Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Erika 03/02/2020

Recomendo fortemente
Esse livro nos mostra que temos que lidar com nossas escolhas, podemos escolher ser vítimas ou não.

Dilalilac 27/01/2021

Um livro complicado de avaliar
Esse é um livro que segue por uma linha realista que me fez perceber o quanto a gente espera que livros ajam como livros. Mas na vida real é diferente. Nada é tão ritmado d'uma forma em que tudo vai ser eletrizante, conveniente ou conectado.
O início, onde se fala do passado, me prendeu muito. O meio, porém, por vezes me parecia maçante. Um meio real. Um meio com cara de meio. Não a explosividade de clímax para todo lado ou coisas assim.
Os pensamentos da personagem foram muito interessantes e tem muito de Macbeth (aliás, todos os spoilers do livro de Shakespeare, então se não quer spoiler desse último, considere deixar Ratos para depois).
A questão é... Quando terminei o livro, percebi uma coisa: o foco maior do autor não foi a história, a realidade nela talvez, mas principalmente o desenvolvimento da personagem narradora.
O desenvolvimento dela foi tão natural que eu só me dei conta de que não a vi mudar quando cheguei ao fim. Ela foi se transformando numa gradação tão natural que você não vê. Não é algo que vai escalando de repente. Não consigo pontuar momentos. Assim como o desenvolvimento realístico da história, o desenvolvimento das personagens, mas principalmente da garota, como narradora, é muito real.
Por isso digo ser complicado avaliar. Como já li em um livro, foi como jogar pimenta nos olhos de um elefante para distraí-lo enquanto se mexe em sua pata. Só me dei conta de sobre o que o livro realmente era ao fechá-lo.
Ps. Não fique esperando grandes plosts e criando expectativas. Como um livro real, você deve lê-lo sem esperar nada, bem como é a realidade.
Carolina165 27/01/2021minha estante
Estou doida pra ler esse livro, está na minha meta. Apesar de serem histórias bem diferentes, a sua resenha me fez ver algo de semelhante à Restos Humanos, um livro que favoritei esse ano.

Dilalilac 28/01/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, mas medo de achar thriller demais... Sempre fico ali na soleira vendo se vou ou não kkkkkkk

Carolina165 19/02/2021minha estante
Terminei de ler agora e achei espetacular. Concordo com vc, a mudança da protagonista foi bem sutil, e apesar de ter amado o livro fiquei triste com a mudança dela. Me deu a sensação de que ela era uma pessoa maravilhosa que o mundo estragou de alguma maneira. Mas ao mesmo tempo consegui entendê-la. Acho que vou ficar pensando nesse livro por mto tempo, rss

Dilalilac 20/02/2021minha estante
Sim... Foi muito doloroso ela ter que passar pelas coisas e acabar sendo tão afetada por tudo. Eu pensei muito nesse livro também, pensei que já tinha mudado a nota dele pra 5, vou mudar agora kkkkk dei 4 pq acabei atordoada, não sabia ainda como digerir. Mas realmente é genial.

Carolina165 20/02/2021minha estante
Realmente! Eu tô querendo escrever uma resenha mas ainda não consegui, não sei nem por onde começar; não sei como pôr em palavras tudo que senti com esse livro...acho que vou ficar pensando mais nele até conseguir escrever algo que sei que será insuficiente pra expressar... Acho que é um livro que traz mta reflexão

Lidiane 29/08/2020

Entretém
A proposta é bem interessante, tem algumas reviravoltas que fazem com que você queira partir para o próximo capítulo. Em determinadas situações, me irritei com Shelley e sua mãe (rs). Acho que eu esperava mais aprofundamento do Bullying sofrido pela Shelley, mas vale a leitura.

Natalia Oliveira 29/05/2021

Um livro bom...
"Nós achamos que controlamos o curso de nossas vidas, acreditamos que somos os capitães do navio, com nossas mãos no leme, mas, na verdade, é a Sorte (ou o Destino ou Deus ou como você queira chamar) quem está no controle. Podemos, na realidade, tirar nossas mãos do leme, ir até o fundo do navio e adormecer, porque é essa outra força quem decidirá se chegaremos à costa ou se afundaremos sem deixar vestígios. Acreditamos ter todo controle, mas, na verdade, não temos nenhum."

O começo do livro é maravilhoso... instigante... Dolorido... Cruel...
Depois do "grande acontecimento" a história fica mais arrastada, sem muitas emoções... Deu até um soninho..
O final é bom sem muitas emoções mais com algumas coisas para se pensar...como a frase acima ??

