A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável

A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável Erin E. Moulton

Resenhas - A Jornada

Eli 14/11/2011

Essa semana tem sido sinistra para mim: conteúdo para terminar, provas para fazer, livros para ler... Se meu dia tivesse 30 horas, ainda assim faltaria tempo. Se não bastasse isso, tenho tido sérios momentos de introspecção, que tem me levado a refletir sobre as escolhas que fiz que acabaram culminando onde estou hoje. Comecei a ler "A Jornada", livro da escritora Erin E. Moulton sem muita empolgação (eu confesso... apesar da capa e do trabalho gráfico primoroso, não consegui me encantar com a sinopse, o que para mim, é indispensável para começar uma leitura). Ainda bem que a sinopse nem sempre se mostra completamente esclarecedora. A estória tem como narradora Maple, uma menina de nove anos e meio, que tem uma irmã mais velha de onze anos e meio, Dawn, e uma irmãzinha mais nova que ainda é um bebê, Beetle. As três aguardam a chegada de mais um bebê na família, e compartilham uma existência idílica e calma, juntamente com seus pais, duas figuras extraordinárias, que dividem com as filhas o gosto pela literatura, pela imaginação e pela natureza. Por um infortúnio, a mãe das meninas acaba dando a luz antes da hora, o que leva a família a acreditar que a bebê - outra menina - não viverá por muito tempo. Para tentar salvar sua irmãzinha Lily, Maple resolve ir em busca da Mulher Sábia da Montanha, que segundo uma lenda contada de geração e geração, através da água que verte de uma fonte, pode proporcionar o poder da cura.

No 5° capítulo, fui obrigada a parar a leitura... Não sei porque, mas me lembrei da estória de uma menina que estudava na primeira escola onde trabalhei. Giovanna* estudou nessa escola até terminar o 9° ano, quando tinha treze anos. Estudou a vida inteira lá. A mãe morreu logo depois que ela nasceu, e o pai quando ela ainda estava no 3° ano, se não estou enganada. Com dez anos aproximadamente, Giovanna foi diagnosticada com Lúpus sistêmico, uma doença autoimune que ataca os órgãos e os sistemas, causando graves problemas nos rins, coração e pulmão. Tomando medicações fortíssimas, que as deixava groge, Giovanna pouco faltava a escola. E quando o fazia, sempre procurava recuperar o tempo perdido. Estudiosa, aplicada, inteligente, meiga... Giovanna era a aluna que todo o professor gostaria de ter. Participativa e responsável, nunca fez uso da sua condição para conseguir qualquer vantagem de quem quer que seja... Não aceitava trabalhos em lugar de provas! Queria a mesma cobrança que os outros alunos eram submetidos. Se perguntada como ela lidava com sua doença, ela respondia: "Não estou preocupada... Verdade... Eu sei que vão achar a cura... É só uma questão de tempo".
Giovanna morava com a irmã mais velha, que já era casada e tinha um filhinho... Tinha uma boa relação com o cunhado, a quem ela se referia como "pai". A irmã, que sempre a levava a escola, era conhecida por procurar formas alternativas para tratar a doença, sem jamais largar o tratamento convencional. Curandeiros, pais-de-santo, aculpultura, meditação, simpatia... Tudo que se pode imaginar foi procurado por essa irmã. A luta diária de Giovanna também era a dela. Impossível para mim não fazer a associação.

No livro, Dawn e Maple nos são apresentadas com personalidades bem diferentes, e que brigam por quase tudo, mas se unem para buscar um milagre para a irmãzinha, após ouvirem uma estória contada pela avó para Beetle. No início, sem ter o apoio de Dawn, Maple resolve sair em sua jornada sozinha, pois achava que levaria poucas horas para conseguir a água que lhes traria o milagre do qual elas tanto precisavam. Em meio a animais selvagens, ursos e caçadores, as irmãs Ritlle sofrem, choram, caem, mas também se reanimam, secam as lágrimas e se levantam, buscando forças no amor pela irmã que ainda não conhecem para buscar a tão sonhada ajuda...
A irmã de Giovanna tinha um pouco da Maple. Enquanto todos diziam que era bobagem, que o que ela fazia era uma perda de tempo, ela não se deixava abalar: fazia tudo que estava ao seu alcance para tentar salvar sua irmã. Simpatias, orações, meditação...

