O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Sylvia 28/12/2022

Um mundo diferente
É um livro que nos permite o mergulho em um mundo de fantasia diferente de tudo a que estamos acostumados a ler. Confesso que há momentos em que a leitura é tão lenta e detalhada que chega a ser doloroso continuar. Além do que, essa é daquelas histórias que primeiro se conta os acontecimentos pra depois você entender os fatos, então muitas das vezes você se sente perdido. E são esses os motivos que me fizeram dar menos de 5 estrelas à leitura. Mas a vontade de querer descobrir o cerne de toda a história te leva pra frente, mesmo que aos poucos. Se você é do tipo que gosta de fantasias com um fundo meio medieval e está cansado da mesmice que encontra por aí sobre isso, eu recomendo a leitura. Afinal você mergulhará em um universo fantasticamente criativo e bem elaborado.

Bolabcd 26/12/2022

Continuação de O Nome Do Vento, e tão bom quanto.

Achei algumas partes muito repentinas e bruscas, mas de forma alguma isso fez com que eu gostasse menos da história.

dido4 24/12/2022

A Continuação Perfeita
Uma continuação digna para o Nome do Vento, o Temor do Sábio segue o mesmo estilo de narrativa, e o faz de um jeito magistral. Seguimos com as aventuras do nosso protagonista Kvothe (vale dizer, um dos meus protagonistas favoritos da literatura) e, novamente, temos personagens incríveis, um enredo e uma história maravilhosa, e aquela sensação boa de não querer soltar o livro em momento algum. É difícil fazer uma resenha quando só se tem coisas boas a falar. A Crônica do Matador do Rei foi uma das melhores obras que li esse ano, e os dois já entraram na minha estante de favoritos da vida. Mal posso esperar para o terceiro e, sendo você fã de fantasia ou não, eu recomendaria esse livro.
????

Tenho que ler

Mt bom

Duda 21/12/2022

Um silêncio em três partes
Primeiramente, gostaria de agradecer ao meu namorado, que, apesar de ser ruim em escolher lugares para pedirmos lanche, tem um bom gosto para livros, obrigada por me apresentar a essa obra de arte.
"O Temor do Sábio" me dividiu muito no decorrer da leitura. Por um lado, me prendeu pela maior parte do tempo, acrescentou muito à história e ao desenvolvimento do Kvothe, além de ser comicamente nostálgico e apreensivo. Por outro, certas partes me deixaram a desejar, situações intermináveis e maçantes que me fizeram deixar o livro um pouco de lado, mas o que mais me aborreceu foi a ligação do amadurecimento do Kvothe à mulheres, principalmente pelo fato da relação dele com a Denna ter mudado quase nada comparado ao primeiro livro.
Apesar das críticas, recomendo a leitura (principalmente do primeiro livro, que, na minha opinião, é impecável), pois ao termina-lo, mesmo deixando alguns ressentimentos, não o deixará arrependido de o ter lido.

"São as perguntas que não sabemos responder que mais nos ensinam. Elas nos ensinam a pensar. Se você dá uma resposta a um homem, tudo o que ele ganha é um fato qualquer. Mas, se você lhe der uma pergunta, ele procurará suas próprias respostas"

Bruno 17/12/2022

EXCELENTE!.
Mais uma releitura concluída, o Kvothe simplesmente é um dos melhores personagens dos livros que eu tive o prazer de conhecer, ahh e a escrita do Patrick... Incrível!.

Sarah 14/12/2022

Não é como o primeiro livro que te prende pra 🤬 #$%!& sabe, esse mostra o amadurecimento do kvote, coisas além da faculdade e a iatrica mas senti a história meio arrastada, nos últimos capítulos que deu uma prendida bem boa. Vou ler o próximo quando tiver porque sou curiosa mesmo mas se esse fosse o primeiro dos livros eu teria desistido

ATLAS 13/12/2022

Romance temeroso
Na mesma época que havia comprado o primeiro livro, também tinha adquirido o segundo, e como disse na resenha do primeiro livro, eu terminei o primeiro e já abri esse aqui pra ler.
Ele trás toda aquela delicadeza do primeiro, e novos cenários o que deixa tudo mais refrescante, e novamente aquela calmaria, o que é delicioso. Mas meu maior problema com esse livro foi uma parte específica que não posso citar aqui, que para mim se tornou um pouco tediosa, não dura muito, mas ainda sim me deixou um leve amargor na boca, como uma nota errada em uma música.
Só que para o nosso alívio, em outras partes, esse supera o primeiro em cenas de tensão e acão, que são incríveis e mais uma vez não me fez largar o livro.
Outra coisa, ao contrário do primeiro para o segundo que tive que correr para pegar a continuação, neste (tá bom que o Patrick ainda não escreveu, masss..) isso sei lá foi amenizado, óbvio que estou louco pela continuação, só não é tudo aquilo que senti da primeira vez, o que é bom, mas pode ser ruim também.
Esses dois livros deixaram um rombo em mim (literariamente), e foi e está sendo difícil pegar algo e não sentir o fogo que senti neles. Mais um alto direto para um baixo.
Dei 5 estrelas, e olha pra um livro de quase mil páginas, li esse mais rápido que o primeiro.

