Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Tribo do Livro 07/04/2012

Sinopse
Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Resenha por Ver Sobreira

Índios, hoje estou apresentado para vocês um dos livros de um autor parceiro do nosso blog.

Hoje em dia, um hábito que há séculos passados nos comunicava fico perdido no tempo. Escrever uma carta praticamente não existe mais. Emails, SMS, entre outros, tomaram o lugar das cartas de antigamente. Cartas que às moças perfumavam para mandar aos seus amados, cartas com notícias boas ou ruins, cartas, que sejam.

Em Ainda não te disse nada um novo talento da literatura brasileira aborda isso, entre outras coisas, esse é Maurício Gomyde. Este é seu segundo livro, é através das redes sociais, fazendo parcerias com blogs literários que o escritor vem divulgando com muito sucesso.

Agora vamos falar um pouco de Ainda não te disse nada.

É a história de Marina, uma jovem do interior que sonha trabalhar com moda, ser uma estilista famosa, ir a Milão. Para isso, vai para a cidade grande, começa a trabalhar nos Correios e cursa a tão sonha faculdade de Moda à noite. E por conta de trabalhar nos Correios ela acaba se envolvendo com o "Anjo carteiro".

Além de Marina, temos suas amigas Thaís e Francesca. Luca, o professor de fotografia na faculdade que Marina cursa e que se diz "caidinho" por ela, mas Marina não acredita muito nisso. Ele vive chamando a moça para um encontro, que as amigas apoiam e sempre incentivam. Pelo seu lado Marina tem medo de se envolver, pois Luca é cobiçado por toda às mulheres da faculdade. Seu envolvimento com ele, como previu não dá certo. Marina é uma moça de interior, mas sabe o quer é determinada, decidida e batalhadora ; além do mundo da moda quer conhecer alguém que a complete e a faça feliz. Romântica, busca um amor especial, apesar de não querer admitir.

É justamente por isso que se envolve com o "anjo carteiro", uma moça que escreve cartas românticas se passando por outras pessoas. Por conta disso também acaba por envolver-se na história de amor de Heitor e Milena, um casal que não se vê a mais de 40 anos. Marina se apaixonando pelas histórias, palavras e sensibilidade de Heitor, mesmo sabendo que ele deve ter mais de 70 anos. Existe a carreira a seguir, uma parte muito importante de sua vida . A busca de Marina por sua realização profissional a leva até Paris. No caminho ela resolve fazer escala na cidade do Porto para conhecer Heitor e esclarecer toda situação. Mas esta viagem aguardam grandes surpresas para ela.

Ainda não te disse nada é um romance moderno, com ares antigo. Maurício Gomyde escreve facilmente sobre o universo feminino e suas inquietudes, as conversas, as impressões e ansiedades com relação aos homens, enfim tudo. Nos comentários de Marina e suas amigas não percebemos nenhuma influência do universo masculino, nem todo autor consegue isso. Gomyde penetra no campo psicológico da personagem Marina e faz dela um espelho de muitas mulheres modernas. Carreira ou amor? Como ter os dois e ser feliz?
Tenha certeza de uma boa leitura e algumas reflexões sobre estas perguntas.

Adriana 05/04/2012

É sempre um prazer receber um convite para resenhar obras nacionais. Ainda mais quando elas são tão merecidamente elogiadas e recheadas por uma escrita de qualidade, como foi o caso de Ainda Não Te Disse Nada.

Maurício Gomyde, autor conhecido pela obra O Mundo de Vidro que confesso, estou louca para ler, provou que escrever romances com sentimento, tendo uma protagonista feminina extremamente engraçada não é um trabalho exclusivo das mulheres. Não fazia ideia do que se tratava o livro e foi com muita surpresa e felicidade que saboreei cada página!

O livro conta a história de Marina Albertini, uma jovem cheia de sonhos, que almeja ser estilista (e não qualquer estilista, mas sim uma famosa) e deixou a casa dos pais no interior de São Paulo para correr atrás desta carreira. Com a ajuda da família ela se dedica à faculdade enquanto trabalha nos Correios para pagar as contas.

E é na agência que ela conhece uma moça encantadora, uma das únicas que ainda envia cartas escritas a próprio punho. Intrigada, ela se aproxima da mulher e descobre que esta trabalha como Anjo Carteiro mais explicações, só lendo a obra.

