A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável

A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável Erin E. Moulton

Resenhas - A Jornada

Vivi 11/10/2011

Dawn, Maple e Beetle são as irmãs Rittle. Dawn é a intelectual e a mais centrada das irmãs, Maple é a entusiasmada, sonhadora e imaginativa e Beetle ainda nem sabe falar direito.

Em uma noite, as irmãs estão em casa preparando suas abóboras de Halloween quando sua mãe passa mal, Maple sabe que algo está errado, e tem quase certeza que ainda não está na hora do bebê nascer, mas sua mãe lhe garante que está tudo bem e logo depois é levada ao hospital.

Pela manhã vem a certeza de que algo não está certo, pois sua avó está em casa para ficar com elas, então Maple e Dawn escutam um telefonema pela extensão e ficam sabendo que sua irmãzinha Lily nasceu muito fraquinha e seu coraçãozinho pode não suportar por muito tempo.

Maple decide então sair em busca de um milagre para sua irmãzinha, existe uma antiga estória local que fala sobre a Senhora dos Desejos também conhecida como a Mulher Sábia da Montanha, um espírito de luz que deixou sua morada no céu para descer à terra e ajudar os humanos com suas dores e sofrimentos, nessa estória dizia-se que nativos e viajantes que a visitavam voltavam curados de qualquer enfermidade, e havia também a água milagrosa, fruto das lágrimas da mulher sábia, apenas uma gota podia sarar as doenças.

Então Maple, Xereta (o cãozinho da família) e Dawn partem rio abaixo em uma aventura emocionante e desesperada pela cura de Lily, elas precisam trazer a água milagrosa para Lily, pois acreditam que essa é a única chance de sua irmã, afinal, as irmãs mais velhas devem proteger as mais novas.

Durante a jornada das duas, além de perigos, Maple e Dawn finalmente irão entender o significado da palavra amor e também seu poder...

Ahhh e não... eu não vou contar a relação das borboletas com a estória do livro!! (#soumá)

"A gente fica escutando por um tempo, e então meu pai enche os pulmões e, quando solta o ar, sai um uivo diretamente de sua garganta para o céu estrelado. Está tão frio que sua respiração sai em longas ondas de som. No começo, acho a maior maluquice, depois começo a uivar também." Pág 17

Bjokas!!!

Danni 30/09/2012

Dawn, de 11 anos, Maple, de 9 anos e Beetle, de 2 anos acabam de ganhar uma irmãzinha, a Lily. Infelizmente ela nasceu prematura e muito fraquinha. Todos estão preocupados com ela e no meio daquela situação Maple toma uma atitude: sair de casa e encontrar a Mulher Sábia para conseguir a água milagrosa para curar o bebê.
Com a ajuda da Dawn, as duas seguem a jornada em busca do milagre passando por várias aventuras e situações de risco!

Quando comecei a ler A Jornada pensei que se seria como A Dança das Florestas, me enganei completamente.
Não gostei do livro, talvez gostaria se tivesse datas. Pois lendo no século XXI, é meio difícil acreditar que meninas fogem pra floresta a procura de milagre.
Não entrei na estória, não gostei do livro!
O final não é nada demais.
Acho que não me emociono com amor fraternal ¬¬

Sandra de Oliveira 02/02/2012

Gosto muito de livros narrados a partir do ponto de vista de uma criança. Se você embarcar na linguagem, na maneira infantil de relatar algo, a leitura se torna extremamente gostosa.

A Jornada tem esse ponto positivo a seu favor, juntamente com uma ótima história que aborda diversos temas e como eles são encarados por crianças entre 9 e 11 anos, caso das principais personagens do livro.

Maple e Dawn são as irmãs que partem para uma literal jornada em busca de um milagre que favoreça a caçula que acabou de nascer com um problema de saúde e nos mostra o que é a inocência no sentido mais amplo da palavra. E o que é o amor também.

Enfrentando aventuras, medos, preocupações e desafios, tudo muito bem amparado por uma coragem tremenda por parte das duas, enxergamos um pouco da visão e percepção que o mundo infantil tem das coisas ao seu redor.

Amor, inocência, descobertas, decepções e milagres. São esses os principais elementos que formam essa história numa leitura ótima, cheia de ternura, encanto e brilho. Coisas que as crianças fazem tão bem com seus olhinhos tão cheios de esperança e sua imaginação que alcança lugares que nem podemos imaginar!

