A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável

A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável Erin E. Moulton

Resenhas - A Jornada

Cris 09/08/2012

Simples e emocionante
Achei o livro lindo, emocionante, simples e muito fácil de ler. A diagramação é linda, meio infantil, mas com um conteúdo muito legal.
Mostra que o amor é capaz de mudar muitas coisas em nossas vidas.

Rapha 27/03/2012

Resenha A Jornada no Doce Encanto
“Estou saindo para tentar encontrar a Mulher Sábia. Não quero causar nenhum problema. Apenas tenho que ajudar o nenê. Encontrarei a fonte e trarei a água milagrosa. Estarei em casa antes do pôr do sol. Aí poderemos ir ao hospital e levar a água para o bebê...”

Trecho da carta escrita por Mable às suas irmãs, página 33.

Dizia uma lenda que quem achasse a água da fonte onde se encontrava a Mulher Sábia, poderia curar qualquer coisa, pois aquela água era simplesmente milagrosa.

Maple, com apenas 09 anos era a segunda mais velha de quatro irmãs e acreditava piamente nessa história, afinal era a única chance que via para conseguir salvar a vida de sua irmãzinha mais nova, Lily, que acabara de nascer prematura.

Dawn, a mais velha, com 11 anos, apesar do desejo de ajudar também, agia mais racionalmente. Sabia que seria absolutamente perigoso saírem pela floresta em busca da tal Mulher Sábia, além de que nem acreditava muito que a água era milagrosa, porém não viu outra saída a não ser seguir a irmã menor. Melhor as duas juntas, que Maple sozinha.

Assim se iniciava uma verdadeira aventura em busca da única solução que poderia curar Lily.

Amor e fé foram as duas mais importantes lições que o livro passou. Foi por amor à caçula e por crer que a água realmente curaria que as Irmãs saíram na arriscada aventura.

Como o livro é narrado em primeira pessoa por Maple, alguns leitores poderão achá-lo meio “infantil”, mas devemos levar em conta que ela tinha apenas 09 anos de idade, aliás, achei isso um ponto bem positivo, pois através do olhar de Maple podemos refletir em como, ao nos tornarmos adultos, perdemos a ingenuidade (fé inabalável, entendam como quiserem) que temos quando criança (sabe quando a gente é pequeno e não vê complicação em nada? Acha que tudo é possível?! Então.. com a leitura dá pra perceber claramente as diferenças de “olhares”).

Porém, apesar de tudo o que disse acima, (sempre o “porém”) o livro não conseguiu me conquistar ;/ Tem uma história bonita, mas é só... nada de “óh, que livro!”, “que estória”. Achei simples, simples demais. Pode até ser uma questão de gosto porque não consigo achar um ponto e dizer: não gostei por isso. Talvez seja a narrativa, talvez o enredo, realmente não sei, me senti como se tivesse ganhado um presente em uma embalagem toda caprichada, linda, que me faz ficar naquela expectativa e quando abri não era nada de especial.

Enfim, como disse, é gosto, então se você tem interesse em ler a obra, vá em frente, nada melhor que tirar sua própria conclusão ;)

Confira outras resenhas em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br

Mylloka 06/05/2012

Dawn, de 11 anos, Maple, de 9 anos e Beetle, de 2 anos acabam de ganhar uma irmãzinha, a Lily. Infelizmente ela nasceu prematura e muito fraquinha. Todos estão preocupados com ela e no meio daquela situação Maple toma uma atitude: sair de casa e encontrar a Mulher Sábia para conseguir a água milagrosa para curar o bebê.

Com a ajuda da Dawn, as duas seguem a jornada em busca do milagre passando por várias aventuras e situações de risco, como por exemplo: atravessar uma forte correnteza, cruzar o caminho de um urso feroz e de bandidos perigosos. Mas ao longo da história elas percebem que juntas conseguem vencer qualquer obstáculo.

“ Estou olhando as folhas voando uma sobre as outras em volta do jardim quando, do nada, surgem quatro monarcas voando sobre o gramado. Elas já deveriam ter partido, por isso sei que umas poucas voltaram para buscar aquela que ficou para trás. E que agora, juntas, vão rumar para o sul através do jardim, sobre o raio e no interior da floresta e, então eu me sinto feliz pela sobrevivência de todas e de cada uma delas juntas, são um verdadeiro milagre.”

O desejo da Dawn e da Maple de conseguir a cura para a irmãzinha caçula é tão forte que mostra que o amor puro e inocente é o verdadeiro milagre da vida, e é por isso que essa história me emocionou tanto.

