A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável

A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável Erin E. Moulton

Resenhas - A Jornada

Gil 17/10/2011

Começo dizendo que o livro A Jornada é encantador, sabe quando você vai virando uma página depois outra sem mesmo se dar conta, comigo foi assim. O livro conta a história de uma família, em especial Maple a filha do meio. Apesar de seus 9 anos Maple é bem esperta e criativa. Ela tem mais duas irmãs, a Dawn a mais velha, com 11 anos e meio e a Beetle que fala poucas palavras ainda. Todos estão animados, pois o Halloween se aproxima, mas em meio aos preparativos, a mãe das garotas vai para maternidade. Porém a irmanzinha Lily, nasce prematura, muito fraca. Maple não aceita aquilo, e resolver ajudar sua irmanzinha, ela precisa de um milagre para sobreviver.

Em meio a lendas da família, existe uma, onde em uma certa região há uma água milagrosa e sem dúvidas Maple decide ir até esse local, pois isso salvaria sua irmã. Dawn, acaba envolvendo-se nessa história, ela não podia deixar sua irmã sozinha já que ela estava decidida a ir, logo ambas e seu cachorrinho xereta, iniciam uma jornada. Porém esta, não é tão fácil, em meio a corredeiras violentas, floresta, animais selvagens e caçadores perigosos, elas viverão uma grande aventura, cheia de desafios, perigos e discussões, como todas as irmãs.

A história nos mostra que o amor é o que fortalece um milagre e este é motivado por nós mesmos.(opa criei uma frase??) rs. A narrativa flui naturalmente, por ser fácil o entendimento. A diagramação está linda, a cada inicio de capítulo desenhos adornam a página e segue por todo o livro. Os capítulos são curtos. A leitura é tão gostosa, que quando terminei, pensei: já acabou? eu terminei de ler sem perceber, assim a leitura foi super rápida. E o marcador em forma de borboleta, que coisa mais fofa! E porque eu dei 4 estrelas, bom..normalmente eu classifico como 5 estrelas aqueles que me deixa super eufórica, ou que me faz pensar: own, ou aqueles que me deixam com sorriso no rosto, essa mistura. Mas com certeza é um livro que eu indico, carinho, amor, união, fazem parte desta história e vale super a pena ler A Jornada.

neli 12/12/2011

A jornada foi, para mim, uma leitura surpreendente.
Primeiro eu amei as folhas decoradas com borboletas, ficaram lindas.
Segundo achei lindo a forma como, por amor a irmãzinha, as duas meninas partem para a busca de uma agua milagrosa em plena floresta.
$Elas passam por grandes sustos, fogem de animais e bandidos, enfrentam corredeiras.
A lição de amor e esperança que a autora consegue passar no final, é muito linda. amei.
Recomendo.

Ane Carol 24/11/2011

A Jornada
Desde o livro O Pequeno Príncipe não lia uma história tão singela, mas ao mesmo tempo tão bonita e inspiradora, há quem pode achar minha opinião equivocada, mas este livro me lembrou muito o livro do Antoine Saint-Exupéry e como ele diria: "um livro urgentíssimo para adultos". Antes de ler o livro li algumas resenhas que falavam sobre a história ser infantil e por ser narrada por uma menina de 9 anos( Maple) como um ponto negativo, mas ai eu me perguntei: “ Desde quando ser criança estraga a beleza de uma história?”

A história conta sobre das irmãs Rittle, quatro garotinhas adoráveis, Maple( a narradora e mentora da nossa jornada), Dwan( a irmã mais velha e ajuda fiel de Maple), Beetle( um bebe adorável, mas não participa ativamente de toda aventura) e por último, mas não menos importante Lily Anne a desencadeadora de toda essa aventura fascinante.

Tudo começa quando a mãe das meninas dá a luz prematuramente a Lily, e Maple ouvi que sua irmanzinha não está muito bem podendo não sobreviver , quando ela ouve isso logo se lembra das histórias e cantigas que a sua mãe lhe contava sobre a mulher sábia da montanha e seus milagres e não pensa duas vezes em ir atrás dela para salvar a irmã.