Kel Costa 11/11/2011

Aventura contagiante, mas crianças, não façam isso em casa! rs
A Jornada possui uma história fofa e bonita. Passa uma mensagem importante de fé e crença e principalmente, de união. Na história, o leitor conhece Dawn e Maple, duas irmãs que brigam por qualquer motivo e são ambas teimosas. Porém, por um bem maior – no caso a sobrevivência de sua irmã recém-nascida – elas se unem e tentam deixar as diferenças de lado.

Dawn é a mais velha das irmãs e quando encontra Maple querendo fugir de casa para ir atrás de uma lenda, ela na hora sabe que precisa ir junto. Adorei Dawn, mesmo com todas as briguinhas entre elas, a menina me passou confiança e espírito de liderança. Sei que a protagonista do livro é mais a Maple do que a Dawn, mas para mim, Dawn é a melhor. Não por ser a mais velha. Mas por ela ter sido a peça fundamental do jogo. Sem ela, Maple não teria chegado tão longe.

Já Maple, não conseguiu ganhar minha simpatia. Sei que foi ela quem teve a ideia toda, mas é uma criança que não pensa nas conseqüências. Ela é teimosa, tem mania de se achar adulta e por causa dela, as vidas de Dawn e Xereta correram sérios riscos de vida. Qual é, as meninas tem 9 e 11 anos (não estou certa se a Maple tem 9 ou menos)! Se eu fosse mãe das meninas, elas ficariam de castigo até os 18 anos. Apesar de ser uma história de aventura, tive problemas em aceitar o fato de duas crianças estarem andando na floresta em meio a todos os perigos possíveis.

Achei muito bonita a história das borboletas monarcas e a ligação que a autora fez entre elas e as irmãs Rittle. Em vários momentos eu tentei enxergar as meninas como mais crescidas para poder aproveitar as cenas de ação, que levam enorme tensão ao leitor, eu garanto! Preciso também falar do Xereta. O cachorro da família que acompanha as duas irmãs nessa viagem e rouba as cenas de vez em quando. Ele é adorável e eu, como amante convicta dos cachorros, senti calafrios pelas passagens que colocaram o bem-estar de Xereta em risco rs. O nome já diz tudo, ele é um completo Xereta!

A Jornada tem uma capa linda, isso é indiscutível. A borboleta monarca é uma peça-chave na história. Sobre a diagramação, acho que talvez seja um dos livros mais lindos que já vi a Novo Conceito publicar. As páginas em que se iniciam os capítulos são perfeitas, encantadoras e dá vontade de ler devagar só para não virar a página. Folhas amareladas, letras em tamanho médio e uma narrativa em primeira pessoa. A história como um todo, poderia ter levado uma classificação melhor, mas por ser narrada por uma criança, foi difícil não achar algumas situações infantis demais ou completamente surreais. Porém, não deixarei de recomendar, pois é uma leitura divertida!

[Leia a resenha na íntegra]

Elaise G. Lima 07/10/2011

Resenha do livro A Jornada
Que história mais fofa! Uma delícia de ler...
Mas confesso que ao ler as primeiras páginas imaginei que não fosse apreciar a leitura. Achei que seria uma história infantil meio insossa já que a protagonista é apenas uma garotinha de nove anos. Ledo engano... As irmãs Rittle ensinam uma lição que todo adulto precisa aprender... E só lendo o livro para compreender.
Maple T. Rittle mora com seus pais e suas duas irmãs (a mais velha, Dawn e a mais nova, Beetle) em uma casa no alto da montanha. Sua mãe está grávida de sua terceira irmã, Lily. Lily acaba nascendo com problemas no coração, e corre o risco de perder sua vida.
Como toda criança, Maple tem uma imaginação pra lá de fértil e resolve por em prática sua jornada em busca da Mulher Sábia (conta-se a lenda que há uma Mulher Sábia na floresta que possui uma água milagrosa capaz de curar alguém da morte).
Claro que ela e sua irmã Dawn acabam se metendo numa grande encrenca e correm sérios perigos quando decidem pegar uma canoa e irem em busca dessa Mulher Sábia na floresta.
O incrível de toda essa história, é que em meio à narrativa das aventuras pelas quais as irmãs passam, o que predomina são os gestos de amor. A história gira em torno da família e os laços de amor e união que existem onde há pessoas que se amam e possuem a coragem de fazer qualquer coisa para se manterem juntas e felizes. A felicidade daqueles que nós amamos passa a ser o que mais importa, e não importam os riscos pelos quais teremos que passar, precisamos estar dispostos para manter o amor e a união no lar.
Se existe uma água milagrosa, não sabemos. Mas o que poderemos saber com toda a certeza é que o amor é capaz de fazer milagres. Nem sempre as coisas acontecem do modo como esperamos ou desejamos, mas as consequências de um gesto de amor sempre fluem para o bem daqueles que estão ao nosso redor.