É uma história cativante e que te faz refletir. Recomendo!!!

"Essa história é composta de aventura, esperança e amor e, no fim, o que sabemos é que Maple é um milagre também. Quando você chegar a ultima pagina do livro de Erin E. Moulton, desejará voltar ao início e começar a leitura de novo ." Kathi Appelt, autora do livro The underneath

Fatos & Livros 11/04/2012

BLOG ENTRE FATOS E LIVROS- http://fatoselivros.blogspot.com/
O livro é narrado por Maple, uma menininha esperta, que cresceu escutando lendas sobre a mulher Sábia da Montanha: Um espírito da floresta, com o rosto de pedra, capaz de realizar milagres com a água de suas lágrimas.

Quando sua mãe gestante passa mal e o bebê nasce prematuramente correndo o risco de não sobreviver, Marple decide que precisa da ajuda da Mulher Sábia. Na companhia de sua irmã mais velha, Dawn, ela parte para a jornada milagrosa, sem prever os perigos expostos a duas meninas sozinhas na floresta.

O livro é lindo, tanto na edição que é perfeita quanto no conteúdo de grande sensibilidade. De fato a narrativa feita por crianças pode ser cansativa e até mesmo boba, mas no caso de A Jornada, eu gostei bastante. Pude me identificar com as personagens e sentir as expectativas, o medo, a esperança, a incerteza das ideias estapafúrdias das meninas, eu chorei, eu ri.

Como se pode imaginar de duas irmãs entre 8 e 11 anos, há muitas briguinhas e disputa de liderança. Eu sou a caçula de duas irmãs e relembrei meus tempos de infância. Com certeza, eu faria a mesma loucura de Marple e Dawn, se estivesse no lugar delas, pois apesar de nunca ter partido em uma jornada como a delas, sempre aprontei em nome de ideais.

Não há muito o que contar sobre a história. O livro é pequeno, leve e a narrativa infantil o torna fácil se ser lido- eu li em um dia. A trama não é muito elaborada, mas a mensagem de fé e amor e coragem é muito linda.

Jandira.Antunes 28/04/2024

A jornada
"A Jornada das Quatro Irmãs" Com uma escrita envolvente , é uma leitura cativante que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Eu amei o livro com a aventura que me fez lembrar da minha infância e da minha irmãs ler o livro realmente foi maravilhoso que nostalgia, o livro oferece um pouquinho de cada, sorrir muito, e chorei , só não concordei na parte que a Maple acredita em magia, por isso não ensino nada sobre, para minhas filhas, porque não existe, só acredito em Deus
Óbvio opinião minha que não desqualifica o livro.

Pra fechar com chave de ouro só um pouquinho do livro.

Pela forca da natureza, A cura entao acontece.
Poderes maiores se juntam, Quando o amor nos fortalece.
Amar e amar, o mais puro amor Cura as feridas do homem.
Amar e amar, o mais puro amor Garante o milagre aos que creem.

O dia esta agradavel, mesmo a esta hora, com o sol se pondo.
Eu me sento no degrau de cima. Beetle sobe no meu colo e senta-se bem em cima do meu braco
machucado.
Dawn se senta encostada em mim, e ficamos olhando o gramado e absorvendo os ultimos
raios de sol. Eu acho que a Dawn esta pensando na Lily. Eu sei que estou.
Estou olhando as folhas voando umas sobre as outras em volta do jardim quando, do nada,
surgem quatro monarcas voando sobre o gramado.
Elas ja deviam ter partido, por isso sei que algo esta fora do comum. Quase acredito que umas
poucas voltaram para buscar aquela que ficou para tras. E que, agora, juntas, elas vao rumar para o
sul atraves do jardim, sobre o rio e no interior da floresta e, entao, eu me sinto feliz pela
sobrevivencia de todas e de cada uma delas.
Juntas, sao um verdadeiro milagre.

FIM.

SaraFranAa 20/05/2012

Resenha de A Jornada IV!
Resenha:
Uma linda história com toques de verdade e realidade, amamos nossas famílias e por eles fazemos tudo. Leiam o que as irmãs Rittle fora capazes de fazer por amor ao mais novo membro da família.

Fugir de casa em busca de um milagre, foi isso o que as irmãs Rittle, Maple (9) e Dawn (11) fizeram para salvar sua irmã recém-nascida Lily (lembrando que as irmãs Rittle são apenas crianças.). Juntam suas forças para encontrar a cura para Lily, passam por maus bocados e enfrentam perigos na sua crença de que precisam de uma cura, não qualquer cura, a cura da Mulher Sábia somente ela poderá salvar a vida de sua irmãzinha.

