A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável

A Jornada: A História de Quatro Irmãs e Uma Viagem Inacreditável Erin E. Moulton

Resenhas - A Jornada

Mila F. @delivroemlivro_ 19/10/2011

A Jornada, Erin E. Moulton, São Paulo: Novo Conceito, 2011, 200 pág. (traduzido por Mariângela Vidal Sampaio Fernandes)
“A Jornada” ou “Flutter”, que é o título original, foi escrito por Erin E. Moulton e conta a história de quatro irmãs. A história se passa na montanha.
Temos uma família com três irmãs: Dawn, Maple e Beethe, entretanto a mãe delas carrega Lily (a quarta filha) no ventre. Quando a mãe dá a luz a Lily prematuramente, a criança nasce com problemas e só um milagre poderá salvá-la.
É neste ínterim que Dawn e Maple fogem de casa e saem em busca desse milagre numa escalada pela Montanha para encontrarem-se com a Mulher Sábia, que supostamente é capaz de realizar milagres. Tudo é muito imprevisível e sem planejamento e por isso a jornada das irmãs se torna extremamente perigosa.
O livro de Moulton traz uma história bem construída e coerente que vai mexer com as fantasias e lendas da região da montanha, apresenta ação e perigo durante a jornada e apesar de ser uma história simples repassa a mensagem de que o amor é, sim, capaz de mover montanhas. Somente o amor é capaz de mudar as coisas e que o amor é o maior milagre que existe sobre a terra, sem ele todos estaríamos perdidos: "[...] enviamos todo o nosso amor, através das paredes, porque nem mesmo a solidez de uma parede pode impedir a passagem do amor..." (p.194).
A linguagem utilizada pela autora de “A Jornada” é de fácil compressão, bem acessível e isto facilita muito a leitura. Os termos mais complicados são os nomes científicos dos animais, mas nada que a própria autora não explicite dentro do próprio livro. Outro ponto que considero positivo é a questão dos capítulos não serem muito extensos, pois você acaba lendo vários sem ao menos se dar conta!
Acredito que este livro poderá encantar a todo tipo de leitor, embora para os que esperam por um amor romântico, é meio frustrante, pois o que encontramos em todo o desenrolar do livro é o amor entre família, o amor de sangue. O que não deixa de ser lindo!
Enfim, indico o livro a todos que se interessarem por aventuras entre irmãs, mas que acima de tudo acreditarem que a inocência e o amor são coisas que devem ser cultivadas. Creio que este livro é especialmente indicado para crianças, pois elas podem estar tirando lições de amizade, irmandade e camaradagem!
Camila Márcia

William Souza 18/11/2011

A Jornada é o tipo de livro que você lê quando precisa de estórias leves e encantadoras, estória de superação, encontros e desencontros.

Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maple sabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela e Dawn, armada com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. Agora é não apenas a sobrevivência de Lily que eles têm que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple e Dawn encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres – e sobre elas mesmas.

Preciso começar essa resenha dizendo o quanto a autora foi feliz em focar a estória em três irmãs tão novas, a narrativa é uma coisa de louco, já que você pega o livro e lê de uma vez só. Duzentas páginas que passam em um piscar de olhos.

As meninas são ótimas, mas o ponto negativo é que elas são muito novas e falam como se fosse adolescentes, nunca na vida que eu leria o livro e pensaria que a narradora tem apenas nove anos, ela é muito madura sabe? Acho que a autora deveria ter usado outra linguagem para diferenciar a idade, às vezes usando linguagem muito complexa para uma criança!

A estória é bem original, eu nunca li nada sobre o tema. Gostei muito de toda a mitologia criada pela a autora, à explicação sobre as borboletas, os encantos e todo o folclore empregado que deixou o livro mais rico, e uma leitura extremamente leve, divertida e mágica.

Um folclore, uma crença e uma esperança, junte tudo isso e você terá “A Jornada”.