Bruna.Mateus 05/10/2011

Encantador
Até onde pode ir o amor entre irmãs?? Neste livro você conhecerá uma história no qual Maple e Dawn farão uma jornada para ajudar sua irmã recém-nascida!

Primeiro livro eu acho, que leio sem ler resenhas e sinopse, e não me arrependo de ter feito isso, pois desta forma não criei altas expectativas. Mas calma lá, o livro é bom, e com uma mensagem espetacular.

Era época de Halloween nas montanhas de Canton Creek Turnpike e lá a tradição é além de pedir doces e travessuras, cada um fazer sua própria abóbora. Enquanto Maple e Dawn já estão preparando as suas, Beetle e seu pai estão brincando, e a mãe preparando mais algumas coisas na cozinha. Enquanto Maple observa uma borboleta monarca na sua janela, e acha isso estranho, ela Dawn e seu pai resolvem ir até a frente da casa para observar o céu e o tempo. Quando de repente sua mãe grita.

Maple não consegue entender o que esta acontecendo, só sabe que algo não esta normal com sua irmã caçula que esta para nascer. No dia seguinte as meninas recebem a visita de sua avó, e acabam por saber que o bebe nasceu antes do tempo.

Porém para Maple, algo não esta certo nisso ainda, e ela sente que deve ajudar sua irmã, quando tem a brilhante ideia de ir até a Mulher sábia, na floresta. Apesar de muitas vezes ter acampado com os pais na floresta, nunca ira sozinha, e nesta noite resolveu ir. Dawn chega a tempo de intercepta-la de cometer esta loucura, mas por um momento escutam a vó descer as escadas e se escondem, quando escutam a avó contar uma história diferente para Beetle se acalmar sobre a Mulher Sábia.

Dawn acaba sendo convencida por Maple, e as duas fogem correndo para o barco rumo a floresta. Imaginem aqui a situação de duas garotinhas na faixa de 11 a 13 anos numa floresta robusta e muito muito fechada. Você pode imaginar as aventuras na qual irão passar?!

A jornada nos levou a densas florestas, onde não havia um caminho a seguir, mas que depois se transformavam em campos abertos com nenhuma outra pegada além das nossas.
p. 95

A jornada é um livro diferente do que estou acostumada a ler. Sem clima romântico, sem algo sobrenatural, simples como uma história na nossa vida. Mas o que deixa de ser simples é a mensagem em que o livro nos transmite, como a união entre irmãs é forte, e que nada pode dete-las. Um livro indicado a todos! Poucos foram os erros de digitação e concordância encontrados neste livro. Outro ponto que deixou o livro chamativo foram os desenhos nas folhas de cada novo capitulo.

Enfim, leiam!

p.s.: Eu tinha feito outra resenha, só que por algum motivo que fui editar um detalhe, a minha internet “comeu” o post…. então não estranhem por ler outro texto,

Rotina Agridoce 03/07/2012

bom
O livro é narrado pela pequena Maple de sete anos. Maple tem uma vida ótima, mora com seus pais e com suas duas irmãs numa casa nas montanhas e tudo está prestes a ficar muito melhor já que sua mãe está esperando um bebê e as três irmãs Rittle estão prestes a se tornar quatro. Só que a pequena Lily nasce prematura e com problemas no coração.

Então, Maple decide procurar um milagre para sua irmãzinha. Ela se lembra de uma história que a sua mãe contava para ela sobre a Mulher Sábia da Montanha, que fazia milagres e curava as pessoas, mas que foi esquecida com o tempo e quase ninguém a procura hoje em dia. Maple e sua irmã mais velha Dawn decidem ir para a floresta para encontrar a Mulher Sábia da Montanha, só que as coisas não são tão simples quanto elas acharam. As irmãs precisam passar por vários desafios para salvarem a vida da pequena Lily.

leio o restante em meu blog

Irene Moreira 27/12/2011

"Tempo de pegar doces e esculpir abóboras."
Chegou a hora de colocar para vocês mais uma resenha de uma história que acontece exatamente na época da comemoração do dia do Halloweeen. "Tempo de pegar doces e esculpir abóboras."