Todos nós deveríamos ser um pouco parecidas com Maple e a irmã de Giovanna: alguém que acredita num milagre, e corre atrás dele. Alguém que contra tudo e contra todos, acredita que algo pode ser feito, e que não é parada e se lamuriando que vamos conseguir que as coisas aconteçam.

Infelizmente, Giovanna não resistiu. Morreu numa sexta-feira ensolarada, com a irmã e o cunhado ao seu redor. Deixou um legado muito importante para alguém tão jovem: todos nós temos jornadas em nossos caminhos, mas nunca saberemos quando estamos percorrendo "A Jornada"! Aquela que será lembrada mesmo depois de termos ido embora daqui. Giovanna mostrou muita coragem para uma menina de 14 anos, idade que tinha quando morreu. Não mostrou medo nem raiva, e teve na irmã um amor tão grande que pôde ser sentido por todos que as acompanharam nessa JORNADA! Deixou como lembrança para aqueles que a conheceram que a doença pode ser algo inevitável, mas que o sofrimento é opcional.
Jeanne 28/11/2013minha estante
Maravilhosa a sua resenha! Parabéns!

Belle 07/05/2016minha estante
Lindo comentário, obrigada! :-)

Mille Muniz 15/03/2020minha estante
Nossa eu li esse livro faz muito tempo, quando tinha 10 anos na escola, e foi um dos livros que abriu a porta do mundo da literatura. Lembro que chorei muito com a história e só de lê sua resenha me emocionei lembrando dessa linda história, e conhecendo um pouco da Giovanna

Mands 12/01/2021minha estante
Confesso que a história ficou muito chata no meio mais depois eu fiquei ainda mais curiosa sobre o que os acontecer mais anda não tirei minhas conclusões.

Lidiane 18/05/2012

Linda
Esse livro nos traz uma linda história de amor. Mas não da forma tradicional não é um romance, no sentido casal apaixonado, e sim um amor fraternal, o amor de irmãos.
Nesse livro logo nas primeiras páginas entramos na família dessas garotas, uma família linda, com três filhas (Dawn, Maple e Beetle) criadas de forma saudável, juntas, sendo amadas e amando verdadeiramente. Bem a mais uma coisa é não é uma família com três irmãs e sim quatro, mamãe esta esperando mais uma menina, Lily, uma menina muito esperada e desejada. Vou deixar um trecho que achei lindo:

"Mamãe costuma dizer que o bebês crescem mais saudáveis quando sabem que existem coisas boas esperando por eles aqui fora; por isso precisamos nos emprenhar e falar muito com eles sobre isso. Coloco a mão e posso sentir o bebê por baixo da pele da barriga." (Maple)

Quem nos narra a história é Maple, a filha do meio, uma garota sonhadora, cheia de fé e coragem. Junto com Dawn elas viveram uma jornada em busca de um milagre. Um milagre (posso dizer isso porque é uma informação dada logo na orelha do livro)para salvar a irmãzinha mais nova, que nasceu prematura e com o coração fraquinho.
Essa meninas ariscaram suas próprias vidas para salvar sua pequena irmã, uma grande prova de amor e união. Um livro lindo, tocante, comovente, com um toque de magia. Recomendado para qualquer idade. ^^

Quanto a encadernação está linda, o livro foi feito com muito capricho, os capítulos são lindo todos decorados, a primeira vez que vi a capa ela não me impressionou muito, agora que li vejo que essa borboleta faz sentido, você entenderá quando ler.

Lindo *-*
maira 11/01/2013minha estante
Quando comecei a ler seu comentário pensei que era só um daqueles livros românticos chatos de casaizinhos felizes, mas bem no meio eu entende que é mais que isso, fiquei muito curiosa para ler este livro e é isso que farei, lerei ele!

Indaiafederissi 13/07/2014

A história de quatro irmãs e uma aventura inacreditável
O que achei?
Apenas uma história que quando terminar vai desejar voltar ao início e começar a leitura de novo.
Bom, posso falar que é uma grande história de amor, esperança, milagres e principalmente composta de aventuras...Que são enfrentadas pelo amor de duas irmãs dispostas a salvar a nova pretendente da família Lily, a irmã caçula que nasce prematura e com o coração não batendo normalmente.
Maple e Dawn vão a procura de um milagre e estão dispostas a fazer de tudo para salvar a irmãzinha, e se dão conta que o milagre que esperam está bem na pequena palavra AMOR !!.
Duda 27/08/2014minha estante
Gostei muito vou ler esse livro pois deve ser muito desejado...

