Execução

Execução RAM charan
Ram Charan

Resenhas - Execução

Tarcísio 20/07/2010

Existem livros e temas que precisam ser lidos no momento certo, ou da vida, ou da carreira profissional. Um desses livros é Execução. A obra aborda principalmente os meios de conseguirmos executar, em termos profissionais, aquilo que prometemos. Afirma, criteriosamente, que de nada adianta belos planejamentos se no final a empresa não conseguir colocá-los em prática.

Comprei este livro há alguns anos e o li na época. Não me acrescentou muito, e nem poderia. Naquele momento eu sequer tinha uma posição de liderança. Até entendi os conceitos mas não consegui fazer um paralelo com o trabalho que eu e a empresa onde atuava realizávamos. Um pouco mais maduro e com um cargo mais gerencial, resolvi relê-lo. Foi uma decisão acertada: desta vez consegui absorver mais os ensinamentos propostos e retirei lições que podem ser usadas no meu trabalho.

Cito abaixo alguns trechos interessantes à todos aqueles que gerenciam uma equipe:

"Conclua o que foi planejado: (...) A quantas reuniões você já compareceu nas quais as pessoas vão embora sem conclusões firmes sobre quem ia fazer o que e quando ? Todos podem ter concordado que a ideia era boa, mas, como ninguém foi responsabilizado pelos resultados, nada aconteceu. (...)" Página 76

"(...) Muito frequentemente, esses líderes não prestam muita atenção às pessoa [que contratam], pois estão muito ocupados pensando em como tornar suas empresas maiores ou mais globais do que as dos concorrentes. Eles não estão considerando que a qualidade de seu pessoal é o fator de maior vantagem competitiva. (...) ao longo do tempo a seleção de pessoas certas é o que cria essa difícil vantagem competitiva sustentável. (...)" Página 111

"Sobre gerentes que não sabem delegar: (...) Alguns reprimem seus subordinados, tirando sua iniciativa e criatividade. Eles são gerentes de detalhes, líderes inseguros que não conseguem acreditar que os outros farão a coisa certa porque não sabem como avaliá-los e monitorar seu desempenho. Eles acabam tomando todas as decisões-chave sobre os detalhes, por isso não têm tempo para lidar com as questões mais importantes que deveriam estar enfocando ou reagindo às surpresas que inevitavelmente aparecem (...)" Página 124

"Líderes que trabalham muito além do horário são pessoas que não conseguem fazer com que as coisas aconteçam por meio de outras pessoas." Página 261

"Quando for avaliar uma pessoa, não confie apenas na opinião e nas observações do seu chefe. (...) Reúna cinco pessoas que conheçam o avaliado numa sala. Faça-as abrir, compartilhar ideias, discutir suas observações e chegar a uma conclusão. O diagnóstico virá da convergência de seus pontos de vista diversos. Esse é o cerne de seu processo de pessoal (...)" Página 157

De qualquer forma, o público alvo de Execução é formado pelos escalões mais altos: diretores e presidentes. Os autores usam e abusam de exemplos práticos de empresas de grande porte, cuja realidade é muito distante daquelas observadas na empresa em que eu trabalho, por exemplo. Obviamente que tudo o que se lê acaba contribuindo para melhorar a visão e argumentação, mas alguns trechos acabam ficando muito no teórico, em função da falta de experiência prática nos assuntos tratados.

Aconselho àqueles que querem ler o livro mas que temem falta de experiência prática em grandes corporações a dar maior destaque à Parte II (o livro tem 3), que discute "Os Elementos da Execução". Este trecho é, digamos, mais light, e trata bastante sobre liderança, mudança de cultura na empresa e delegação.

Fernandon 11/10/2009

Gostei
O livro conseguiu abrir um pouco mais a minha visão em relação à pessoal. Não basta executarmos as tarefas de forma correta. Precisamos também de funcionários que as executem da mesma forma. Precisamos contratar as pessoas certas para as atividades certas e fazer follow-up.