Brayan 20/01/2014

Um Thriller de Opostos
Como definir em palavras o que esse livro me causou? Sinceramente, não sei como. Eu só posso dizer que é um livro chocante e eu não digo isso por apresentar cenas fortes e impactantes, porque em si não tem, mas pelo o que ele me fez pensar no decorrer da história. Pensando bem, chocante seria a palavra ideal.

O livro conta a história de uma adolescente, chamada Shelley, e de sua mãe que após passarem a vida toda sofrendo decidem se mudar para um chalé bem afastado de tudo e de todo o mundo. Tudo começa quando a Shelley passa a ser vítima de bullying na escola, e essa foi uma das melhores partes do livro pelo fato de apresentar e tratar o problema de uma forma bem real e coerente, a grande sacada foi que nós enxergamos essa situação toda pelos olhos da vítima e acabamos por entender melhor a magnitude desse mal que tanto assola as escolas. Além do bullying, a nossa protagonista ainda está passando pelo divórcio de seus pais e pela aparente rejeição que está sofrendo por parte do pai, que abandonou sua mãe para se casar com outra mulher mais nova. Essa situação também foi muito bem trabalhada, é possível sentir a dor dela pelo pai ter ido embora e, sinceramente, fiquei com muita raiva dele. Porque como se já não bastasse abandonar a família, ainda deu um jeito de prejudicar a vida profissional da ex-mulher.

Enfim, depois de tudo isso, as duas se mudam para o chalé madressilva onde finalmente parecem ter encontrado a paz. Shelley passa ter aula em casa e leva uma vida tranqüila com sua mãe cuidando da casa, lendo na janela do quarto e tocando flauta. Depois de alguns meses, o aniversário de dezesseis anos dela está chegando e tudo está muito bem, até que... tudo desmorona bem na cabeça de mãe e filha.

Bom, a narrativa é toda feita em primeira pessoa pela visão da Shelley. Em algumas partes do livro ela me incomodou um pouco devido a sua infantilidade, mas acho que isso foi necessário para que a gente pudesse acompanhar a evolução da personagem. Sua mãe é uma mulher doce, mas, assim como a filha, é muito tímida e prefere se esquivar ao invés de encarar os problemas de frente. E, assim como Shelley, evolui de uma maneira surpreendente no decorrer das páginas. Não se deixe enganar pela timidez das duas, elas tem muito mais força do que se imagina.

O desenrolar da história é de tirar o fôlego e te deixar absurdamente tenso. A escrita é envolvente e bem fluida. Uma outra coisa que me agradou foi que o autor traçou um paralelo entre a situação das personagens com um clássico da literatura, mas você vai ter que ler pra descobrir qual é. O final do livro foi bem satisfatório, mas não me agradou muito. Não sei explicar bem o porquê, mas acho que deveria ser algo mais impactante talvez.

Então é isso, um livro extremamente bom, que merece ser lido. Se você gosta de thrillers psicológicos, essa é uma boa pedida.

Algumas das minhas frases preferidas do livro:

"Saber o que aconteceu depois me faz pensar em como a aparência e o comportamento delas em relação a mim mudaram na mesma época. Sempre me perguntei se existia alguma conexão. Nossa aparência afeta nossa personalidade? Ou é nossa personalidade que afeta a nossa aparência? A pintura corporal para a guerra transforma um índio covarde em um guerreiro corajoso? Ou um guerreiro corajoso se pinta para mostrar sua crueldade? Um gato sempre parece um gato? Um rato sempre parece um rato?" (páginas 20 e 21)

"Penso que quanto maior o trauma, menos adequadas as palavras se tornam, até enfrentarmos o maior de todos os testes, quando apenas o silêncio parece apropriado." (página 27)

“Grande parte do que minha mãe era se baseava no que lia. Era isso o que a cultura de classe média criava? Pessoas formadas mais por aquilo que liam que pelas próprias experiências? (página 148)

"...não importa onde estejamos ou o que façamos, a Morte e o Horror estão sempre por perto. O desafio é seguir com nossas vidas e sermos felizes mesmo que sempre possamos vê-los, de relance e borrados, mas ainda reconhecíveis no fundo de cada cena." (página 236)

Beto Bavutti 07/09/2020

Impactante
Comecei esse livro sem ler a sinopse, ou seja, totalmente no escuro. No início a protagonista Shelley e sua mãe são descritas como pessoas fracas, sem posicionamentos firmes diante de várias situações da vida cotidiana, desde um casamento fracassado e posterior divórcio até vários episódios de bullying sofridos no colégio.

O título do livro refere-se a esse papel submisso a que as duas, mãe e filha se submetem, ou seja, ratos diante de gatos, seres mais fracos e desprezíveis sob a força e imponência dos gatos.