RUDY 11/02/2012

RESUMO SINÓPTICO:
CITAÇÃO: “Não me recordo de estar tão assustada antes quanto me sinto agora, sacolejando pra cima e pra baixo nas ondulações do rio. Aliás, nem consigo me lembrar de ondas neste rio. Pelo menos não eram tão fortes quando papai conduzia a canoa. De toda maneira, aqui estamos nós saltando para cima e caindo em seguida. Eu me sentei ao contrário na canoa, de frente para Dawn, e estou grata por isso porque assim não vejo a água borrifando rio abaixo.” (pág. 66)

RESUMO SINÓPTICO: Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple, a segunda filha da família Ritte, que tem o outono como estação favorita e adora a festa do Halloween. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily Anne nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maple sabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela, Dawn (irmã mais velha)e Xereta (o cachorro da família) armados com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres.
Agora é não apenas a sobrevivência de Lily Anne que eles tem que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple, Dawn e Xereta encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas.

Para ler a resenha completa e avaliação, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/02/resenha-9-jornada-erin-e-moulton.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/02/jornada-erin-e-moulton.html
Michelle 25/02/2023minha estante
vou procurar o libro

Vanessa Vieira 10/03/2012

A Jornada_Erin E. Moulton
No livro A Jornada, de Erin E. Moulton, conhecemos a trajetória de Maple Rittle. Ela vem de uma família de três irmãs, sendo Dawn a mais velha e Beetle a caçula. Sua mãe está grávida e em breve as meninas conhecerão Lily, a caçulinha da família.

"A história começa lá em casa. Na montanha. Cinco quilômetros morro acima em uma rua poeirenta e esburacada, passando pelo pomar de Sr. Benny, logo depois da banca de legumes da Nanny Ann. Estamos no outono, minha estação favorita. E em poucos dias será meu feriado favorito: Halloween. É isso aí, aqui em Canton Creek Turnpike, é tempo de pegar doces e esculpir abóboras."

O que ninguém esperava era que Lily fosse nascer antes da hora. Devido ao seu nascimento prematuro, sua saúde está comprometida, tendo um problema no coração. Maple e sua família ficam extremamente tristes quando recebem a notícia. Só que ela não se dá por vencida e resolve correr atrás de um milagre para salvar a sua irmã.

Reza-se uma lenda acerca da Mulher Sábia, uma senhora que vive nas montanhas, cercada por águas milagrosas, que trazem a cura para diversas enfermidades. Maple decide ir atrás da Mulher Sábia junto com Dawn e Xereta, o cachorro da família, em busca de um milagre. Elas enfrentam uma jornada de muitas aventuras e perigos, contando apenas com um mapa, uma bússola e poucos alimentos. Mas elas não se importam com os percalços: o foco é salvar Lily.

A Jornada nos remete a um cenário mágico, repleto de muita esperança e amor, além de altas aventuras. Me lembrou muito alguns filmes que acompanhei na Sessão da Tarde, repleto dessas mesmas características. A história das irmãs Rittle é extremamente fofa e carismática! Impossível não se apaixonar!

O amor familiar é a peça chave da história, nos mostrando duas irmãs, ainda crianças e ávidas para salvar a caçula da família. Elas não se importam nem mesmo consigo próprias, e com os perigos que podem enfrentar; a vida de Lily está em risco e isso é o mais importante. E elas enfrentam várias adversidades, lutando também pela própria sobrevivência.

Eu me senti fortemente tocada pelo enredo de Erin E. Moulton. Fui criada em uma família maravilhosa e cercada por muito amor, mas que infelizmente não foi tão unida. E presenciar a forte união e amizade entre os membros dos Rittle me emocionaram muito. A escrita também retratou a caça ilegal de animais silvestres, que infelizmente acontece em grande escala nos dias atuais. Cenas de muita crueldade e sofrimento, que mexeram muito comigo.

A diagramação do livro está impecável, assim como a capa. Vale ressaltar também que a borboleta presente na capa tem uma importância fundamental na história, se tornando símbolo de fé, garra e determinação. Um livro ótimo e tocante! Recomendo, com certeza!