Devido a fatos inusitados que eu não contarei nem sob tortura, hahaha, Marina acaba assumindo esta tarefa, mas apenas para se corresponder com um senhor que reencontrou seu grande amor do passado. Através das cartas, a protagonista vai se apaixonando pela história dos dois, e mais ainda pelo próprio homem com quem se corresponde.

Mas ele é apenas um senhor de idade, internado em um asilo em Portugal, o que dificulta muito um romance com uma jovem brasileira de 25 anos o.O

Claro que a história não é só isso, paralelamente temos vário personagens importantes, como as amigas de Marina, sua família super engraçada, seu professor da faculdade pelo qual todas tem uma quedinha, mas que só tem olhos para a protagonista e uma das coisas que eu mais gostei: a inserção do mundo dos blogs que o autor fez de forma magistral.

Marina possui um blog de moda e, por causa disso, Maurício pode expressar no livro muito de como é a vida de um blogueiro, as atividades, a necessidade de constante atualização, a checagem direta das estatísticas, etc. Adorei isso, porque pude me ver um pouco na obra, que inclusive é dedicada aos blogueiros pelas inúmeras parcerias com o autor *-*

Não quero adiantar muito da trama para vocês porque o bom é ler se surpreendendo mesmo. Porém, se eu pudesse dar uma dica para os queridos leitores deste blog seria esta: leiam o livro!!! Ainda Não Te Disse Nada vale MUITO a pena, além de um história fantástica, a edição, capa e revisão foram muito bem feitas e eu recomendo para todo tipo de leitor.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2805

Poly 04/04/2012

Marina é uma moça de 25 anos que se muda do inteiror para São Paulo para fazer faculdade de moda. Ela trabalha nos Correios e leva uma vida comum, até que o destino coloca em suas mãos uma carta que muda sua vida.
A narrativa é muito gostosa de se ler, a leitura flui muito bem. Alguns capítulos são bem pequenos, o que melhora ainda mais a fluidez.
É um livro belo e emocionante (quase vomitei arco-íris no fim), um romance bem diferente dos que a gente lê por aí e daí a sua beleza. É um livro tão bom de se ler, que dá pra ler numa tarde tranquilo (eu li numa noite, porque prefiro a noite, mas deu para entender a lógica).
Quem gosta de cartas vai se identificar bastante com ele e quem não gosta, vai querer começar a escrever cartas para sentir a emoção de escrever, fechar o envelope, selar, enviar e esperar a resposta.

Sam 03/04/2012

Resenha: Ainda Não te Disse Nada - Books and Other Things
Marina é uma jovem brasileira, 25 anos de idade, estudante, e trabalha em uma agência dos Correios em São Paulo – a cidade. De descendência italiana, Marina é uma mulher muito bonita e elegante – e gostosa, como dizem os homens – que sempre chama a atenção, independente do lugar onde esteja.

Marina tem uma rotina: acorda cedo, caminha pelo bairro, volta para casa, se arruma, vai trabalhar, sai do serviço às 18h, vai à livraria, pega uma revista, vai à cafeteria da livraria e fica lá, folheando a revista e achando modelos de roupas para copiar – já que pretende ser uma estilista – até pouco antes do horário de suas aulas começarem.

Um dia, conversando sobre amenidades, Marina e sua colega de trabalho, a senhora Jane, acabam por perceber que as pessoas, hoje em dia, praticamente não escrevem mais cartas. É tudo na base dos e-mails, mensagens de texto e telefonemas. Dona Jane diz que ninguém mais escreve com paixão, como escreviam antigamente. E é quando uma mulher entra na agência, para enviar, justamente, cartas. Alguns dias depois, Marina encontra-se com a mesma mulher na cafeteria da livraria, e descobre que ela é um “Anjo Carteiro” – uma mulher contratada para mandar cartas às pessoas.

Para ler o resto da resenha, acesse: http://livroseetecetera.blogspot.com.br/2012/03/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Tainá 23/03/2012

Sinopse
" Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", ela pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou. Da forma mais improvável do mundo...

