The Bell Jar

The Bell Jar Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

Keven5 07/06/2024

Sincero e real
É bem simples e tocante a história da Esther, o peso das responsabilidades que não precisamos, uma mulher que se questionava se deveria aceitar o que lhe era proposto, mas questionar se seu potencial é muito maior que aquele, mas no final não saber o que fazer com aquilo ou qualquer outra coisa.

Vi.Suzuki 06/06/2024

A Redoma De Vidro
Esse não vai ser um livro para todo mundo, mas com toda certeza foi um livro 100% pra mim. Real e bruto em muitas partes ele retratou de uma maneira magnífica como alguém que tem tudo para ser feliz pode se ver presa e diante de tantas expectativas paralisar e desmoronar. Embora seja um livro muito psicológico ele mexeu muito comigo em inúmeras partes no emocional, principalmente por claramente ser um livro muito pessoal para a autora. Embora tenha uma atmosfera mais soturna, eu achei seu final até que positivo se pensarmos bem, a autora não mostra se ela sai, mas ela deixa claro que a "redoma" ainda está ali e sempre estará, isso pode ser visto como negativo para muitas pessoas, mas para mim mostra um autoconhecimento de sua situação muito interessante e bom.
A única ressalva que teria quanto a obra seria o fato que ele fica muitas vezes extremamente monótona, o que pode causar um abandonamento do livro, infelizmente.
5/5??

PS: as partes do hospital psiquiatra me lembraram muito garota, interrompida
sou obrigada a dizer isso.

Jhuliana3 06/06/2024

Somos carne e osso e vidro.
?... esse corredor de dor tão longo, tão escuro, sem portas nem janelas, estaria sempre ali pronto para se abrir e trancá-la de novo?.

?Eu queria todos eles, todos. Mas escolher um era perder os outros e, enquanto eu ficava ali parada, incapaz de tomar uma decisão, os figos iam murchando e ficando escuros, e, um a um, começavam a se espatifar aos meus pés?.

?As figuras ao meu redor não eram pessoas, e sim manequins pintados para parecerem pessoas, em poses que tentavam imitar a vida?

Estas são só algumas das citações que definem a mensagem deste livro para mim. A inércia proveniente da indecisão e do medo gera algo pior que o arrependimento: a insensibilidade. Nós decidimos nos esconder das ameaças erguendo - inconscientemente - uma redoma de vidro ao nosso redor. Entre a nossa carcaça insensível e o mundo agitado lá fora existe um limbo onde nossas vontades, opiniões e sonhos são calados e não se fazem ouvir para nós ou para os manequins lá fora.

A crueldade com a qual Plath escreve me encanta pois somos crus. Somos carne e osso e vidro. Somos sensíveis ao toque, mas sedentos por um lugar - exposto e escancarado - no mundo.

luane 06/06/2024

Li A Redoma de Vidro paulatinamente, parecia que estava na mesma narrativa há anos, mas foi pouco mais de um mês. O livro é curtinho, chama-te nas primeiras páginas. O motivo da demora fora o fato de eu me sentir incomodada quando os pensamentos convergiam. É uma narrativa depressiva, o final é aberto, as linhas são potentes.

Esther te convida a viver na cabeça dela por um curto tempo. Os pensamentos delas sobre as relações acadêmicas, pessoais e profissionais soam engraçados pela apatia sincera, identifique-me em alguns momentos.

Matei a minha curiosidade de conhecer Sylvia Plath, a famosa escritora que cometeu suicídio colocando a cabeça dentro do forno de um fogão. Questões complexas!

Erika 05/06/2024

Estamos numa Redoma de vidro respirando o mesmo ar viciado
Apesar de várias passagens meio "???????" É um livro muito pra frente considerando o ano em que foi escrito, gostei bastante.

deysialfher 05/06/2024

Que obra incrível! Eu confesso que em muitos momentos fiquei triste e também ao saber o que aconteceu com a autora. Me identifiquei em alguns pontos da obra, principalmente na cobrança sobre relacionamentos.

Gislei Moura 05/06/2024

Então?
Acho que entendi melhor os conflitos da personagem ao conhecer a história da autora. Apesar de ser uma escrita mais arrastada, fez todo o sentido para o contexto do livro.

Steph.Lopes 05/06/2024

Acho que estava esperando algo diferente do livro pq quando acabou me deu uma sensação de "tá e agora, e aí?"
Mas depois de refletir, gostei bastante do livro

Clara 04/06/2024

Desde o início do livro eu já fiquei curiosa por esse história
Mas não estava com muita expectativa
Mas felizmente me surpreendeu
Quando chegou na metade eu não conseguia parar de ler
Sobre o final eu ainda não entendi muito bem

Cammy 04/06/2024

Eu amei o livro, achei genial. Com certeza daria 5 estrelas, mas por conta de várias falas preconceituosas, irei tirar 2.

Bela 03/06/2024

Intensa
A redoma de vidro trata de temas sensíveis de uma forma muito particular. A conexão estabelecida foi tão forte que as angústias que Esther enfrentara me contaminaram em alguns momentos

Lali 31/05/2024

Denso, angustiante? saber o contexto em que esse livro foi escrito torna tudo mais pesado. Uma pérola da literatura, mas extremamente triste e cheio de gatilhos.

jupts 31/05/2024

O livro é o retrato fiel de como uma pessoa se sente estando em depressão. É muito denso e existe algumas cenas muito pesadas. Vale a pena a leitura pelo conhecimento.