Silvia 30/03/2012minha estante
Ja tenho este livro, confesso que so de olhar a capa ja fiquei com vontade de lê-lo :-D

Ralf 26/09/2011

Não esperava muita coisa deste livro, achava que iria ser só uma leitura agradável. E foi isso e mais. O amor que Maple tem por sua irmã Lily é tão forte, que faz ela e sua irmã mais velha Dawn enfrentar uma Jornada em busca da mulher sábia. A mulher sábia é uma senhora que mora em um lugar com uma piscina milagrosa.

O amor de Maple pela sua irmã Lily recém-nascida é tão bonito! Ela nem viu a irmã, mas mesmo assim a ama. Gostei muito desta personagem. As atitudes dela foram imprudentes, mas ao mesmo tempo certas.

Dawn é aquela irmã metida que pensa que manda em tudo, do meu ponto de vista. Mas no decorrer do livro, ela "melhora", isso foi ótimo pois queria um maior desenvolvimento da parte dela.

Tem um quote lindo que eu peguei da última página, mas não vou colocar pois parece spoiller para uns. A capa nem preciso comentar, é MUITO linda. Adorei que a Novo Conceito manteve a original. Além disso a borboleta tem um significado especial, uma coisa que gostei muito.

Só faltou eu chorar lendo o livro de tão bonito que é. Recomendo bastante, e esperam um sorteio ou gincana deste kit.
Silvia 06/07/2012minha estante
Espero ficar impressionada com este livro assim como vc, eu o comprei porque achei ele lindo, mas ainda não li.

FotoseLivros 14/10/2011

Encantadoramente emocionante

'A Jornada' é a história de quatro irmãs... contada pelo ponto de vista de uma delas, Maple, a segunda das filhas Rittle... uma família que mora no 'Alto do Morro' junto a floresta e o rio... e que conhece muito sobre as lendas e a natureza...
Elas sao 3 irmãs: Dawn, Maple e Beetle… a mãe está grávida e tem um parto prematuro de Lily, que é tão pequena que corre risco de vida… então Maple decidi partir em um Jornada em busca de um milagre… em busca da Mulher sábia (uma lenda regional), mas Dawn descobre e resolve ir junto… detalhe… elas são duas ccrianças de 11 e meio e 9 e meio… estão acostumada com o rio e floresta,mas sempre acommpanhadas do pai e quando saem nessa Jornada milagrosa… vão com instinto, pouco conhecimento, e muito amor no coraçao… e sofrem muito por todo o caminho… a Jornada é uma aventura eletrizante… tem sempre uma borboleta monarca pelo caminho que ajuda Maple a seguir com força até o local onde encontrar o 'milagre'…

Uma história de amor entre irmãs… me emocionei por sentir empatia pelas meninas em busca do melhor para as irmãs, tentando salvar uma a outra… mesmo com brigas acaloradas entre Dawn e Maple elas sao unidas pelo sentimento mais lindo: amor fraternal… a necessidade de cuidar da irmã e da família.

Um história de natureza... como as meninas conhecem os pássaros (espécies)... se orientam com bússola... adoram conviver e viver na Natureza... incrível como Maple descreve o pôr do sol... eu amo por do sol...

Não dá para contar muito mais sobre o livro, senão conto tudo... e vocês sabem que não gosto de spoilers... vou dizer apenas que ADOREI!!!!

Mais uma edição cuidadosa da Novo Conceito... adoro os detalhes... vejam abaixo os finais e inícios de capítulos e o marcador de livro que tem dentro do kit... em formato de borboleta (Borboleta Monarca)... que é muito mostrada no livro...

Até 25/10 tem promo no blog http://fotoselivros.blogspot.com/2011/10/minhas-impressoes-jornada-erin-e.html

neli 12/12/2011

A jornada foi, para mim, uma leitura surpreendente.
Primeiro eu amei as folhas decoradas com borboletas, ficaram lindas.
Segundo achei lindo a forma como, por amor a irmãzinha, as duas meninas partem para a busca de uma agua milagrosa em plena floresta.
$Elas passam por grandes sustos, fogem de animais e bandidos, enfrentam corredeiras.
A lição de amor e esperança que a autora consegue passar no final, é muito linda. amei.
Recomendo.

Renato Klisman 29/09/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A Aventura Vai Começar...