Nathi 09/01/2012

Resenha - A Jornada
As irmãs Rittle, Maple, Bettle e Dawn, são extremamente felizes e unidas, ainda mais quando estão prestes a ganhar uma nova irmãzinha. Mas Lily acaba nascendo prematura e com um problema no coração, e só um milagre poderá salvá-la.

Desde pequena, Maple aprendera com sua mãe a canção da Mulher Sábia da Montanha, a Senhora dos Desejos, que possui uma água milagrosa, capaz de curar qualquer mal. E é inspirada nessa lenda, que Maple inicia sua jornada, em busca de um milagre para sua pequena irmã.

Mas Dawn, sua irmã mais velha, descobre sobre os planos de Maple, e não a deixa ir sozinha de maneira alguma. Assim, as irmãs, na companhia de seu cachorro Xereta, partem em uma longa caminhada através da floresta, passando por perigos inimagináveis, com apenas uma certeza: de que a vida da pequena Lily depende delas.

Para ler a resenha completa: http://www.booksinwonderland.com/2011/10/resenha-jornada.html

Vanessa Meiser 15/11/2011

"- As monarcas são mais fortes do que parecem, querida - mamãe respondeu - e elas têm um poderoso instinto para saber como fazer para chegar aonde precisam, mesmo que nunca tenham estado lá antes. E também sabem como voltar para casa. Elas têm o instinto nas asas. Não são apenas bonitas. São resistentes, fortes e inteligentes, especialmente quando viajam em grupo."

Pág 169

O livro nos conta sobre as irmãs Rittle: Dawn, a mais velha, Beetle, a bebê e Mapple, a irmã do meio e personagem principal da história .

O que desencadeia a história é a pequena Lizzy, que nasce prematuramente e corre risco de perder a vida. Diante dessa situação, Mapple decide se arriscar em uma jornada na floresta, em busca do milagre para salvar a vida da recém-nascida - milagre este que, rezava a lenda, era concedido pela Mulher Sábia da Montanha àqueles que mais careciam. Dawn decide ir junto para proteger á irmã, mas não leva muita fé no tal milagre. Em uma madrugada as duas fogem de casa no barco do pai e seguem rio a baixo, já ali no rio elas enfrentam o primeiro grande obstáculo, um despenhadeiro que elas não sabiam que existia. Daí por diante as meninas encontram-se com caçadores ilegais, urso, fome, sede....tudo o que pode-se esperar de uma aventura perigosa e elaborada por duas crianças, tudo em nome do amor pela irmãzinha recém nascida que está entre a vida e a morte no hospital.

Eu particularmente achei muito fofa a história das borboletas monarcas e a ligação entre elas e as meninas.A borboleta monarca é uma peça-chave na história e dá todo o sentido para a história.

A relação de toda a família é muito bonita, são todos muito unidos e demonstram afeto entre si. Pode -se sentir o amor entre pais e filhas. Isto foi algo que me agradou bastante no livro.

A diagramação do livro é fantástica, desde a capa às páginas, há borboletas por todo o livro. São duzentas páginas que a gente lê sem nem sentir de tão fácil que flui a história.

Uma graça o livro,a mensagem que a autora se propôs a passar é belíssima e eu gostei muito da leitura.

Fernanda 30/11/2011

Resenha: A Jornada (Erin E. Moulton)
Boa tarde, Caçadores!
Tudo bem com vocês?
Dia corrido, mas com força total!
Conheçam:

Classificação:
Capa: 8.0
Conteúdo: 7.0
Diagramação: 10.0

Sinopse: Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maplesabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela e Dawn, armada com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. Agora é não apenas a sobrevivência de Lily que eles têm que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple e Dawn encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas.