Só uma coisa: ADOREI o livro.
Como eu ainda não tinha lido nenhuma obra do autor, eu realmente não sabia o que esperar, mas eu amei amei amei e até chorei ( Ah :$ ). Mas sério, as cartas são lindas!
O livro conta a história de Marina Albertini, uma jovem que cursa Design de Moda e é extremamente talentosa e linda. Tem tudo que todos querem ter, uma família e amigas que a amam muito, e, claro, homens aos seus pés. Mas, ela é uma raridade entre as jovens mulheres de hoje em dia: é uma pessoa romântica.
A vida dela segue normalmente até conhecer Júlia - uma jovem que trabalha escrevendo cartas se passando por outras pessoas, que geralmente é contratada pela família de algum idoso ou idosa que querem tentar fazer esse querido parente feliz nos últimos anos de suas vidas.
Marina, por obra do destino, se vê na posição de continuar o trabalho de Júlia, e claro, com uma carta em particular. No momento em que leu a carta ( assim como eu ) se apaixonou pelas palavras simples porém muito lindas, deem uma olhada nela:
" Porto 15 de fevereiro de 2012.

Minha amada Eterna,
que prazer imenso ler-te!
Esperei-te, desejei-te, sonhei contigo milhares de noites. Imaginei que nunca mais saberia de ti, antes de Deus dar-me o privilégio de estar para sempre ao Seu lado. Não fazes ideia a forma avassaladora que, as tuas breves palavras fizeram no meu peito renascer, este sentimento bom, puro, verdadeiro. Saber que ainda estás a andar pelo mundo com teu olhar magnífico a encantá-lo é o que me fará respirar a cada segundo dos meus dias.
Estou em paz, e espero que estejas também. Conta-me mais, muito mais!
Certo da tua resposta breve,
Heitor."

Lindo não?! Mas essa é só a primeira de muitas! O Mauricio caprichou nesse livro e tenho certeza que no outro que ainda não pude ler também.
Se você que gosta de romance, mas nada muito meloso e bem moderno e realista, leia! Olha a propaganda kkk mas é mesmo, quando eu gosto de um livro já era. Quando não gosto também, mas ta.
Tenho certeza que todos vão gostar, e quero que tenham o gosto que eu tive lendo e me apegando a história.
Bom, espero que tenham gostado do post, qualquer coisa só perguntar e participem da promoção! E ah, só pra aproveitar a deixa, se quiserem me mandar cartinhas, fiquem a vontade! hahah Só pedir meu endereço (;
Super beijo :**

Carlinha 18/03/2012

Marina nasceu em uma tradicional família italiana, residente no interior de São Paulo, filha de padeiro cujo o sonho de sua família era que ela seguisse a profissão do pai. Mais Marina quer muito mais da vida, e decide correr atrás de seu sonho de ser uma estilista famosa, ela deixa sua cidade para estudar moda na capital, mais para financiar os estudos Marina começa a trabalhar em uma das agencias dos correios.

"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomenda e pagar conta. Ninguém mais manda carta. Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o quê". (página 17)

Em um belo dia, Marina se surpreende quando uma jovem muito bonita ruiva vem postar uma carta escrita à mão... Marina está tão acostumada a apenas despachar encomendas e fazer pagamentos de contas que fica espantada.
Essa mesma jovem possue um negócio chamado “O Anjo Carteiro” que mantém correspondências com pessoas mediante o contrato de outra que supostamente deveria “receber” as cartas e respondê-las.
Responsável de contatar o dono da caixa postal 787. Sendo que a caixa postal estava inativa havia mais de 15 dias... e então Marina teve que abrir, e para sua surpresa... (leia o livro) hehehe!

Marina não conseguiu deixar de se corresponder com o remetente da caixa postal, um senhor de idade, que mora em Porto, Portugal, chamado Heitor e Marina se passava por uma pessoa chamada Milena. Mas as cartas levavam em média 25 dias para chegar, serem respondidas e enviadas novamente. Enquanto isso a vida de Marina seguia normalmente.
Começou a namorar seu professor Luca, mais depois de algum tempo por uma confusão e mal entendido eles terminam o namoro. Marina tem uma grande oportunidade de criar um modelo para um concurso cultural para alunos de design de moda para um estágio em Paris. Marina se inspira na história de amor de Heitor no passado.

