rei Henrique I...

Porém, o mote principal da obra é a construção da catedral do fictício priorado de Kingsbridge...

São personagens muito bem construídos, carismáticos, envolventes, sensuais...
Alguns nos causam repulsa... William, Walter, Walleran, Remigius, Peter...

Outros nos fazem ter esperanças... Prior Philip Jonathan; Tom Construtor, Agnes, Alfred e Martha; Ellen Jack; Aliena, Richard;

E são alguns dos principais personagens que movem o "motor" de Os Pilares da Terra.

Ken Follett explora com maestria os acontecimentos narrados na obra.
Da amizade incondicional, do amor fraterno, do materno, do amor eros...

De vingança, de justiça, da ganância, da luxúria, da violência, da crueldade, da luta para alcançar o poder, seja da forma que for...

Mas Também nos mostra a oposição a toda injustiça, a fé em Deus, a busca por justiça, por reparação, por condições dignas para se viver.

Uma obra espetacular!

Recomendo.

MaC 26/08/2022

A novela é legal, mas é maior que chiquititas.
É cativante, mas que preguiça do núcleo prior/bispo/rei/conde e afins. Muito nome pra lembrar, era o tipo de arco que não dava pra me concentrar.
(Não leve as estrelinhas muito a sério?)

Dominic nic nic 15/08/2022

Foi uma jornada nesses meses que fiquei lendo essas mais de novecentas páginas, mas que jornada incrível! Uma descrição riquíssima e verossímil da idade média e personagens sensacionais! Não vou me esquecer dessa história tão cedo e todas as suas revira-voltas. Mais do que recomendado.

Cris Peixoto 10/08/2022

Excelente romance histórico com todos os ingredientes que gosto: intrigas políticas e religiosas, a exploração da classe trabalhadora (romantizada pela ideologia capitalista dominante, mas é o que temos), retrato da Inglaterra porca (de sujeira, lixo mesmo), superação e punição dos maus para alegrar o coração.

Will 07/08/2022

900 páginas que parecem 200
É assim que Ken Follett escreve e com pilares da terra ele parece um maestro colocando cada nota onde deve ser. A saga é longa, detalhada e se passa por muitos anos. Apesar da linearidade da história, temos diversos plots acontecendo ao mesmo tempo e assim o ponto vista de cada personagem logo é trazido em pauta. O desenvolvimento é realmente incrível, se um leitor atento estiver desbravando as páginas ele logo vai se emocionar com a quantidade de emoções que ele consegue traduzir. Falar até mesmo sobre os personagens na resenha poderia estragar as experiências. Mas você verá construtores, engenheiros, negociantes, guerreiros,nobres e o clero. A única crítica é a reta final do livro onde parece que o autor teve um descolamento dos próprios personagens, mas nada que te tire da obra e do desenvolvimento. Minha primeira incursão ao autor e não me arrependo.

Monica Sobrinho 30/07/2022

Esse livro é sobre amor, determinação, ódio, rancor, história, guerra, vingança e toda esta mistura fez o livro ser para mim algo inesquecível. A escrita do Ken Follett consegue me prender e me fazer torcer pelos personagens. Foi uma trajetória fantástica.

Wanessa_Gabriela 24/07/2022

A idade média por outros olhos
Gostei muito dessa narrativa! Personagens encantadores e bem reais. Achei bacana justamente o fato de a narrativa ser mt crua, muito real, sem esconder a nojeira q aqueles tempos eram.
O final foi satisfatório, todas as pontas foram amarradas. Gostei muito do todo!
Não dei 5 ?? pq tem hora que você quer parar diante de tanto revés e injustiças. Que bom que não parei.

Raphael.Fraemam 23/07/2022

Um dos melhores livros da VIDA
Não tenho palavras para expressar o quanto estou impactado com essa leitura. Uma das melhores experiências que já tive como leitor ♥️

É incrível como Ken Follet entrega um calhamaço tão profundo e com uma escrita tão leve! Não é difícil de entender nada e você se vê apegado aos personagens já nas primeiras páginas. Os Pilares da Terra é uma obra de arte!
andreiaflores 24/07/2022minha estante
Tbm gostei muito. A continuação tbm é excelente.

Raphael.Fraemam 26/07/2022minha estante
Já estou com a coleção toda aqui para ler! Ken Follet é sensacional!

andreiaflores 27/07/2022minha estante
Muito. Eu adoro a escrita dele.

Joy 19/07/2022minha estante
Esse ponto das cenas de estupro é quase unânime entre os leitores. Também achei desnecessário.

Micaelle 19/07/2022minha estante
Sim. Acredito que pela primeira ter chocado muitos leitores, eles decidiram continuar incluindo para atrair o público que lia para se espantar. Igual aconteceu com It do Stephan King.

Joy 16/07/2022

Realmente, uma obra respeitável.
Aviso: apesar de não recorrentes, o livro contém cenas de violência sexual e sexo (motivo pelo qual dei 4 estrelas a ele).
Acredito que, para o autor, esse seja um elemento que traz verossimilhança para a história, visto o contexto dela. Tirando essas cenas incômodas, o livro é escrito com uma maestria impecável. Acho que não sei qual outro livro lido por mim apresenta uma qualidade narrativa tão forte assim. A forma como o autor solta umas informações para depois amarrá-las é fenomenal. Os personagens são cativantes demais. Como o livro vai passando por várias décadas, o leitor pode sentir que realmente está acompanhando o crescimento das pessoas. Até os vilões são ótimos (os melhores vilões são aqueles que causam repulsa e indignação no leitor, não é mesmo?). Tom, Agnes, Philip, Ellen? amei acompanhá-los. Quero ressaltar aqui Jack e Aliena. Que personagens incríveis!! Que construção e desenvolvimento maravilhosos que Ken Follet deu a esses dois. Por fim, bato palmas para a forma como Follett inseriu toda a narrativa dentro do contexto histórico da Inglaterra do século XII, unindo ficção e fatos históricos de maneira espetacular, do início ao fim.
Matheus.Munno 07/09/2022minha estante
E daí que tem cenas de sexo? Por acaso, o sexo não fazia parte das relações humanas na Idade Média, como faz hoje? É um romance que fiel a época e é compreensível que o autor tente tornar a narrativa o mais realista possível para dar corpo para a trama. Sugiro que vá ler livros infanto-juvenis caso não queria se incomodar com cenas mais "pesadas".