Em A Jornada, a narradora personagem é Maple Rittle, uma garota de nove anos, que apesar de jovem e ainda infantil, tem uma presença de espírito e liderança marcantes. Maple, juntamente com Dawn Rittle de onze anos e Beetle Rittle, a caçula, formam um trio de irmãs unidas, apesar das diferenças de idade e de pensamento. Elas brincam e se divertem de acordo com os acontecimentos da família, porém a mãe delas está grávida e a irmã que está para nascer possui um problema sério, que somente com a força de suas irmãs e com o amor delas poderá ser curada.

Para conhecer a resenha completa, visite:

Liliana 13/10/2011

A Jornada
A família Rittle vivia em uma montanha, em Canton Creek Turnpike. Neste outono, invés de esculpir abóboras para o Halloween, eles irão passar por provações e uma linda história de amor. O segredo da força e o milagre que Maple e sua irmã procuravam, sempre esteve bem diante dos seus olhos. Mas, a história começa antes, quando aquela família comum e feliz está em casa, seguros e sem imaginar o futuro que os espera.
A mulher está grávida, tranquila e cozinhando. O pai está imitando bichos na varanda com as três filhas: Beetle, Maple e Dawn. A primeira é apenas um bebê - fofo e inteligente - que ama sua família. Maple tem nove anos e vê o mundo como um poço de sonhos - que mesclam com a realidade - e possibilidades... E milagres. Dawn tem onze anos e age como se fosse esperta e pudesse se virar sozinha - o início da puberdade.
Um estrondo os acorda de uma letargia agradável causada pela rotina e veio o caos. O bebê - Lily - nasceu antes do tempo e é frágil, pode vir a deixar os Rittle. Mas, Maple não poderia simplesmente ficar sentada ali sem fazer nada. Uma borboleta monarca estava ali enfrentando solitária o outono se despedir e o inverno chegar. Por que ela esperaria?
Dawn descobre seu plano e atrapalha duas vezes o que a irmã estivera prestes a fazer. Mas, o amor e a fé são maiores que o medo e, as duas decidem ir juntas na busca de um milagre para salvar a vida de Lily.
Elas poderiam conseguir esse milagre, caso pedissem à Senhora dos Desejos. Alguns dizem que ela morava no céu e cansada da crueldade que ocorria na Terra, desceu. No entanto, ao cair aqui, tornou-se pedra e é uma fonte que possui água milagrosa capaz de curar e salvar a todos quem à ela recorre.
Maple só conseguia pensar em Lily: um bebê doce e frágil que corria perigo. Sua irmã que precisava sentir o calor do sol no rosto e correr pela montanha.

Ju Oliveira 14/10/2011

Maple,Dawn e Beettle, as irmãs Rittle moram em uma pequena casa na montanha. Maple é a sonhadora da família, Dawn é a certinha e inteligente e Beetle ainda é um bebê. Elas estão prestes a ganhar mais uma irmãzinha, a pequena Lily, que ainda está na barrigada da mãe.

Quando sua mãe passa mal e o bebê acaba nascendo prematuro, a família toda fica muito angustiada e apreensiva. A pequena Lily não está nada bem e só um milagre poderá salvá-la.

Maple conhece muito bem a história/lenda da Mulher Sábia da Montanha. Com sua água milagrosa ela pode curar qualquer enfermidade, combater qualquer mal. Então, Maple decide que precisa urgentemente ir ao encontro da Mulher Sábia conseguir um pouquinho de sua água milagrosa. Só assim, sua irmãzinha Lily conseguirá viver.

Ela planeja tudo em segredo de sua irmã e de sua avó que ficou para cuidar delas. Mas Dawn acaba descobrindo e tenta impedi-lá de cometer essa loucura, afinal, pelos mapas encontrados nos livros de seu pai, a gruta da Mulher Sábia da Montanha fica a mais ou menos 15 km rio abaixo. Mas ao perceber que nada mudará os planos de Maple, Dawn decide acompanhá-la, afinal, ela é a irmã mais velha.