A vida de Maple acabou de ser bombardeada por uma notícia terrível. Sua irmã mais nova e recém-nascida está em perigo.
Ela sabe que deve fazer algo para impedir que a irmã, que mal chegou ao mundo, morra sem ter a chance de aproveitar as coisas boas da vida.
Por isso Maple monta um plano e resolve sair em busca da Mulher Sábia, a única que possui a solução perfeita para salvar Lily da morte.
Há porém um problema, o local onde as lendas dizem estar a Mulher Sábia é longe, muito longe. Mas Maple sabe que o tempo é curto e, com a ajuda de sua irmã Dawn, juntas irão desbravar a floresta, enfrentar um rio caudaloso e até mesmo alguns bandidos, em busca da tão preciosa água que pode impedir a morte de Lily. A água milagrosa que apenas a Mulher Sábia possui.

A HISTÓRIA: A Jornada é um livro único. Que encanta por sua narrativa calma, inteligente, detalhista e fascinante. Os personagens são os mais reais possíveis.
A narrativa parece, no início, ser bem infantil, quase tosca, mas com o decorrer tudo se desenvolve ao máximo, os personagens começam a descobrir seus sentimentos interiores e a força que as adversidades conseguem despertar em um ser humano.
O desfecho do livro é incrível, a autora consegue fazer o leitor torcer pelos personagens até o último segundo.
O que posso dizer sobre A Jornada? Eu ri, chorei, torci como um fã de futebol se descabelando em um estádio, quis matar alguns personagens, abraçar outros. Ufa! Foi tudo maravilhosamente fantástico!

A CAPA: #VouConfessarQue na internet ela era um pouco esquisita, porém a Novo Conceito tem o “Dom” de fazer capas esquisitas da internet ficar MEGAVILHOSAS impressas. O que falar então sobre a diagramação do livro? As centenas de borboletas que nos acompanham durante a leitura?
A Novo Conceito inova e renova a cada novo livro lançado. Só posso dizer que eles estão de parabéns!

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Fabuloso.

@ARaphaDoEqualize 28/10/2011

[Resenha] A Jornada
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO

Dawn, Maple e Beetle estão ansiosas pela chegada da sua mais nova irmãzinha. Junto com a mãe, o pai e o cachorro Xereta esperam ansiosas o dia em que poderão finalmente leva – la para brincar, rir com elas, aprontar e contar todos os segredos umas para as outras. Mas algo acontece... sua irmã tão adorada nasce prematura. E escondidas, elas ouvem que a mesma corre risco de vida. E então começa a jornada de Maple para ir atrás da Senhora dos Desejos. Por que ela sim, a Senhora dos Desejos que tudo atende quando se tem a alma pura a muito amor, poderia ajuda – las nesse momento tão crítico. Só que... Maple não esperava que a irmã mais velha Dawn fosse se intrometer no seu caminho e tentar impedi – la (bem coisa de irmão mais velho mesmo). E depois de muita briga, um livro onde se diz a localização da Senhora dos Desejos, uma mapa e os chapéus para a cabeça funcionar, as duas irmãs partem pelo rio em busca da salvação para a sua irmã recém – nascida.

A Jornada é um livro que tem uma leitura fácil e que em algumas horas você conclui. A história dessas irmãs é realmente muito cativante, todos os problemas que elas passam dentro da floresta, todas as encrencas e confusões, uma querendo mostrar quem manda mais, que é a mais inteligente, quem teve a ideia do que... Mas é um livro cheio das inocências de duas crianças que apenas querem que a irmã viva. E independente de qualquer coisa, elas vão fazer de tudo para salvá – las, inclusive arriscar a própria vida, acreditando em um conto que é contado para ambas desde sempre. E que é repetido. E que até mesmo os adultos acreditam. E como não acreditar duas crianças, cheias de sonhos e devaneios, com os corações entupidos de amor para lançar em qualquer direção?

No entanto, não é um livro excitante. Ele é morno. Não vai ter nada de surpreendente. É apenas uma história bonita, contada de forma singela e que mostra o amor de diferentes maneiras. Não estou falando de forma alguma que o livro não seja bom, ele é. Mas não espere algo muito elaborado ou irá se decepcionar. É o tipo de livro que você lê quando está bem tranquilo, precisando mudar um pouco o rumo literário, mas que não vai fazer você exclamar algo do tipo: ‘Caramba, que livro maravilhoso!’ É algo do tipo que eu li, mas que não irá ficar marcado como outros. Uma coisa que eu gostei bastante foi que a borboleta da capa tem todo um sentido depois que você ler o livro. E ele tem umas características próprias, algo que a própria estória necessitava para se tornar única. E o amor dessas quatro irmãs com certeza são exatamente isso. Único.