Diante dessas circunstâncias, o bullying na escola torna-se praticamente diário e resulta no afastamento de Shelley que passa a ter 2 tutores na sua casa, para não perder o ano acadêmico.

Nessa nova condição, ambas mãe e filha renovam e reforçam seus laços afetivos e, a partir de determinada ocorrência ( não conto para não dar spoiler ), as duas tem que repensar esse papel submisso na sociedade para lidar com o novo futuro que se apresenta.

Posso dizer que o livro toma outro rumo, eletrizante, e que nos faz torcer muito pelas protagonistas.

Mais um livro indicadíssimo.

Karol 04/03/2021

Favoritado com louvor!
Certamente não consigo expressar em palavras o quanto achei esse livro espetacular.

Se você gosta de histórias eletrizantes e envolventes, leia, logo! ?

Mãe e filha decidiram se mudar para uma casa afastada, em um lugar isolado, sem vizinhos. Não estavam à procura de um lar, mas de um esconderijo, afinal, elas eram "ratos". ?
Quando pensavam que finalmente tinham encontrado a paz no novo lar, uma situação perigosa e inesperada acontece: um "gato" invade a toca dos "ratos". Esse episódio irá mudar drasticamente a vida das duas. ?

A partir daí, é tensão atrás de tensão. Tentei não me ater muito aos detalhes para não antecipar nenhum spoiler. ?
Gostei demais da analogia que o autor fez com os ratos. Assim como esses animais, as personagens mostravam ser frágeis, indefesas e tentavam se esconder de tudo e de todos, principalmente dos problemas. ?
"Docilmente, aceitamos, submetemo-nos, calamo-nos, não dissemos nada, não fizemos nada, porque a mansa submissão é tudo o que os ratos conheceram".?
"Todos temos um limite - até mesmo os ratos -, e quando ele é ultrapassado algo se transforma dentro de nós".?
É uma história bem visceral, reflexiva, toca lá fundo em assuntos delicados. Faz a gente ficar super envolvida com a história de dores das personagens. Mesmo achando errado algumas atitudes, é impossível não torcer por elas. O fim do livro não é o mais bonito e nem o mais correto, mas achei compreensível. ?
Alerta gatilho: Bullying e violência ?
Até agora foi o melhor suspense que li neste ano. Gostei do início ao fim. Indico muito! ?

CPF1964 04/02/2020

Opinião
Recomendo a leitura deste livro.

Ian.Luc 10/07/2023

Entao...
Um thriller com uma otima premissa - e um início instigante -, mas que se tornou cafona depois do primeiro grande acontecimento lá. Parece que decidiu seguir pelo conceito de "o sofrimento ensina e faz crescer".
A escrita é bem fraca, rasa, que tentou ser poética em alguns momentos - "nuvens negras como navios fantasmas"... essas partes que nn adicionavam em nada peso na história e são mega cafonas -, descrições péssimas e muitas repetições - o homem gordo era algo além de gordo? Nunca saberei...

lendocombruna 21/02/2020

você é um rato ou um gato?
Li esse livro por causa da Ju Oliveira, que sempre fala muito bem dele, foi o primeiro livro de sebo que comprei então foi uma experiência diferente!
O livro nós faz pensar muito na sociedade em que vivemos, na forma em que tratamos as pessoas e na forma em que somos tratados, nós faz pensar até que ponto iríamos pra nós proteger e proteger quem amamos, e se realmente nos conhecemos a fundo pra saber essa resposta (acho que nao)
É um livro bom pro ano em que foi escrito, recomendaria!

juliana2357 12/01/2021

Leitura envolvente
Porém cansativa em alguns momentos. Uma personagem principal não tão cativante - mas que, ao mesmo tempo, causa curiosidade sobre seu destino e a consequência dos seus atos. Porém a trama não tão rica é salva pelo talento do autor em narrar a sua história. Em alguns momentos massante, e em alguns momentos, envolvente a ponto de você se sentir imerso na história. Apesar de tudo, uma boa leitura!

Thaís Almeida 28/05/2020

Um bom livro! Mãe e filha são atacadas por um ladrão, as duas moram em um local isolado, como essa história irá terminar? Personagem bem inscritos e situações que parecem verídicas, além de falar sobre bullying, assassinato e problemas familiares... Recomendo!

Crislane 09/07/2014

Nem fede, nem cheira.
A proposta tinha tudo para ser um ótimo livro, mas a narrativa deixou o livro previsível e superficial. Não chega a ser um livro tedioso mas também não tem nada de emocionante.Não indico, mas também não digo para não lerem, cada um deve tirar suas próprias conclusões e , o que não serve para mim talvez sirva para outro!

Letícia 27/02/2020

Nunca li um livro que me deixou receosa a cada página, recomendo muito...