á fiquei encantada só em ver a beleza do livro A Jornada desde a capa, suas cores, a encadernação e as ilustrações que adornam suas páginas. É um toque que chama para a leitura e nos enche de prazer quando somada a uma bela história. É essa magia que os livros da Editora Novo Conceito nos trazem e que não podemos deixar de mencionar todas as vezes que postamos as resenhas de seus livros.

A Jornada é uma história sobre quatro irmãs que vivem uma viagem inacreditável e lendo a sinopse sentimos o quanto é envolvente, cheia de sentimentos e muita aventura.

Maple é quem narra, Dawn (a irmã mais velha), Beetle (a irmã menor), o vira-lata Xereta, o papai, a mamãe que dá a luz a Lily Anne (a quarta irmãzinha) e a vovó.

A Lily nasceu antes do tempo e devido a sérios problemas corre risco de vida. A avó vem tomar conta das três enquanto os pais ficam no Hospital acompanhando o estado de saúde da irmãzinha. Essa notícia entristece e preocupa a todos.

Maple começa a lembrar-se da história da Senhora dos Desejos, a Mulher Sábia da Montanha que sua mãe costumava contar.
“- Era uma vez, há muito, muito tempo, quando o mundo abrigava tanto humanos quanto espíritos. Havia os espíritos da terra, os espíritos do ar, os espíritos da água e os espíritos do fogo. E acima de todos eles havia os espíritos de luz. Você ainda pode vê-los hoje em dia, meu amor. Algumas vezes, ao caminhar de manhã cedinho, você pode ver espíritos de luz no orvalho. Espíritos de luz são os que possuem o maior poder de cura.” (Pgs. 26/27)

Foi acreditando que a Mulher Sábia ainda podia fazer milagres, ela decidiu aventurar-se pela floresta em busca da água que poderia salvar sua irmã.

Apesar de Dawn ser a irmã chata, a pedra no seu sapato, termina seguindo juntas essa viagem. E foi vivendo as mais incríveis aventuras, os piores apertos que provam que o amor entre elas “é mais forte do qualquer susto e, juntas, elas descobrem o valor da esperança, da amizade e que milagres existem sim, e estão mais perto do que imaginamos.” (contra-capa)

O destaque da Borboleta Monarca que, no decorrer dessa jornada, surge em momentos que tudo parece perdido.
“Fico pensando em coisas boas, em milagres e, sem mais nem menos, minha mente me leva até a borboleta monarca.” (Pg.168)

Maple é encantadora e narra essa história de uma forma ímpar que nos emociona. Lutam para alcançar a água milagrosa, sofrem com os perigos que enfrentam, deixam os familiares aflitos, mas quando pensam em desistir o amor pela irmãzinha fala mais alto e seguem em frente.

“... e enviamos todo o nosso amor, através das paredes, porque nem mesmo a solidez de um parede pode impedir a passagem do amor... “ (Pg. 194)

Adorei viver essa aventura devorando página por página, roendo as unhas, achando uma loucura aquilo tudo, mas querendo saber aonde iam chegar.

Como duas crianças de nove e dez anos podem ser tão corajosas? Li muitos comentários e opiniões dizendo que o conto era meio fora do real, muito bobinho, muito infantil, que como uma menina nessa idade poderia narrar uma história dessas. Entrei nessa viagem de corpo inteiro e tirando um grande aprendizado para a vida.

É uma linda história cheia de aventuras, de muita coragem e muito amor de quatro irmãs. Uma história que encanta a todos desde crianças, jovens e adultos. Um exemplo de amor, de fraternidade a toda prova. Boa leitura para pais e professores passarem aos seus filhos e alunos.

Para sentirem um pouquinho da emoção da história das quatro irmãs assistam ao BOOK TRAILER e iniciem essa viagem inacreditável.