Mais uma vez a Novo Conceito fez um excelente trabalho de diagramação. Não vi nenhum erro de digitação ou formatação e no inicio de todos os capítulos eu tinha várias borboletas entupindo e enfeitando as páginas. E na contra capa também tinha várias delas laranjadas! Eu queria que o livro todos fosse assim! O kit é realmente lindo, com um marcador em forma de borboleta, uma caixa brilhante e um desenho realmente lindo dentro da caixinha. Maravilhoso.

Danni 30/09/2012

Dawn, de 11 anos, Maple, de 9 anos e Beetle, de 2 anos acabam de ganhar uma irmãzinha, a Lily. Infelizmente ela nasceu prematura e muito fraquinha. Todos estão preocupados com ela e no meio daquela situação Maple toma uma atitude: sair de casa e encontrar a Mulher Sábia para conseguir a água milagrosa para curar o bebê.
Com a ajuda da Dawn, as duas seguem a jornada em busca do milagre passando por várias aventuras e situações de risco!

Quando comecei a ler A Jornada pensei que se seria como A Dança das Florestas, me enganei completamente.
Não gostei do livro, talvez gostaria se tivesse datas. Pois lendo no século XXI, é meio difícil acreditar que meninas fogem pra floresta a procura de milagre.
Não entrei na estória, não gostei do livro!
O final não é nada demais.
Acho que não me emociono com amor fraternal ¬¬

Jandira.Antunes 28/04/2024

A jornada
"A Jornada das Quatro Irmãs" Com uma escrita envolvente , é uma leitura cativante que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Eu amei o livro com a aventura que me fez lembrar da minha infância e da minha irmãs ler o livro realmente foi maravilhoso que nostalgia, o livro oferece um pouquinho de cada, sorrir muito, e chorei , só não concordei na parte que a Maple acredita em magia, por isso não ensino nada sobre, para minhas filhas, porque não existe, só acredito em Deus
Óbvio opinião minha que não desqualifica o livro.

Pra fechar com chave de ouro só um pouquinho do livro.

Pela forca da natureza, A cura entao acontece.
Poderes maiores se juntam, Quando o amor nos fortalece.
Amar e amar, o mais puro amor Cura as feridas do homem.
Amar e amar, o mais puro amor Garante o milagre aos que creem.

O dia esta agradavel, mesmo a esta hora, com o sol se pondo.
Eu me sento no degrau de cima. Beetle sobe no meu colo e senta-se bem em cima do meu braco
machucado.
Dawn se senta encostada em mim, e ficamos olhando o gramado e absorvendo os ultimos
raios de sol. Eu acho que a Dawn esta pensando na Lily. Eu sei que estou.
Estou olhando as folhas voando umas sobre as outras em volta do jardim quando, do nada,
surgem quatro monarcas voando sobre o gramado.
Elas ja deviam ter partido, por isso sei que algo esta fora do comum. Quase acredito que umas
poucas voltaram para buscar aquela que ficou para tras. E que, agora, juntas, elas vao rumar para o
sul atraves do jardim, sobre o rio e no interior da floresta e, entao, eu me sinto feliz pela
sobrevivencia de todas e de cada uma delas.
Juntas, sao um verdadeiro milagre.

FIM.

Elaise G. Lima 07/10/2011

Resenha do livro A Jornada
Que história mais fofa! Uma delícia de ler...
Mas confesso que ao ler as primeiras páginas imaginei que não fosse apreciar a leitura. Achei que seria uma história infantil meio insossa já que a protagonista é apenas uma garotinha de nove anos. Ledo engano... As irmãs Rittle ensinam uma lição que todo adulto precisa aprender... E só lendo o livro para compreender.
Maple T. Rittle mora com seus pais e suas duas irmãs (a mais velha, Dawn e a mais nova, Beetle) em uma casa no alto da montanha. Sua mãe está grávida de sua terceira irmã, Lily. Lily acaba nascendo com problemas no coração, e corre o risco de perder sua vida.
Como toda criança, Maple tem uma imaginação pra lá de fértil e resolve por em prática sua jornada em busca da Mulher Sábia (conta-se a lenda que há uma Mulher Sábia na floresta que possui uma água milagrosa capaz de curar alguém da morte).
Claro que ela e sua irmã Dawn acabam se metendo numa grande encrenca e correm sérios perigos quando decidem pegar uma canoa e irem em busca dessa Mulher Sábia na floresta.
O incrível de toda essa história, é que em meio à narrativa das aventuras pelas quais as irmãs passam, o que predomina são os gestos de amor. A história gira em torno da família e os laços de amor e união que existem onde há pessoas que se amam e possuem a coragem de fazer qualquer coisa para se manterem juntas e felizes. A felicidade daqueles que nós amamos passa a ser o que mais importa, e não importam os riscos pelos quais teremos que passar, precisamos estar dispostos para manter o amor e a união no lar.
Se existe uma água milagrosa, não sabemos. Mas o que poderemos saber com toda a certeza é que o amor é capaz de fazer milagres. Nem sempre as coisas acontecem do modo como esperamos ou desejamos, mas as consequências de um gesto de amor sempre fluem para o bem daqueles que estão ao nosso redor.