Ri e chorei com essa leitura (ando sensível). As brigas silenciosas são muito engraçadas. E a luta delas para encontrar a Mulher Sábia é emocionante, essas meninas passam por medo, dor e confusões no decorrer do livro.

Eles caminham, como predadores, um de cada lado da clareira, e fechando o cerco. Meu coração bate forte contra o chão, e tenho certeza de que Dawn está sentindo a mesma coisa. Duas coisas muito importantes passam pela minha cabeça. A primeira é que eles realmente acreditam que Dawn é um bicho, e eles vão atacar pra matar quando a alcançarem. E, segundo, é que se eles a encontram e veem que é uma garota sozinha e não um animal, ela vai estar encrencada do mesmo jeito.

Passam por tudo isso é no final descobrem que nunca ouve uma “água milagrosa” o que existe de real e tangível é o amor que elas sentem uma pela outra e por sua família, isso faz a mágica na vida dos Rittle.

E pouco depois, lá está Lily, virando o rostinho para nós, com os olhos abertos, claros e brilhantes, olhos azuis das irmãs Rittle. A linha do monitor salta e, por um momento, acreditei que tivéssemos falhado novamente, mas um segundo depois ele pula outra vez, e outra e outra…

Esse livro nos faz pensar em nossos irmãos, eu tenho 3 e somos unidos, faria qualquer coisa por eles acho que amar é isso amor incondicional sempre e para sempre.

Gostei do final do livro. A história é linda e mais que recomendada, com uma leitura fácil, o livro fluiu bem o que contribuiu para que o lesse rápido. Não esperem nada de sobrenatural a mágica que tem no livro é toda e simplesmente a mágica do amor.

Bjos

Fer Kaczynski 17/06/2012

Infantil
Achei muito infantil pro meu gosto, me lembra as estórias da série Vagalume que li quando era criança. A capa é muito bonita mas só...

Felipe Miranda 08/09/2012

HoN Br Site 29/06/2012

Resenha HoN Br SIte: A jornada
Resenha disponível em: http://www.houseofnight.com.br/resenha-literaria-hofn-br-site-a-jornada/

A Jornada é um livro único. Que encanta por sua narrativa calma, inteligente, detalhista e fascinante. Os personagens são os mais reais possíveis.

O livro é narrado em primeira pessoa por Maple, uma garota super criativa que possui 2 irmãs. Dawn é a irmã mais velha e Beetle a irmã mais nova. A história gira em torno da família Riddle, logo depois que nasce a mais nova irmãzinha de Maple, Lily, que passa por problemas por ter nascido prematuramente.

Maple acredita que a Mulher Sábia da Montanha, um espírito da montanha que vive nas águas do rio, pode salvar sua irmãzinha. Dessa forma ela decide ir procurar a água milagrosa. Dawn não acredita muito nesse mito mais acaba indo junto com a irmã para não deixa-la sozinha.

A jornada em si é repleta de reviravoltas e situações de perigo em que você realmente se sente dentro da história. E o que sempre se sobressai é a fé que as irmãs tem de que a água da Mulher Sábia vai curar Lily. Às vezes você até tem vontade de puxar as duas pela orelha de volta pra casa, porque está na cara que elas vão acabar se metendo em problemas, mas então quando termina o livro percebe que tinha de ser exatamente daquele jeito. Como o próprio título diz, o que vale a pena naquilo tudo é a jornada.

Durante esta jornada, as irmãs Riddle irão enfrentar problemas e fortalecerão ainda mais a ligação de afeto que somente irmãs possuem. Elas enfrentam de tudo: bandidos, urso, castor, quedas… Mas toda vez que elas estão nos momentos mais difíceis sempre aparece uma curiosa borboleta monarca que de alguma forma da esperança a elas.

O que será que esta borboleta tem a ver com a história?? Conseguiram as meninas salvar a irmã??

Para saberem das respostas vocês terão que ler este maravilhoso livro.

Recomendo a qualquer pessoa ler este livro, de qualquer faixa etária ou sexo. Comovente do início ao fim. Una-se as irmãs e descubra que os milagres sim existem, basta que acreditemos!

Cris Sasthler 09/08/2012

Li...
Um livro bem básico. Li para "terminar" e porque é de leitura fácil.
Conta a história de 2 irmãs que se aventuram para conseguir uma água que salvaria a irmã que nasceu prematura. Enfim, uma aventura bem superficial e com uma lição de amor superficial...