No meio de muitos desencontros ela acabada que colocando Dwan no meio de todo esse plano de salvamento, um pouco descrente sobre a eficiência dos milagres da mulher sábia da montanha Dwan embarca nessa loucura todo assim como o cachorro da família xereta.
Mas não pense que tudo foi rosa no caminho das meninas, elas vão passar por maus bocados até chegarem a tão sonhada mulher sábia das montanhas.

Há partes que você fica aflita pelas meninas e se imagina no lugar delas pensando: “ Será que eu conseguiria?” “ Que meninas corajosas que apesar do medo e do cansaço não desistiram de caminhar.” Mas também a momentos que você maravilhada com tanto amor que há naquela família, apesar dos desentendimentos que acontece geralmente entre irmãos e irmãs, ainda continua existindo aquele amor puro que não cobra nada em troca...

Um dos pontos fortes que achei do livro além da história é claro que me surpreendeu, foi os capítulos serem curtos tornando a leitura mais rápida, em pouca hora você já terminou o livro e fica querendo saber mais sobre as meninas. Sem contar que a capa é linda o porquê da borboleta na capa vocês irão descobrir no decorrer da história e vão ver como ela se aplica perfeitamente a jornada de Maple e suas irmãs.

Aprenda os milagres podem se apresentar de várias formas, basta ter o coração aberto para receber, e não existe milagre maior que a vida e o amor... Não deixe que com o passar do tempo as descrenças e quedas que a vida lhe da sejam maior que sua fé e a vontade de acreditar.

Morenalilica 17/12/2011

"O verdadeiro milagre está dentro de nossos corações"
Eu fiquei encantada com a história da Erin E. Moulton. Ela soube conduzir muito bem a trama, com uma doçura incomparável! O livro conta a história de 4 irmãs, bem unidas em torno de um único objetivo: salvar a vida da caçulinha que acaba de nascer prematura e fraquinha.
A família é dessas bem tradicionais, a mãe gosta de ensinar as filhas a cozinhar e a cantar enquanto cozinham. Maple, a mais esperta delas, na minha opinião, quer muito salvar a vida da irmãzinha e para isso se baseia numa das histórias “cantadas” por sua mãe durante as “aulas” de culinária. Ela parte, junto com sua irmã mais velha Dawn, em busca de um milagre que ela acredita poder salvar a vida da caçula. “A Jornada” não é fácil! Elas passam por poucas e boas durante o percurso em busca da Mulher Sábia que elas acreditam poder salvar a vida da pequena Lily. Elas tem que enfrentar até caçadores fora da lei! É uma aventura e tanto!
Em sua busca, Maple e Dawn, vão recebendo preciosas lições de companheirismo, o que as aproxima muito mais uma da outra.
É um livro magnifico, para todas as idades (embora eu ache que os mais novos irão gostar mais) onde descobrimos que o verdadeiro milagre está dentro de nossos corações e no amor que de graça repassamos =)

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/?p=1522

@ARaphaDoEqualize 28/10/2011

[Resenha] A Jornada
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO

Dawn, Maple e Beetle estão ansiosas pela chegada da sua mais nova irmãzinha. Junto com a mãe, o pai e o cachorro Xereta esperam ansiosas o dia em que poderão finalmente leva – la para brincar, rir com elas, aprontar e contar todos os segredos umas para as outras. Mas algo acontece... sua irmã tão adorada nasce prematura. E escondidas, elas ouvem que a mesma corre risco de vida. E então começa a jornada de Maple para ir atrás da Senhora dos Desejos. Por que ela sim, a Senhora dos Desejos que tudo atende quando se tem a alma pura a muito amor, poderia ajuda – las nesse momento tão crítico. Só que... Maple não esperava que a irmã mais velha Dawn fosse se intrometer no seu caminho e tentar impedi – la (bem coisa de irmão mais velho mesmo). E depois de muita briga, um livro onde se diz a localização da Senhora dos Desejos, uma mapa e os chapéus para a cabeça funcionar, as duas irmãs partem pelo rio em busca da salvação para a sua irmã recém – nascida.