"Saudade é amar um passado que ainda não passou; é recusar um presente que nos machuca; é não ver o futuro que nos convida"... (página 105)

Não posso deixar de falar sobre as duas melhores amigas de Marina, Francesca e Thais, sabe aquelas amigas que sempre estão ali para te dar aquela força e quando necessário dar aquele puxão de orelha, são elas, claro de uma maneira muito divertida sempre. Elas fazem muita diferença na historia, ri muito com ela e delas. Ainda tem Otavinho, o menino de 15 anos apaixonado por Marina. Os irmãos e a família de Marina também são show de bola... *---*

Simplesmente amei o livro em todos os aspectos. Desing, história, diagramação etc... Tudo muito perfeito! Parabéns Maurício!

Super recomento a leitura!!!

@leitoraincomum 14/03/2012

Simples e leve
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Recebi o livro em parceria com o autor e a única expectativa que eu tinha era de que seria uma leitura leve e descompromissada, sem muito clichê. Não me decepcionei e ainda me surpreendi bastante.
A protagonista Marina Albertine, apesar de trabalhar nos Correios, acha as cartas um meio antigo de se comunicar, debocha quando sua amiga diz a respeito da intimidade que uma carta transmite e no valor sentimental que pode carregar. Apesar disso, é uma jovem romântica que sonha com o homem ideal, que irá arrebatar seu coração. Confesso que isso foi o que mais gostei na personagem, a pureza que ela carrega ao mencionar o amor.
O seu maior sonho é ser uma famosa estilista, para alcançá-lo estuda moda e tem um blog muito visitado e comentado sobre as tendências e eventos de moda. Seu emprego nos correios é apenas para ajudá-la nessa grande paixão.
O destino prega uma grande peça em Marina quando ela tem contato com uma carta que muda completamente a sua vida e faz o leitor repensar sobre os meios que usa para se comunicar atualmente. Fique cheia de vontade de trocar cartas com alguém também, rs.
Fiquei encantada com a escrita simples e leve do Maurício. Ele soube usar romance, decepção e humor na medida certa, não cometeu excessos de diálogo ou descrição, e não deixou a desejar em nada. A narrativa é em terceira pessoa, o que leva o leitor a amar e sonhar com a estória.
Aprendi muito com esse livro e o principal é que não precisamos de muito para nos apaixonar, basta conhecer apenas a essência da pessoa e tudo é saciado em nosso coração. É um romance atual, com temas bem abordados e esclarecidos ao longo da trama, nada fica sem resolução.
Uma observação que faço é que algumas pessoas falam da parte sexual do livro, com algumas atitudes que a Marina tem na trama. Não é nada assustador ou exposto demais, é simples e fica para o leitor imaginar ou não a cena, não tem apelo sexual nenhum o livro, que isso fique bem claro.
Recomendo a leitura com certeza e para todas as idades.

Natalia 03/03/2012

Páginas Encantadas: http://www.paginas-encantadas.blogspot.com
Não esperava muito deste livro, ainda mais por não conhecer a escrita do autor. Havia lido resenhas positivas sobre ele, ainda mais no blog Meninas e Seus Livros, e depois disso, fiquei um pouco mais animada para ler o exemplar.

Quando o peguei em mãos, foi uma alegria só. Vamos comentar: quem não fica animado quando recebe algum pacote vindo dos correios (quando esse pacote não envolve dinheiro sendo retirado de nossos bolsos)? Já havia sido notificado pelo Mauricio a respeito do envio do livro e estava bastante ansiosa para recebê-lo. Adiantei-o como primeiro da fila depois de Anna e o Beijo Francês, para poder resenhá-lo aqui no blog. Qual não foi minha surpresa quando constatei que o tinha terminado em apenas uma tarde!

Seu tema é bastante interessante, Mauricio fala sobre as cartas e a comunicação via correio de uma maneira inspiradora e tentadora. Adorei o fato de ele colocar algumas lições de vida em algumas passagens do livro, ou seja, o leitor pode aprender com Marina e suas atitudes durante a leitura, iniciativa que adorei. Nunca tinha lido roteiro parecido com esse, e me encantei com o modo que Maurício conta os fatos: rápido, objetivo e ao mesmo tempo interessante.