Vanessa Sueroz 03/12/2012

O livro conta a história de Maple e Dawn duas irmãs de nove e onze anos respectivamente. Elas moram em Canton, nas montanhas com seu pai, uma irmã pequena e sua mãe que esta grávida.
Dawn por ser a mais velha sempre foi a mais mandona e Maple muitas vezes acabava brigando com ela por causa disso. Em um belo dia as irmãs estão desenhando suas aboboras para um concurso e tudo ia relativamente bem até que sua mãe começa a passar mal e é levada as pressas para o hospital para ter o bebê antes da hora.
O bebê estava com problemas Maple decidiu ajudar. A pequena se lembrou de uma história antiga que sua vó contava onde a mulher sábia conseguia salvar as pessoas, para isso era só a pessoa beber da água sagrada. Maple estava disposta a encontrar a água sagrada e trazer para a sua irmãzinha doente no hospital. Dawn vê a irmã fugindo a acaba indo junto.
Mulher Sábia da montanha,
Tem piedade de mim,
Concede-se este milagre,
Se com a alma pura eu vir.
Juntas elas vivem grandes aventuras, enfrentam o ria no Caldeirão do Diabo, caçadores, um urso faminto, perna quebrada e muito mais.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-jornada/

Ketelin.Natieli 01/01/2013

A Jornada - Erin E. Moulton
Conhecemos o casal Rittle e suas três filhas: Dawn (a mais velha), Maple e Beetle (a mais nova até então). A família está se preparando para a chegada de sua mais nova integrante, Lily. No entanto, algo acontece: Lily decide nascer antes do previsto. Como seu nascimento foi prematuro, seu coraçãozinho é fraco e os médicos não sabem dizer se ela irá melhorar.

Maple ouve sobre a situação de sua nova irmãzinha e foge de casa em busca da Mulher Sábia da Montanha - uma deusa transformada em fonte, que verte uma água capaz de fazer milagres – da qual sua mãe sempre lhe contava.

Dawn, como é a mais velha e responsável pelas irmãs, não permite que Maple parta sozinha, e acaba se juntando à ela nessa aventura. As duas passam por várias situações perigosas até encontrarem a fonte, mas aguentam tudo para conseguir a água que acreditam curar Lily.

O livro é narrado por Maple, uma garotinha de 9 anos muito corajosa e determinada. O legal é que você sente a ingenuidade infantil nas palavras e na forma que ela vê o mundo. Sua relação com Dawn é como de qualquer outra criança com a(o) irmã(o) mais velha(o): discutindo e se estapeando. Mas, apesar das brigas, é impossível não perceber o quanto as duas se amam.

A escrita de Erin E. Moulton é leve e encantadora, quando você se dá conta já está terminado o livro. Falando nisso, o final não poderia ser melhor. Peguei-me sorrindo e sentindo uma felicidade boba quanto terminei a última página.

A diagramação está impecável. A capa e o interior cheio de borboletas, além de lindo visualmente, faz todo o sentido com a história. Recomendo: Leia e embarque você também nessa jornada!

Encontre mais resenha minhas no blog: http://vanille-vie.blogspot.com.br/

Guilherme F. 13/01/2013

Confira mais aqui: http://osimbolista.blogspot.com.br/2012/02/resenha-jornada-de-erin-e-moulton.html
"Concentração, Observação, Análise, Planejamento e Execução - C.O.A.P.E.-é o que você deve fazer em caso de emergência.Papai nos ensinou essa sigla para nos ajudar a lembrar como nos comportamos em situações de "sinal vermelho".A situação que vivemos nesse momento certamente se enquadra na categoria."

A Jornada, de Erin E. Moulton conta a história de uma pequena menina que vai a luta para conseguir "salvar" sua irmãzinha que está prestes a nascer, junto com Dawn sua irmã mais velha elas passam por grandes aventuras, como cachoeiras, machucados e caçadores, para correr atrás de uma lenda e com isso ajudar a próxima irmã da família.

"Eu sei que minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas.Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas e também em milagres, eu acho.Mas tenho certeza de uma coisa: esperança não faz milagre, nem médicos, nem irmãs."