No momento em que elas entram no barco, acompanhadas de Xereta, o cachorrinho da família, elas vivem a maior aventura de suas vidas. Descendo a correnteza do rio, elas irão enfrentar muitos perigos. Mas ambas estão convencidas de que todo esforço vale a pena para tentar salvar a vida da pequena Lily.

Agora o que eu achei do livro: A história é boa, transmite uma bonita mensagem de amor fraternal, amizade e fé. Tudo seria perfeito, se não fosse pelo “pequeno” detalhe de que a protagonista da história, a Maple tem apenas 9 anos! E sua irmã mais “velha”, apenas 12 anos.

Acho que a autora se equivocou um pouquinho ao criar personagens tão crianças. Não combina em nada com as situações, nem com os pensamentos, principalmente da Maple que é muito madura para uma criança de 9 anos. Nas primeiras páginas, quando Maple começa a nos contar sua história, eu sinceramente imaginei que ela tivesse uns 15/16 anos, no mínimo. Quando mais a frente descobri que tinha apenas 9, fiquei surpresa.

Como eu já disse, a história é boa, mas é bem infantil, bem ao estilo “A ilha perdida” que por sinal é um livrinho que eu amava. Ao ler a sinopse e mesmo pela capa, não dá pra ter noção de que não é um livro tão adulto, apesar de que a intensão é essa :( Recomendo para jovens leitores que gostem de uma boa “Jornada” com muita aventura. Aliás, meu filhote de 9 anos vai ler, depois conto o que ele achou. :)

www.juoliveira.com/cantinho

Jaqueline 29/09/2011

Um livro muito bom
Quando criança todos nós vivemos em um mundo mágico só nosso, cheio de aventuras, buscas ao tesouro, um mundo de diversão.

Em “A jornada” tudo corria bem para as irmãs Dawn, Maple e Beetle que estavam numa animação só com os preparativos do Halloween, até que a sua mãe começa a sentir as contrações e a sua irmãzinha Lily resolve nascer antes do tempo.
Lily nasce muito fraquinha, e o seu coração bate muito lentamente. Para todos, só um milagre poderá salvá-la.

A Sra. Rittle sempre contou para suas filhas a história de uma Mulher Sábia das Montanhas, que a água da sua fonte tem o poder de fazer milagres, de curar qualquer enfermidade.

Com medo de sua irmãzinha Lily morrer, Maple a mais destemida resolve ir em busca da Mulher Sábia, mas Dawn descobre o seu plano e resolve ir junto. As irmãs então vão em busca da água para curar sua irmãzinha.
Dawn e Maple enfrentaram uma aventura repleta de mistério, perigos e incertezas _ uma senhora misteriosa, bandidos, animais selvagens e um rio pronto para levá-las a morte.

Apesar das desavenças que ambas tem uma com a outra, o amor entre elas é mais forte que qualquer coisa que venha a assustarem-nas, e juntas elas descobrirão o valor da amizade, da esperança, do companheirismo e que milagres existem sim.

“... acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho.”
Maple, pág. 190

O livro apesar de ser curtinho é muito intenso, e quando chegamos ao final, à vontade de recomeçar novamente a leitura é enorme. Todos devem lê-lo, independentemente de idade ou sexo, se tem irmãs ou não. O livro trata da fraternidade, do carinho e do amor entre irmãos.

A jornada nos faz pensar e refletir sobre a importância da família na nossa vida, e da união que é preciso ter para que sejamos forte o bastante para encarar uma aventura se preciso for para ajudar alguém que amamos.