A Jornada é um livro que tem uma leitura fácil e que em algumas horas você conclui. A história dessas irmãs é realmente muito cativante, todos os problemas que elas passam dentro da floresta, todas as encrencas e confusões, uma querendo mostrar quem manda mais, que é a mais inteligente, quem teve a ideia do que... Mas é um livro cheio das inocências de duas crianças que apenas querem que a irmã viva. E independente de qualquer coisa, elas vão fazer de tudo para salvá – las, inclusive arriscar a própria vida, acreditando em um conto que é contado para ambas desde sempre. E que é repetido. E que até mesmo os adultos acreditam. E como não acreditar duas crianças, cheias de sonhos e devaneios, com os corações entupidos de amor para lançar em qualquer direção?

No entanto, não é um livro excitante. Ele é morno. Não vai ter nada de surpreendente. É apenas uma história bonita, contada de forma singela e que mostra o amor de diferentes maneiras. Não estou falando de forma alguma que o livro não seja bom, ele é. Mas não espere algo muito elaborado ou irá se decepcionar. É o tipo de livro que você lê quando está bem tranquilo, precisando mudar um pouco o rumo literário, mas que não vai fazer você exclamar algo do tipo: ‘Caramba, que livro maravilhoso!’ É algo do tipo que eu li, mas que não irá ficar marcado como outros. Uma coisa que eu gostei bastante foi que a borboleta da capa tem todo um sentido depois que você ler o livro. E ele tem umas características próprias, algo que a própria estória necessitava para se tornar única. E o amor dessas quatro irmãs com certeza são exatamente isso. Único.

Mais uma vez a Novo Conceito fez um excelente trabalho de diagramação. Não vi nenhum erro de digitação ou formatação e no inicio de todos os capítulos eu tinha várias borboletas entupindo e enfeitando as páginas. E na contra capa também tinha várias delas laranjadas! Eu queria que o livro todos fosse assim! O kit é realmente lindo, com um marcador em forma de borboleta, uma caixa brilhante e um desenho realmente lindo dentro da caixinha. Maravilhoso.

Nina 21/10/2011

A Jornada - Erin E. Moulton
"Amar e amar, o mais puro amor
Garante o milagre aos que creem."

A Jornada é com certeza uma das histórias mais comovente que li esse ano. Não sei se por se tratar de crianças, ou por ser uma história de amor fraterno... mas fiquei profundamente tocada por ele. É uma história delicada, cheia de pequenas lições e de momentos de muito ternura. Mas ao mesmo tempo, é uma grande aventura, uma jornada em busca de um milagre que vai salvar a pequena Lily.

Maple Rittle só tem nove anos e já é muito esperta. Ela é a segunda de três irmãs e aguarda ansiosamente o nascimento da quarta irmã Rittle, Lily. Dawn, a irmã mais velha, só tem onze anos, mas mesmo assim age com muita autoridade dentro de casa, e ela e Maple vivem se estapeando, como quaisquer irmãs que se amem. A caçula, Beetle, mal sabe falar, mas já demonstra possuir toda força de vontade e personalidade das Rittle.

Mas alguma coisa dá errado e Lilly nasce prematura, seu coraçãozinho mal consegue bater e somente um milagre pode salvar a vida do bebê. Maple se lembra então de uma canção que a mãe estava lhe ensinado, que contava a história da Mulher Sábia da Montanha, que vivia em uma fonte no alto da montanha. Diz a lenda que a água dessa fonte é milagrosa e pode curar as pessoas. Maple acredita que somente essa água poderá salvar a vida de sua irmãzinha, mesmo que tudo e todos lhe digam o contrário.

"Sei que a minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho. Mas tenho certeza de uma coisa: a esperança não faz milagre, nem médicos, nem irmãs."

Acompanhada por Dawn, com a ajuda de um mapa, a bússola do pai, sobras do jantar e seus "chapéus para a cabeça funcionar", Maple decide que deve procurar o milagre que vai salvar sua irmã. As meninas descem o rio e sobem a montanha numa jornada que ensiná-las sobre o valor do amor fraterno e os milagres que ele é capaz. Porém, não é só com a saúde de Lilly que elas terão que se preocupar, mas também com própria sobrevivência.