As personagens marcam bastante presença. Minhas preferidas foram Marina, Ciça (adoro crianças) e Francesca. As amigas da protagonista de fato dão um toque mais descontraído ao livro, sem falar do Otávio, garoto que tenta sempre conquistá-la quando a encontra no prédio. Dei boas gargalhadas logo nas primeiras quarenta páginas. E o assunto sexo não me impressionou/assustou nem um pouco, tão divertida a maneira como o autor o retratava.

O final da história é bastante impactante, te deixam com um certo nervosismo a respeito do que vai acontecer, pois o correspondente de Marina parece ser bem mais velho do que ela. Me surpreendi bastante, tentei até adivinhar o que aconteceria a seguir para testar se seria previsível ou não, mas errava em todas as tentativas, o que se revelou bom demais!

Enfim, quando o fechei, já sabia (e me apaixonei) o significado do título, Ainda não te disse nada. Achei um livro muito gostoso de se ler, bom e surpreendente. Me emocionou bastante, e posso dizer que com certeza me fez refletir a respeito de algumas atitudes e mudou minha vida. É uma obra que te faz pensar em seus atos e muda a sua forma de pensar sobre algumas coisas. Recomendo, para pessoas que já estão acostumadas com cenas de sexo, pois esse livro não é YA. Pra quem já está acostumado, é bom gostar de um romance com cenas surpreendentes. Se você está incluso nas opções acima, vai se apaixonar como eu.

Nota: 100/100

Lelê 01/03/2012

Resenha: Ainda Não Te Disse Nada
Marina, uma mulher bonita, estudante de moda e funcionária do correio. Filha de um padeiro muito carinhoso e de uma verdadeira mama italiana, tem mais dois irmãos muito simpáticos. Marina Albertini vive sozinha na cidade por causa do trabalho e do estudo, enquanto sua família vive no interior. Marina tem ainda duas grandes amigas, Francesca e Thaís. Uma amizade muito sincera, na verdade sem essas amigas, talvez, ela não seria a grande mulher que é.

Contado em terceira pessoa, o livro fala de amor, de um amor improvável.

Acidentalmente, cai nas mãos de Marina uma carta. Carta essa escrita por um anjo carteiro (pessoa que recebe dinheiro para enviar cartas). Mas quando ela decide devolvê-la, descobre que não mais conseguirá fazer isso.

Marina lê a carta e se impressiona com as lindas palavras de amor de Heitor para Milena. Ela resolve então respondê-la. E assim Marira se torna Milena.

Fora a estória de todo o romântismo envolvido, o livro ainda tem várias passagens muito engraçadas.

"- Hum... É como diria Bob: "Tem horas em que

a gente tem que absorver".

-Bob Marley disse isso?

-Bob Esponja."

Pag. 109

"Foi até o portão, incrédula, beijou a palma da

mãe e soprou. Ele jogou fora o resto da maçã,

pulou, simulou uma ponte, agarrou o beijo,

colocou na boca, rolou no chão, levantou,

bateu as mãos na bermuda e gritou:

- Vai com Deus, deusa!"

Pag. 110

Marina sabia com as trocas de cartas que Heitor era um senhor com no mínimo 70 anos e que morava em uma casa de repouso em Portugal.

Um amor eterno que nasceu de um dia para o outro. Confuso? Estranho? Não, definitivamente não. Até porque o amor nasce assim mesmo.

"Sei que a alegria da juventud, que o

tempo rouba de todo mundo, ainda

mora em alguma parte das idéias,

minhas lembranças, meus anseios."

Pag. 105

"Como diria Neruda: Saudade é

amar um passado que ainda não

passou; é recusar um presente

que nos machuca; é não ver o

futuro que nos convida..."

Pag. 105

Uma leitura rápida e deliciosa. Me fez bem passar algum tempo lendo as castas de "M" e "H". As confissões dos dois. Passar algum tempo lendo os diálogos que ela tinha com suas amigas incríveis, com seu vizinho de quinze anos muito engraçado e safadinho. Com Luca, seu professor lindo e de péssimos modos. Com Dona Jena, colega de trabalho, o tipo de mulher que leva a frase: "Fazer o bem sem olhar a quem" ao pé da letra. Com seu Patrício, dono de uma livraria-café. E claro, com a família Albertini.

Enfim, esse livro bem que poderia virar filme!!!

