Cartas na Rua

Cartas na Rua Charles Bukowski

Resenhas - Cartas na Rua

Alexandre 02/05/2022

Fenomenal
Um dos meus autores preferidos. Suas reflexões e imediatas conclusões são excelentes. Um dos maiores da história.

Julhaodobem 22/04/2022

Safado, sujo mas interessante
Cartas na rua é o livro que nunca teria lido há 3 anos atrás por conta de inúmeras críticas que ouvia quando estava na minha antiga bolha. "Isso não é literatura", "Esse cara é nojento", " é um monstro que deveria ser esquecido", "seus livros devem ser queimados", essas eram frases que ouvia toda vez que alguém chegava no nome Charles Bukowski, um homem alemão que acabou vindo para os Estados Unidos nos anos de 1940 para ter uma vida melhor, no caminho começa a escrever livros autobiográficos de si mesmo com uma literatura peculiar e diferente algo que eu acabei sabendo a pouco tempo, antes o que tinha de informação eram os memes dos anos de 2009 a 2016 quando a segunda era de memes rendeu com suas famosas frases safadas e humorísticas.

A síntese deste livro é basicamente a vida de um homem que decide ser um carteiro nos Estados Unidos em um mundo pós segunda Guerra Mundial, ele não tem nenhum filtro para se comunicar, seu ego inflado fala mais alto e a sua completa atração sexual por mulheres reina mais da metade da sua existência. Bukowski não tem medo de ser erótico e desconfortável para o leitor, suponho que ao escrever seus livros ele não estava ligando a mínima para o editor e quem iria ler. Com cenas de sexo e pensamentos sobre partes dos corpos das mulheres aparecendo a todo momento como uma válvula de escape ao homem que odeia o seu trabalho e a única felicidade é no final do dia se esfregar entre o corpo de uma mulher à noite. Algo que é estranho no início mas no fim com tanta simplicidade e erotismo o autor resume a vida de muitos homens em um ambientes masculinos e machistas que repercutem até hoje na sociedade, talvez seja por isso que ainda hoje existem tantos adoradores de sua literatura porque seres humanos no fundo gostam de observar a desgraça e a putaria. Neste caso em ambientes mais masculinos que são impregnados de ilusões e conceitos que sexualizam as mulheres como objetos de prazer infinito.

Ao terminar Cartas na Rua como a minha primeira leitura de Charles Bukowski, como homem fiquei refletindo o porque gostei deste livro, eu entendo que muitas partes mostradas são erradas principalmente com as mulheres e a relação que o autor as usa apenas como um valor sexual e manipulador, existindo apenas para satisfazer o personagem mas ao mesmo tempo gostei dessa escrita suja e despreocupada uma narrativa que não se importa em ser padrão e com uma linha tênue da história. No fim o que fica é a frase "cada escritor faz a escrita de seu tempo". Atualmente é difícil termos um novo Bukowski, provavelmente ele seria cancelado no primeiro livro então o que fica como reflexão é não excluir este autor mas também não coloca-lo como correto, Charles Bukowski sempre vai existir na literatura, alguns vão odiá-lo e outros irão ama-lo, o que se pode fazer hoje é entender o seu contexto de época, compreender a sua importância e não espalhar suas ideias, este um fardo de todo leitor, ficar em cima do muro a antigos autores pois entendemos a visão anacrônica de algumas pessoas hoje mas também protegemos a existência de um livro que fica preso no seu tempo.

Côrtes 21/04/2022

Primeiro lançamento
Achei incrível a forma q a história é contada,cruel e brusca. A história te prende do começo ao fim dela.Incrivelmente achei melhor que misto quente. Aliás aconselho q se quiserem começar a ler bukowski comecem por esse livro!

Ana Ramos 05/04/2022

Estou bem na dúvida sobre o livro
O livro, assim como mulheres é simples, bem escandaloso digamos assim, com temos vulgares e tals
Até aí ok
A história dele no cotidiano sobre o trabalho é bem interessante e fez eu me lembrar de como eu encho o saco dos meus amigos sobre meu serviço e como como as história pra ele

Porém , logo no começo, não lembro exatamente tem uma cena que ele fala exatamente que está est... A mulher, aí o encanto pelo livro ficou bem, não ficou né?
Sou mulher é difícil ler certas coisas.
Eu sei que tem muita outras coisas erradas nos livros dele, mas dá pra entender pelo ano que ele nasceu, a época que viveu, as coisas eram diferentes né?!
Mas Estr... Aí é tudo sempre a mesma coisa, é errado e pronto, se não fosse isso o livro seria bem mais interessante e engraçado.
Bem mas isso é minha opinião.