Começa então a série de aventuras que as meninas vão viver enquanto sobem a montanha: tombos, sustos, encontros inesperados, tudo pode acontecer com duas crianças andando sozinhas pela mata. Eu me angustiava a cada nova página, preocupada com o que poderia acontecer com elas, mas ao mesmo tempo, ficava deslumbrada com a capacidade da Maple em acreditar, da força que ela tirava da sua fé em salvar a irmãzinha. É tocante. E a cada novo perigo que surgia no caminho das meninas, sempre aparecia uma misteriosa borboleta monarca, como se viesse lhes dizer o que fazer ou qual o melhor caminho a seguir. Como um anjo da guarda.

"- As monarcas são mais fortes do que parecem, querida - mamãe respondeu - e elas têm um poderoso instinto para saber como fazer para chegar aonde precisam, mesmo que nunca tenham estado lá antes. E também sabem como voltar para casa. Elas têm o instinto nas asas. Não são apenas bonitas. São resistentes, fortes e inteligentes, especialmente quando viajam em grupo."

Um dos pontos mais interessantes do livro é ele ser narrado pela Maple, que só tem nove anos. Isso nos faz entender o quanto ela realmente acredita no que está fazendo, que realmente vai salvar a irmã. Também dá para perceber sua relação conturbada com a Dawn, sempre mandona e autoritária por ser a mais velha, e como as duas irmãs vão se aproximando durante a jornada. No fim, elas mesmas são como as monarcas, fortes e unidas.

A capa é maravilhosa, muito bem pensada. E a diagramação interna é simplesmente um show! Tem borboletas desenhadas pelas páginas do livro e no início de cada capítulo. Ficou lindo e o pessoal da Novo Conceito está de parabéns pelo capricho.

Uma história de amor, superação e coragem. Uma leitura fácil e envolvente e uma narrativa muito bem escrita. Com certeza A Jornada está mais do que recomendado!!!

B-jusssss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!

sentilivros 26/11/2011

resenha de A Jornada
Só tenho uma palavra para explicar esse livro...Fé. As crianças que fazem "A Jornada" têm fé no amor, na esperança, na família. Uma linda história onde a inocência é o sentimento mais presente.
Maple, Dawn, Beetle e os pais estão se preparando para festejar o Halloween, quando a mãe (grávida) é acometida por contrações. É então, levada as pressas ao hospital enquanto a avó das meninas toma conta delas.
Nesse ínterim, ficam sabendo que o bebê está com problemas de saúde e Maple, lembrando de uma história contada por sua mãe, bola um plano para "encontrar" a Senhora dos Desejos e sua água pura que pode curar. E é aí que a aventura começa.
As meninas passam por muitos perigos e sempre que isso ocorre, uma borboleta monarca aparece, como se as acompanhasse, parecendo "lembrar" a Maple sua "missão."
Um livro graficamente lindo, com uma história mais linda ainda. Uma leitura fluida e emocionante.

"...Pela força da natureza,
a cura então acontece.
Poderes maiores se juntam,
Quando o amor nos fortalece..."
pg. 194

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/11/jornadaa-historia-de-quatro-irmas-e-uma.html

Renato Klisman 29/09/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A Aventura Vai Começar...

A vida de Maple acabou de ser bombardeada por uma notícia terrível. Sua irmã mais nova e recém-nascida está em perigo.
Ela sabe que deve fazer algo para impedir que a irmã, que mal chegou ao mundo, morra sem ter a chance de aproveitar as coisas boas da vida.
Por isso Maple monta um plano e resolve sair em busca da Mulher Sábia, a única que possui a solução perfeita para salvar Lily da morte.
Há porém um problema, o local onde as lendas dizem estar a Mulher Sábia é longe, muito longe. Mas Maple sabe que o tempo é curto e, com a ajuda de sua irmã Dawn, juntas irão desbravar a floresta, enfrentar um rio caudaloso e até mesmo alguns bandidos, em busca da tão preciosa água que pode impedir a morte de Lily. A água milagrosa que apenas a Mulher Sábia possui.