Dani 15/11/2011

Embora o livro gire em torno de quatro irmãs, são duas as de maior destaque: Maple, a protagonista, de 9 anos, e Dawn, sua irmã mais velha, com 11 anos. Isso já foi uma grande surpresa em si, porque eu imaginava que a história seria algo à la "A Irmandade das Calças Viajantes", e fiquei muito feliz por não ser. Na verdade, diria até que "A Jornada" se parece um "Jogos Vorazes" para crianças.

Não, não tem crianças se matando (para a infelicidade de alguns). As semelhanças que eu notei vieram principalmente da narrativa de Maple, em primeira pessoa no presente, somando-se aos acontecimentos do enredo, uma vez que ela e Dawn passam por diversos perigos, se machucam, não sabem se vão conseguir continuar. Basicamente uma versão mais "light" de Katniss na arena, só porque "A Jornada" não é brutal como "Jogos Vorazes", embora Maple e Dawn várias vezes tenham suas vidas em risco.

Essa foi uma das coisas que eu gostei bastante no livro: a realidade dos acontecimentos. A gente vê tantas histórias por aí em que o herói salva o mundo e sai só com alguns arranhões, que parece que os protagonistas sempre estão envoltos em uma bolha de proteção criada pelo autor e nunca podem se machucar a sério. Ainda tem a relação entre irmãs: na maioria das histórias tudo é lindo e perfeito porque a família é tão unida e perfeita e todos se amam. Maple e Dawn brigam, sim, como qualquer irmão. Sabe aquela discussão que logo evolui para duas crianças se engalfinhando e trocando tapas? Eu, como filha do meio, só conseguia lembrar das milhares de brigas desse tipo que tive com o meu irmão quando éramos mais novos.

Acho que só posso ressaltar um ponto negativo quando a este livro: embora Maple seja a narradora, ela só tem 9 anos, e a narração fica parecendo "inteligente" demais para ela. A narrativa de "A Jornada" está, sim, muito boa, só não condiz com a idade da personagem. É claro que, se o livro fosse escrito como uma criança de nove anos pensa de fato, seria uma porcaria. Mas é por isso que eu preferiria uma narrativa em terceira pessoa neste caso, para a "inteligência" ficar a cargo de um narrador onisciente.

Porém, o foco da história não é nada disso que eu falei acima. O ponto chave é a relação entre as irmãs, o acreditar em magia, a esperança e o amor. Falando assim soa realmente como algo bem piegas, mas "A Jornada" foi um livro que me tocou de uma maneira especial; o final foi e, de certa forma, não foi o que eu esperava.

Resenha completa em: http://danificavel.blogspot.com/2011/10/jornada-de-erin-e-moulton.html

Rotina Agridoce 03/07/2012

bom
O livro é narrado pela pequena Maple de sete anos. Maple tem uma vida ótima, mora com seus pais e com suas duas irmãs numa casa nas montanhas e tudo está prestes a ficar muito melhor já que sua mãe está esperando um bebê e as três irmãs Rittle estão prestes a se tornar quatro. Só que a pequena Lily nasce prematura e com problemas no coração.

Então, Maple decide procurar um milagre para sua irmãzinha. Ela se lembra de uma história que a sua mãe contava para ela sobre a Mulher Sábia da Montanha, que fazia milagres e curava as pessoas, mas que foi esquecida com o tempo e quase ninguém a procura hoje em dia. Maple e sua irmã mais velha Dawn decidem ir para a floresta para encontrar a Mulher Sábia da Montanha, só que as coisas não são tão simples quanto elas acharam. As irmãs precisam passar por vários desafios para salvarem a vida da pequena Lily.

leio o restante em meu blog