Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Pedro3906 28/04/2024

Comentário meu.
Sinto Drummond como segredo íntimo, são raros os momentos partilhados de sua poesia. Há certa candura em guardar sorrateiro os versos de alguém conhecidíssimo. Mas nem sempre fazemos sentido. Essa edição menor e discreta dos bolsos chegou a mim e li-a em suspiro de novidade ? eu que aos poucos abstenho-me da escrita e da leitura ?, poesia necessária. O trânsito da avenida avançava conforme a noite se impunha, reclinado meu corpo na fachada de uma produtora, impossibilitado de sentir medo. Silêncio.

Sentimento do Mundo parece evocar a sobriedade melancólica do poeta. Procurei entender para além de sentir, e entendi, ou acho que entendi, não me lembro, é provável que não. Os textos do posfácio, diretos na sua simplicidade digna, sem grandes ambições, sem afogamentos teóricos, arrancaram uma esperança toda nova do peito. De quando a gente escreve sem se explicar. É lindo, é vasto. Dá até vontade de fazer poesia também eu, mas sou desajeitado.

"Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas."

Yasmin1303 19/04/2024

Esse livro tem tantas metáforas que é complicado acompanhar, não entendi nem 3 poemas, parece que quando você vai ler ele tem que ter ao lado a biografia do autor pra saber do que ele esta falando.

Julio.Argibay 01/04/2024

Sentimento
O livro de poemas Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade foi a primeira obra que eu li deste poeta. O interessante desta versão é que, na parte final da obra, os críticos comentam sobre os poemas e eu acabei compreendendo melhor o significado dos versos e o contexto social e da época na qual o autor estava vivendo.

Malu Alves 31/03/2024

O mundo é melhor com poesia.
Livro super curtinho, com uma linguagem não tão fácil porém super reflexiva.
O que eu mais gostei foram as críticas q serviam pra época em que foi escrito e pros dias atuais... Incrível como a arte é atemporal.
Primeiro livro que leio de Drummond e não será o último

gabi1692 24/03/2024

Esse eu tive que ler obrigada já que era material da escola. achei alguns versos interessantes e tals, mas nada de mais. talvez se eu estivesse na época política que ele escreveu, me identificaria mais.

samuelxgr 17/03/2024

* um sentimento *
Bom, é poesia de carlos drummond, o que você espera que eu fale?

acho que meu principal ponto dos livros dele é o contexto histórico e a empatia dele em relação ao início/meio do século XX. não posso parar de tratá-lo como um baita escritor e poeta. gostaria de conhecer um pouco de sua mente e realmente consigo. não é espetacular como "a rosa do povo", mas uma boa base para lirismo.

Nitiele1 13/03/2024

Gostei muito
É o primeiro livro de poemas que eu leio e eu gostei muito. Com certeza irei reler depois de saber o contexto em que os poemas foram escritos.

Gaby 10/03/2024

Um livro bem político
Gostei, achei que muitos dos poemas trouxeram reflexões políticas e da sociedade da época e isso me fizeram não amar tanto o livro. Mas vale a leitura, com certeza!

Nathane2 23/02/2024

O tempo é minha matéria...
Livro curtinho mas bacana. Não tenho hábito de ler poesia. Estou tentando gostar. Esse é meu segundo livro do Drummond. Eu tenho dificuldade nesse tipo leitura, me distraio com facilidade. Agora vou pegar a antologia dele na biblioteca ?

Heitor172 18/02/2024

Sentimento do Mundo - Frustração e Esperança
"Tenho apenas duas mãos", este é o primeiro verso que introduz este livro, no poema que dá título à obra. E representa perfeitamente o sentimento de não poder fazer nada diante de tudo aquilo que estava acontecendo na época.
Uma obra (infelizmente) curta e maravilhosa na qual Carlos Drummond de Andrade fala sobre temas muito tristes como a Segunda Guerra Mundial, que havia iniciado há pouco tempo no ano que o livro havia sido lançado; e também assuntos mais pessoais, como a saudade da cidade natal e uma dedicatória Manoel Bandeira.
Este livro é essencial para ampliar uma percepção de mundo em destruição, e é importantíssimo hoje em dia com o que vem acontecendo no mundo. Nos poemas ele retrata a esperança por um futuro melhor e a frustração com o que está acontecendo.
Alguns dos meus preferidos são: Sentimento do Mundo, Poema da Necessidade, Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte, Menino chorando na noite, O operário no mar, A noite dissolve os homens, Lembrança do mundo antigo e Noturno à janela do apartamento.
Estou me apaixonando por Carlos Drummond de Andrade, ele era muito inteligente e criativo. Leiam as obras dele, por favor.

JessChandler 11/02/2024

Livro curtinho, mas super gostoso de ler. Mais um do Drummond para a conta. Já escolhendo o próximo. A vida é melhor com poesia.

Aislaaa 26/01/2024

?Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo (?)?

-Congresso Internacional do Medo.

Mais uma ótima leitura!

mirella galdino 26/01/2024

Drummond é um dos meus poetas favoritos, se não o meu favorito, e sua obra fala por se só. Quanto a edição, eu gostei bastante, ainda mais pela rápida cronologia de acontecimentos que permearam a época do poeta, não só no Brasil como no mundo.

Iago_B 21/01/2024

Enfadonho
Metade do livro é reservada para explicações do autor sobre os poemas, explicações essas que não conseguiram levar a nada que não a exaustão. Há algumas pérolas sim no meio como "Elegia 1938" ou "Canção de Berço" mas em geral, acredito que esse de fato não é o meu tipo de livro.