Fabiane Ribeiro 03/04/2012

Resenha - A Jornada
Livro fofo, simples e belo. Essa três palavras descrevem “A Jornada”, de Erin Moulton.
Dawn, Maple e Beetle são as três filhas dos Rittle, até a chegada da quarta menina, Lily. O que deveria ser um momento mágico torna-se um pesadelo, uma vez que a nova filha nasce prematura e com poucas chances de recuperar-se. Devido a uma lenda contata (e cantada) pela mãe das meninas, as duas filhas mais velhas, Maple (9 anos) e Dawn (11) saem pela floresta em busca da fonte da Mulher Sábia das Montanhas, um monumento do qual, segundo dizem, jorra uma água milagrosa. Pensando ser esse o único meio de garantir que a mais nova irmã sobreviva, as irmãs iniciam sua jornada pela floresta (Dawn estava contrariada a princípio, mas depois se rende à ideia de Maple), onde enfrentam um rio com pedras, um urso, bandidos e outros perigos da mata.
Sempre determinada, Maple é a narradora da história. Algumas vezes, isso torna o livro um pouco infantil, por se tratar da visão de uma criança; entretanto, na maioria das passagens, esse fato deixou a narrativa com uma beleza singular, já que nada parece impossível ou difícil o bastante para a narradora que, tudo o que almeja, é chegar à fonte e pegar a água que salvará a irmã.
O final é surpreendente em alguns pontos, assim como a conclusão da jornada das duas meninas. Mas não esperem um livro com muita adrenalina ou algum suspense. O livro, como dito nas primeiras palavras desta resenha, atinge seu objetivo, ao passar uma lição de amor familiar, não deixando de ter uma narrativa e um enredo bem simples; entretanto, sua mensagem como um todo, é bela; e seu conteúdo é fofo!
Um fato interessante é que a borboleta monarca presente na capa, tornou-se uma importante figura da história, presente em momentos oportunos e sempre trazendo consigo um tom de milagre, magia e união à narrativa; ou seja, tal borboleta é o símbolo perfeito para um livro que quase chega a ser “encantado” e cujo final nos faz pensar nos milagres da vida.

Trecho: “— Chegamos juntas até aqui. Juntas, vamos conseguir escapar também – digo. – A gente tem que conseguir. Não existe outra possibilidade.
Dawn coloca o facho da lanterna sobre o mapa que está em sua mão e sinto as trevas em volta, engolindo-nos. Dawn deve estar sentindo a mesma coisa; sua respiração se acelera.
— Tem que haver alguma estrada aqui por perto – digo-lhe.” (Pág. 152)

Título: A jornada
Sutítulo: A história de quatro irmãs e uma viagem inacreditável
Autora: Erin Moulton
Gênero: Ficção, Romance
Editora no Brasil: Novo Conceito
Páginas: 200

Nina 21/10/2011

A Jornada - Erin E. Moulton
"Amar e amar, o mais puro amor
Garante o milagre aos que creem."

A Jornada é com certeza uma das histórias mais comovente que li esse ano. Não sei se por se tratar de crianças, ou por ser uma história de amor fraterno... mas fiquei profundamente tocada por ele. É uma história delicada, cheia de pequenas lições e de momentos de muito ternura. Mas ao mesmo tempo, é uma grande aventura, uma jornada em busca de um milagre que vai salvar a pequena Lily.

Maple Rittle só tem nove anos e já é muito esperta. Ela é a segunda de três irmãs e aguarda ansiosamente o nascimento da quarta irmã Rittle, Lily. Dawn, a irmã mais velha, só tem onze anos, mas mesmo assim age com muita autoridade dentro de casa, e ela e Maple vivem se estapeando, como quaisquer irmãs que se amem. A caçula, Beetle, mal sabe falar, mas já demonstra possuir toda força de vontade e personalidade das Rittle.

Mas alguma coisa dá errado e Lilly nasce prematura, seu coraçãozinho mal consegue bater e somente um milagre pode salvar a vida do bebê. Maple se lembra então de uma canção que a mãe estava lhe ensinado, que contava a história da Mulher Sábia da Montanha, que vivia em uma fonte no alto da montanha. Diz a lenda que a água dessa fonte é milagrosa e pode curar as pessoas. Maple acredita que somente essa água poderá salvar a vida de sua irmãzinha, mesmo que tudo e todos lhe digam o contrário.

"Sei que a minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho. Mas tenho certeza de uma coisa: a esperança não faz milagre, nem médicos, nem irmãs."

Acompanhada por Dawn, com a ajuda de um mapa, a bússola do pai, sobras do jantar e seus "chapéus para a cabeça funcionar", Maple decide que deve procurar o milagre que vai salvar sua irmã. As meninas descem o rio e sobem a montanha numa jornada que ensiná-las sobre o valor do amor fraterno e os milagres que ele é capaz. Porém, não é só com a saúde de Lilly que elas terão que se preocupar, mas também com própria sobrevivência.