Leia mais: http://leletapias.webnode.com.br/news/resenha%3a%20ainda%20n%c3%a3o%20te%20disse%20nada/

Lua 27/02/2012

Ainda Não Te Disse Nada - Por Luana Melo
Como falar de um livro tão delicado e apaixonante como esse? Essa foi a pergunta que me fiz ao parar e escrever essa resenha... bom, vou falar das minhas impressões sobre toda a história. Espero esclarecer um pouquinho pra vocês e atiçar a curiosidade de quem ainda não leu.

O livro conta a história de Marina, menina do interior e de família italiana. O sonho de Marina era ser uma estilista famosa, o sonho do seu Pai era que ela seguisse a carreira que era tradição na família: Ser padeira.
Não podia haver contradição maior não?
Mas Marina correu atrás do seu sonho. Foi para capital com toda a sua beleza, talento e força de vontade. Instalou-se em um pequeno apartamento, matriculou-se em uma escola de moda e foi trabalhar nos correios da grande São Paulo.

"Esperei-te, desejei-te, sonhei contigo milhares de noites. Imaginei que nunca mais saberia de ti, antes de Deus dar-me o privilégio de estar para sempre ao Seu lado."

E foi assim, nos correios que tudo começou... Numa a conversa com Dona Jane, sua amiga, o assunto surge: Alguém mais escreve cartas hoje em dia? Pra quê? Temos e-mail, mensagem de celular... para quê escrever do próprio punho o que podia ser transcrito muito mais eficiência e recebido com maior rapidez?
Marina esquece momentaneamente o assunto, que aparece alguém para postar uma "CARTA" é... uma carta... isso impressionou a Marina... e depois de um breve encontro com a mulher da carta e de um lamentável acontecimento, Marina vê-se envolvida em uma trama cheia emoção e que ela não poderia prever ode iria parar...

"Ah, a canção é linda. Vou lembrar de você as vezes em que escutá-la por aqui. E quando Lourenço cantar, saiba que sou, sim o seu olhar, da mesma forma que, a cada dia, você é um pouquinho mais o meu."

Marina tem amigas fieis que querem o seu bem, a Thaís e a Francesca ( eu adorei as duas!). São do tipo inseparáveis, quase irmãs. Me diverti bastante durante a leitura com as conversas das três. Inclusive imaginei a imaginação (isso mesmo..rsrs) do Maurício dando voltas para escrever as atitudes femininas quando estão em grupo e sozinhas... O parabenizo, ele conseguiu retratar um bom lado da amizade e dos assuntos femininos.
O curto relacionamento entre a protagonista e o seu professor Luca irá se revelar um completo desastre depois das tardes de sol... (sem spoilers) Apesar da bela aparência, o "príncipe" não é tão perfeito assim.
Quanto ao lado romance e romantismo, aguardem... o livro é um doce, repleto de palavras lindas e apaixonadas (nem gosto...rsrs). Marina é pega de surpresa por um sentimento que há muito ela esperava por sentir... Será que alguém ainda escreve cartas? Será Fingir ser outra pessoa mesm com a intenção de fazer outra feliz vale a pena? É correto? Marina terá muitos dilemas... mas digo-lhes uma coisa: O amor sempre trás respostas a todos eles!

Parabéns mais uma vez Maurício pelo empenho em escrever esse bela história que tive o maior gosto de ler e com toda a certeza irei reler muitas e muitas vezes! Obrigada pro nos dar a oportunidade de termos a nossa disposição um texto tão lindo, bem escrito e singelo como esse." Ainda Não Te Disse Nada" com certeza entrou para a lista dos meu preferidos!
Não vou me prolongar mais, até porquê se eu fizer tal coisa o resultado será: VAZAMENTO EXCESSIVO DE INFORMAÇÔES.

"... Largo a espera e sigo o sul. Fica forte, sê amada. Quero que saibas que ainda não te disse nada... Pede-me a paz, dou-te o mundo..."