A HISTÓRIA: A Jornada é um livro único. Que encanta por sua narrativa calma, inteligente, detalhista e fascinante. Os personagens são os mais reais possíveis.
A narrativa parece, no início, ser bem infantil, quase tosca, mas com o decorrer tudo se desenvolve ao máximo, os personagens começam a descobrir seus sentimentos interiores e a força que as adversidades conseguem despertar em um ser humano.
O desfecho do livro é incrível, a autora consegue fazer o leitor torcer pelos personagens até o último segundo.
O que posso dizer sobre A Jornada? Eu ri, chorei, torci como um fã de futebol se descabelando em um estádio, quis matar alguns personagens, abraçar outros. Ufa! Foi tudo maravilhosamente fantástico!

A CAPA: #VouConfessarQue na internet ela era um pouco esquisita, porém a Novo Conceito tem o “Dom” de fazer capas esquisitas da internet ficar MEGAVILHOSAS impressas. O que falar então sobre a diagramação do livro? As centenas de borboletas que nos acompanham durante a leitura?
A Novo Conceito inova e renova a cada novo livro lançado. Só posso dizer que eles estão de parabéns!

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Fabuloso.

Jandira.Antunes 28/04/2024

A jornada
"A Jornada das Quatro Irmãs" Com uma escrita envolvente , é uma leitura cativante que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Eu amei o livro com a aventura que me fez lembrar da minha infância e da minha irmãs ler o livro realmente foi maravilhoso que nostalgia, o livro oferece um pouquinho de cada, sorrir muito, e chorei , só não concordei na parte que a Maple acredita em magia, por isso não ensino nada sobre, para minhas filhas, porque não existe, só acredito em Deus
Óbvio opinião minha que não desqualifica o livro.

Pra fechar com chave de ouro só um pouquinho do livro.

Pela forca da natureza, A cura entao acontece.
Poderes maiores se juntam, Quando o amor nos fortalece.
Amar e amar, o mais puro amor Cura as feridas do homem.
Amar e amar, o mais puro amor Garante o milagre aos que creem.

O dia esta agradavel, mesmo a esta hora, com o sol se pondo.
Eu me sento no degrau de cima. Beetle sobe no meu colo e senta-se bem em cima do meu braco
machucado.
Dawn se senta encostada em mim, e ficamos olhando o gramado e absorvendo os ultimos
raios de sol. Eu acho que a Dawn esta pensando na Lily. Eu sei que estou.
Estou olhando as folhas voando umas sobre as outras em volta do jardim quando, do nada,
surgem quatro monarcas voando sobre o gramado.
Elas ja deviam ter partido, por isso sei que algo esta fora do comum. Quase acredito que umas
poucas voltaram para buscar aquela que ficou para tras. E que, agora, juntas, elas vao rumar para o
sul atraves do jardim, sobre o rio e no interior da floresta e, entao, eu me sinto feliz pela
sobrevivencia de todas e de cada uma delas.
Juntas, sao um verdadeiro milagre.

FIM.

Irene Moreira 27/12/2011

"Tempo de pegar doces e esculpir abóboras."
Chegou a hora de colocar para vocês mais uma resenha de uma história que acontece exatamente na época da comemoração do dia do Halloweeen. "Tempo de pegar doces e esculpir abóboras."

á fiquei encantada só em ver a beleza do livro A Jornada desde a capa, suas cores, a encadernação e as ilustrações que adornam suas páginas. É um toque que chama para a leitura e nos enche de prazer quando somada a uma bela história. É essa magia que os livros da Editora Novo Conceito nos trazem e que não podemos deixar de mencionar todas as vezes que postamos as resenhas de seus livros.

A Jornada é uma história sobre quatro irmãs que vivem uma viagem inacreditável e lendo a sinopse sentimos o quanto é envolvente, cheia de sentimentos e muita aventura.

Maple é quem narra, Dawn (a irmã mais velha), Beetle (a irmã menor), o vira-lata Xereta, o papai, a mamãe que dá a luz a Lily Anne (a quarta irmãzinha) e a vovó.

A Lily nasceu antes do tempo e devido a sérios problemas corre risco de vida. A avó vem tomar conta das três enquanto os pais ficam no Hospital acompanhando o estado de saúde da irmãzinha. Essa notícia entristece e preocupa a todos.