Flutter: The Story of Four Sisters and an Incredible Journey
Capa Americana
A história é narrada em 1ª pessoa por Maple a irmã do meio entre Dawn e a menorzinha, Maple e Dawn são as aventureiras que saem a luta.Como a história é narrada por uma menina de mais ou menos uns 9/10 anos, é evidente que vai conter traços em sua narração, apesar que não sei se foi minha impressão, mas acho que a autora poderia ter utilizado um pouco mais do infantil da personagem, mas uma das principais características de Maple, que penso ter sido por isto, é sua coragem e determinação, é aquele tipo de pessoa que estava prestes a passar por todos os desafios e obstáculos para conseguir o que queria, e Dawn achei meio cabeça dura até o meio, mas depois vai entrando no ritmo da irmã.

"-Vai dar tudo certo - digo.Fico repetindo isso pra mim mesma, para as árvores, para Dawn e para minha irmãzinha no hospital. - Vai dar tudo certo."

O livro contém 200 páginas, uma quantidade média de diálogos e capítulos não muito grandes.Achei a diagramação bem legal, fugiu do normal dos outros livros, a capa começo de capítulo de uma página cheia de borboletas(braboletas), na parte interna da capa e contra-capa tem várias borboletas laranjas, um bom presente para dar a alguém, o livro tem um visual bonitinho e uma história emocionante.
O que achei bem legal também é a pequena dose de ficção que a autora põe, uma pequena mistura de ficção e realidade inserida.Espero ler outros livros da Erin E. Moulton e ver mais sobre seu estilo de escrita.

Guilherme Franco / O SIMBOLISTA

Irinia Zachello 09/03/2013

A Jornada - Erin E. Moulton
A jornada é um livro que nos faz pensar em nosso amor fraternal, em cuidar de nossas família acima de tudo, porém uma força a mais para o fraterno, aquele companheirismo entre irmãos.

Maple e Dawn são as irmãs mais velha do quarteto. Dawn a primogênita já acha que é crescida o suficiente para entrar na brincadeira de uivar com a família e Maple uma menina sonhadora que acredita veemente na história da Mulher sábia da montanha, que chora lágrimas de alegria que tem o poder da cura, e quem bebe dessa água é curado do mal que aflige. Dia a Lenda: "A Mulher Sábia da Montanha era um espírito de luz com grande poder de cura, e ela não gostava de morar no céu e via o sofrimento dos humanos e decidiu que chegara a hora de descer na terra para ajudá-los. Mas sua queda foi tão forte que ela se fundiu com a Terra e surgiu como uma fonte de pedra. E sentiu que era essa sua verdadeira essência e verteu lágrimas de alegria."

"Descendo do céu em um halo,
Sobre amontanha eu vejo.
Vem mais perto que eu te falo
Da Senhora dos Desejos

A Senhora dos Desejos
Sabe bem como ajudar.
No meio da tempestade
Recolha a água da fonte,
Água pura lá do monte." - Página 15

Ao descobrir que sua irmã mais nova a Lyli Anne, que nasceu antes da hora, e tem poucas chances de sobreviver ela se prepara no silêncio da madrugada para começar a jornada atrás da Mulher Sábia da Montanha. Porém sua irmã a interrompe e descobre o que deseja fazer. Muito reticente diz quye não a deixará ir. Depois concorda em ir apenas para não deixar Maple sozinha. Porém ela acaba entendendo que esse é o certo a fazer para salvar a criança.

Durante a Jornada elas passam por diversas situações que as fazem proteger uma a outra, e entender a capacidade que elas tem de decidir o que é certo porque é certo e não porque quer arrumar briga co a outra, a jornada fazem elas se amarem.

A cada momento de dificuldade a Maple via sempre uma borboleta da espécie Monarca, uma borboleta que não vive só e ela achava estranho isso acontecer, ela estar ali. A Beetle, para não deixar de comentar, quase não aparece na história, é a terceira irmã. É uma bebê também, que tem por adoração as irmãs mais velhas.

E uma curiosidade é que durante a aventura para se distraírem do cansaço elas brincam de adivinhar nomes de origem de cada espécie. Muito interessante.

O que mais eu gostei no livro, é o amor que desperta de verdade uma na outra, ás vezes as pessoas como irmãs não são amigos de verdade. E nessa jornada elas aprendem muito uma sobre a outra, sobre o amor fraternal, como já comentei, sobre a esperança de salvar a irmãzinha no hospital, sobre acreditar que há uma chance de sobreviver. E em todo momento, depois de se machucarem, de se perderem ou de depararem com os animais da mata, elas nunca deixam abandonam a possibilidade de ajudar a Lily Anne, a nova irmã Rittle.

Uma leitura suave, cheia de aventuras e amor pela vida.