Pollyanna Reis 27/02/2012

Ainda Não Te Disse Nada ♫
inda Não Te Disse Nada é uma leitura leve, fluída e super divertida. Narrado em terceira pessoa, o livro gira em torno da história de Marina, uma jovem do interior, filha de padeiro, descendente de italianos. Acreditando que um dia realizará seu sonho: se tornar "Marina, Estilista famosa" ela deixa sua família, e se muda para São Paulo.
Marina mora sozinha em um apartamento, estuda moda à noite com suas amigas Francesca e Thaís, e trabalha em uma agência dos correios. Sua vida é simples e se resumi em trabalho... faculdade... e as vezes barzinho com as amigas. Marina é romântica, intensa, deseja viver um amor verdadeiro e acredita fortemente no destino. Trabalhar em um correio não estava na sua lista de sonhos, mais era uma necessidade.
Um certo dia conversando com dona Jane sua colega de trabalho, um assunto interessante surgi: "CARTAS." Dona Jane comenta com ela, o quanto as coisas mudaram.

"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomenda e pagar conta. Ninguém mais manda carta. Agora só querem saber de e-mail e sei mais lá o quê. O pior é que escrevem tudo errado e abreviado." Pág. 17

Marina dá risadas dizendo que o tempo é muito precioso, para as pessoas ficarem escrevendo carta à mão. Marina já estava tão acostumada a despachar encomendas e fazer pagamentos o dia inteiro, que acredito que ela nem prestava muita atenção se alguém enviava cartas.
Só que no mesmo dia, ela fica espantada quando uma jovem ruiva vai postar uma carta escrista à mão. Daquele dia em diante ela fica observando toda vez que a garota vai ao correio postar as cartas.
Em outro momento, Marina reencontra a mesma garota em uma cafeteria que sempre vai depois do trabalho. A moça está escrevendo algo em um papel, e parece concentrada e emocionada. Ao percebe que ela está escrevendo uma carta, sua curiosidade é grande e ela resolve se aproximar. As duas conversam e a moça conta tudo sobre seu trabalho à Marina, que de imediato fica de boca aberta.

"Eu tenho um negócio pequeno na internet. Um site chamado "O Anjo Carteiro"... Pág. 34

No início Marina fica indignada, acha que é enganar as pessoas. Depois acha mágico alguém ganhar a vida daquela forma. O que Marina não sabia é que nada acontece por acaso, e que o destino estava guardando grandes supresas à ela. E sem muita demora o destino começa a revela-las...
De repente Marina precisa escolher um caminho: "Se tornar um anjo carteiro" ou "destruir a esperança de uma pessoa." Qual caminho seguir? A ruiva de nome Julia LaRocque sumiu, uma resposta da carta enviada por ela chegou, o correio irá devolve-la, e Marina não sabe o que fazer.
Marina tenta encontrar Julia, mais recebe uma notícia triste, e percebe que muitos poderão sofrer por isso. A carta é de um senhor de idade, que mora em um asilo em Portugal. O que será deste pobre homem? O que Marina deve fazer? Dúvidas... dúvidas...
Ela tem duas escolhas... e sua decisão mudará para sempre sua vida, de uma forma que ela nunca acreditou acontecer.

"Talvez fosse ofício do destino a carta ter parado em suas mãos." Pág. 72

* Mais uma vez quero parabenizar nossos autores nacionais. "Ainda não te disse nada" é sensacional... uma leitura magnífica. Me supreendeu do início ao fim, me apaixonei pelos personagens, que são divertidos e com certeza inesquecíveis. O modo como o Maurício Gomyde escreveu é maravilhoso e encantador. Um ponto positivo, e que gostei muito, foi a forma como o autor escreveu na visão de uma mulher. Falou de moda, de sentimentos femeninos que nunca imaginei que um homem poderia entender, ou saber. (Risos)
Os personagem são marcantes, cada um tem seu próprio brilho, como por exemplo a própria Marina, que é uma garota romântica e sonhadora, e o apaixonante Heitor, o homem do sonhos, e que ainda escreve cartas. Cada carta que Marina recebia era uma felecidade que ela dividia comigo. Este livro é emocionante, apaixonante, respondeu a todas as minhas expectátivas. A capa é simples, mais o conteúdo é maravilhoso. Esse livro mostra que ao contrário de muito pensamentos por aí, ainda existe romance, amor verdadeiro, aquele que não tem cara.
Marina acreditava na força do destino... acreditava que iria realizar seus sonhos... queria ser feliz... queria se apaixonar de verdade... Queria ser uma história... E se tornou uma.