Maple começa a lembrar-se da história da Senhora dos Desejos, a Mulher Sábia da Montanha que sua mãe costumava contar.
“- Era uma vez, há muito, muito tempo, quando o mundo abrigava tanto humanos quanto espíritos. Havia os espíritos da terra, os espíritos do ar, os espíritos da água e os espíritos do fogo. E acima de todos eles havia os espíritos de luz. Você ainda pode vê-los hoje em dia, meu amor. Algumas vezes, ao caminhar de manhã cedinho, você pode ver espíritos de luz no orvalho. Espíritos de luz são os que possuem o maior poder de cura.” (Pgs. 26/27)

Foi acreditando que a Mulher Sábia ainda podia fazer milagres, ela decidiu aventurar-se pela floresta em busca da água que poderia salvar sua irmã.

Apesar de Dawn ser a irmã chata, a pedra no seu sapato, termina seguindo juntas essa viagem. E foi vivendo as mais incríveis aventuras, os piores apertos que provam que o amor entre elas “é mais forte do qualquer susto e, juntas, elas descobrem o valor da esperança, da amizade e que milagres existem sim, e estão mais perto do que imaginamos.” (contra-capa)

O destaque da Borboleta Monarca que, no decorrer dessa jornada, surge em momentos que tudo parece perdido.
“Fico pensando em coisas boas, em milagres e, sem mais nem menos, minha mente me leva até a borboleta monarca.” (Pg.168)

Maple é encantadora e narra essa história de uma forma ímpar que nos emociona. Lutam para alcançar a água milagrosa, sofrem com os perigos que enfrentam, deixam os familiares aflitos, mas quando pensam em desistir o amor pela irmãzinha fala mais alto e seguem em frente.

“... e enviamos todo o nosso amor, através das paredes, porque nem mesmo a solidez de um parede pode impedir a passagem do amor... “ (Pg. 194)

Adorei viver essa aventura devorando página por página, roendo as unhas, achando uma loucura aquilo tudo, mas querendo saber aonde iam chegar.

Como duas crianças de nove e dez anos podem ser tão corajosas? Li muitos comentários e opiniões dizendo que o conto era meio fora do real, muito bobinho, muito infantil, que como uma menina nessa idade poderia narrar uma história dessas. Entrei nessa viagem de corpo inteiro e tirando um grande aprendizado para a vida.

É uma linda história cheia de aventuras, de muita coragem e muito amor de quatro irmãs. Uma história que encanta a todos desde crianças, jovens e adultos. Um exemplo de amor, de fraternidade a toda prova. Boa leitura para pais e professores passarem aos seus filhos e alunos.

Para sentirem um pouquinho da emoção da história das quatro irmãs assistam ao BOOK TRAILER e iniciem essa viagem inacreditável.

Rotina Agridoce 03/07/2012

bom
O livro é narrado pela pequena Maple de sete anos. Maple tem uma vida ótima, mora com seus pais e com suas duas irmãs numa casa nas montanhas e tudo está prestes a ficar muito melhor já que sua mãe está esperando um bebê e as três irmãs Rittle estão prestes a se tornar quatro. Só que a pequena Lily nasce prematura e com problemas no coração.

Então, Maple decide procurar um milagre para sua irmãzinha. Ela se lembra de uma história que a sua mãe contava para ela sobre a Mulher Sábia da Montanha, que fazia milagres e curava as pessoas, mas que foi esquecida com o tempo e quase ninguém a procura hoje em dia. Maple e sua irmã mais velha Dawn decidem ir para a floresta para encontrar a Mulher Sábia da Montanha, só que as coisas não são tão simples quanto elas acharam. As irmãs precisam passar por vários desafios para salvarem a vida da pequena Lily.

leio o restante em meu blog

Dani 15/11/2011

Embora o livro gire em torno de quatro irmãs, são duas as de maior destaque: Maple, a protagonista, de 9 anos, e Dawn, sua irmã mais velha, com 11 anos. Isso já foi uma grande surpresa em si, porque eu imaginava que a história seria algo à la "A Irmandade das Calças Viajantes", e fiquei muito feliz por não ser. Na verdade, diria até que "A Jornada" se parece um "Jogos Vorazes" para crianças.