Pedro.Willian 23/03/2022

Subversivo e imprevisível
Irreverente e extremamente bem humorado.em alguns aspectos faz justiça fama de Bukowski de ter uma literatura suja, em alguns momentos confesso que gargalhei com o conteúdo das paginas que transbordam esse mundo que de tão cru e cotidiano parecê crível e familiar.
Sem duvida um livro ousado com uma primícia aparentemente simples sem nenhum arquétipo clichê sem a urgência de salvar o mundo ou o dilema do herói de fazer as escolhas certas e evoluir no caminho nada disso aqui temos um aspirante a alcoólatra que não para em um emprego e é um completo pervertido esse é o nosso protagonista que entra em uma desventura atrás da outra vitima de seu destino fadado a ser trágico.
Por fim uma leitura muito fluida e agradável que parecê que da pra ler em uma sentada só. Não garanto que seria assim com todos mas não da vontade de largar o livro você devora as paginas uma atraz da outra esperando ver como o Chinaski vai se ferrar na pagina seguinte, É incrível como o Bukowski não tem pena de seus personagens como diz o próprio "A maioria da vida desses homens era tão tortuosa que eu me deliciava lendo-as."...

Andre Galli 28/02/2022

Cartas na rua
Cartas na Rua, de Charles Bukowski, narra de forma divertida a história de Henry Chinaski, que desde o início já deixa claro que tudo começou de um erro. E tal erro foi se candidatar à uma vaga nos correios, onde permaneceu por mais tempo que o esperado.

... 20/02/2022

Cartas na rua- Bukowski
Definitivamente ele não nasceu para trabalhar, era irresponsável e muito doido, mas nossa como eu me diverti lendo. ??

elias 15/02/2022

manga verde
esse livro é uma manga verde. sozinho é azedo, mas se no teu julgamento tu acrescentar o sal e o tempero seco, os elementos compositivos que essencialmente faltam, é gostoso. no caso, esses condimentos são uma compreensão mais afiada das passagens de tempo entre a obra, o que parece essencial pra não achar o livro um porre.
é o primeiro livro a apresentar o chinaski. Buk parece estar preocupado com a opinião externa. eu não gostei de diversos desenvolvimentos de períodos e sentenças, coisa que pra escrita de chinaski é algo quase impecável, sempre simples e sucinto. às vezes tem coisa demais, às vezes, coisa de menos. Umas onomatopeias grotescas. É engraçado ( e esse é um ponto positivo ) a maneira como a escrita tem uma fluidez completamente diferente nos capítulos em que ele se afasta dos Correios. Pra uma obra de caráter autobiográfico, isso só deixa claro o quão difícil foi pro Buk passar por tudo isso, e o quão difícil é retratar na mesma embriaguez e sujeira característicos do seu estilo uma estrutura de uma ebriedade substancialmente diferente da que ele experimentava. Aqui, a confusão é estrutural e alicerçada e faz bem menos sentido.
No final, os erros são perdoáveis e o livro é gostosinho. Como eu disse, algumas partes são prolixas e mal escritas, mas por conjuntura é uma obra que tem seu valor. mulheres continua sendo o melhor livro dele pra mim, disparado.

Luke_the_hero 04/02/2022

Irreverente e lúdico

Para mim, essa frase é a que melhor resume as obras de Bukowski (esse não é o primeiro contato que tive com um de seus livros, mas é o primeiro que eu leio completo). É legal ver como ele consegue ser sincero em suas descrições de vivência, o que apesar de ser vulgar, se torna lúdico e deixa a leitura mais leve.

Outra coisa interessante é que esse livro não só mostra o dia-a-dia sofrível de Henry Chinaski, como também expõe a realidade precária de pessoas que se humilham para trabalhar.
Amanda17 04/02/2022minha estante
Bukowski escreve de uma maneira tão crua, que se torna sensacional ler as descrições.

LaAs183 20/01/2022

Longe de ser o melhor livro dele que li. Problemático em muitos momentos, inclusive normalizando coisas absurdas. Apesar de todos esses problemas que são recorrentes em toda a sua obra, já nesse primeiro romance, a presença da escrita extremamente autobiográfica, crua, de humor cáustico torna a leitura de certa forma prazerosa.

Bikin 03/01/2022

Chocante
Esse foi o último livro do buk que eu li em português e dá pra perceber como sua escrita ainda era imatura quando escreveu esse livro.
Apesar de ser um livro "chato", ensina muita coisa pra quem realmente quer aprender.

Edu 29/12/2021

Ácido, Cru e Genial
Um dos meus escritores favoritos, tudo que leio do Buk, acho genial, principalmente a sua simplicidade, sem frescura, direto como um soco na cara

Maiah 19/12/2021

Resenha
Eu gostei muito da leitura, é bem diferente do que eu geralmente leio. O livro é curtinho, tem uma boa escrita, fácil de ler e a história é interessante.

Manoela138 30/11/2021

Cartas na rua
Bukowski simplesmente consegue fazer com que um livro sobre um emprego nos correios seja interessante e engraçado. Adorei!