gabis :) 09/12/2022

O gente eu nem sei o que dizer, mas vamos lá. Comecei o livro com a expectativa lá em cima pq achei o primeiro ótimo, mas senti que fiquei presa na mesma estória até mais ou menos a página 400, absolutamente NADA acontecia, pra mim começou a melhorar quando ele saiu da universidade mas o que acontece depois é mega arrastado e lento, o que deixa a leitura muito chata. Senti a todo o tempo que estava me apegando em MIGALHAS, minha última crítica é que não gostei do amadurecimento do Kvothe ter sido resumido a mulheres, achei péssimo.
Mas como não sou tão chata direi pontos que gostei. Os Ademrianos, achei INCRÍVEL e amei o desenvolvimento deles. Vejo muita gente criticar a Denna mas eu sinceramente gosto dela, mas acho que os dois tem personalidade forte e incompatíveis, mas torcia muito por eles.
Agora é isto, vamos esperar o próximo que só Deus sabe quando vem kkkkkk

Yas Rez. 08/12/2022

Uma espera eterna
Ok Patrick Rothfuss, eu vou ler seu terceiro livro quando for lançado. Por que você tem esse poder de terminar os livros de forma que a gente queira ler o próximo?

A verdade sobre Temor do sábio é que pra mim, foi uma leitura chata. Como no primeiro livro as partes boas eram no começo e final, basicamente quando falam dele na hospedaria. Porque o resto continua contando sobre a juventude dele (que nunca passa), a universidade, e tem mais algumas histórias fora de lá também. Pra um segundo livro de uma suposta trilogia, ele não desenvolveu nada da história principal.

Mas a grande questão que me desanima no livro (no primeiro também) é que vejo uma falta muito grande da parte fantasia. Sinceramente nem parece livro de fantasia pra mim, com exceção de poucas magias e algumas novas criaturas que apareceram. Mas ainda assim é quase nada, o mundo dos encantados por exemplo parece tão vasto e impressionante, e mesmo assim o autor explora tão pouco.

Enfim, foi uma leitura lenta e cansativa na maior parte. Mas vivo de migalhas nesse livro e gostei da forma como terminou. Ainda quero ler o terceiro na esperança de entender o relacionamento dele com o Bast, e todas as outras pontas soltas que o livro deixa.

É isso, leiam e venham se juntar a turma que espera a vida por um novo livro.

Gabriel 07/12/2022

Se o primeiro foi bom, este foi incrível. Rothfuss foi um danado, deu uma apimentada aqui neste volume, mas vou te dizer, cada verso, cada página, ainda sim, são de tirar suspiros. Recomendo ler essa saga com o instrumental das crônicas de Nárnia, viagem garantida.

Luiz 06/12/2022

Boa continução
Gostei da sequência. Em alguns momentos achei que poderia ter alguns trechos menores, parecendo que houve uma esticada na estória.

Victória 23/11/2022

Esperando o terceiro livro
Demorei um pouco nessa leitura, algumas partes são mais paradas, o que me deixou com preguiça, demorando a leitura até a metade do livro. Mas gosto muito do universo criado, por isso insisti e não me arrependi, o livro é muito bom. Ansiosa para o terceiro livro e descobrir o restante da história do Kvothe.

Darlen 22/11/2022

Um surto!!!
Que livro é esse ?
Depois de "O Nome do Vento" considerei esperar para ler o segundo volume da série só quando tivéssemos uma ideia de quando o último livro da trilogia seria lançado, mas lógico não consegui esperar. E a minha ansiedade foi a mil agora que terminei.
Espetacular. Um dos melhores (senão o melhor) livro que já li.

Thainá 20/11/2022

Incrível
Não chega a ser tão bom quanto o primeiro livro, mas chega perto.
Ainda tem muitas coisas em aberto, to ansiosa pra ver como vai desenrolar isso no próximo...

Ana Elisa 17/11/2022

maravilhoso
eu AMEI esse livro, tô doida pelo terceiro que nem sei se vem kkkkk
já quero reler o nome do vento pra teorizar
e só consigo pensar que não tem como o patrick rothfuss finalizar essa história com um livro, tem muita ponta solta