Não, não tem crianças se matando (para a infelicidade de alguns). As semelhanças que eu notei vieram principalmente da narrativa de Maple, em primeira pessoa no presente, somando-se aos acontecimentos do enredo, uma vez que ela e Dawn passam por diversos perigos, se machucam, não sabem se vão conseguir continuar. Basicamente uma versão mais "light" de Katniss na arena, só porque "A Jornada" não é brutal como "Jogos Vorazes", embora Maple e Dawn várias vezes tenham suas vidas em risco.

Essa foi uma das coisas que eu gostei bastante no livro: a realidade dos acontecimentos. A gente vê tantas histórias por aí em que o herói salva o mundo e sai só com alguns arranhões, que parece que os protagonistas sempre estão envoltos em uma bolha de proteção criada pelo autor e nunca podem se machucar a sério. Ainda tem a relação entre irmãs: na maioria das histórias tudo é lindo e perfeito porque a família é tão unida e perfeita e todos se amam. Maple e Dawn brigam, sim, como qualquer irmão. Sabe aquela discussão que logo evolui para duas crianças se engalfinhando e trocando tapas? Eu, como filha do meio, só conseguia lembrar das milhares de brigas desse tipo que tive com o meu irmão quando éramos mais novos.

Acho que só posso ressaltar um ponto negativo quando a este livro: embora Maple seja a narradora, ela só tem 9 anos, e a narração fica parecendo "inteligente" demais para ela. A narrativa de "A Jornada" está, sim, muito boa, só não condiz com a idade da personagem. É claro que, se o livro fosse escrito como uma criança de nove anos pensa de fato, seria uma porcaria. Mas é por isso que eu preferiria uma narrativa em terceira pessoa neste caso, para a "inteligência" ficar a cargo de um narrador onisciente.

Porém, o foco da história não é nada disso que eu falei acima. O ponto chave é a relação entre as irmãs, o acreditar em magia, a esperança e o amor. Falando assim soa realmente como algo bem piegas, mas "A Jornada" foi um livro que me tocou de uma maneira especial; o final foi e, de certa forma, não foi o que eu esperava.

Resenha completa em: http://danificavel.blogspot.com/2011/10/jornada-de-erin-e-moulton.html

Elaise G. Lima 07/10/2011

Resenha do livro A Jornada
Que história mais fofa! Uma delícia de ler...
Mas confesso que ao ler as primeiras páginas imaginei que não fosse apreciar a leitura. Achei que seria uma história infantil meio insossa já que a protagonista é apenas uma garotinha de nove anos. Ledo engano... As irmãs Rittle ensinam uma lição que todo adulto precisa aprender... E só lendo o livro para compreender.
Maple T. Rittle mora com seus pais e suas duas irmãs (a mais velha, Dawn e a mais nova, Beetle) em uma casa no alto da montanha. Sua mãe está grávida de sua terceira irmã, Lily. Lily acaba nascendo com problemas no coração, e corre o risco de perder sua vida.
Como toda criança, Maple tem uma imaginação pra lá de fértil e resolve por em prática sua jornada em busca da Mulher Sábia (conta-se a lenda que há uma Mulher Sábia na floresta que possui uma água milagrosa capaz de curar alguém da morte).
Claro que ela e sua irmã Dawn acabam se metendo numa grande encrenca e correm sérios perigos quando decidem pegar uma canoa e irem em busca dessa Mulher Sábia na floresta.
O incrível de toda essa história, é que em meio à narrativa das aventuras pelas quais as irmãs passam, o que predomina são os gestos de amor. A história gira em torno da família e os laços de amor e união que existem onde há pessoas que se amam e possuem a coragem de fazer qualquer coisa para se manterem juntas e felizes. A felicidade daqueles que nós amamos passa a ser o que mais importa, e não importam os riscos pelos quais teremos que passar, precisamos estar dispostos para manter o amor e a união no lar.
Se existe uma água milagrosa, não sabemos. Mas o que poderemos saber com toda a certeza é que o amor é capaz de fazer milagres. Nem sempre as coisas acontecem do modo como esperamos ou desejamos, mas as consequências de um gesto de amor sempre fluem para o bem daqueles que estão ao nosso redor.