Começa então a série de aventuras que as meninas vão viver enquanto sobem a montanha: tombos, sustos, encontros inesperados, tudo pode acontecer com duas crianças andando sozinhas pela mata. Eu me angustiava a cada nova página, preocupada com o que poderia acontecer com elas, mas ao mesmo tempo, ficava deslumbrada com a capacidade da Maple em acreditar, da força que ela tirava da sua fé em salvar a irmãzinha. É tocante. E a cada novo perigo que surgia no caminho das meninas, sempre aparecia uma misteriosa borboleta monarca, como se viesse lhes dizer o que fazer ou qual o melhor caminho a seguir. Como um anjo da guarda.

"- As monarcas são mais fortes do que parecem, querida - mamãe respondeu - e elas têm um poderoso instinto para saber como fazer para chegar aonde precisam, mesmo que nunca tenham estado lá antes. E também sabem como voltar para casa. Elas têm o instinto nas asas. Não são apenas bonitas. São resistentes, fortes e inteligentes, especialmente quando viajam em grupo."

Um dos pontos mais interessantes do livro é ele ser narrado pela Maple, que só tem nove anos. Isso nos faz entender o quanto ela realmente acredita no que está fazendo, que realmente vai salvar a irmã. Também dá para perceber sua relação conturbada com a Dawn, sempre mandona e autoritária por ser a mais velha, e como as duas irmãs vão se aproximando durante a jornada. No fim, elas mesmas são como as monarcas, fortes e unidas.

A capa é maravilhosa, muito bem pensada. E a diagramação interna é simplesmente um show! Tem borboletas desenhadas pelas páginas do livro e no início de cada capítulo. Ficou lindo e o pessoal da Novo Conceito está de parabéns pelo capricho.

Uma história de amor, superação e coragem. Uma leitura fácil e envolvente e uma narrativa muito bem escrita. Com certeza A Jornada está mais do que recomendado!!!

B-jusssss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!

Beatriz Gosmin 12/10/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Ela diz que a gente tem que obedecer à vovó, que os médicos vão conseguir cuidar bem do bebê. Mas, até agora, não parece que estejam conseguindo. Ainda não recebemos nenhuma boa notícia do hospital. Lily precisa de um verdadeiro milagre. Então, como sempre, estou por minha conta e risco.

Maple, uma garotinha de nove anos que mora com sua mãe, pai e mais duas irmãs em uma montanha, aguarda ansiosamente pela chegada de sua terceira irmãzinha: Lily. Sua mãe está grávida e quando Lily nascer, ela será uma irmã duplamente mais velha, uma vez que Beetle é a caçula (que mal consegue falar) do momento. Dawn é a mais velha das irmãs, com onze anos, e para Maple, é a mandona metida a sabe tudo.

Após sentir dores, a mãe de Maple é levada ao hospital, e logo vem a notícia de que o bebê, por nascer antes do tempo, tem um problema no coração. Ele bate fraquinho demais. Maple, (assim como Dawn) desde pequena ouvira de sua mãe histórias e canções referentes à Mulher Sábia, a Senhora dos desejos, uma mulher com a face de pedras que vive ao redor de uma água que era capaz de realizar milagres. E, para salvar sua irmã, ela resolve embarcar numa jornada em busca da tal mulher.

Maple se prepara com mapas, restos do jantar, uma bússola e o livro sobre as lendas da montanha, e, somente depois que Dawn e ela escutam escondidas uma história sobre a mulher da montanha e um tio-avô delas, é que Dawn acredita na lenda e resolve ir junto.
Fugindo da avó e descendo rio abaixo em uma canoa, acompanhadas do fiel cãozinho Xereta, as meninas embarcam definitivamente na jornada.

Eu sei que a minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho. Mas tenho certeza de uma coisa: a esperança não faz milagre, nem médicos, nem irmãs.

Se fosse para definir o livro com uma palavra, eu escolheria encantador. Não é uma história super magnífica que vai fazer você viciar ou se tornar um fã maluco. Mas é uma história que vai entrar no seu coração, e por ser tão simples, você jamais vai esquecer.

Podemos ver o quanto Maple é aventureira e sonhadora só pelo fato de ela ter a ideia e coragem de embarcar numa viagem incerta por um caminho desconhecido, e ter o livro narrado por uma menina de nove anos é algo bem interessante, pois podemos ver os conflitos entre irmãs e o que se passa pela sua cabecinha de criança. O modo como ela se sente quando sua irmã quer dar uma de ‘sou mais velha’ e os momentos em que ela sente a incrível necessidade de provocá-la.