Renata 23/02/2012

Apaixonante
O romance narra a história de Marina, uma jovem funcionária dos correios que sonha em ser estilista famosa. Trabalhar nos correios é apenas a forma que ela encontrou de pagar a faculdade e acredita que as pessoas não usam mais os correios para trocar correspondências, daquelas que são escritas à mão e com paixão, ela seria até capaz de apostar que diante de tanta tecnologia ninguém mais perdia seu tempo escrevendo cartas, enviando pelos correios, esperando por semanas a resposta que poderia vir em questão questão de minutos se a correspondência fosse por e-mail.

Continue lendo no blog!! http://redequinha.blogspot.com/2012/02/ainda-nao-te-disse-nada-mauricio-gomyde.html

Raíssa Lis 22/02/2012

Resenha no Blog Flor de Lis

Juh Claro 22/02/2012

Lindo e apaixonante
Já tinha me encantado pela escrita do Maurício em sua outra obra, O Mundo de Vidro, e quando lia as resenhas dessa outra obra dizendo que ele havia se superado e trazido uma história mais linda ainda, não coloquei tanta expectativa, mas todos estavam certos. Ainda Não Te Disse Nada é lindo demais!

O livro nos conta a história de Marina Albertini, filha de italianos, natural de São Pedro da Serra e moradora da grande São Paulo. Estuda Moda e trabalha em uma agência dos Correios para pagar suas contas. Tem duas ótimas amigas, Francesca e Thaís, uma colega de trabalho muito amável, Dona Jane, e uma paixão gigantesca por Paris.

Narrado em terceira pessoa com o foco em Marina, é impressionante com o Maurício conseguiu escrever e descrever tão bem sentimentos, ações e visões de uma personagem feminina – cá entre nós que não é tão fácil assim saber como funciona uma cabeça feminina, não é? Mas, dentro do possível, o autor conseguiu fazer isso muito bem, tornando a história fácil de ser envolvente com os leitores.

A vida de Marina é como de qualquer estudante: trabalha para se bancar, estuda para se formar e ter um emprego bom e não tem muito tempo para a vida social. Todos os dias antes de ir para a faculdade ela passa em uma livraria onde troca poucas palavras com Seu Patrício, pega sua bebida e vai correndo para a aula, onde é paquerada pelo professor que todas as meninas – menos ela, deseja, o Luca. Mas um dia sua vida começa a mudar. Lá nos Correios, ela e Dona Jane percebem que uma menina ruiva posta cartas escritas à mão e ambas se surpreendem com isso, já que é algo incomum nos dias de hoje. É em uma das idas à livraria que Marina encontra a menina ruiva e decide pergurtar porque ela envia cartas à mão ao invés de trocar emails.

"A ruiva parecia feliz por ter despertado a curiosidade.
- Eu tenho um negócio pequeno na internet. Um site chamado “O Anjo Carteiro”… Faço do meu trabalho o que muitas pessoas evitam. Ou porque não têm tempo… Ou porque não querem mesmo.
- Qual trabalho?
- Já ouviu falar em ghost-writter?
- Hum… Já. Aquele esquema de o autor contratar alguém para escrever por ele, né?
- É mais ou menos isso, com menos glamour e mais paixão. O mesmo profissionalismo – arregalou os olhos azuis.
- Pedem pra você escrever cartas, então.
- Em linhas gerais, é por aí. Pagam pra que eu escreva. E finjo ser a pessoa que me pedem que seja."

O que não estava nos planos de Marina após conversar com a ruiva, era tomar o seu lugar depois que ela faleceu. Sim, Marina continua o trabalho de Julia (a ruiva), se correspondendo com Heitor, um senhor que está em uma casa de repouso em Porto, Portugal, se passando pela “amada eterna” dele, trocando correspondências e acendendo algo dentro dela que ela nem imaginava que existia. Conforme as cartas vão e chegam, Marina começa a responder como se fosse ela mesma e não mais a pessoa que ela estava fingindo ser e é aí que está a melhor parte da história.

Vou confessar que no meio do livro já imaginava o que aconteceria, mas ainda fiquei na dúvida quando fui chegando aos últimos capítulos – porém fiquei feliz em saer que eu adivinhei certo e adorei o desfecho dessa história linda e cativante.

Recomendadíssimo a todos que querem se apaixonar da forma mais inesperada.

-> http://juhclaro.popfics.com/?p=2319