Inara 13/04/2012

Uma lição muito comovente de fé e do significado da família.
É véspera de Halloween em Canton Creek Turnpike. Enquanto o papai Rittle esculpe abóboras para o feriado e as irmãs Rittle – Maple, Dawn e Beetle – aprontam ao redor da mesa, a mamãe Rittle está na cozinha, preparando o jantar.
Tudo deveria ser extremamente parecido com qualquer outro dia na residência dos Rittles, mas o bebê Rittle – Lily – decide nascer antes da hora. Prematura, o coração do neném não bate como deveria, e só um milagre pode salvá-la.
Lembrando-se da canção que a mamãe Rittle costuma cantar para as meninas, Maple decide que precisa ajudar o bebê, e que a única maneira de conseguir um milagre é apanhar um pouco da água milagrosa d’A Mulher Sábia da Montanha que mora na Montanha.
Ela tem certeza de que isso curará o bebê. Munida de um mapa, uma bússola, um livro de lendas antigas, uma lata de feijão, salsinha e chucrute, Maple e Dawn decidem se aventurar pela floresta até o lago de águas milagrosas.
Em uma jornada repleta de desafios e perigos, as meninas vão aprender uma coisinha ou outra sobre si mesmas e sobre milagres. Principalmente que eles existem, sim, são feitos de magia e amor e, muitas vezes, estão mais próximos do que imaginamos.
Em uma palavra? Fofo. É quase como uma daquelas fábulas ou contos infantis que a gente lia quando criança. Cadenciado, leve, repleto de um significado que nem mesmo a narração mais puída e perfeita poderia incutir. Um significado que nasce da simplicidade. Da simplicidade da certeza de uma criança de que pode conseguir um milagre.
Uma lição muito comovente de fé e do significado da família.
Lindo, absolutamente comovente, esse livro é o do tipo que permanece no seu coração por um longo tempo.
::Recomendo.

Resenha completa em: http://lerdormircomer.blogspot.com.br/2011/10/jornada-erin-e-moulton.html

Babih Bolseiro 20/11/2011

A Jornada
"[...] Amar e amar, o mais puro amor, garante o milagre aos que creem".

Nada é impossível para aquele que acredita. Não importa se você tem seis décadas de existência ou se você tem apenas nove anos de idade.

Maple Rittle é uma menina muito amada que gosta do Outono e do Halloween. Tempos que exigirão esperança e muito amor, farão Maple e Dawn partir em uma jornada em busca de um verdadeiro milagre para salvar a mais nova integrante da família das irmãs Rittle: Lily Anne.

Coragem, aventura, perigos, mortes, comporão de modo mágico o caminho a ser percorrido com persistência pelas doces meninas.

A autora, em sua obra, usou uma linguagem suave e encantadora, que chega de forma brincalhona aos olhos, soando de maneira doce aos ouvidos, dando a sensação que realmente alguém está contando esta história verbalmente.

Revolucionários! "A Jornada", trás um enredo que eu só encontrei, até hoje, uma única vez, na obra "Soprinho", de Fernanda Lopes de Almeida. A leveza das palavras, a linguagem simples da obra, transportam o leitor para Canton Creek Turnpike, lar das meninas, em um piscar de olhos.

Nathália 22/04/2012

Tudo começa quando Maple está fazendo sua abóbora para a noite de Halloween. Naquela noite sua nova irmã, Lilly, vem ao mundo. Mas ela nasceu prematura e seu coração não bate do jeito que deveria.
Então Maple resolve sair em busca da água da Mulher Sábia da Montanha. De acordo com a Lenda, quem tomar a água estará completamente curado de qualquer doença. Porém sua irmã mais velha descobre seu plano e resolve ir junto.
A partir do momento que saem de casa, a aventura começa. E não é nada fácil.
As duas passam por péssimos momentos. Acontecem várias reviravoltas: quando você pensa que elas já estão voltando para casa acontece algo que as tira do caminho.
Será que Danw e Maple conseguem salvar sua irmã? Ou até mesmo conseguem voltar para casa? Isso você só vai descobrir lendo... =P