Um dos pontos negativos que eu encontrei foi que as meninas não são descritas. Tive que imaginar elas ‘do meu modo’, e somente no final citou que os olhos das irmãs eram azuis. Também achei muito ‘nada a ver’ a parte que eu considerei principal, (não vou dar muitos detalhes sobre porque poderei soltar spoilers indesejados), a autora não soube escrever aquilo, ficou meio confuso e bem desapontador para quem esperava algo grandioso ou pelo menos mais plausível.

O final foi bonitinho, e a história toda em si é linda. Deixa uma lição de amor, amizade, força e coragem. E depois que você termina de ler, a capa do livro que já é linda, se torna ainda mais bela. xD

Beijos,
Bia

Morenalilica 17/12/2011

"O verdadeiro milagre está dentro de nossos corações"
Eu fiquei encantada com a história da Erin E. Moulton. Ela soube conduzir muito bem a trama, com uma doçura incomparável! O livro conta a história de 4 irmãs, bem unidas em torno de um único objetivo: salvar a vida da caçulinha que acaba de nascer prematura e fraquinha.
A família é dessas bem tradicionais, a mãe gosta de ensinar as filhas a cozinhar e a cantar enquanto cozinham. Maple, a mais esperta delas, na minha opinião, quer muito salvar a vida da irmãzinha e para isso se baseia numa das histórias “cantadas” por sua mãe durante as “aulas” de culinária. Ela parte, junto com sua irmã mais velha Dawn, em busca de um milagre que ela acredita poder salvar a vida da caçula. “A Jornada” não é fácil! Elas passam por poucas e boas durante o percurso em busca da Mulher Sábia que elas acreditam poder salvar a vida da pequena Lily. Elas tem que enfrentar até caçadores fora da lei! É uma aventura e tanto!
Em sua busca, Maple e Dawn, vão recebendo preciosas lições de companheirismo, o que as aproxima muito mais uma da outra.
É um livro magnifico, para todas as idades (embora eu ache que os mais novos irão gostar mais) onde descobrimos que o verdadeiro milagre está dentro de nossos corações e no amor que de graça repassamos =)

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/?p=1522

Ane Carol 24/11/2011

A Jornada
Desde o livro O Pequeno Príncipe não lia uma história tão singela, mas ao mesmo tempo tão bonita e inspiradora, há quem pode achar minha opinião equivocada, mas este livro me lembrou muito o livro do Antoine Saint-Exupéry e como ele diria: "um livro urgentíssimo para adultos". Antes de ler o livro li algumas resenhas que falavam sobre a história ser infantil e por ser narrada por uma menina de 9 anos( Maple) como um ponto negativo, mas ai eu me perguntei: “ Desde quando ser criança estraga a beleza de uma história?”

A história conta sobre das irmãs Rittle, quatro garotinhas adoráveis, Maple( a narradora e mentora da nossa jornada), Dwan( a irmã mais velha e ajuda fiel de Maple), Beetle( um bebe adorável, mas não participa ativamente de toda aventura) e por último, mas não menos importante Lily Anne a desencadeadora de toda essa aventura fascinante.

Tudo começa quando a mãe das meninas dá a luz prematuramente a Lily, e Maple ouvi que sua irmanzinha não está muito bem podendo não sobreviver , quando ela ouve isso logo se lembra das histórias e cantigas que a sua mãe lhe contava sobre a mulher sábia da montanha e seus milagres e não pensa duas vezes em ir atrás dela para salvar a irmã.

No meio de muitos desencontros ela acabada que colocando Dwan no meio de todo esse plano de salvamento, um pouco descrente sobre a eficiência dos milagres da mulher sábia da montanha Dwan embarca nessa loucura todo assim como o cachorro da família xereta.
Mas não pense que tudo foi rosa no caminho das meninas, elas vão passar por maus bocados até chegarem a tão sonhada mulher sábia das montanhas.

Há partes que você fica aflita pelas meninas e se imagina no lugar delas pensando: “ Será que eu conseguiria?” “ Que meninas corajosas que apesar do medo e do cansaço não desistiram de caminhar.” Mas também a momentos que você maravilhada com tanto amor que há naquela família, apesar dos desentendimentos que acontece geralmente entre irmãos e irmãs, ainda continua existindo aquele amor puro que não cobra nada em troca...