Andreze 11/09/2011

Excelente livro para entender os processos que iniciam com planejamento até a concretização das metas estabelecidas. Os autores deixam claro que o fator principal nesse processo são pessoas. Pessoas é que executam, parece simples, mas o vários exemplos tirados das experiencias desses autores em grandes corporações revelam que nem todos são execultores. Por meio desse livro podemos construir uma cultura de fazer acontecer aquilo que planejamos. Ótimo para executivos, gerentes e até pra donas de casa, que administram suas casas.

Ingrid 18/03/2013

Dos livros corporativos atualmente, este para mim é o melhor. Coisas para ser colocadas em prática, e não apenas terias utópicas.

Flavio Jose Per 02/05/2013

O livro para aprender a fazer as coisas acontecerem
O livro narra diversos cases e mostra os erros e os acertos e dar ênfase no que deu certo e do como foi executado.

Fabiano 24/08/2014

Deveria chamar, como não acumular tarefas
O livro no início é bem interessante, depois começa a ficar meio repetitivo, traz dicas sobre como organizar suas atividades não deixando que muitas se acumulem.

O livro não traz conhecimentos sobre como tirar um projeto da gaveta e coloca-lo em execução, como novos projetos.

MauricioTiso 08/12/2014

Um excelente livro para entender a importância de se executar de maneira estruturada o que se planeja baseado nos que os autores consideram os três processos-chave da execução: Pessoas, estratégia e operações.

O livro é recheado de cases e experiências de Ram Charam e Larry Bossidy demonstrando na prática de que nada adianta planejamentos impecáveis se os executivos se descuidam na hora da execução.

O livro traz também um modelo muito interessante de planejamento estratégico.
Recomendo a todos que já estão em nível gerencial ou superior pois, apesar de a abordagem ser da Cia como um todo, seus princípios são totalmente aplicáveis a um departamento ou diretoria.

Ricardo 23/11/2015

Trade-off
Leitura imprescindível para gestores, o livro relata o que deve ser feito para que um planejamento estratégico seja implementado.

Vitor Hugo 25/01/2016

Bom livro, mas merece ser atualizado!
O livro Execução fala sobre os 3 pontos necessários para o sucesso nas organizações: pessoas, estratégias e operações. Ambos autores, possuem bastante conhecimento e experiência em atividades de liderança. Isso já mostra que não são teóricos, com mba em x, mestrado em y e doutorado em z.
O que mais me agradou no livro foi a parte onde eles falam de pessoas. Segundo os autores, os executivos e empreendedores, devem obrigatoriamente gastar pelo menos 30% de seus esforços, trabalhando em recrutamentos, visitando fábricas, conversando com as pessoas e treinando subordinados para um dia assumirem o comando da empresa. Lembrando que sem pessoas competentes, as empresas podem chegar a falência.

Mas infelizmente, encontrei(minha opinião), pontos negativos no livro... O livro só fala em exemplos de grandes empresas, ou seja, se você for um potencial empreendedor com uma ideia na cabeça ou um pequeno empreendedor, o livro pode acabar não ajudando muito. Recomendo procurar outros livros. Ex: Startup Enxuta.
O livro já existe há mais de uma década, por isso, coloquei no título da resenha que merecia uma atualização, pois do período em que foi escrito para 2016, muita coisa mudou no mundo dos negócios. Sabemos que nos dias atuais, se você planeja demais, investe muito tempo e dinheiro em projetos gigantescos para ser lançado daqui à 12 meses, você vai perder o timing do mercado e seu concorrente que lança o mix de produtos baseado no feedback dos clientes, vai sair na frente.

Na parte de operações, infelizmente só foi destinado um capítulo. Para um livro com nome de EXECUÇÃO, ter apenas um capítulo sobre operação é muito pouco. Sem falar que só abordaram números financeiros. Não estou falando que lucro, margem bruta, custos, etc, não sejam importantes, mas no novo modelo de negócios, eles aparecem como consequência de um bom trabalho. Esqueceram de falar mais de fornecedores, clientes, distribuidores, produtos...

