A Redoma de Vidro (eBook)

A Redoma de Vidro (eBook) Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

Maria17698 08/05/2024

é o tipo de livro que você começa a ler e simplesmente não quer parar mais, aquela ansia de saber o que vai acontecer no próximo capítulo
escrita da Sylvia 10/10

ludcohen 08/05/2024

Obra genial. Um ótimo livro para ver perspectivas tanto sobre depressão quanto sobre a situação social das mulheres norte-americanas na metade do século XX, em especial suas questões com casamento, carreira, sexo e amor. Fiquei extremamente curiosa para ler os diários da autora e também seus poemas.

Carolina.Weberszpil 08/05/2024

No meio de muita reflexão e angústia você se vê em algum lugar junto com Esther. Todos já passamos por momentos ruins e se não fases piores ainda. Encarar a realidade dos sentimentos é muito difícil, mas no fim é necessário. Amei o livro.

vicmartns 08/05/2024

"Mas aquilo tudo era parte de mim. Era a minha paisagem"
A história em si pra mim se iniciou muito confusa e terminou assim também. Infelizmente eu não esperava nada do que aconteceu no livro, não curti como a história caminha e como ela é escrita, também não consegui me afeiçoar a nenhum personagem o que deixou a leitura bem maçante
Conhecendo um pouco sobre a autora acredito que seja meio que uma experiência do que a própria vivenciava, mas infelizmente não consegui entender todo essa poética que muitos dizem, apesar de ter achado interessante o tema da saúde mental ser abordada

Anna2343 07/05/2024

Se ela não fosse racista, o livro seria realmente muito bom. A analogia do figo vai ficar para sempre comigo

jujuju 07/05/2024

O início do livro é um pouco lento, demorei para engatar, mas quando lia, eram quase 60 páginas de uma só vez. Sua escrita é poética, e os floreios não mascaram dor alguma, dão ênfase e reverberam o sentimentalismo da autora.

Sylvia Plath expõe o torpor da visão que tinha da vida. Perdida dentro de si mesma, incapaz de viver em pelo menos uma das realidades em que tudo dava certo. Estava submersa na descrença e depressão.

Todos os seus sentimentos foram resumidos a uma tristeza, ou um mal estar que sumiria aos poucos após sua estadia no hospital psiquiátrico. Era o que esperavam e como o assunto era tratado na época. Seco e vazio, mas a profundidade tem raízes que obstruem o funcionamento das coisas tão fortemente e, às vezes, de maneira tão imperceptível aos outros a curto prazo, que quando notamos já é tarde demais.

Levando em consideração a história da autora, Esther é genuína e sua história não pode ser deixada de lado. Não importa a década, o ser humano sempre será ser humano e os sentimentos sempre serão sentimentos.

Carol 07/05/2024

Já quero reler esse livro
Começo essa resenha dizendo que minha nota 3,5 é totalmente mutável porque pretendo pesquisar mais sobre a historia de vida da sylvia plath, para assim, entender melhor algumas das angústias e vivências da esther - que acredito que de personagem fictício não tem nada -. tendo esse apanhado maior, tenho certeza que minha nota vai subir.

confesso que de antemão só sabia da analogia da figueira e fui completamente surpreendida pelo restante da obra. não esperava passar por lugares tão obscuros e ver sacadas tão atuais, que vindo de uma moça de 20 anos da década de 50, é extremamente complicado. ter tanta lucidez a respeito de saúde mental e papéis sociais em uma sociedade machista e patriarcal faz com que você seja tratada como uma louca - e até se sinta como uma.

sinto muito pelas instituições psiquiátricas da época com tratamentos tão desumanos. fico feliz pelos avanços que tivemos nos últimos tempos e espero que continue melhorando cada vez mais.

Bubblegum 06/05/2024

Livro certo na hora errada.
Redoma de vidro é um bom livro, escrito de forma muito boa.
Acredito que não estou na idade pra compreender as experiências de Esther. Por mais que compartilhe de algumas de suas vivências e chegue a empatizar com seus obstáculos, não acho que a entenda completamente.
Redoma de vidro é um jeito curioso de descrever exatamente do que se trata a depressão.

Marianaa 06/05/2024

A Redoma De Vidro
É um livro complexo, achei um livro difícil de ler pelos conteúdos abordados. Ela trata depre**** de uma forma bem poética. Eu gostei do livro, mas, novamente, foi bem difícil de ler.

Priscila.Mastranto 06/05/2024

Redoma.
"...onde quer que eu estivesse - fosse o convés de um navio, um café parisiense ou Bangcoc - , estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio ar viciado."

Redoma de Vidro conta a história de Ester, adolescente que entra em depressão e vai fazer tratamento em um clínica psiquiátrica. Eu pessoalmente tinha mais expectativas sobre o livro, mas acabo fazendo uma reflexão por ter sido escrito nos anos 60, naquela época as coisas eram descritas de outra forma se tratamento da doença depressão. Observo também que a protagonista Ester não me envolveu e acho que porque ela falava muito pouco dos seus sentimentos. Mas por outro lado, sabendo que a autora escreveu baseada em fases da sua vida e que a mesma se suicidou depois do lançamento do livro, me pergunto o que é de fato a depressão? Como atinge cada um de maneiras diferentes? Como para uns a doença emerge por um gatilho e como para outros é algo tão químico que parece até natural para estes, os pensamentos suicidas. Me fez refletir de uma maneira diferente da que eu observava nos livros mais deprimentes que já li.

Erika677 06/05/2024

Tem uma angústia e sufoco que é muito familiar pra quem já esteve deprimido.
As 100 primeiras páginas me fizeram questionar a qualidade e referências do livro, não desisti da leitura e embarquei em um turbilhão que muito me fez sentir e lembrar sobre como eu mesma me sentia dentro de um mar revolto, submergindo, nadando, respirando e afundando novamente em um caos que eu não parecia saber como, ou que fosse possível, controlar.
Senti um pouco de despersonalização também.
É um livro pra ser lido com cautela.

Letícia Maia 06/05/2024

Este livro me causou sentimentos bem... dualistas, digamos assim.

Dos livros que li sobre personagens com depressão, acredito que este está entre os melhores, já que é possível "ver" a personagem se afundando em depressão mais e mais -- o que é interessante para se conectar com Esther.

Porém, também é uma leitura bastante incômoda, pelo mesmo motivo, já que a escrita de Sylvia é bem assertiva.

Gosto do ritmo do livro, os cenários e a forma como a autora escreve. A única coisa que me incomodou um pouco (e aí pode ser apenas babaquice e/ou hipocrisia minha), é que eu acho a Esther desnecessariamente grosseira e chata/irritante com muitas pessoas ao longo da história -- mas, como uma pessoa que lida com a depressão há muitos anos, acredito que eu já tenha sido meio gratuita algumas vezes também, então tento relevar.

Essa mesma crueza na descrição dos pensamentos depressivos da Esther também é o que me motiva muito a continuar meu tratamento, para não ser como ela.

Concluindo: é legal ter uma leitura na qual eu me identifico, mas que ao mesmo tempo me inspira a não ser assim.

Evie.vitoria 06/05/2024

Apesar de não ser o meu gênero, eu amei demaissssssss.
Que livro bem escrito meu Deus.
Causa vários sentimentos, angústia, confusão, porém no final terminamos em paz (e com umas dúvidas kkk) mas adorei a leitura

sofianavega 05/05/2024

Muito louco como ela descreve sentimentos e sensacoes que achamos que sao individuais e unicos mas nao sao!
a citacao da figueira e da redoma mudaram vidas
achei a protagonista muito chata.