Um dos pontos fortes que achei do livro além da história é claro que me surpreendeu, foi os capítulos serem curtos tornando a leitura mais rápida, em pouca hora você já terminou o livro e fica querendo saber mais sobre as meninas. Sem contar que a capa é linda o porquê da borboleta na capa vocês irão descobrir no decorrer da história e vão ver como ela se aplica perfeitamente a jornada de Maple e suas irmãs.

Aprenda os milagres podem se apresentar de várias formas, basta ter o coração aberto para receber, e não existe milagre maior que a vida e o amor... Não deixe que com o passar do tempo as descrenças e quedas que a vida lhe da sejam maior que sua fé e a vontade de acreditar.

Cah 14/08/2012

Maple é a irmã do meio, mas já já ganhará uma outra irmãzinha e ficará sendo a segunda mais velha...Só que Lily resolve nascer mais cedo e ao escutar uma conversa de sua avó e seu pai no telefone, Maple descobre que ela necessita de um milagre para sobreviver. Maple cresceu escutando histórias e músicas de folclore que sua mãe contava, e afirmava que eram reais, mas com o tempo as pessoas deixaram de acreditar e a história foi virando apenas um folclore.

Uma, das tantas histórias, fala sobre A Mulher Sábia, que cansada de viver no céu vendo o sofrimento e pedido de milagres de quem estava lá embaixo, resolve descer e ajudar quem for ao seu encontro, lá na Montanha...

Maple se lembra da história e resolve partir em busca do milagre, sua irmã Dawn vê quando ela sai de fininho e decide acompanhá-la nessa aventura.

Para chegar em seu destino, as meninas terão que enfrentar o rio, a mata, a noite, os animais e até bandidos. Sempre em busca da água que salvará Lily. União, amor e força, são ingredientes indispensáveis nessa aventura montanha acima.

O livro é light, e a escrita de Erin muito bonita. Ela consegue descrever o amor fraternal muito bem. O livro não foi daqueles que eu pensei: Caramba que livro!!! Mas sim daqueles que eu sempre lembrarei e uma história que sempre estará no meu coração.

Beijos, Camila

LEIA MAIS RESENHAS EM: http://emocoesempaginas.blogspot.com.br/

Gil 17/10/2011

Começo dizendo que o livro A Jornada é encantador, sabe quando você vai virando uma página depois outra sem mesmo se dar conta, comigo foi assim. O livro conta a história de uma família, em especial Maple a filha do meio. Apesar de seus 9 anos Maple é bem esperta e criativa. Ela tem mais duas irmãs, a Dawn a mais velha, com 11 anos e meio e a Beetle que fala poucas palavras ainda. Todos estão animados, pois o Halloween se aproxima, mas em meio aos preparativos, a mãe das garotas vai para maternidade. Porém a irmanzinha Lily, nasce prematura, muito fraca. Maple não aceita aquilo, e resolver ajudar sua irmanzinha, ela precisa de um milagre para sobreviver.

Em meio a lendas da família, existe uma, onde em uma certa região há uma água milagrosa e sem dúvidas Maple decide ir até esse local, pois isso salvaria sua irmã. Dawn, acaba envolvendo-se nessa história, ela não podia deixar sua irmã sozinha já que ela estava decidida a ir, logo ambas e seu cachorrinho xereta, iniciam uma jornada. Porém esta, não é tão fácil, em meio a corredeiras violentas, floresta, animais selvagens e caçadores perigosos, elas viverão uma grande aventura, cheia de desafios, perigos e discussões, como todas as irmãs.

A história nos mostra que o amor é o que fortalece um milagre e este é motivado por nós mesmos.(opa criei uma frase??) rs. A narrativa flui naturalmente, por ser fácil o entendimento. A diagramação está linda, a cada inicio de capítulo desenhos adornam a página e segue por todo o livro. Os capítulos são curtos. A leitura é tão gostosa, que quando terminei, pensei: já acabou? eu terminei de ler sem perceber, assim a leitura foi super rápida. E o marcador em forma de borboleta, que coisa mais fofa! E porque eu dei 4 estrelas, bom..normalmente eu classifico como 5 estrelas aqueles que me deixa super eufórica, ou que me faz pensar: own, ou aqueles que me deixam com sorriso no rosto, essa mistura. Mas com certeza é um livro que eu indico, carinho, amor, união, fazem parte desta história e vale super a pena ler A Jornada.