Tiago Torres 16/03/2016

Excelente leitura!
Os autores mostram como é importante você está perto do seu time e procurar saber se a estratégia foi compreendida de fato para que possa ser EXECUTADA de forma eficiente. Muitos gestores definem metas surreais e querem que o gestor faça uma mágica para atingir essa meta.
Uma coisa que gostei bastante foi sobre as avaliações, entrevistas de emprego e preparação dos líderes para novos desafios. A GE é um belo exemplo disso.
O ponto negativo do livro são os longos e cansativos exemplos das grandes industrias americanas. Poderiam mesclar com outros exemplos de outras industrias.
Mesmo assim o saldo final do livro é muito positivo!
Leitura obrigatória para quem quer ser um bom gestor.

Leo M 05/03/2017

Essencial para administradores
Considero este livro essencial para qualquer Profissional que atue como gestor.

Ram sabe do que fala, e trata de um problema crônico no exercício da administração: a distância entre o gestor e a realidade do business no qual atua.

Por ter tido chance de atuar em uma das empresas que ele cita nos estudos de caso, atesto a coerência de suas palavras.

Leitura obrigatória para pessoas que querem "fazer acontecer".

Leandro.Santana 09/02/2019

Sumário
Contents

INTRODUCTION
Who is this summary for?
About the author
Discipline
Business leaders
Culture
PART TWO: THE BUILDING BLOCKS OF EXECUTION
Building block one: seven essential behaviours of a leader
Building block two: cultural change
Change peoples behaviour
Actions
Building block three: The job no leader should delegate
Development
PART THREE: THE THREE CORE PROCESSES OF EXECUTION
The people process
Leaders and those that don?t perform
The strategy process
Key takeaways
Further reading
Action steps

Marcelo 11/12/2019

Execução tão importante quanto planejamento
Neste trabalho RAM CHARAN e LARRY BOSSIDY mostram com muita argumentação de que um bom planejamento não elimina a necessidade de uma boa execução. São etapas interdependentes e nas importantes.

Carla.Zuqueti 07/01/2020

Excelente
Conheci o Ram Charan em um evento HSM Expo e rapidamente virei fã. A palestra dele foi toda em retroprojetor, escrita a mão. Nada de efeitos, nada de apresentações PPT cheias de efeitos. Mas o conteúdo, esse era fantástico.
Desde então, li alguns livros dele e queria muito ler ?Execução ?. Não me arrependi.

?????????????????
??????????????????
Os autores apresentam de forma muito simples e prática quais as etapas necessárias para que um planejamento saia do papel e se transforme em ação.

??????????????????
Basicamente, os autores focam em três processos chave: pessoas - estratégia - operações.

??????????????????
Execução é uma disciplina: processo sistemático de discussão exaustiva dos com os e quês, questionando, levando adiante o que foi decidido e assegurando que as pessoas terão sua responsabilidade específica pela execução.

??????????????????
Isso envolve ter as metas claras e realistas (não adianta ter uma meta ousada que não seja factível), ter as pessoas certas nos lugares certos e ter um plano operacional que seja feito em mini metas a serem alcançadas e de conhecimento de todos.

??????????????????
O que mais me interessou nesse livro foram as perguntas. O livro é um compilado de perguntas essenciais que devem ser respondidas para alcançar o objetivo da empresa.
Livro muito inteligente e dinâmico, leitura obrigatória!

Pontos importantes:

1. As mesmas pessoas que dizem que pessoas são nosso ativo mais importante são as que colocam as pessoas nos lugares errados, não levando em conta as aptidões de cada um.
2. Executar não é algo que se consegue ou não fazer. É um conjunto específico de comportamentos e técnicas que as empresas precisam dominar para ter vantagem competitiva.
3. Insista no realismo: realismo e o cerne da execução. Falhas em identificar os pontos fracos. Comparar-se com outras empresas do ramo.

Excelente leitura!

Tamara 30/04/2020

Gostei muito do início do livro e valeu a leitura por esse motivo. Mas a parte final foi difícil. Tbm esperava técnicas para ajudar na execução e não encontrei.