Kel Costa 11/11/2011

Aventura contagiante, mas crianças, não façam isso em casa! rs
A Jornada possui uma história fofa e bonita. Passa uma mensagem importante de fé e crença e principalmente, de união. Na história, o leitor conhece Dawn e Maple, duas irmãs que brigam por qualquer motivo e são ambas teimosas. Porém, por um bem maior – no caso a sobrevivência de sua irmã recém-nascida – elas se unem e tentam deixar as diferenças de lado.

Dawn é a mais velha das irmãs e quando encontra Maple querendo fugir de casa para ir atrás de uma lenda, ela na hora sabe que precisa ir junto. Adorei Dawn, mesmo com todas as briguinhas entre elas, a menina me passou confiança e espírito de liderança. Sei que a protagonista do livro é mais a Maple do que a Dawn, mas para mim, Dawn é a melhor. Não por ser a mais velha. Mas por ela ter sido a peça fundamental do jogo. Sem ela, Maple não teria chegado tão longe.

Já Maple, não conseguiu ganhar minha simpatia. Sei que foi ela quem teve a ideia toda, mas é uma criança que não pensa nas conseqüências. Ela é teimosa, tem mania de se achar adulta e por causa dela, as vidas de Dawn e Xereta correram sérios riscos de vida. Qual é, as meninas tem 9 e 11 anos (não estou certa se a Maple tem 9 ou menos)! Se eu fosse mãe das meninas, elas ficariam de castigo até os 18 anos. Apesar de ser uma história de aventura, tive problemas em aceitar o fato de duas crianças estarem andando na floresta em meio a todos os perigos possíveis.

Achei muito bonita a história das borboletas monarcas e a ligação que a autora fez entre elas e as irmãs Rittle. Em vários momentos eu tentei enxergar as meninas como mais crescidas para poder aproveitar as cenas de ação, que levam enorme tensão ao leitor, eu garanto! Preciso também falar do Xereta. O cachorro da família que acompanha as duas irmãs nessa viagem e rouba as cenas de vez em quando. Ele é adorável e eu, como amante convicta dos cachorros, senti calafrios pelas passagens que colocaram o bem-estar de Xereta em risco rs. O nome já diz tudo, ele é um completo Xereta!

A Jornada tem uma capa linda, isso é indiscutível. A borboleta monarca é uma peça-chave na história. Sobre a diagramação, acho que talvez seja um dos livros mais lindos que já vi a Novo Conceito publicar. As páginas em que se iniciam os capítulos são perfeitas, encantadoras e dá vontade de ler devagar só para não virar a página. Folhas amareladas, letras em tamanho médio e uma narrativa em primeira pessoa. A história como um todo, poderia ter levado uma classificação melhor, mas por ser narrada por uma criança, foi difícil não achar algumas situações infantis demais ou completamente surreais. Porém, não deixarei de recomendar, pois é uma leitura divertida!

[Leia a resenha na íntegra]

Sandra de Oliveira 02/02/2012

Gosto muito de livros narrados a partir do ponto de vista de uma criança. Se você embarcar na linguagem, na maneira infantil de relatar algo, a leitura se torna extremamente gostosa.

A Jornada tem esse ponto positivo a seu favor, juntamente com uma ótima história que aborda diversos temas e como eles são encarados por crianças entre 9 e 11 anos, caso das principais personagens do livro.

Maple e Dawn são as irmãs que partem para uma literal jornada em busca de um milagre que favoreça a caçula que acabou de nascer com um problema de saúde e nos mostra o que é a inocência no sentido mais amplo da palavra. E o que é o amor também.

Enfrentando aventuras, medos, preocupações e desafios, tudo muito bem amparado por uma coragem tremenda por parte das duas, enxergamos um pouco da visão e percepção que o mundo infantil tem das coisas ao seu redor.

Amor, inocência, descobertas, decepções e milagres. São esses os principais elementos que formam essa história numa leitura ótima, cheia de ternura, encanto e brilho. Coisas que as crianças fazem tão bem com seus olhinhos tão cheios de esperança e sua imaginação que alcança lugares que nem podemos imaginar!