---------------------------------------------------------------

Um dos livros mais fofinhos de todos os tempos!!! Basta uma frase para definir esse livro.
É narrado por uma menina de 9 anos, a Maple. Ela é tão ingênua e ao mesmo tempo tão esperta, que dá vontade de morder.
A narrativa do livro flui tão bem, que quando percebi já havia terminado e queria mais. Não tem um texto complicado, o que já se imagina, pois, como disse anteriormente, é narrado por uma criança. Mas também não é um texto bobo do tudo: "Era uma vez um árvore e todos viveram felizes para sempre."
Os personagens do livro se resumem, basicamente em Maple e sua irmã mais velha, Dawn.
Dawn é meio pessimista. Tudo que Maple queria fazer, ela já dizia: "Isso não vai dar certo..." Mas ao final da história tinha uma impressão totalmente diferente do que eu esperava. Ela é mais forte do que eu imaginava, acaba apoiando Maple no final das contas.
Maple é uma gracinha. Tudo começou com sua tentativa de salvar a nova irmãzinha Lilly. "Nada é impossível se você acredita" é uma frase que a define bem. Não desiste nunca, e ao final percebi que ela tinha razão em tentar de todas as formas que estavam ao seu alcance.
Esse é aquele tipo de livro que te faz repensar todos os seus atos, e te fazer perceber o quanto você é egoísta. Fiquei uns dois dias com depressão pós-final de livro. Percebi que posso fazer qualquer coisa se eu quiser, basta acreditar em mim mesma.

Não é um livro cheio de drama ou romances de tirar o fôlego. É um livro lindo sobre família e que nos ensina uma bela lição: Tudo é possível se acreditarmos e acrescentarmos mais uma coisinha: o amor.

Danni 03/10/2011

Um conto de fadas cheio de aventura!
Resenha postada em:http://tudosobresentimento.blogspot.com/

"A Jornada" é aquele livro que você pega e lê rapidinho, mas não é só por ter poucas páginas, é também por ele ser a leveza em forma de livro, como uma borboleta. Por falar em borboletas, elas tem muita a ver com a história do livro e todo o livro é, literalmente, "recheado" delas.
O enredo do livro gira em torno da família Riddle, uma família feliz com três crianças lindas (Down, Maple e, a menorzinha, Beetle) até que nasce Lily, uma linda garotinha que passa por problemas no hospital por nascer prematuramente. As irmãs Down e Maple decidem então iniciar uma jornada até A Mulher Sábia da Montanha, um espirito da montanha que vive nas águas do rio, que elas acreditam que poderá salvar sua irmãzinha. Durante esta jornada, as irmãs Riddle irão enfrentar problemas e fortalecerão ainda mais a ligação de afeto que somente irmãs possuem.
O livro é tão cheio de afeto, tão delicado, mas peca um pouco no desfecho, (pronto falei). Em minha humilde opinião, poderia ter um final muito melhor. Mas não foi decepcionante ler o livro, de forma alguma. É um livro sobre o amor, o amor fraternal que enfrenta tudo e que sempre está lá quando precisamos. Tem bastante aventura também, o que eu posso dizer que conta mais um ponto para o livro, sem falar em toda a magia que cerca a história.
"E enviamos todo o nosso amor, através das paredes, porque nem mesmo a solidez de uma parede pode impedir a passagem do amor..."
Erin E. Moulton está de parabéns! É o primeiro livro que leio dela e o único lançado no Brasil também, mas espero que venham outros. E devo parabenizar a Novo Conceito também pois a diagramação está perfeita e as notas de rodapé ajudam muito.

tiagoodesouza 28/09/2011

Uma das primeiras coisas a se falar sobre esse livro é que ele tem uma diagramação muito bonita. Da capa ao miolo, a gente encontra esses detalhes das borboletas monarcas. E o kit que a Novo Conceito enviou aos parceiros é muito bonito, por fora e por dentro.

A Jornada, embora não seja um livro infantil, tem um belo gosto de infância. Quando a gente é criança, o mundo é um imenso campo para nos aventurarmos. Subimos em árvores para fugir de crocodilos, corremos por pontes imaginárias para escapar de outros tantos perigos! E só voltamos ao normal quando nossas mães nos chamam para o lanche da tarde.

Quem nunca quis participar de uma grande aventura atrás de um tesouro preciosíssimo? Para Maple, mais sonhadora do que sua irmã mais velha, Dawn, esse tesouro é a esperança de salvar sua irmãzinha Lily que acaba de nascer. Guiada por uma canção que a mãe vivia cantando para elas, Maple crê que somente a água sagrada da Mulher Sábia da Montanha pode lhe conceder o milagre que tanto quer.

Olha, eu esperava outra coisa quando li sobre o livro, mas não me decepcionei em momento algum com a história das irmãs Rittle. Torci muito para que Maple e Dawn passassem por essa jornada cheia de aventuras e perigos e que conseguíssem seu objetivo. A borboleta monarca sempre aparece para lembrá-las de algo muito valioso, embora Maple somente vá entender mais para o final do livro.

Muito bom! A imaginação realmente voa durante a leitura, pelo menos a minha foi junto. Não sei quanto aos outros, mas eu gostaria de ter me aventurado por aquele rio violento, ter enfrentado esses perigos terríveis aos quais aquelas garotinhas foram expostas.

A Jornada é aquele tipo de livro que a gente para para pensar depois que terminou a leitura sobre a importância da família na nossa vida, de estarmos juntos, pois quando estamos juntos de gente que amamos nos fortalecemos mais.

Matheus Frizon 30/09/2011

A Jornada
A Jornada... Ou deveria ser De-Volta-a-Velha-Infância-Pessoal. Brincadeirinha, mas que nunca na vida sonhou que poderia muda o mundo através de uma fantasia? Hun, pois é.

A Jornada narra a historia de Maple, Dawn, Beetle..., e Lily – digamos assim. Tudo começa na noite de Haloween onde as irmãs estão nos últimos preparativos para a noite-dos-doces quando sua mãe sente dores e buh dá a luz a Lily. Parecia tudo perfeito para está família, só que a pequena Lily nasce prematura e sofre várias complicações... Não existem muitas expectativas para a recém-nascida, a não ser esperança e um milagre.

É ai que a aventura começa. Obcecada com a ideia de salvar sua irmãzinha, Maple decide que é hora de ir à busca do milagre, ou melhor, da Mulher Sabia da Montanha, historia essa que a sua mãe conta para ela e suas irmãs que, a água da fonte da Mulher Sabia pode curar qualquer mali daquele quem beber. O que Maple não esperava era que Dawn também estava disposta a acompanhá-la nessa jornada. Então ambas vão à busca da água para salvar a vida de Lily... só que muitas coisas fogem do controle, e as irmãs terão de viver loucuras que jamais imaginou viver, como um rio traiçoeiro, animais selvagens e até mesmo bandidos – matadores de animais, estes homens idiotas que matam os coitadinhos pra vender a pele, e bom, o que não falta é isso no mundo, legal a autora tratar do assunto.

Adorei o livro, me senti retrocedendo aos cinco anos, não que eu tenha vivido nada assim, né?, mas foram coisas que é melhor não fazer em casa (risos). Hun, sério mesmo ameeeei o livro, as páginas parecem que vão saltando e quando vi já tinha devorado-o todo e depois pensei “Por que eu li de uma vez?, deveria ter guardado um pouco pra amanhã!”. O amor de Maple pelas irmãs é muito lindo..., talvez ela seja mesmo um milagre, talvez ela seja real por que sei não viu?, ela é muito intensa e eu me perguntei se um dia eu amaria minhas irmãs da mesma maneira.

O trabalho da Novo Conceito tá' perfeito, diagramação, capa, tradução. Impecável. Vamos dizer que ela ainda continua me surpreendendo.

A Jornada é uma história de amor, esperança e aventura da qual todo mundo deveria ler, independente do gênero que você curta. Muito recomendado, digo: altamente recomendando.

PS: Fiquem ligado que breve acontecerá uma promoção lá no blog!